FINANÇAS PESSOAIS: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO CAPÃO DO LEÃO (RS)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/269 |
Resumo: | Pesquisas recentes a respeito do comportamento financeiro dos brasileiros destacam o fato de aproximadamente 81% dos entrevistados saberem pouco ou nada de suas finanças e de 62,2% estarem endividados, independentemente da classe social a que pertencem. Por endividamento, compreende-se possuir parcelas a vencer de empréstimos, de financiamentos ou de compras realizadas em prestações. Nesse contexto, esse estudo, de natureza aplicada e abordagem quantitativa, teve o intuito de analisar a relação entre o perfil financeiro e a propensão ao endividamento dos professores da rede municipal de ensino do Capão do Leão (RS). Para alcançá-lo, foi aplicado um questionário estruturado com perguntas fechadas a 78 docentes, obtendo-se 75 respostas válidas. A partir dos resultados coletados, constatou-se que a maioria dos respondentes realiza algum tipo de planejamento das finanças pessoais, reconhecendo tal instrumento como uma ferramenta eficiente para uma gestão adequada dos seus proventos. Em relação à educação financeira, apesar de demonstrarem alguns saberes, carecem de instruções mais consistentes a fim de se tornarem multiplicadores. Também foi possível delinear dois perfis quanto ao relacionamento com o dinheiro e o endividamento: o construtor e o despreocupado. |
id |
URI-6_933ac0c4d9b1625207b182ad2d1e87bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/269 |
network_acronym_str |
URI-6 |
network_name_str |
Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações |
repository_id_str |
|
spelling |
FINANÇAS PESSOAIS: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO CAPÃO DO LEÃO (RS)Finanças Pessoais; Endividamento; Perfil Financeiro de Professores; Educação FinanceiraPesquisas recentes a respeito do comportamento financeiro dos brasileiros destacam o fato de aproximadamente 81% dos entrevistados saberem pouco ou nada de suas finanças e de 62,2% estarem endividados, independentemente da classe social a que pertencem. Por endividamento, compreende-se possuir parcelas a vencer de empréstimos, de financiamentos ou de compras realizadas em prestações. Nesse contexto, esse estudo, de natureza aplicada e abordagem quantitativa, teve o intuito de analisar a relação entre o perfil financeiro e a propensão ao endividamento dos professores da rede municipal de ensino do Capão do Leão (RS). Para alcançá-lo, foi aplicado um questionário estruturado com perguntas fechadas a 78 docentes, obtendo-se 75 respostas válidas. A partir dos resultados coletados, constatou-se que a maioria dos respondentes realiza algum tipo de planejamento das finanças pessoais, reconhecendo tal instrumento como uma ferramenta eficiente para uma gestão adequada dos seus proventos. Em relação à educação financeira, apesar de demonstrarem alguns saberes, carecem de instruções mais consistentes a fim de se tornarem multiplicadores. Também foi possível delinear dois perfis quanto ao relacionamento com o dinheiro e o endividamento: o construtor e o despreocupado.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/26910.31512/gesto.v10i1.269Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações; v. 10 n. 1 (2022): Janeiro/junho de 2022; 55-732358-0216reponame:Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizaçõesinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/269/279Copyright (c) 2021 Daniela Pinto Barros, Luciana Nunes Ferreira, Isabel Teresinha Dutra Soareshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Daniela PintoFerreira, Luciana NunesSoares, Isabel Teresinha Dutra2021-08-03T18:12:18Zoai:ojs2.san.uri.br:article/269Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/oai||rseibert@san.uri.br2358-02162358-0216opendoar:2021-08-03T18:12:18Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FINANÇAS PESSOAIS: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO CAPÃO DO LEÃO (RS) |
title |
FINANÇAS PESSOAIS: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO CAPÃO DO LEÃO (RS) |
spellingShingle |
FINANÇAS PESSOAIS: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO CAPÃO DO LEÃO (RS) Barros, Daniela Pinto Finanças Pessoais; Endividamento; Perfil Financeiro de Professores; Educação Financeira |
title_short |
FINANÇAS PESSOAIS: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO CAPÃO DO LEÃO (RS) |
title_full |
FINANÇAS PESSOAIS: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO CAPÃO DO LEÃO (RS) |
title_fullStr |
FINANÇAS PESSOAIS: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO CAPÃO DO LEÃO (RS) |
title_full_unstemmed |
FINANÇAS PESSOAIS: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO CAPÃO DO LEÃO (RS) |
title_sort |
FINANÇAS PESSOAIS: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO CAPÃO DO LEÃO (RS) |
author |
Barros, Daniela Pinto |
author_facet |
Barros, Daniela Pinto Ferreira, Luciana Nunes Soares, Isabel Teresinha Dutra |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Luciana Nunes Soares, Isabel Teresinha Dutra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Daniela Pinto Ferreira, Luciana Nunes Soares, Isabel Teresinha Dutra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Finanças Pessoais; Endividamento; Perfil Financeiro de Professores; Educação Financeira |
topic |
Finanças Pessoais; Endividamento; Perfil Financeiro de Professores; Educação Financeira |
description |
Pesquisas recentes a respeito do comportamento financeiro dos brasileiros destacam o fato de aproximadamente 81% dos entrevistados saberem pouco ou nada de suas finanças e de 62,2% estarem endividados, independentemente da classe social a que pertencem. Por endividamento, compreende-se possuir parcelas a vencer de empréstimos, de financiamentos ou de compras realizadas em prestações. Nesse contexto, esse estudo, de natureza aplicada e abordagem quantitativa, teve o intuito de analisar a relação entre o perfil financeiro e a propensão ao endividamento dos professores da rede municipal de ensino do Capão do Leão (RS). Para alcançá-lo, foi aplicado um questionário estruturado com perguntas fechadas a 78 docentes, obtendo-se 75 respostas válidas. A partir dos resultados coletados, constatou-se que a maioria dos respondentes realiza algum tipo de planejamento das finanças pessoais, reconhecendo tal instrumento como uma ferramenta eficiente para uma gestão adequada dos seus proventos. Em relação à educação financeira, apesar de demonstrarem alguns saberes, carecem de instruções mais consistentes a fim de se tornarem multiplicadores. Também foi possível delinear dois perfis quanto ao relacionamento com o dinheiro e o endividamento: o construtor e o despreocupado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/269 10.31512/gesto.v10i1.269 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/269 |
identifier_str_mv |
10.31512/gesto.v10i1.269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/269/279 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Daniela Pinto Barros, Luciana Nunes Ferreira, Isabel Teresinha Dutra Soares https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Daniela Pinto Barros, Luciana Nunes Ferreira, Isabel Teresinha Dutra Soares https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações; v. 10 n. 1 (2022): Janeiro/junho de 2022; 55-73 2358-0216 reponame:Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações |
collection |
Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações |
repository.name.fl_str_mv |
Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rseibert@san.uri.br |
_version_ |
1797688343439343616 |