SUCESSÃO FAMILIAR NA ATIVIDADE RURAL: CAPACIDADES DE ABSORÇÃO E CONTABILIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krüger, Cristiane
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Machado, Fernanda Souto, Ceolin, Árthur Fagundes, Garlet, Tarciana Faccin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/1011
Resumo: Buscou-se analisar a relação entre contabilidade e as capacidades de absorção (potencial e realizada) no processo de sucessão familiar e a continuidade da atividade rural. Adotou-se uma pesquisa aplicada, quantitativa, descritiva e de levantamento. O embasamento teórico é fundamentado na Contabilidade, Sucessão Familiar e Capacidades de Absorção. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário com produtores rurais da região central do Rio Grande do Sul. A amostra final é composta por 200 respondentes. A análise dos dados compreendeu estatísticas descritivas e de correlação. Os resultados apontam que os respondentes acreditam que a sucessão é um processo que ocorre de forma gradual, quando o sucessor estiver apto para assumir as responsabilidades, porém, ainda não possuem sucessores definidos. Além disso, os produtores rurais percebem que a contabilidade propicia um maior conhecimento para a tomada de decisão. Ainda, a maioria afirma que há reconhecimento rápido das mudanças nas possibilidades técnicas e aplica informações externas objetivando contribuir para a lucratividade das propriedades rurais. A correlação demonstrou associações significativas e positivas entre os constructos analisados. A principal contribuição do estudo reside em reduzir a lacuna na literatura científica sobre contabilidade, capacidades de absorção, sucessão familiar e continuidade da atividade rural.
id URI-6_99b06a7fdc177870b66f79dbd03d8aba
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/1011
network_acronym_str URI-6
network_name_str Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações
repository_id_str
spelling SUCESSÃO FAMILIAR NA ATIVIDADE RURAL: CAPACIDADES DE ABSORÇÃO E CONTABILIDADESucessão no agronegócio.Empresas familiares.Contabilidade rural.Capacidade de Absorção Realizada.Capacidade de Absorção Potencial.Buscou-se analisar a relação entre contabilidade e as capacidades de absorção (potencial e realizada) no processo de sucessão familiar e a continuidade da atividade rural. Adotou-se uma pesquisa aplicada, quantitativa, descritiva e de levantamento. O embasamento teórico é fundamentado na Contabilidade, Sucessão Familiar e Capacidades de Absorção. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário com produtores rurais da região central do Rio Grande do Sul. A amostra final é composta por 200 respondentes. A análise dos dados compreendeu estatísticas descritivas e de correlação. Os resultados apontam que os respondentes acreditam que a sucessão é um processo que ocorre de forma gradual, quando o sucessor estiver apto para assumir as responsabilidades, porém, ainda não possuem sucessores definidos. Além disso, os produtores rurais percebem que a contabilidade propicia um maior conhecimento para a tomada de decisão. Ainda, a maioria afirma que há reconhecimento rápido das mudanças nas possibilidades técnicas e aplica informações externas objetivando contribuir para a lucratividade das propriedades rurais. A correlação demonstrou associações significativas e positivas entre os constructos analisados. A principal contribuição do estudo reside em reduzir a lacuna na literatura científica sobre contabilidade, capacidades de absorção, sucessão familiar e continuidade da atividade rural.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2022-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/101110.31512/gesto.v10i2.1011Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações; v. 10 n. 2 (2022): Julho/dezembro de 2022; 127-1492358-0216reponame:Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizaçõesinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/1011/451Copyright (c) 2022 Cristiane Krüger, Fernanda Souto Machado, Árthur Fagundes Ceolin, Tarciana Faccin Garlethttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKrüger, CristianeMachado, Fernanda SoutoCeolin, Árthur Fagundes Garlet, Tarciana Faccin 2022-09-23T18:28:26Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1011Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/oai||rseibert@san.uri.br2358-02162358-0216opendoar:2022-09-23T18:28:26Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv SUCESSÃO FAMILIAR NA ATIVIDADE RURAL: CAPACIDADES DE ABSORÇÃO E CONTABILIDADE
title SUCESSÃO FAMILIAR NA ATIVIDADE RURAL: CAPACIDADES DE ABSORÇÃO E CONTABILIDADE
spellingShingle SUCESSÃO FAMILIAR NA ATIVIDADE RURAL: CAPACIDADES DE ABSORÇÃO E CONTABILIDADE
Krüger, Cristiane
Sucessão no agronegócio.
Empresas familiares.
Contabilidade rural.
Capacidade de Absorção Realizada.
Capacidade de Absorção Potencial.
title_short SUCESSÃO FAMILIAR NA ATIVIDADE RURAL: CAPACIDADES DE ABSORÇÃO E CONTABILIDADE
title_full SUCESSÃO FAMILIAR NA ATIVIDADE RURAL: CAPACIDADES DE ABSORÇÃO E CONTABILIDADE
title_fullStr SUCESSÃO FAMILIAR NA ATIVIDADE RURAL: CAPACIDADES DE ABSORÇÃO E CONTABILIDADE
title_full_unstemmed SUCESSÃO FAMILIAR NA ATIVIDADE RURAL: CAPACIDADES DE ABSORÇÃO E CONTABILIDADE
title_sort SUCESSÃO FAMILIAR NA ATIVIDADE RURAL: CAPACIDADES DE ABSORÇÃO E CONTABILIDADE
author Krüger, Cristiane
author_facet Krüger, Cristiane
Machado, Fernanda Souto
Ceolin, Árthur Fagundes
Garlet, Tarciana Faccin
author_role author
author2 Machado, Fernanda Souto
Ceolin, Árthur Fagundes
Garlet, Tarciana Faccin
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krüger, Cristiane
Machado, Fernanda Souto
Ceolin, Árthur Fagundes
Garlet, Tarciana Faccin
dc.subject.por.fl_str_mv Sucessão no agronegócio.
Empresas familiares.
Contabilidade rural.
Capacidade de Absorção Realizada.
Capacidade de Absorção Potencial.
topic Sucessão no agronegócio.
Empresas familiares.
Contabilidade rural.
Capacidade de Absorção Realizada.
Capacidade de Absorção Potencial.
description Buscou-se analisar a relação entre contabilidade e as capacidades de absorção (potencial e realizada) no processo de sucessão familiar e a continuidade da atividade rural. Adotou-se uma pesquisa aplicada, quantitativa, descritiva e de levantamento. O embasamento teórico é fundamentado na Contabilidade, Sucessão Familiar e Capacidades de Absorção. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário com produtores rurais da região central do Rio Grande do Sul. A amostra final é composta por 200 respondentes. A análise dos dados compreendeu estatísticas descritivas e de correlação. Os resultados apontam que os respondentes acreditam que a sucessão é um processo que ocorre de forma gradual, quando o sucessor estiver apto para assumir as responsabilidades, porém, ainda não possuem sucessores definidos. Além disso, os produtores rurais percebem que a contabilidade propicia um maior conhecimento para a tomada de decisão. Ainda, a maioria afirma que há reconhecimento rápido das mudanças nas possibilidades técnicas e aplica informações externas objetivando contribuir para a lucratividade das propriedades rurais. A correlação demonstrou associações significativas e positivas entre os constructos analisados. A principal contribuição do estudo reside em reduzir a lacuna na literatura científica sobre contabilidade, capacidades de absorção, sucessão familiar e continuidade da atividade rural.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/1011
10.31512/gesto.v10i2.1011
url https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/1011
identifier_str_mv 10.31512/gesto.v10i2.1011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/1011/451
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações; v. 10 n. 2 (2022): Julho/dezembro de 2022; 127-149
2358-0216
reponame:Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações
collection Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações
repository.name.fl_str_mv Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv ||rseibert@san.uri.br
_version_ 1797688343485480960