Aleitamento materno: representações sociais de professores de ciências profissionais de saúde e mães

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CHACON, Maria de Lourdes Leôncio
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE
Texto Completo: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5926
Resumo: Este estudo analisa as representações sociais de professores do Ensino de Ciências, profissionais de saúde e mães, sobre aleitamento materno, apoiado na Teoria das Representações Sociais. Para tanto, utilizamos a metodologia interativa e, como instrumentos de coleta de dados, entrevistas, através da técnica do círculo hermenêutico dialético, e questionários. Verificamos que as representações sociais dos professores de Ciências e profissionais de saúde sobre aleitamento materno não são favoráveis, em sua maioria, para uma melhor conscientização das mães sobre a importância do aleitamento materno. Por outro lado, as representações dos professores de ciências, profissionais de saúde e mães são favoráveis a um melhor trabalho educativo quanto à importância do aleitamento materno. Como recomendações para futuras pesquisas, consideramos relevante ampliar a discussão da temática do aleitamento materno no cotidiano escolar, de forma a propiciar um novo olhar das mães e da sociedade sobre a amamentação, que é de fundamental importância para o crescimento e desenvolvimento das crianças.
id URPE_7f12cb003e66c014f1a8be817b3b7c90
oai_identifier_str oai:tede2:tede2/5926
network_acronym_str URPE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE
repository_id_str
spelling Aleitamento materno: representações sociais de professores de ciências profissionais de saúde e mãesEnsino de ciênciasAleitamento maternoRepresentação socialProfessorCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste estudo analisa as representações sociais de professores do Ensino de Ciências, profissionais de saúde e mães, sobre aleitamento materno, apoiado na Teoria das Representações Sociais. Para tanto, utilizamos a metodologia interativa e, como instrumentos de coleta de dados, entrevistas, através da técnica do círculo hermenêutico dialético, e questionários. Verificamos que as representações sociais dos professores de Ciências e profissionais de saúde sobre aleitamento materno não são favoráveis, em sua maioria, para uma melhor conscientização das mães sobre a importância do aleitamento materno. Por outro lado, as representações dos professores de ciências, profissionais de saúde e mães são favoráveis a um melhor trabalho educativo quanto à importância do aleitamento materno. Como recomendações para futuras pesquisas, consideramos relevante ampliar a discussão da temática do aleitamento materno no cotidiano escolar, de forma a propiciar um novo olhar das mães e da sociedade sobre a amamentação, que é de fundamental importância para o crescimento e desenvolvimento das crianças.This study aimed to investigate how sciences teachers, health professionals and mothers construct social images about the mother suckling. It is based the theory about social images. The methodology consisted of interviews and. some questionnaires that were also applied in order to know if the opinions given by sciences teachers and health professionals about the mother suckling are positive or negative for develop an educational work involving mothers. The results about the social images constructed by the groups investigated point to the need of develop a systematic educational work with mothers as well as suggest more researches in order of enlarge the discussion about the mother suckling in the school everyday. In this way, it would make possible to the society, in general, construct a new view about the importance of the mother suckling to the children development.Universidade Federal Rural de PernambucoDepartamento de EducaçãoBrasilUFRPEPrograma de Pós-Graduação em Ensino das CiênciasOLIVEIRA, Maria Marly deBASTOS, Heloísa Flora Brasil NóbregaCORREIA, Maria Tereza dos SantosMAYER, MargarethCHACON, Maria de Lourdes Leôncio2016-11-22T11:31:50Z2006-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCHACON, Maria de Lourdes Leôncio. Aleitamento materno: representações sociais de professores de ciências profissionais de saúde e mães. 2006. 159 f. Dissertação(Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5926porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPEinstname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2018-05-04T14:40:18Zoai:tede2:tede2/5926Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede/PUBhttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/oai/requestbdtd@ufrpe.br ||bdtd@ufrpe.bropendoar:2018-05-04T14:40:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Aleitamento materno: representações sociais de professores de ciências profissionais de saúde e mães
title Aleitamento materno: representações sociais de professores de ciências profissionais de saúde e mães
spellingShingle Aleitamento materno: representações sociais de professores de ciências profissionais de saúde e mães
CHACON, Maria de Lourdes Leôncio
Ensino de ciências
Aleitamento materno
Representação social
Professor
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Aleitamento materno: representações sociais de professores de ciências profissionais de saúde e mães
title_full Aleitamento materno: representações sociais de professores de ciências profissionais de saúde e mães
title_fullStr Aleitamento materno: representações sociais de professores de ciências profissionais de saúde e mães
title_full_unstemmed Aleitamento materno: representações sociais de professores de ciências profissionais de saúde e mães
title_sort Aleitamento materno: representações sociais de professores de ciências profissionais de saúde e mães
author CHACON, Maria de Lourdes Leôncio
author_facet CHACON, Maria de Lourdes Leôncio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Maria Marly de
BASTOS, Heloísa Flora Brasil Nóbrega
CORREIA, Maria Tereza dos Santos
MAYER, Margareth
dc.contributor.author.fl_str_mv CHACON, Maria de Lourdes Leôncio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Aleitamento materno
Representação social
Professor
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Ensino de ciências
Aleitamento materno
Representação social
Professor
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este estudo analisa as representações sociais de professores do Ensino de Ciências, profissionais de saúde e mães, sobre aleitamento materno, apoiado na Teoria das Representações Sociais. Para tanto, utilizamos a metodologia interativa e, como instrumentos de coleta de dados, entrevistas, através da técnica do círculo hermenêutico dialético, e questionários. Verificamos que as representações sociais dos professores de Ciências e profissionais de saúde sobre aleitamento materno não são favoráveis, em sua maioria, para uma melhor conscientização das mães sobre a importância do aleitamento materno. Por outro lado, as representações dos professores de ciências, profissionais de saúde e mães são favoráveis a um melhor trabalho educativo quanto à importância do aleitamento materno. Como recomendações para futuras pesquisas, consideramos relevante ampliar a discussão da temática do aleitamento materno no cotidiano escolar, de forma a propiciar um novo olhar das mães e da sociedade sobre a amamentação, que é de fundamental importância para o crescimento e desenvolvimento das crianças.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-22
2016-11-22T11:31:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CHACON, Maria de Lourdes Leôncio. Aleitamento materno: representações sociais de professores de ciências profissionais de saúde e mães. 2006. 159 f. Dissertação(Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5926
identifier_str_mv CHACON, Maria de Lourdes Leôncio. Aleitamento materno: representações sociais de professores de ciências profissionais de saúde e mães. 2006. 159 f. Dissertação(Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
url http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural de Pernambuco
Departamento de Educação
Brasil
UFRPE
Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural de Pernambuco
Departamento de Educação
Brasil
UFRPE
Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@ufrpe.br ||bdtd@ufrpe.br
_version_ 1823352163719446528