OS PRINCÍPIOS COOPERATIVISTAS E A INTERDISCIPLINARIDADE PRESENTES EM UMA COOPERATIVA ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/554 |
Resumo: | O presente artigo busca compreender as contribuições dos princípios do cooperativismo, a interdisciplinaridade, em um processo de construção coletivo, efetivado na prática, na realização do Projeto Educacional. Significa, verificar para além das fundamentações teóricas, construídas ao longo da história, identificar as práticas da constituição de uma Cooperativa Escolar, por alunos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Imaculada Conceição, no distrito do Depósito, no município de Espumoso, fundada em 2018. Para responder os objetivos do estudo, a pesquisa conta com aportes teóricos-metodológicos, de natureza aplicada, abordagem qualitativa, com a análise de conteúdo. Os achados do estudo indicam que os princípios, as concepções de estudos interdisciplinares, se efetivam, ao contribuírem na constituição de uma cooperativa escolar, com ações de intervenção da realidade, ao produzir o sal temperado, para uma comunidade com altos índices de hipertensão, ao promover o protagonismo de estudantes, ao exercerem a autogestão na cooperativa, ao incorporar na caminhada educacional, professores, funcionários, pais e a comunidade, em um conjunto de atividades, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, tendo como eixos norteadores, a solidariedade, a cooperação e interesse pela comunidade, contribuindo com a efetivação dos princípios cooperativistas, nas boas práticas de governança cooperativa, na interdisciplinaridade, tão fundamentais na construção do conhecimento. |
id |
URI-6_447a4cee24ac3169173a37e0dcbc077a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/554 |
network_acronym_str |
URI-6 |
network_name_str |
Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações |
repository_id_str |
|
spelling |
OS PRINCÍPIOS COOPERATIVISTAS E A INTERDISCIPLINARIDADE PRESENTES EM UMA COOPERATIVA ESCOLARO presente artigo busca compreender as contribuições dos princípios do cooperativismo, a interdisciplinaridade, em um processo de construção coletivo, efetivado na prática, na realização do Projeto Educacional. Significa, verificar para além das fundamentações teóricas, construídas ao longo da história, identificar as práticas da constituição de uma Cooperativa Escolar, por alunos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Imaculada Conceição, no distrito do Depósito, no município de Espumoso, fundada em 2018. Para responder os objetivos do estudo, a pesquisa conta com aportes teóricos-metodológicos, de natureza aplicada, abordagem qualitativa, com a análise de conteúdo. Os achados do estudo indicam que os princípios, as concepções de estudos interdisciplinares, se efetivam, ao contribuírem na constituição de uma cooperativa escolar, com ações de intervenção da realidade, ao produzir o sal temperado, para uma comunidade com altos índices de hipertensão, ao promover o protagonismo de estudantes, ao exercerem a autogestão na cooperativa, ao incorporar na caminhada educacional, professores, funcionários, pais e a comunidade, em um conjunto de atividades, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, tendo como eixos norteadores, a solidariedade, a cooperação e interesse pela comunidade, contribuindo com a efetivação dos princípios cooperativistas, nas boas práticas de governança cooperativa, na interdisciplinaridade, tão fundamentais na construção do conhecimento. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/55410.31512/gesto.v10i1.554Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações; v. 10 n. 1 (2022): Janeiro/junho de 2022; 37-542358-0216reponame:Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizaçõesinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/554/280Copyright (c) 2021 Danieli de Oliveira Biolchi, Airton Adelar Mueller, Nelson José Thesing, Danieli de Almeida Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBiolchi, Danieli de Oliveira Mueller, Airton AdelarThesing, Nelson José Oliveira, Danieli de Almeida2021-10-07T17:28:28Zoai:ojs2.san.uri.br:article/554Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/oai||rseibert@san.uri.br2358-02162358-0216opendoar:2021-10-07T17:28:28Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS PRINCÍPIOS COOPERATIVISTAS E A INTERDISCIPLINARIDADE PRESENTES EM UMA COOPERATIVA ESCOLAR |
title |
OS PRINCÍPIOS COOPERATIVISTAS E A INTERDISCIPLINARIDADE PRESENTES EM UMA COOPERATIVA ESCOLAR |
spellingShingle |
OS PRINCÍPIOS COOPERATIVISTAS E A INTERDISCIPLINARIDADE PRESENTES EM UMA COOPERATIVA ESCOLAR Biolchi, Danieli de Oliveira |
title_short |
OS PRINCÍPIOS COOPERATIVISTAS E A INTERDISCIPLINARIDADE PRESENTES EM UMA COOPERATIVA ESCOLAR |
title_full |
OS PRINCÍPIOS COOPERATIVISTAS E A INTERDISCIPLINARIDADE PRESENTES EM UMA COOPERATIVA ESCOLAR |
title_fullStr |
OS PRINCÍPIOS COOPERATIVISTAS E A INTERDISCIPLINARIDADE PRESENTES EM UMA COOPERATIVA ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
OS PRINCÍPIOS COOPERATIVISTAS E A INTERDISCIPLINARIDADE PRESENTES EM UMA COOPERATIVA ESCOLAR |
title_sort |
OS PRINCÍPIOS COOPERATIVISTAS E A INTERDISCIPLINARIDADE PRESENTES EM UMA COOPERATIVA ESCOLAR |
author |
Biolchi, Danieli de Oliveira |
author_facet |
Biolchi, Danieli de Oliveira Mueller, Airton Adelar Thesing, Nelson José Oliveira, Danieli de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Mueller, Airton Adelar Thesing, Nelson José Oliveira, Danieli de Almeida |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Biolchi, Danieli de Oliveira Mueller, Airton Adelar Thesing, Nelson José Oliveira, Danieli de Almeida |
description |
O presente artigo busca compreender as contribuições dos princípios do cooperativismo, a interdisciplinaridade, em um processo de construção coletivo, efetivado na prática, na realização do Projeto Educacional. Significa, verificar para além das fundamentações teóricas, construídas ao longo da história, identificar as práticas da constituição de uma Cooperativa Escolar, por alunos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Imaculada Conceição, no distrito do Depósito, no município de Espumoso, fundada em 2018. Para responder os objetivos do estudo, a pesquisa conta com aportes teóricos-metodológicos, de natureza aplicada, abordagem qualitativa, com a análise de conteúdo. Os achados do estudo indicam que os princípios, as concepções de estudos interdisciplinares, se efetivam, ao contribuírem na constituição de uma cooperativa escolar, com ações de intervenção da realidade, ao produzir o sal temperado, para uma comunidade com altos índices de hipertensão, ao promover o protagonismo de estudantes, ao exercerem a autogestão na cooperativa, ao incorporar na caminhada educacional, professores, funcionários, pais e a comunidade, em um conjunto de atividades, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, tendo como eixos norteadores, a solidariedade, a cooperação e interesse pela comunidade, contribuindo com a efetivação dos princípios cooperativistas, nas boas práticas de governança cooperativa, na interdisciplinaridade, tão fundamentais na construção do conhecimento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/554 10.31512/gesto.v10i1.554 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/554 |
identifier_str_mv |
10.31512/gesto.v10i1.554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/554/280 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações; v. 10 n. 1 (2022): Janeiro/junho de 2022; 37-54 2358-0216 reponame:Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações |
collection |
Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações |
repository.name.fl_str_mv |
Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rseibert@san.uri.br |
_version_ |
1797688343476043776 |