MODELOS DE DENTES DE MAMÍFEROS IMPRESSOS EM 3D E SUA APLICAÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/796 |
Resumo: | O uso de modelos anatômicos é de grande importância no ensino de ciências biológicas. Modelos confeccionados em impressão 3D podem suprir a falta de peças anatômicas in natura, além de desestimular o uso evitável de animais no ensino. O objetivo desta pesquisa foi avaliar educacionalmente modelos de dentes impressos em 3D, comparando-os aos respectivos dentes in natura. Utilizou-se dentes de quatro espécies: cão (Canis lupus familiaris), porco (Sus scrofa), cavalo (Equus caballus) e paca (Cuniculus paca). Os dentes in natura foram escaneados e reproduzidos em impressão 3D com acrilonitrila butadieno estireno (ABS). Os alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas (n=33) foram distribuídos em três grupos iguais (controle, in natura e 3D). Por meio de testes aplicados antes e após as aulas, avaliou-se o aprendizado dos alunos sobre a dentição dos animais. Verificou-se que os grupos 3D e in natura apresentaram resultados significativamente melhores no pós-teste quando comparados ao grupo controle. Os modelos 3D se mostraram tão eficientes quanto os dentes in natura na promoção da aprendizagem. Sugere-se que a impressão 3D pode ser uma ferramenta eficaz na produção de modelos anatômicos voltados para a formação de professores em biologia. |
id |
URI-5_c3f081b657b96eef277da96481a8aeaa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/796 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
MODELOS DE DENTES DE MAMÍFEROS IMPRESSOS EM 3D E SUA APLICAÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICASDentição animalEducaçãoFormação de professoresFusão por deposição de materialMetodologias alternativas.O uso de modelos anatômicos é de grande importância no ensino de ciências biológicas. Modelos confeccionados em impressão 3D podem suprir a falta de peças anatômicas in natura, além de desestimular o uso evitável de animais no ensino. O objetivo desta pesquisa foi avaliar educacionalmente modelos de dentes impressos em 3D, comparando-os aos respectivos dentes in natura. Utilizou-se dentes de quatro espécies: cão (Canis lupus familiaris), porco (Sus scrofa), cavalo (Equus caballus) e paca (Cuniculus paca). Os dentes in natura foram escaneados e reproduzidos em impressão 3D com acrilonitrila butadieno estireno (ABS). Os alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas (n=33) foram distribuídos em três grupos iguais (controle, in natura e 3D). Por meio de testes aplicados antes e após as aulas, avaliou-se o aprendizado dos alunos sobre a dentição dos animais. Verificou-se que os grupos 3D e in natura apresentaram resultados significativamente melhores no pós-teste quando comparados ao grupo controle. Os modelos 3D se mostraram tão eficientes quanto os dentes in natura na promoção da aprendizagem. Sugere-se que a impressão 3D pode ser uma ferramenta eficaz na produção de modelos anatômicos voltados para a formação de professores em biologia.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/79610.31512/encitec.v13i1.796Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 1 (2023); 78-972237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/796/529Copyright (c) 2023 Regiane Guimarães da Silva, Santos, Marcelo Loureiro da Silva, Karaccashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães da Silva, RegianeLoureiro Santos, Alcides Loureiro da Silva, Marcelo Karaccas de Carvalho, Yuri2023-04-28T21:24:29Zoai:ojs2.san.uri.br:article/796Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-04-28T21:24:29Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MODELOS DE DENTES DE MAMÍFEROS IMPRESSOS EM 3D E SUA APLICAÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
title |
MODELOS DE DENTES DE MAMÍFEROS IMPRESSOS EM 3D E SUA APLICAÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
spellingShingle |
MODELOS DE DENTES DE MAMÍFEROS IMPRESSOS EM 3D E SUA APLICAÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Guimarães da Silva, Regiane Dentição animal Educação Formação de professores Fusão por deposição de material Metodologias alternativas. |
title_short |
MODELOS DE DENTES DE MAMÍFEROS IMPRESSOS EM 3D E SUA APLICAÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
title_full |
MODELOS DE DENTES DE MAMÍFEROS IMPRESSOS EM 3D E SUA APLICAÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
title_fullStr |
MODELOS DE DENTES DE MAMÍFEROS IMPRESSOS EM 3D E SUA APLICAÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
title_full_unstemmed |
MODELOS DE DENTES DE MAMÍFEROS IMPRESSOS EM 3D E SUA APLICAÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
title_sort |
MODELOS DE DENTES DE MAMÍFEROS IMPRESSOS EM 3D E SUA APLICAÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
author |
Guimarães da Silva, Regiane |
author_facet |
Guimarães da Silva, Regiane Loureiro Santos, Alcides Loureiro da Silva, Marcelo Karaccas de Carvalho, Yuri |
author_role |
author |
author2 |
Loureiro Santos, Alcides Loureiro da Silva, Marcelo Karaccas de Carvalho, Yuri |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães da Silva, Regiane Loureiro Santos, Alcides Loureiro da Silva, Marcelo Karaccas de Carvalho, Yuri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dentição animal Educação Formação de professores Fusão por deposição de material Metodologias alternativas. |
topic |
Dentição animal Educação Formação de professores Fusão por deposição de material Metodologias alternativas. |
description |
O uso de modelos anatômicos é de grande importância no ensino de ciências biológicas. Modelos confeccionados em impressão 3D podem suprir a falta de peças anatômicas in natura, além de desestimular o uso evitável de animais no ensino. O objetivo desta pesquisa foi avaliar educacionalmente modelos de dentes impressos em 3D, comparando-os aos respectivos dentes in natura. Utilizou-se dentes de quatro espécies: cão (Canis lupus familiaris), porco (Sus scrofa), cavalo (Equus caballus) e paca (Cuniculus paca). Os dentes in natura foram escaneados e reproduzidos em impressão 3D com acrilonitrila butadieno estireno (ABS). Os alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas (n=33) foram distribuídos em três grupos iguais (controle, in natura e 3D). Por meio de testes aplicados antes e após as aulas, avaliou-se o aprendizado dos alunos sobre a dentição dos animais. Verificou-se que os grupos 3D e in natura apresentaram resultados significativamente melhores no pós-teste quando comparados ao grupo controle. Os modelos 3D se mostraram tão eficientes quanto os dentes in natura na promoção da aprendizagem. Sugere-se que a impressão 3D pode ser uma ferramenta eficaz na produção de modelos anatômicos voltados para a formação de professores em biologia. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/796 10.31512/encitec.v13i1.796 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/796 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v13i1.796 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/796/529 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Regiane Guimarães da Silva, Santos, Marcelo Loureiro da Silva, Karaccas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Regiane Guimarães da Silva, Santos, Marcelo Loureiro da Silva, Karaccas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 1 (2023); 78-97 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333158055936 |