INVESTIGANDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA QUÍMICA EM PÁGINAS DO INSTAGRAM: UM ESTUDO DE CASO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/599 |
Resumo: | O progresso da Ciência e da tecnologia cada vez mais se intensifica na esfera social, econômica e política. Nesse contexto, a Divulgação Científica (DC) assume um papel social significativo, uma vez que é mostrado aos cidadãos o que está sendo desenvolvido no contexto das pesquisas científicas. Este trabalho objetivou investigar como ocorre o processo de DC da Química em páginas do Instagram, tratando-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa. Para isso, realizamos uma entrevista semiestruturada com 8 administradores de páginas dessa rede social e analisamos os dados à luz da análise de conteúdo. Os resultados mostram que há a ocorrência da DC em algumas das páginas analisadas, além de apontar que a contextualização, a ludicidade, o engajamento e o planejamento da publicação são elementos levados em consideração na produção dos conteúdos. Ademais, foi observado que o melhor momento para a postagem do material era dado pelo próprio algoritmo do Instagram. Outrossim, a falta de tempo foi avaliada como um obstáculo para a criação do conteúdo a ser divulgado nas páginas. Por fim, o presente estudo apresenta a importância da DC por meio do Instagram, bem como a necessidade pesquisas que articulem a DC com o ensino de Química. |
id |
URI-5_a4b3b25ffbbf145f076ca100eda02ccf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/599 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
INVESTIGANDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA QUÍMICA EM PÁGINAS DO INSTAGRAM: UM ESTUDO DE CASODivulgação científicaInstagramEnsino de QuímicaTecnologias digitaisO progresso da Ciência e da tecnologia cada vez mais se intensifica na esfera social, econômica e política. Nesse contexto, a Divulgação Científica (DC) assume um papel social significativo, uma vez que é mostrado aos cidadãos o que está sendo desenvolvido no contexto das pesquisas científicas. Este trabalho objetivou investigar como ocorre o processo de DC da Química em páginas do Instagram, tratando-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa. Para isso, realizamos uma entrevista semiestruturada com 8 administradores de páginas dessa rede social e analisamos os dados à luz da análise de conteúdo. Os resultados mostram que há a ocorrência da DC em algumas das páginas analisadas, além de apontar que a contextualização, a ludicidade, o engajamento e o planejamento da publicação são elementos levados em consideração na produção dos conteúdos. Ademais, foi observado que o melhor momento para a postagem do material era dado pelo próprio algoritmo do Instagram. Outrossim, a falta de tempo foi avaliada como um obstáculo para a criação do conteúdo a ser divulgado nas páginas. Por fim, o presente estudo apresenta a importância da DC por meio do Instagram, bem como a necessidade pesquisas que articulem a DC com o ensino de Química.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2024-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/59910.31512/encitec.v14i1.599Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 98-1152237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/599/745Copyright (c) 2024 Salvino da Silva, Bruno Silva Leitehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSalvino da Silva, Silva Leite, Bruno 2024-04-29T13:00:27Zoai:ojs2.san.uri.br:article/599Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2024-04-29T13:00:27Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INVESTIGANDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA QUÍMICA EM PÁGINAS DO INSTAGRAM: UM ESTUDO DE CASO |
title |
INVESTIGANDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA QUÍMICA EM PÁGINAS DO INSTAGRAM: UM ESTUDO DE CASO |
spellingShingle |
INVESTIGANDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA QUÍMICA EM PÁGINAS DO INSTAGRAM: UM ESTUDO DE CASO Salvino da Silva, Divulgação científica Ensino de Química Tecnologias digitais |
title_short |
INVESTIGANDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA QUÍMICA EM PÁGINAS DO INSTAGRAM: UM ESTUDO DE CASO |
title_full |
INVESTIGANDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA QUÍMICA EM PÁGINAS DO INSTAGRAM: UM ESTUDO DE CASO |
title_fullStr |
INVESTIGANDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA QUÍMICA EM PÁGINAS DO INSTAGRAM: UM ESTUDO DE CASO |
title_full_unstemmed |
INVESTIGANDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA QUÍMICA EM PÁGINAS DO INSTAGRAM: UM ESTUDO DE CASO |
title_sort |
INVESTIGANDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA QUÍMICA EM PÁGINAS DO INSTAGRAM: UM ESTUDO DE CASO |
author |
Salvino da Silva, |
author_facet |
Salvino da Silva, Silva Leite, Bruno |
author_role |
author |
author2 |
Silva Leite, Bruno |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salvino da Silva, Silva Leite, Bruno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Divulgação científica Ensino de Química Tecnologias digitais |
topic |
Divulgação científica Ensino de Química Tecnologias digitais |
description |
O progresso da Ciência e da tecnologia cada vez mais se intensifica na esfera social, econômica e política. Nesse contexto, a Divulgação Científica (DC) assume um papel social significativo, uma vez que é mostrado aos cidadãos o que está sendo desenvolvido no contexto das pesquisas científicas. Este trabalho objetivou investigar como ocorre o processo de DC da Química em páginas do Instagram, tratando-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa. Para isso, realizamos uma entrevista semiestruturada com 8 administradores de páginas dessa rede social e analisamos os dados à luz da análise de conteúdo. Os resultados mostram que há a ocorrência da DC em algumas das páginas analisadas, além de apontar que a contextualização, a ludicidade, o engajamento e o planejamento da publicação são elementos levados em consideração na produção dos conteúdos. Ademais, foi observado que o melhor momento para a postagem do material era dado pelo próprio algoritmo do Instagram. Outrossim, a falta de tempo foi avaliada como um obstáculo para a criação do conteúdo a ser divulgado nas páginas. Por fim, o presente estudo apresenta a importância da DC por meio do Instagram, bem como a necessidade pesquisas que articulem a DC com o ensino de Química. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/599 10.31512/encitec.v14i1.599 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/599 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v14i1.599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/599/745 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Salvino da Silva, Bruno Silva Leite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Salvino da Silva, Bruno Silva Leite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 98-115 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333119258624 |