DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE ESTRUTURA ATÔMICA E LIGAÇÕES QUÍMICA: REVISÃO DE CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES E SUGESTÕES DE PROPOSTAS DE ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Junior, Carlos Neco
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Barreto Costa, Lorenna Vanessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/695
Resumo: Este trabalho apresenta o resumo das principais concepções alternativas e dificuldades de aprendizagem relativas a abordagem de conceitos sobre estrutura atômica e ligações químicas. A pesquisa é parte de um trabalho de iniciação científica e ocorreu através de buscas em bases de dados acadêmicos, como por exemplo, scielo, periódicos capes e google acadêmico. A investigação, de cunho qualitativo, partiu da combinação de palavras chaves tendo como princípio a área de ensino de química e termos referentes a esses conteúdos. Foram selecionados inicialmente 32 trabalhos, sendo onze deles discutindo especificamente concepções alternativas, dificuldades de aprendizagem e erros conceituais. A partir das bases consultadas os resultados mostram que a maioria das pesquisas sobre as dificuldades de aprendizagem dos estudantes da educação básica em química, retratam apenas realidades pontuais, descrevendo a investigação para uma realidade escolar ou no máximo o estudo de um grupo de estudantes para uma determinada instituição de ensino, com a maioria dos trabalhos no ensino médio e quase nenhum no ensino superior. Somente uma das pesquisas encontradas retrata o estudo da revisão de dificuldades relativas ao conteúdo de ligações químicas. Como forma de subsidiar o processo de ensino e aprendizagem desses conteúdos é apresentado algumas propostas de abordagem já relatadas na literatura da área.
id URI-5_e841aaa9bdf76e7504e8bf98f50d562f
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/695
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE ESTRUTURA ATÔMICA E LIGAÇÕES QUÍMICA: REVISÃO DE CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES E SUGESTÕES DE PROPOSTAS DE ENSINOConcepções alternativasEstratégias de ensinoEstrutura Atômica e Ligações QuímicasEste trabalho apresenta o resumo das principais concepções alternativas e dificuldades de aprendizagem relativas a abordagem de conceitos sobre estrutura atômica e ligações químicas. A pesquisa é parte de um trabalho de iniciação científica e ocorreu através de buscas em bases de dados acadêmicos, como por exemplo, scielo, periódicos capes e google acadêmico. A investigação, de cunho qualitativo, partiu da combinação de palavras chaves tendo como princípio a área de ensino de química e termos referentes a esses conteúdos. Foram selecionados inicialmente 32 trabalhos, sendo onze deles discutindo especificamente concepções alternativas, dificuldades de aprendizagem e erros conceituais. A partir das bases consultadas os resultados mostram que a maioria das pesquisas sobre as dificuldades de aprendizagem dos estudantes da educação básica em química, retratam apenas realidades pontuais, descrevendo a investigação para uma realidade escolar ou no máximo o estudo de um grupo de estudantes para uma determinada instituição de ensino, com a maioria dos trabalhos no ensino médio e quase nenhum no ensino superior. Somente uma das pesquisas encontradas retrata o estudo da revisão de dificuldades relativas ao conteúdo de ligações químicas. Como forma de subsidiar o processo de ensino e aprendizagem desses conteúdos é apresentado algumas propostas de abordagem já relatadas na literatura da área.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2024-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/69510.31512/encitec.v14i1.695Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 06-252237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/695/726Copyright (c) 2024 Carlos Neco da Silva Junior, Lorenna Vanessa Barreto Costahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Junior, Carlos NecoBarreto Costa, Lorenna Vanessa2024-04-29T13:00:27Zoai:ojs2.san.uri.br:article/695Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2024-04-29T13:00:27Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE ESTRUTURA ATÔMICA E LIGAÇÕES QUÍMICA: REVISÃO DE CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES E SUGESTÕES DE PROPOSTAS DE ENSINO
title DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE ESTRUTURA ATÔMICA E LIGAÇÕES QUÍMICA: REVISÃO DE CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES E SUGESTÕES DE PROPOSTAS DE ENSINO
spellingShingle DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE ESTRUTURA ATÔMICA E LIGAÇÕES QUÍMICA: REVISÃO DE CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES E SUGESTÕES DE PROPOSTAS DE ENSINO
da Silva Junior, Carlos Neco
Concepções alternativas
Estratégias de ensino
Estrutura Atômica e Ligações Químicas
title_short DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE ESTRUTURA ATÔMICA E LIGAÇÕES QUÍMICA: REVISÃO DE CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES E SUGESTÕES DE PROPOSTAS DE ENSINO
title_full DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE ESTRUTURA ATÔMICA E LIGAÇÕES QUÍMICA: REVISÃO DE CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES E SUGESTÕES DE PROPOSTAS DE ENSINO
title_fullStr DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE ESTRUTURA ATÔMICA E LIGAÇÕES QUÍMICA: REVISÃO DE CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES E SUGESTÕES DE PROPOSTAS DE ENSINO
title_full_unstemmed DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE ESTRUTURA ATÔMICA E LIGAÇÕES QUÍMICA: REVISÃO DE CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES E SUGESTÕES DE PROPOSTAS DE ENSINO
title_sort DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE ESTRUTURA ATÔMICA E LIGAÇÕES QUÍMICA: REVISÃO DE CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES E SUGESTÕES DE PROPOSTAS DE ENSINO
author da Silva Junior, Carlos Neco
author_facet da Silva Junior, Carlos Neco
Barreto Costa, Lorenna Vanessa
author_role author
author2 Barreto Costa, Lorenna Vanessa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Junior, Carlos Neco
Barreto Costa, Lorenna Vanessa
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções alternativas
Estratégias de ensino
Estrutura Atômica e Ligações Químicas
topic Concepções alternativas
Estratégias de ensino
Estrutura Atômica e Ligações Químicas
description Este trabalho apresenta o resumo das principais concepções alternativas e dificuldades de aprendizagem relativas a abordagem de conceitos sobre estrutura atômica e ligações químicas. A pesquisa é parte de um trabalho de iniciação científica e ocorreu através de buscas em bases de dados acadêmicos, como por exemplo, scielo, periódicos capes e google acadêmico. A investigação, de cunho qualitativo, partiu da combinação de palavras chaves tendo como princípio a área de ensino de química e termos referentes a esses conteúdos. Foram selecionados inicialmente 32 trabalhos, sendo onze deles discutindo especificamente concepções alternativas, dificuldades de aprendizagem e erros conceituais. A partir das bases consultadas os resultados mostram que a maioria das pesquisas sobre as dificuldades de aprendizagem dos estudantes da educação básica em química, retratam apenas realidades pontuais, descrevendo a investigação para uma realidade escolar ou no máximo o estudo de um grupo de estudantes para uma determinada instituição de ensino, com a maioria dos trabalhos no ensino médio e quase nenhum no ensino superior. Somente uma das pesquisas encontradas retrata o estudo da revisão de dificuldades relativas ao conteúdo de ligações químicas. Como forma de subsidiar o processo de ensino e aprendizagem desses conteúdos é apresentado algumas propostas de abordagem já relatadas na literatura da área.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/695
10.31512/encitec.v14i1.695
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/695
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v14i1.695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/695/726
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Carlos Neco da Silva Junior, Lorenna Vanessa Barreto Costa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Carlos Neco da Silva Junior, Lorenna Vanessa Barreto Costa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 06-25
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333147570176