INVESTIGANDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA QUÍMICA EM PÁGINAS DO INSTAGRAM: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvino da Silva
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Silva Leite, Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/599
Resumo: O progresso da Ciência e da tecnologia cada vez mais se intensifica na esfera social, econômica e política. Nesse contexto, a Divulgação Científica (DC) assume um papel social significativo, uma vez que é mostrado aos cidadãos o que está sendo desenvolvido no contexto das pesquisas científicas. Este trabalho objetivou investigar como ocorre o processo de DC da Química em páginas do Instagram, tratando-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa. Para isso, realizamos uma entrevista semiestruturada com 8 administradores de páginas dessa rede social e analisamos os dados à luz da análise de conteúdo.  Os resultados mostram que há a ocorrência da DC em algumas das páginas analisadas, além de apontar que a contextualização, a ludicidade, o engajamento e o planejamento da publicação são elementos levados em consideração na produção dos conteúdos. Ademais, foi observado que o melhor momento para a postagem do material era dado pelo próprio algoritmo do Instagram. Outrossim, a falta de tempo foi avaliada como um obstáculo para a criação do conteúdo a ser divulgado nas páginas. Por fim, o presente estudo apresenta a importância da DC por meio do Instagram, bem como a necessidade pesquisas que articulem a DC com o ensino de Química.
id URI-5_a4b3b25ffbbf145f076ca100eda02ccf
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/599
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling INVESTIGANDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA QUÍMICA EM PÁGINAS DO INSTAGRAM: UM ESTUDO DE CASODivulgação científicaInstagramEnsino de QuímicaTecnologias digitaisO progresso da Ciência e da tecnologia cada vez mais se intensifica na esfera social, econômica e política. Nesse contexto, a Divulgação Científica (DC) assume um papel social significativo, uma vez que é mostrado aos cidadãos o que está sendo desenvolvido no contexto das pesquisas científicas. Este trabalho objetivou investigar como ocorre o processo de DC da Química em páginas do Instagram, tratando-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa. Para isso, realizamos uma entrevista semiestruturada com 8 administradores de páginas dessa rede social e analisamos os dados à luz da análise de conteúdo.  Os resultados mostram que há a ocorrência da DC em algumas das páginas analisadas, além de apontar que a contextualização, a ludicidade, o engajamento e o planejamento da publicação são elementos levados em consideração na produção dos conteúdos. Ademais, foi observado que o melhor momento para a postagem do material era dado pelo próprio algoritmo do Instagram. Outrossim, a falta de tempo foi avaliada como um obstáculo para a criação do conteúdo a ser divulgado nas páginas. Por fim, o presente estudo apresenta a importância da DC por meio do Instagram, bem como a necessidade pesquisas que articulem a DC com o ensino de Química.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2024-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/59910.31512/encitec.v14i1.599Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 98-1152237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/599/745Copyright (c) 2024 Salvino da Silva, Bruno Silva Leitehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSalvino da Silva, Silva Leite, Bruno 2024-04-29T13:00:27Zoai:ojs2.san.uri.br:article/599Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2024-04-29T13:00:27Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv INVESTIGANDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA QUÍMICA EM PÁGINAS DO INSTAGRAM: UM ESTUDO DE CASO
title INVESTIGANDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA QUÍMICA EM PÁGINAS DO INSTAGRAM: UM ESTUDO DE CASO
spellingShingle INVESTIGANDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA QUÍMICA EM PÁGINAS DO INSTAGRAM: UM ESTUDO DE CASO
Salvino da Silva,
Divulgação científica
Instagram
Ensino de Química
Tecnologias digitais
title_short INVESTIGANDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA QUÍMICA EM PÁGINAS DO INSTAGRAM: UM ESTUDO DE CASO
title_full INVESTIGANDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA QUÍMICA EM PÁGINAS DO INSTAGRAM: UM ESTUDO DE CASO
title_fullStr INVESTIGANDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA QUÍMICA EM PÁGINAS DO INSTAGRAM: UM ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed INVESTIGANDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA QUÍMICA EM PÁGINAS DO INSTAGRAM: UM ESTUDO DE CASO
title_sort INVESTIGANDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA QUÍMICA EM PÁGINAS DO INSTAGRAM: UM ESTUDO DE CASO
author Salvino da Silva,
author_facet Salvino da Silva,
Silva Leite, Bruno
author_role author
author2 Silva Leite, Bruno
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salvino da Silva,
Silva Leite, Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv Divulgação científica
Instagram
Ensino de Química
Tecnologias digitais
topic Divulgação científica
Instagram
Ensino de Química
Tecnologias digitais
description O progresso da Ciência e da tecnologia cada vez mais se intensifica na esfera social, econômica e política. Nesse contexto, a Divulgação Científica (DC) assume um papel social significativo, uma vez que é mostrado aos cidadãos o que está sendo desenvolvido no contexto das pesquisas científicas. Este trabalho objetivou investigar como ocorre o processo de DC da Química em páginas do Instagram, tratando-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa. Para isso, realizamos uma entrevista semiestruturada com 8 administradores de páginas dessa rede social e analisamos os dados à luz da análise de conteúdo.  Os resultados mostram que há a ocorrência da DC em algumas das páginas analisadas, além de apontar que a contextualização, a ludicidade, o engajamento e o planejamento da publicação são elementos levados em consideração na produção dos conteúdos. Ademais, foi observado que o melhor momento para a postagem do material era dado pelo próprio algoritmo do Instagram. Outrossim, a falta de tempo foi avaliada como um obstáculo para a criação do conteúdo a ser divulgado nas páginas. Por fim, o presente estudo apresenta a importância da DC por meio do Instagram, bem como a necessidade pesquisas que articulem a DC com o ensino de Química.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/599
10.31512/encitec.v14i1.599
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/599
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v14i1.599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/599/745
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Salvino da Silva, Bruno Silva Leite
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Salvino da Silva, Bruno Silva Leite
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 98-115
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333119258624