UMA ABORDAGEM DE TÓPICOS DA MECÂNICA ROTACIONAL USANDO PROBLEMATIZAÇÃO MEDIADA POR ATIVIDADES DIDÁTICAS CONSTRUTIVISTAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/384 |
Resumo: | Espera-se que o ensino de Física contribua com a formação dos estudantes, proporcionando-lhes conhecimentos que lhes permita a interpretação de fatos, fenômenos naturais e processos tecnológicos. Entretanto, pesquisas tem mostrado que o seu ensino tem se caracterizado pelo uso de estratégias pedagógicas que privilegiam a memorização e reprodução dos conteúdos. No campo da mecânica rotacional, por exemplo, percebe-se que a abordagem didática utilizada pela maioria dos livros didáticos, pouco está relacionada com situações cotidianas. Diante desse contexto o presente trabalho descreve uma pesquisa desenvolvida com o intuito de avaliar como uma sequência didática fundamentada em pressupostos construtivistas e num ensino por problematização, auxiliada por recursos digitais e atividades experimentais, contribui para o estudo de conteúdos da mecânica rotacional. A proposta foi aplicada a uma turma de professores de Física em formação inicial. A pesquisa é de natureza qualitativa e participante e utilizou instrumentos de avaliação o diário de bordo e questionários pré e pós-teste. Esses materiais permitiram fazer reflexões que sugerem que: o uso das problematizações colabora na identificação dos conhecimentos prévios e na condução dos alunos para a tomada de consciência da necessidade de aquisição de um novo conhecimento; os recursos digitais e as atividades experimentais destacam-se no sentido de auxiliar na aproximação com situações cotidianas e na compreensão de conceitos abstratos. |
id |
URI-5_f3f563f149a9a8f0b26ae53a033fbc58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/384 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA ABORDAGEM DE TÓPICOS DA MECÂNICA ROTACIONAL USANDO PROBLEMATIZAÇÃO MEDIADA POR ATIVIDADES DIDÁTICAS CONSTRUTIVISTASEnsino de Físicamecânica rotacionalproblematizaçãoEspera-se que o ensino de Física contribua com a formação dos estudantes, proporcionando-lhes conhecimentos que lhes permita a interpretação de fatos, fenômenos naturais e processos tecnológicos. Entretanto, pesquisas tem mostrado que o seu ensino tem se caracterizado pelo uso de estratégias pedagógicas que privilegiam a memorização e reprodução dos conteúdos. No campo da mecânica rotacional, por exemplo, percebe-se que a abordagem didática utilizada pela maioria dos livros didáticos, pouco está relacionada com situações cotidianas. Diante desse contexto o presente trabalho descreve uma pesquisa desenvolvida com o intuito de avaliar como uma sequência didática fundamentada em pressupostos construtivistas e num ensino por problematização, auxiliada por recursos digitais e atividades experimentais, contribui para o estudo de conteúdos da mecânica rotacional. A proposta foi aplicada a uma turma de professores de Física em formação inicial. A pesquisa é de natureza qualitativa e participante e utilizou instrumentos de avaliação o diário de bordo e questionários pré e pós-teste. Esses materiais permitiram fazer reflexões que sugerem que: o uso das problematizações colabora na identificação dos conhecimentos prévios e na condução dos alunos para a tomada de consciência da necessidade de aquisição de um novo conhecimento; os recursos digitais e as atividades experimentais destacam-se no sentido de auxiliar na aproximação com situações cotidianas e na compreensão de conceitos abstratos.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/38410.31512/encitec.v11i1.384Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 1 (2021); 101-1192237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/384/201Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Zolet Busatto, CassianoAriel Samudio Perez, CarlosTeresinha Werner da Rosa, Cleci 2021-06-03T16:35:20Zoai:ojs2.san.uri.br:article/384Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-06-03T16:35:20Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA ABORDAGEM DE TÓPICOS DA MECÂNICA ROTACIONAL USANDO PROBLEMATIZAÇÃO MEDIADA POR ATIVIDADES DIDÁTICAS CONSTRUTIVISTAS |
title |
UMA ABORDAGEM DE TÓPICOS DA MECÂNICA ROTACIONAL USANDO PROBLEMATIZAÇÃO MEDIADA POR ATIVIDADES DIDÁTICAS CONSTRUTIVISTAS |
spellingShingle |
UMA ABORDAGEM DE TÓPICOS DA MECÂNICA ROTACIONAL USANDO PROBLEMATIZAÇÃO MEDIADA POR ATIVIDADES DIDÁTICAS CONSTRUTIVISTAS Zolet Busatto, Cassiano Ensino de Física mecânica rotacional problematização |
title_short |
UMA ABORDAGEM DE TÓPICOS DA MECÂNICA ROTACIONAL USANDO PROBLEMATIZAÇÃO MEDIADA POR ATIVIDADES DIDÁTICAS CONSTRUTIVISTAS |
title_full |
UMA ABORDAGEM DE TÓPICOS DA MECÂNICA ROTACIONAL USANDO PROBLEMATIZAÇÃO MEDIADA POR ATIVIDADES DIDÁTICAS CONSTRUTIVISTAS |
title_fullStr |
UMA ABORDAGEM DE TÓPICOS DA MECÂNICA ROTACIONAL USANDO PROBLEMATIZAÇÃO MEDIADA POR ATIVIDADES DIDÁTICAS CONSTRUTIVISTAS |
title_full_unstemmed |
UMA ABORDAGEM DE TÓPICOS DA MECÂNICA ROTACIONAL USANDO PROBLEMATIZAÇÃO MEDIADA POR ATIVIDADES DIDÁTICAS CONSTRUTIVISTAS |
title_sort |
UMA ABORDAGEM DE TÓPICOS DA MECÂNICA ROTACIONAL USANDO PROBLEMATIZAÇÃO MEDIADA POR ATIVIDADES DIDÁTICAS CONSTRUTIVISTAS |
author |
Zolet Busatto, Cassiano |
author_facet |
Zolet Busatto, Cassiano Ariel Samudio Perez, Carlos Teresinha Werner da Rosa, Cleci |
author_role |
author |
author2 |
Ariel Samudio Perez, Carlos Teresinha Werner da Rosa, Cleci |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zolet Busatto, Cassiano Ariel Samudio Perez, Carlos Teresinha Werner da Rosa, Cleci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física mecânica rotacional problematização |
topic |
Ensino de Física mecânica rotacional problematização |
description |
Espera-se que o ensino de Física contribua com a formação dos estudantes, proporcionando-lhes conhecimentos que lhes permita a interpretação de fatos, fenômenos naturais e processos tecnológicos. Entretanto, pesquisas tem mostrado que o seu ensino tem se caracterizado pelo uso de estratégias pedagógicas que privilegiam a memorização e reprodução dos conteúdos. No campo da mecânica rotacional, por exemplo, percebe-se que a abordagem didática utilizada pela maioria dos livros didáticos, pouco está relacionada com situações cotidianas. Diante desse contexto o presente trabalho descreve uma pesquisa desenvolvida com o intuito de avaliar como uma sequência didática fundamentada em pressupostos construtivistas e num ensino por problematização, auxiliada por recursos digitais e atividades experimentais, contribui para o estudo de conteúdos da mecânica rotacional. A proposta foi aplicada a uma turma de professores de Física em formação inicial. A pesquisa é de natureza qualitativa e participante e utilizou instrumentos de avaliação o diário de bordo e questionários pré e pós-teste. Esses materiais permitiram fazer reflexões que sugerem que: o uso das problematizações colabora na identificação dos conhecimentos prévios e na condução dos alunos para a tomada de consciência da necessidade de aquisição de um novo conhecimento; os recursos digitais e as atividades experimentais destacam-se no sentido de auxiliar na aproximação com situações cotidianas e na compreensão de conceitos abstratos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/384 10.31512/encitec.v11i1.384 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/384 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v11i1.384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/384/201 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 1 (2021); 101-119 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333648789504 |