O(s) KITS EDUCACIONAIS DE ROBÓTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UM PANORAMA DE PESQUISAS BRASILEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques Xavier de Souza, Maria Silvania
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: VIEIRA DOS SANTOS, FRANCISCO, Braga de Castro, Juscileide
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/431
Resumo: Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo mapear os kits de Robótica que foram utilizados para o ensino de matemática e quais os conteúdos matemáticos trabalhados. Para isso, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura, de pesquisas desenvolvidas no Brasil, nos últimos 10 anos, publicadas em periódicos e repositórios. Os resultados apontam que independente dos Kits de Robótica serem proprietários ou de código aberto, os resultados para o ensino de Matemática foram satisfatórios. Verifica-se o potencial de trabalhar a Robótica com outras áreas de conhecimento, de forma interdisciplinar ou transdisciplinar. A exploração do potencial da Robótica vai depender da forma como o professor modela, planeja e conduz as aulas, podendo proporcionar ainda mudanças sociais na vida dos estudantes. Palavras-chave: Robótica Educacional, Ensino de Matemática, kits de robótica, Tecnologias Digitais
id URI-5_e7d8057493b014eee45dbbd1c67f147c
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/431
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling O(s) KITS EDUCACIONAIS DE ROBÓTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UM PANORAMA DE PESQUISAS BRASILEIRASRobótica Educacional, Ensino de Matemática, kits de robótica, Tecnologias DigitaisResumo: A presente pesquisa tem por objetivo mapear os kits de Robótica que foram utilizados para o ensino de matemática e quais os conteúdos matemáticos trabalhados. Para isso, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura, de pesquisas desenvolvidas no Brasil, nos últimos 10 anos, publicadas em periódicos e repositórios. Os resultados apontam que independente dos Kits de Robótica serem proprietários ou de código aberto, os resultados para o ensino de Matemática foram satisfatórios. Verifica-se o potencial de trabalhar a Robótica com outras áreas de conhecimento, de forma interdisciplinar ou transdisciplinar. A exploração do potencial da Robótica vai depender da forma como o professor modela, planeja e conduz as aulas, podendo proporcionar ainda mudanças sociais na vida dos estudantes. Palavras-chave: Robótica Educacional, Ensino de Matemática, kits de robótica, Tecnologias DigitaisUniversidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/43110.31512/encitec.v11i3.431Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 267-2852237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/431/299Copyright (c) 2021 Silvania, Vieira, Juscihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarques Xavier de Souza, Maria SilvaniaVIEIRA DOS SANTOS, FRANCISCO Braga de Castro, Juscileide2021-11-30T22:52:13Zoai:ojs2.san.uri.br:article/431Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-11-30T22:52:13Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv O(s) KITS EDUCACIONAIS DE ROBÓTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UM PANORAMA DE PESQUISAS BRASILEIRAS
title O(s) KITS EDUCACIONAIS DE ROBÓTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UM PANORAMA DE PESQUISAS BRASILEIRAS
spellingShingle O(s) KITS EDUCACIONAIS DE ROBÓTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UM PANORAMA DE PESQUISAS BRASILEIRAS
Marques Xavier de Souza, Maria Silvania
Robótica Educacional, Ensino de Matemática, kits de robótica, Tecnologias Digitais
title_short O(s) KITS EDUCACIONAIS DE ROBÓTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UM PANORAMA DE PESQUISAS BRASILEIRAS
title_full O(s) KITS EDUCACIONAIS DE ROBÓTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UM PANORAMA DE PESQUISAS BRASILEIRAS
title_fullStr O(s) KITS EDUCACIONAIS DE ROBÓTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UM PANORAMA DE PESQUISAS BRASILEIRAS
title_full_unstemmed O(s) KITS EDUCACIONAIS DE ROBÓTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UM PANORAMA DE PESQUISAS BRASILEIRAS
title_sort O(s) KITS EDUCACIONAIS DE ROBÓTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UM PANORAMA DE PESQUISAS BRASILEIRAS
author Marques Xavier de Souza, Maria Silvania
author_facet Marques Xavier de Souza, Maria Silvania
VIEIRA DOS SANTOS, FRANCISCO
Braga de Castro, Juscileide
author_role author
author2 VIEIRA DOS SANTOS, FRANCISCO
Braga de Castro, Juscileide
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques Xavier de Souza, Maria Silvania
VIEIRA DOS SANTOS, FRANCISCO
Braga de Castro, Juscileide
dc.subject.por.fl_str_mv Robótica Educacional, Ensino de Matemática, kits de robótica, Tecnologias Digitais
topic Robótica Educacional, Ensino de Matemática, kits de robótica, Tecnologias Digitais
description Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo mapear os kits de Robótica que foram utilizados para o ensino de matemática e quais os conteúdos matemáticos trabalhados. Para isso, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura, de pesquisas desenvolvidas no Brasil, nos últimos 10 anos, publicadas em periódicos e repositórios. Os resultados apontam que independente dos Kits de Robótica serem proprietários ou de código aberto, os resultados para o ensino de Matemática foram satisfatórios. Verifica-se o potencial de trabalhar a Robótica com outras áreas de conhecimento, de forma interdisciplinar ou transdisciplinar. A exploração do potencial da Robótica vai depender da forma como o professor modela, planeja e conduz as aulas, podendo proporcionar ainda mudanças sociais na vida dos estudantes. Palavras-chave: Robótica Educacional, Ensino de Matemática, kits de robótica, Tecnologias Digitais
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/431
10.31512/encitec.v11i3.431
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/431
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v11i3.431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/431/299
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Silvania, Vieira, Jusci
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Silvania, Vieira, Jusci
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 267-285
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333664518144