UMA ABORDAGEM DE TÓPICOS DA MECÂNICA ROTACIONAL USANDO PROBLEMATIZAÇÃO MEDIADA POR ATIVIDADES DIDÁTICAS CONSTRUTIVISTAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
DOI: | 10.31512/encitec.v11i1.384 |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/384 |
Resumo: | Espera-se que o ensino de Física contribua com a formação dos estudantes, proporcionando-lhes conhecimentos que lhes permita a interpretação de fatos, fenômenos naturais e processos tecnológicos. Entretanto, pesquisas tem mostrado que o seu ensino tem se caracterizado pelo uso de estratégias pedagógicas que privilegiam a memorização e reprodução dos conteúdos. No campo da mecânica rotacional, por exemplo, percebe-se que a abordagem didática utilizada pela maioria dos livros didáticos, pouco está relacionada com situações cotidianas. Diante desse contexto o presente trabalho descreve uma pesquisa desenvolvida com o intuito de avaliar como uma sequência didática fundamentada em pressupostos construtivistas e num ensino por problematização, auxiliada por recursos digitais e atividades experimentais, contribui para o estudo de conteúdos da mecânica rotacional. A proposta foi aplicada a uma turma de professores de Física em formação inicial. A pesquisa é de natureza qualitativa e participante e utilizou instrumentos de avaliação o diário de bordo e questionários pré e pós-teste. Esses materiais permitiram fazer reflexões que sugerem que: o uso das problematizações colabora na identificação dos conhecimentos prévios e na condução dos alunos para a tomada de consciência da necessidade de aquisição de um novo conhecimento; os recursos digitais e as atividades experimentais destacam-se no sentido de auxiliar na aproximação com situações cotidianas e na compreensão de conceitos abstratos. |
id |
URI-5_f3f563f149a9a8f0b26ae53a033fbc58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/384 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
spelling |
UMA ABORDAGEM DE TÓPICOS DA MECÂNICA ROTACIONAL USANDO PROBLEMATIZAÇÃO MEDIADA POR ATIVIDADES DIDÁTICAS CONSTRUTIVISTASEnsino de Físicamecânica rotacionalproblematizaçãoEspera-se que o ensino de Física contribua com a formação dos estudantes, proporcionando-lhes conhecimentos que lhes permita a interpretação de fatos, fenômenos naturais e processos tecnológicos. Entretanto, pesquisas tem mostrado que o seu ensino tem se caracterizado pelo uso de estratégias pedagógicas que privilegiam a memorização e reprodução dos conteúdos. No campo da mecânica rotacional, por exemplo, percebe-se que a abordagem didática utilizada pela maioria dos livros didáticos, pouco está relacionada com situações cotidianas. Diante desse contexto o presente trabalho descreve uma pesquisa desenvolvida com o intuito de avaliar como uma sequência didática fundamentada em pressupostos construtivistas e num ensino por problematização, auxiliada por recursos digitais e atividades experimentais, contribui para o estudo de conteúdos da mecânica rotacional. A proposta foi aplicada a uma turma de professores de Física em formação inicial. A pesquisa é de natureza qualitativa e participante e utilizou instrumentos de avaliação o diário de bordo e questionários pré e pós-teste. Esses materiais permitiram fazer reflexões que sugerem que: o uso das problematizações colabora na identificação dos conhecimentos prévios e na condução dos alunos para a tomada de consciência da necessidade de aquisição de um novo conhecimento; os recursos digitais e as atividades experimentais destacam-se no sentido de auxiliar na aproximação com situações cotidianas e na compreensão de conceitos abstratos.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/38410.31512/encitec.v11i1.384Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 1 (2021); 101-1192237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/384/201Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Zolet Busatto, CassianoAriel Samudio Perez, CarlosTeresinha Werner da Rosa, Cleci 2021-06-03T16:35:20Zoai:ojs2.san.uri.br:article/384Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-06-03T16:35:20Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA ABORDAGEM DE TÓPICOS DA MECÂNICA ROTACIONAL USANDO PROBLEMATIZAÇÃO MEDIADA POR ATIVIDADES DIDÁTICAS CONSTRUTIVISTAS |
title |
UMA ABORDAGEM DE TÓPICOS DA MECÂNICA ROTACIONAL USANDO PROBLEMATIZAÇÃO MEDIADA POR ATIVIDADES DIDÁTICAS CONSTRUTIVISTAS |
spellingShingle |
UMA ABORDAGEM DE TÓPICOS DA MECÂNICA ROTACIONAL USANDO PROBLEMATIZAÇÃO MEDIADA POR ATIVIDADES DIDÁTICAS CONSTRUTIVISTAS UMA ABORDAGEM DE TÓPICOS DA MECÂNICA ROTACIONAL USANDO PROBLEMATIZAÇÃO MEDIADA POR ATIVIDADES DIDÁTICAS CONSTRUTIVISTAS Zolet Busatto, Cassiano Ensino de Física mecânica rotacional problematização Zolet Busatto, Cassiano Ensino de Física mecânica rotacional problematização |
title_short |
UMA ABORDAGEM DE TÓPICOS DA MECÂNICA ROTACIONAL USANDO PROBLEMATIZAÇÃO MEDIADA POR ATIVIDADES DIDÁTICAS CONSTRUTIVISTAS |
title_full |
UMA ABORDAGEM DE TÓPICOS DA MECÂNICA ROTACIONAL USANDO PROBLEMATIZAÇÃO MEDIADA POR ATIVIDADES DIDÁTICAS CONSTRUTIVISTAS |
title_fullStr |
UMA ABORDAGEM DE TÓPICOS DA MECÂNICA ROTACIONAL USANDO PROBLEMATIZAÇÃO MEDIADA POR ATIVIDADES DIDÁTICAS CONSTRUTIVISTAS UMA ABORDAGEM DE TÓPICOS DA MECÂNICA ROTACIONAL USANDO PROBLEMATIZAÇÃO MEDIADA POR ATIVIDADES DIDÁTICAS CONSTRUTIVISTAS |
title_full_unstemmed |
UMA ABORDAGEM DE TÓPICOS DA MECÂNICA ROTACIONAL USANDO PROBLEMATIZAÇÃO MEDIADA POR ATIVIDADES DIDÁTICAS CONSTRUTIVISTAS UMA ABORDAGEM DE TÓPICOS DA MECÂNICA ROTACIONAL USANDO PROBLEMATIZAÇÃO MEDIADA POR ATIVIDADES DIDÁTICAS CONSTRUTIVISTAS |
title_sort |
UMA ABORDAGEM DE TÓPICOS DA MECÂNICA ROTACIONAL USANDO PROBLEMATIZAÇÃO MEDIADA POR ATIVIDADES DIDÁTICAS CONSTRUTIVISTAS |
author |
Zolet Busatto, Cassiano |
author_facet |
Zolet Busatto, Cassiano Zolet Busatto, Cassiano Ariel Samudio Perez, Carlos Teresinha Werner da Rosa, Cleci Ariel Samudio Perez, Carlos Teresinha Werner da Rosa, Cleci |
author_role |
author |
author2 |
Ariel Samudio Perez, Carlos Teresinha Werner da Rosa, Cleci |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zolet Busatto, Cassiano Ariel Samudio Perez, Carlos Teresinha Werner da Rosa, Cleci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física mecânica rotacional problematização |
topic |
Ensino de Física mecânica rotacional problematização |
description |
Espera-se que o ensino de Física contribua com a formação dos estudantes, proporcionando-lhes conhecimentos que lhes permita a interpretação de fatos, fenômenos naturais e processos tecnológicos. Entretanto, pesquisas tem mostrado que o seu ensino tem se caracterizado pelo uso de estratégias pedagógicas que privilegiam a memorização e reprodução dos conteúdos. No campo da mecânica rotacional, por exemplo, percebe-se que a abordagem didática utilizada pela maioria dos livros didáticos, pouco está relacionada com situações cotidianas. Diante desse contexto o presente trabalho descreve uma pesquisa desenvolvida com o intuito de avaliar como uma sequência didática fundamentada em pressupostos construtivistas e num ensino por problematização, auxiliada por recursos digitais e atividades experimentais, contribui para o estudo de conteúdos da mecânica rotacional. A proposta foi aplicada a uma turma de professores de Física em formação inicial. A pesquisa é de natureza qualitativa e participante e utilizou instrumentos de avaliação o diário de bordo e questionários pré e pós-teste. Esses materiais permitiram fazer reflexões que sugerem que: o uso das problematizações colabora na identificação dos conhecimentos prévios e na condução dos alunos para a tomada de consciência da necessidade de aquisição de um novo conhecimento; os recursos digitais e as atividades experimentais destacam-se no sentido de auxiliar na aproximação com situações cotidianas e na compreensão de conceitos abstratos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/384 10.31512/encitec.v11i1.384 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/384 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v11i1.384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/384/201 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 1 (2021); 101-119 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1822178924586598400 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.31512/encitec.v11i1.384 |