A NATUREZA DAS PERGUNTAS FORMULADAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Darroz, Luiz Marcelo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Werner da Rosa, Cleci Teresinha, Fernandes Bonamigo, Victor Hugo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1051
Resumo: Este trabalho apresenta discussões decorrentes da formulação de perguntas feitas por alunos de ensino fundamental em aulas de Ciências. O estudo foi desenvolvido a partir de três observações que foram gravadas em duas turmas do ensino fundamental, e a partir disso, as perguntas foram classificadas, conforme sua natureza individual, em sete categorias. Os resultados alcançados com a utilização dessa metodologia apontam que os estudantes fazem diversas perguntas associativas e preditivas, que não se vinculam com conhecimentos anteriores, mas sim com vivências, ou perguntas que formam suposições a partir do que é tratado. Além disso, o trabalho esboça a falta de formação de opinião dos alunos, indicando um caminho que pode ser seguido pela Educação.
id URI-5_a26a4fe4d45ef17c2fbdf39d82645c66
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/1051
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling A NATUREZA DAS PERGUNTAS FORMULADAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTALnatureza das perguntasensino de Ciênciasensino fundamentalEste trabalho apresenta discussões decorrentes da formulação de perguntas feitas por alunos de ensino fundamental em aulas de Ciências. O estudo foi desenvolvido a partir de três observações que foram gravadas em duas turmas do ensino fundamental, e a partir disso, as perguntas foram classificadas, conforme sua natureza individual, em sete categorias. Os resultados alcançados com a utilização dessa metodologia apontam que os estudantes fazem diversas perguntas associativas e preditivas, que não se vinculam com conhecimentos anteriores, mas sim com vivências, ou perguntas que formam suposições a partir do que é tratado. Além disso, o trabalho esboça a falta de formação de opinião dos alunos, indicando um caminho que pode ser seguido pela Educação.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/105110.31512/encitec.v13i3.1051Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 78-912237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1051/633Copyright (c) 2023 Luiz Marcelo Darroz, Cleci Teresinha Werner da Rosa, Victor Hugo Fernandes Bonamigohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDarroz, Luiz Marcelo Werner da Rosa, Cleci Teresinha Fernandes Bonamigo, Victor Hugo 2023-12-22T13:48:11Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1051Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-12-22T13:48:11Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv A NATUREZA DAS PERGUNTAS FORMULADAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL
title A NATUREZA DAS PERGUNTAS FORMULADAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle A NATUREZA DAS PERGUNTAS FORMULADAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL
Darroz, Luiz Marcelo
natureza das perguntas
ensino de Ciências
ensino fundamental
title_short A NATUREZA DAS PERGUNTAS FORMULADAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL
title_full A NATUREZA DAS PERGUNTAS FORMULADAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr A NATUREZA DAS PERGUNTAS FORMULADAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed A NATUREZA DAS PERGUNTAS FORMULADAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort A NATUREZA DAS PERGUNTAS FORMULADAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL
author Darroz, Luiz Marcelo
author_facet Darroz, Luiz Marcelo
Werner da Rosa, Cleci Teresinha
Fernandes Bonamigo, Victor Hugo
author_role author
author2 Werner da Rosa, Cleci Teresinha
Fernandes Bonamigo, Victor Hugo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Darroz, Luiz Marcelo
Werner da Rosa, Cleci Teresinha
Fernandes Bonamigo, Victor Hugo
dc.subject.por.fl_str_mv natureza das perguntas
ensino de Ciências
ensino fundamental
topic natureza das perguntas
ensino de Ciências
ensino fundamental
description Este trabalho apresenta discussões decorrentes da formulação de perguntas feitas por alunos de ensino fundamental em aulas de Ciências. O estudo foi desenvolvido a partir de três observações que foram gravadas em duas turmas do ensino fundamental, e a partir disso, as perguntas foram classificadas, conforme sua natureza individual, em sete categorias. Os resultados alcançados com a utilização dessa metodologia apontam que os estudantes fazem diversas perguntas associativas e preditivas, que não se vinculam com conhecimentos anteriores, mas sim com vivências, ou perguntas que formam suposições a partir do que é tratado. Além disso, o trabalho esboça a falta de formação de opinião dos alunos, indicando um caminho que pode ser seguido pela Educação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1051
10.31512/encitec.v13i3.1051
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1051
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v13i3.1051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1051/633
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 78-91
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333206290432