BALANCED SCORECARD: UTILIZAÇÃO DA PERSPECTIVA DO CLIENTE NA AVALIAÇÃO DO SUPERMERCADO X

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sgarbossa, Maira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Muraro, Mirna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/7
Resumo: Diante do cenário econômico em constante desenvolvimento decorrente do processo da globalização e concorrência, as empresas necessitam de uma gestão que possibilite o atendimento de seus objetivos e metas. A controladoria através do uso do Balanced Scorecard (BSC) permite uma visão balanceada e integrada dos processos, garantindo que os esforços da organização se direcionem para a criação de valor. Assim, o objetivo desse estudo consiste em avaliar o desempenho financeiro e organizacional do supermercado X através da perspectiva do cliente, uma dentre as quatro abordadas pelo BSC. Metodologicamente, trata-se de um estudo aplicado de caráter descritivo, com abordagem quantitativa, realizado através de um levantamento junto aos clientes do estabelecimento. Ao final, percebe-se a gestão organizacional do supermercado que visa ampliações, criação de novos departamentos e principalmente qualidade dos produtos vendidos, refletiu na sua lucratividade e na fidelização de clientes. Identificou-se que 53% dos clientes entrevistados realizam suas compras a mais de dez anos no Supermercado X; 44% destes clientes reconhecem a qualidade dos produtos do supermercado e os adquirem mesmo que o preço seja superior aos outros estabelecimentos da cidade; e 50% dos clientes destacam a padaria como o melhor departamento do mercado, pela qualidade dos produtos produzidos e comercializados.
id URI-6_0adf0c491920efa3957d6e60976938e1
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/7
network_acronym_str URI-6
network_name_str Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações
repository_id_str
spelling BALANCED SCORECARD: UTILIZAÇÃO DA PERSPECTIVA DO CLIENTE NA AVALIAÇÃO DO SUPERMERCADO XDiante do cenário econômico em constante desenvolvimento decorrente do processo da globalização e concorrência, as empresas necessitam de uma gestão que possibilite o atendimento de seus objetivos e metas. A controladoria através do uso do Balanced Scorecard (BSC) permite uma visão balanceada e integrada dos processos, garantindo que os esforços da organização se direcionem para a criação de valor. Assim, o objetivo desse estudo consiste em avaliar o desempenho financeiro e organizacional do supermercado X através da perspectiva do cliente, uma dentre as quatro abordadas pelo BSC. Metodologicamente, trata-se de um estudo aplicado de caráter descritivo, com abordagem quantitativa, realizado através de um levantamento junto aos clientes do estabelecimento. Ao final, percebe-se a gestão organizacional do supermercado que visa ampliações, criação de novos departamentos e principalmente qualidade dos produtos vendidos, refletiu na sua lucratividade e na fidelização de clientes. Identificou-se que 53% dos clientes entrevistados realizam suas compras a mais de dez anos no Supermercado X; 44% destes clientes reconhecem a qualidade dos produtos do supermercado e os adquirem mesmo que o preço seja superior aos outros estabelecimentos da cidade; e 50% dos clientes destacam a padaria como o melhor departamento do mercado, pela qualidade dos produtos produzidos e comercializados.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2020-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/710.31512/gesto.v8i2.7Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações; v. 8 n. 2 (2020); 2-212358-0216reponame:Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizaçõesinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/7/2Copyright (c) 2020 Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizaçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSgarbossa, MairaMuraro, Mirna2021-01-19T14:27:29Zoai:ojs2.san.uri.br:article/7Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/oai||rseibert@san.uri.br2358-02162358-0216opendoar:2021-01-19T14:27:29Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv BALANCED SCORECARD: UTILIZAÇÃO DA PERSPECTIVA DO CLIENTE NA AVALIAÇÃO DO SUPERMERCADO X
title BALANCED SCORECARD: UTILIZAÇÃO DA PERSPECTIVA DO CLIENTE NA AVALIAÇÃO DO SUPERMERCADO X
spellingShingle BALANCED SCORECARD: UTILIZAÇÃO DA PERSPECTIVA DO CLIENTE NA AVALIAÇÃO DO SUPERMERCADO X
Sgarbossa, Maira
title_short BALANCED SCORECARD: UTILIZAÇÃO DA PERSPECTIVA DO CLIENTE NA AVALIAÇÃO DO SUPERMERCADO X
title_full BALANCED SCORECARD: UTILIZAÇÃO DA PERSPECTIVA DO CLIENTE NA AVALIAÇÃO DO SUPERMERCADO X
title_fullStr BALANCED SCORECARD: UTILIZAÇÃO DA PERSPECTIVA DO CLIENTE NA AVALIAÇÃO DO SUPERMERCADO X
title_full_unstemmed BALANCED SCORECARD: UTILIZAÇÃO DA PERSPECTIVA DO CLIENTE NA AVALIAÇÃO DO SUPERMERCADO X
title_sort BALANCED SCORECARD: UTILIZAÇÃO DA PERSPECTIVA DO CLIENTE NA AVALIAÇÃO DO SUPERMERCADO X
author Sgarbossa, Maira
author_facet Sgarbossa, Maira
Muraro, Mirna
author_role author
author2 Muraro, Mirna
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sgarbossa, Maira
Muraro, Mirna
description Diante do cenário econômico em constante desenvolvimento decorrente do processo da globalização e concorrência, as empresas necessitam de uma gestão que possibilite o atendimento de seus objetivos e metas. A controladoria através do uso do Balanced Scorecard (BSC) permite uma visão balanceada e integrada dos processos, garantindo que os esforços da organização se direcionem para a criação de valor. Assim, o objetivo desse estudo consiste em avaliar o desempenho financeiro e organizacional do supermercado X através da perspectiva do cliente, uma dentre as quatro abordadas pelo BSC. Metodologicamente, trata-se de um estudo aplicado de caráter descritivo, com abordagem quantitativa, realizado através de um levantamento junto aos clientes do estabelecimento. Ao final, percebe-se a gestão organizacional do supermercado que visa ampliações, criação de novos departamentos e principalmente qualidade dos produtos vendidos, refletiu na sua lucratividade e na fidelização de clientes. Identificou-se que 53% dos clientes entrevistados realizam suas compras a mais de dez anos no Supermercado X; 44% destes clientes reconhecem a qualidade dos produtos do supermercado e os adquirem mesmo que o preço seja superior aos outros estabelecimentos da cidade; e 50% dos clientes destacam a padaria como o melhor departamento do mercado, pela qualidade dos produtos produzidos e comercializados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/7
10.31512/gesto.v8i2.7
url https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/7
identifier_str_mv 10.31512/gesto.v8i2.7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/7/2
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações; v. 8 n. 2 (2020); 2-21
2358-0216
reponame:Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações
collection Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações
repository.name.fl_str_mv Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv ||rseibert@san.uri.br
_version_ 1797688343425712128