A NATUREZA DAS PERGUNTAS FORMULADAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1051 |
Resumo: | Este trabalho apresenta discussões decorrentes da formulação de perguntas feitas por alunos de ensino fundamental em aulas de Ciências. O estudo foi desenvolvido a partir de três observações que foram gravadas em duas turmas do ensino fundamental, e a partir disso, as perguntas foram classificadas, conforme sua natureza individual, em sete categorias. Os resultados alcançados com a utilização dessa metodologia apontam que os estudantes fazem diversas perguntas associativas e preditivas, que não se vinculam com conhecimentos anteriores, mas sim com vivências, ou perguntas que formam suposições a partir do que é tratado. Além disso, o trabalho esboça a falta de formação de opinião dos alunos, indicando um caminho que pode ser seguido pela Educação. |
id |
URI-5_a26a4fe4d45ef17c2fbdf39d82645c66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/1051 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
A NATUREZA DAS PERGUNTAS FORMULADAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTALnatureza das perguntasensino de Ciênciasensino fundamentalEste trabalho apresenta discussões decorrentes da formulação de perguntas feitas por alunos de ensino fundamental em aulas de Ciências. O estudo foi desenvolvido a partir de três observações que foram gravadas em duas turmas do ensino fundamental, e a partir disso, as perguntas foram classificadas, conforme sua natureza individual, em sete categorias. Os resultados alcançados com a utilização dessa metodologia apontam que os estudantes fazem diversas perguntas associativas e preditivas, que não se vinculam com conhecimentos anteriores, mas sim com vivências, ou perguntas que formam suposições a partir do que é tratado. Além disso, o trabalho esboça a falta de formação de opinião dos alunos, indicando um caminho que pode ser seguido pela Educação.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/105110.31512/encitec.v13i3.1051Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 78-912237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1051/633Copyright (c) 2023 Luiz Marcelo Darroz, Cleci Teresinha Werner da Rosa, Victor Hugo Fernandes Bonamigohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDarroz, Luiz Marcelo Werner da Rosa, Cleci Teresinha Fernandes Bonamigo, Victor Hugo 2023-12-22T13:48:11Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1051Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-12-22T13:48:11Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A NATUREZA DAS PERGUNTAS FORMULADAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
A NATUREZA DAS PERGUNTAS FORMULADAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
A NATUREZA DAS PERGUNTAS FORMULADAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL Darroz, Luiz Marcelo natureza das perguntas ensino de Ciências ensino fundamental |
title_short |
A NATUREZA DAS PERGUNTAS FORMULADAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
A NATUREZA DAS PERGUNTAS FORMULADAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
A NATUREZA DAS PERGUNTAS FORMULADAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
A NATUREZA DAS PERGUNTAS FORMULADAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
A NATUREZA DAS PERGUNTAS FORMULADAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Darroz, Luiz Marcelo |
author_facet |
Darroz, Luiz Marcelo Werner da Rosa, Cleci Teresinha Fernandes Bonamigo, Victor Hugo |
author_role |
author |
author2 |
Werner da Rosa, Cleci Teresinha Fernandes Bonamigo, Victor Hugo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Darroz, Luiz Marcelo Werner da Rosa, Cleci Teresinha Fernandes Bonamigo, Victor Hugo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
natureza das perguntas ensino de Ciências ensino fundamental |
topic |
natureza das perguntas ensino de Ciências ensino fundamental |
description |
Este trabalho apresenta discussões decorrentes da formulação de perguntas feitas por alunos de ensino fundamental em aulas de Ciências. O estudo foi desenvolvido a partir de três observações que foram gravadas em duas turmas do ensino fundamental, e a partir disso, as perguntas foram classificadas, conforme sua natureza individual, em sete categorias. Os resultados alcançados com a utilização dessa metodologia apontam que os estudantes fazem diversas perguntas associativas e preditivas, que não se vinculam com conhecimentos anteriores, mas sim com vivências, ou perguntas que formam suposições a partir do que é tratado. Além disso, o trabalho esboça a falta de formação de opinião dos alunos, indicando um caminho que pode ser seguido pela Educação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1051 10.31512/encitec.v13i3.1051 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1051 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v13i3.1051 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1051/633 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 78-91 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333206290432 |