O ensino de História e a representação feminina na literatura grega clássica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE |
Texto Completo: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9488 |
Resumo: | Com o avanço da historiografia e a mudança de foco no que concerne ao fazer historiográfico, percebemos como alguns referentes foram resgatados. O feminino grego, dentro desse movimento, apresentou-se como um objeto de análise multifacetado, fruto dos estudos da História das mulheres. Diante desse cenário, o objetivo principal deste trabalho é analisar quais os atributos e características dos grupos femininos gregos, para que assim possam ser criadas metodologias de ensino dessa temática para o 6° ano do Ensino Fundamental. Para alcançarmos nosso objetivo, recorreremos à análise literária, acima de tudo a noção de discursos públicos e discursos ocultos, que nos possibilitará compreender como o referente feminino se expressava na pólis. Da mesma maneira, pesquisaremos um conjunto de fontes de gêneros distintos, quais sejam - o Contra Neera, os fragmentos de Safo e os mimos de Herondas. Visando ainda aproximar as conclusões da pesquisa literária com ensino de História, proporemos uma intervenção didática acerca dessa temática. A proposta terá como base as teorias de como é formado o conhecimento tanto para a Educação Histórica quanto para a Educação Cognitiva. |
id |
URPE_5d00fbb9f1af4f1422287eddcb0e055a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2:tede2/9488 |
network_acronym_str |
URPE |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de História e a representação feminina na literatura grega clássicaEnsino de históriaAprendizagemHistória AntigaLiteratura e históriaLiteratura gregaMulherCIENCIAS HUMANAS::HISTORIACom o avanço da historiografia e a mudança de foco no que concerne ao fazer historiográfico, percebemos como alguns referentes foram resgatados. O feminino grego, dentro desse movimento, apresentou-se como um objeto de análise multifacetado, fruto dos estudos da História das mulheres. Diante desse cenário, o objetivo principal deste trabalho é analisar quais os atributos e características dos grupos femininos gregos, para que assim possam ser criadas metodologias de ensino dessa temática para o 6° ano do Ensino Fundamental. Para alcançarmos nosso objetivo, recorreremos à análise literária, acima de tudo a noção de discursos públicos e discursos ocultos, que nos possibilitará compreender como o referente feminino se expressava na pólis. Da mesma maneira, pesquisaremos um conjunto de fontes de gêneros distintos, quais sejam - o Contra Neera, os fragmentos de Safo e os mimos de Herondas. Visando ainda aproximar as conclusões da pesquisa literária com ensino de História, proporemos uma intervenção didática acerca dessa temática. A proposta terá como base as teorias de como é formado o conhecimento tanto para a Educação Histórica quanto para a Educação Cognitiva.With the progress of historiography and the change of focus on historiography, we noticed how some referents were rescued. The Greek feminine, within this movement, was presented as a multifaceted object of analysis, the result of studies of the History of women. Because of this scenario, the main objective of this work is to analyze the attributes and characteristics of Greek female groups, so that teaching methodologies for this theme can be created for the 6th year of Elementary School. To reach our goal, we will resort to literary analysis, especially the notion of public discourses and hidden discourses, which will enable us to understand how the female referent was expressed in the polis. In the same way, we will research a set of sources from different genres, namely, the Contra Neera, the fragments of Sappho, and the mimes of Herondas. Still aiming to bring the conclusions of literary research closer to the teaching of History, we will propose a didactic intervention on this theme. The proposal will be based on the theories of how knowledge is formed for both Historical Education and Cognitive Education.Universidade Federal Rural de PernambucoDepartamento de HistóriaBrasilUFRPEPrograma de Pós-Graduação em HistóriaSILVA, Uiran Gebara daSOUZA NETO, José Maria Gomes deLEITE, Priscilla GontijoANDRADE, Juliana Alves deNASCIMENTO, Ana Maria Lúcia do2023-11-30T19:19:14Z2023-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Ana Maria Lúcia do. O ensino de História e a representação feminina na literatura grega clássica. 2023. 142 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9488porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPEinstname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-11-30T19:19:14Zoai:tede2:tede2/9488Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede/PUBhttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/oai/requestbdtd@ufrpe.br ||bdtd@ufrpe.bropendoar:2023-11-30T19:19:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de História e a representação feminina na literatura grega clássica |
title |
O ensino de História e a representação feminina na literatura grega clássica |
spellingShingle |
O ensino de História e a representação feminina na literatura grega clássica NASCIMENTO, Ana Maria Lúcia do Ensino de história Aprendizagem História Antiga Literatura e história Literatura grega Mulher CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
title_short |
O ensino de História e a representação feminina na literatura grega clássica |
title_full |
O ensino de História e a representação feminina na literatura grega clássica |
title_fullStr |
O ensino de História e a representação feminina na literatura grega clássica |
title_full_unstemmed |
O ensino de História e a representação feminina na literatura grega clássica |
title_sort |
O ensino de História e a representação feminina na literatura grega clássica |
author |
NASCIMENTO, Ana Maria Lúcia do |
author_facet |
NASCIMENTO, Ana Maria Lúcia do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Uiran Gebara da SOUZA NETO, José Maria Gomes de LEITE, Priscilla Gontijo ANDRADE, Juliana Alves de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Ana Maria Lúcia do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de história Aprendizagem História Antiga Literatura e história Literatura grega Mulher CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
topic |
Ensino de história Aprendizagem História Antiga Literatura e história Literatura grega Mulher CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
Com o avanço da historiografia e a mudança de foco no que concerne ao fazer historiográfico, percebemos como alguns referentes foram resgatados. O feminino grego, dentro desse movimento, apresentou-se como um objeto de análise multifacetado, fruto dos estudos da História das mulheres. Diante desse cenário, o objetivo principal deste trabalho é analisar quais os atributos e características dos grupos femininos gregos, para que assim possam ser criadas metodologias de ensino dessa temática para o 6° ano do Ensino Fundamental. Para alcançarmos nosso objetivo, recorreremos à análise literária, acima de tudo a noção de discursos públicos e discursos ocultos, que nos possibilitará compreender como o referente feminino se expressava na pólis. Da mesma maneira, pesquisaremos um conjunto de fontes de gêneros distintos, quais sejam - o Contra Neera, os fragmentos de Safo e os mimos de Herondas. Visando ainda aproximar as conclusões da pesquisa literária com ensino de História, proporemos uma intervenção didática acerca dessa temática. A proposta terá como base as teorias de como é formado o conhecimento tanto para a Educação Histórica quanto para a Educação Cognitiva. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-30T19:19:14Z 2023-02-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Ana Maria Lúcia do. O ensino de História e a representação feminina na literatura grega clássica. 2023. 142 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9488 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Ana Maria Lúcia do. O ensino de História e a representação feminina na literatura grega clássica. 2023. 142 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
url |
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9488 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de História Brasil UFRPE Programa de Pós-Graduação em História |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de História Brasil UFRPE Programa de Pós-Graduação em História |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@ufrpe.br ||bdtd@ufrpe.br |
_version_ |
1823352188499394560 |