UMA ABORDAGEM DE TÓPICOS DA MECÂNICA ROTACIONAL USANDO PROBLEMATIZAÇÃO MEDIADA POR ATIVIDADES DIDÁTICAS CONSTRUTIVISTAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zolet Busatto, Cassiano
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ariel Samudio Perez, Carlos, Teresinha Werner da Rosa, Cleci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/384
Resumo: Espera-se que o ensino de Física contribua com a formação dos estudantes, proporcionando-lhes conhecimentos que lhes permita a interpretação de fatos, fenômenos naturais e processos tecnológicos. Entretanto, pesquisas tem mostrado que o seu ensino tem se caracterizado pelo uso de estratégias pedagógicas que privilegiam a memorização e reprodução dos conteúdos. No campo da mecânica rotacional, por exemplo, percebe-se que a abordagem didática utilizada pela maioria dos livros didáticos, pouco está relacionada com situações cotidianas. Diante desse contexto o presente trabalho descreve uma pesquisa desenvolvida com o intuito de avaliar como uma sequência didática fundamentada em pressupostos construtivistas e num ensino por problematização, auxiliada por recursos digitais e atividades experimentais, contribui para o estudo de conteúdos da mecânica rotacional. A proposta foi aplicada a uma turma de professores de Física em formação inicial. A pesquisa é de natureza qualitativa e participante e utilizou instrumentos de avaliação o diário de bordo e questionários pré e pós-teste. Esses materiais permitiram fazer reflexões que sugerem que: o uso das problematizações colabora na identificação dos conhecimentos prévios e na condução dos alunos para a tomada de consciência da necessidade de aquisição de um novo conhecimento; os recursos digitais e as atividades experimentais destacam-se no sentido de auxiliar na aproximação com situações cotidianas e na compreensão de conceitos abstratos.
id URI-5_f3f563f149a9a8f0b26ae53a033fbc58
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/384
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling UMA ABORDAGEM DE TÓPICOS DA MECÂNICA ROTACIONAL USANDO PROBLEMATIZAÇÃO MEDIADA POR ATIVIDADES DIDÁTICAS CONSTRUTIVISTASEnsino de Físicamecânica rotacionalproblematizaçãoEspera-se que o ensino de Física contribua com a formação dos estudantes, proporcionando-lhes conhecimentos que lhes permita a interpretação de fatos, fenômenos naturais e processos tecnológicos. Entretanto, pesquisas tem mostrado que o seu ensino tem se caracterizado pelo uso de estratégias pedagógicas que privilegiam a memorização e reprodução dos conteúdos. No campo da mecânica rotacional, por exemplo, percebe-se que a abordagem didática utilizada pela maioria dos livros didáticos, pouco está relacionada com situações cotidianas. Diante desse contexto o presente trabalho descreve uma pesquisa desenvolvida com o intuito de avaliar como uma sequência didática fundamentada em pressupostos construtivistas e num ensino por problematização, auxiliada por recursos digitais e atividades experimentais, contribui para o estudo de conteúdos da mecânica rotacional. A proposta foi aplicada a uma turma de professores de Física em formação inicial. A pesquisa é de natureza qualitativa e participante e utilizou instrumentos de avaliação o diário de bordo e questionários pré e pós-teste. Esses materiais permitiram fazer reflexões que sugerem que: o uso das problematizações colabora na identificação dos conhecimentos prévios e na condução dos alunos para a tomada de consciência da necessidade de aquisição de um novo conhecimento; os recursos digitais e as atividades experimentais destacam-se no sentido de auxiliar na aproximação com situações cotidianas e na compreensão de conceitos abstratos.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/38410.31512/encitec.v11i1.384Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 1 (2021); 101-1192237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/384/201Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Zolet Busatto, CassianoAriel Samudio Perez, CarlosTeresinha Werner da Rosa, Cleci 2021-06-03T16:35:20Zoai:ojs2.san.uri.br:article/384Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-06-03T16:35:20Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA ABORDAGEM DE TÓPICOS DA MECÂNICA ROTACIONAL USANDO PROBLEMATIZAÇÃO MEDIADA POR ATIVIDADES DIDÁTICAS CONSTRUTIVISTAS
title UMA ABORDAGEM DE TÓPICOS DA MECÂNICA ROTACIONAL USANDO PROBLEMATIZAÇÃO MEDIADA POR ATIVIDADES DIDÁTICAS CONSTRUTIVISTAS
spellingShingle UMA ABORDAGEM DE TÓPICOS DA MECÂNICA ROTACIONAL USANDO PROBLEMATIZAÇÃO MEDIADA POR ATIVIDADES DIDÁTICAS CONSTRUTIVISTAS
Zolet Busatto, Cassiano
Ensino de Física
mecânica rotacional
problematização
title_short UMA ABORDAGEM DE TÓPICOS DA MECÂNICA ROTACIONAL USANDO PROBLEMATIZAÇÃO MEDIADA POR ATIVIDADES DIDÁTICAS CONSTRUTIVISTAS
title_full UMA ABORDAGEM DE TÓPICOS DA MECÂNICA ROTACIONAL USANDO PROBLEMATIZAÇÃO MEDIADA POR ATIVIDADES DIDÁTICAS CONSTRUTIVISTAS
title_fullStr UMA ABORDAGEM DE TÓPICOS DA MECÂNICA ROTACIONAL USANDO PROBLEMATIZAÇÃO MEDIADA POR ATIVIDADES DIDÁTICAS CONSTRUTIVISTAS
title_full_unstemmed UMA ABORDAGEM DE TÓPICOS DA MECÂNICA ROTACIONAL USANDO PROBLEMATIZAÇÃO MEDIADA POR ATIVIDADES DIDÁTICAS CONSTRUTIVISTAS
title_sort UMA ABORDAGEM DE TÓPICOS DA MECÂNICA ROTACIONAL USANDO PROBLEMATIZAÇÃO MEDIADA POR ATIVIDADES DIDÁTICAS CONSTRUTIVISTAS
author Zolet Busatto, Cassiano
author_facet Zolet Busatto, Cassiano
Ariel Samudio Perez, Carlos
Teresinha Werner da Rosa, Cleci
author_role author
author2 Ariel Samudio Perez, Carlos
Teresinha Werner da Rosa, Cleci
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zolet Busatto, Cassiano
Ariel Samudio Perez, Carlos
Teresinha Werner da Rosa, Cleci
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
mecânica rotacional
problematização
topic Ensino de Física
mecânica rotacional
problematização
description Espera-se que o ensino de Física contribua com a formação dos estudantes, proporcionando-lhes conhecimentos que lhes permita a interpretação de fatos, fenômenos naturais e processos tecnológicos. Entretanto, pesquisas tem mostrado que o seu ensino tem se caracterizado pelo uso de estratégias pedagógicas que privilegiam a memorização e reprodução dos conteúdos. No campo da mecânica rotacional, por exemplo, percebe-se que a abordagem didática utilizada pela maioria dos livros didáticos, pouco está relacionada com situações cotidianas. Diante desse contexto o presente trabalho descreve uma pesquisa desenvolvida com o intuito de avaliar como uma sequência didática fundamentada em pressupostos construtivistas e num ensino por problematização, auxiliada por recursos digitais e atividades experimentais, contribui para o estudo de conteúdos da mecânica rotacional. A proposta foi aplicada a uma turma de professores de Física em formação inicial. A pesquisa é de natureza qualitativa e participante e utilizou instrumentos de avaliação o diário de bordo e questionários pré e pós-teste. Esses materiais permitiram fazer reflexões que sugerem que: o uso das problematizações colabora na identificação dos conhecimentos prévios e na condução dos alunos para a tomada de consciência da necessidade de aquisição de um novo conhecimento; os recursos digitais e as atividades experimentais destacam-se no sentido de auxiliar na aproximação com situações cotidianas e na compreensão de conceitos abstratos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/384
10.31512/encitec.v11i1.384
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/384
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v11i1.384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/384/201
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 1 (2021); 101-119
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333648789504