Generalização do modelo computacional de tráfego veicular IDM (Intelligent Driver Model)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE |
Texto Completo: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5172 |
Resumo: | Urban traffic represents a phenomenon of great socioeconomic importance,whose modeling from the point of view of prevision on the basis of initial conditions, still represents a challenge for modern science. Computational methods (computer simulations) represent a powerful tool for modeling and prediction of a number of effects, where systems of coupled differential equations may be used to simulate different phenomena observed in traffic systems. In particular, a quantity of high importance for maintenance and planning of road systems is the vehicular capacity which can be supported without traffic jams, whose description and prevision is still not well understood. In this work, a generalization of an existing microscopic traffic model, the Intelligent Driver Model (IDM), is proposed by implementing a distribution of desired velocities, where it is shown that vehicle capacity of multiple lane roads can be measured in a rather realistic manner, as a function of model parameters,which may be adjusted to real observations. |
id |
URPE_ea74272303bfc020e54c9a4aa83a913a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2:tede2/5172 |
network_acronym_str |
URPE |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE |
repository_id_str |
|
spelling |
STOSIC, BorkoSOUZA, Adauto José Ferreira deCAMPOS, Paulo Roberto de AraújoCYSNEIROS, Francisco José de Azevedohttp://lattes.cnpq.br/3239051871599064SANTOS, Luiz José Rodrigues dos2016-08-03T14:07:42Z2008-02-28SANTOS, Luiz José Rodrigues dos. Generalização do modelo computacional de tráfego veicular IDM (Intelligent Driver Model). 2008. 61 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Biometria e Estatística Aplicada) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5172Urban traffic represents a phenomenon of great socioeconomic importance,whose modeling from the point of view of prevision on the basis of initial conditions, still represents a challenge for modern science. Computational methods (computer simulations) represent a powerful tool for modeling and prediction of a number of effects, where systems of coupled differential equations may be used to simulate different phenomena observed in traffic systems. In particular, a quantity of high importance for maintenance and planning of road systems is the vehicular capacity which can be supported without traffic jams, whose description and prevision is still not well understood. In this work, a generalization of an existing microscopic traffic model, the Intelligent Driver Model (IDM), is proposed by implementing a distribution of desired velocities, where it is shown that vehicle capacity of multiple lane roads can be measured in a rather realistic manner, as a function of model parameters,which may be adjusted to real observations.O tráfego urbano representa um fenômeno de grande importância sócio econômica, cuja modelagem de ponto de vista de previsão a partir de condições iniciais, ainda representa um desafio para a ciência moderna. Métodos computacionais (simulação computacional) representam uma ferramenta poderosa para modelagem e previsão de diversos efeitos, nos quais sistemas de equações diferenciais acopladas podem simular diversos fenômenos observados no sistema de tráfego. Em particular, uma grandeza de alto impacto para o gerenciamento e planejamento de rodovias é a capacidade veicular que elas podem suportar sem que aconteça o efeito de congestionamento, cuja descrição e previsão ainda não estão bem entendida. Neste trabalho, propõe-se uma generalização de um modelo microscópico computacional existente, o Intelligent Driver Model (IDM), aplicando uma distribuição de velocidades desejadas, onde torna-se possível medir de forma bastante realista a capacidade veicular de rodovias com múltiplas faixas, em função de parâmetros de modelo, que podem ser ajustados às observações reais.Submitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2016-08-03T14:07:18Z No. of bitstreams: 1 Luiz Jose Rodrigues dos Santos.pdf: 1081987 bytes, checksum: 435fc2cb438881b9c3905e16b4b41ed0 (MD5)Made available in DSpace on 2016-08-03T14:07:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luiz Jose Rodrigues dos Santos.pdf: 1081987 bytes, checksum: 435fc2cb438881b9c3905e16b4b41ed0 (MD5) Previous issue date: 2008-02-28Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfporUniversidade Federal Rural de PernambucoPrograma de Pós-Graduação em Biometria e Estatística AplicadaUFRPEBrasilDepartamento de Estatística e InformáticaTráfego urbanoSimulaçãoEstatística aplicadaIntelligent Driver ModelIDMCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICAGeneralização do modelo computacional de tráfego veicular IDM (Intelligent Driver Model)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis768382242446187918600600600600-6774555140396120501-58364078281851435172075167498588264571info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPEinstname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/bitstream/tede2/5172/1/license.txtbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51ORIGINALLuiz Jose Rodrigues dos Santos.pdfLuiz Jose Rodrigues dos Santos.pdfapplication/pdf1081987http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/bitstream/tede2/5172/2/Luiz+Jose+Rodrigues+dos+Santos.pdf435fc2cb438881b9c3905e16b4b41ed0MD52tede2/51722016-08-12 13:04:45.094oai:tede2: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede/PUBhttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/oai/requestbdtd@ufrpe.br ||bdtd@ufrpe.bropendoar:2024-05-28T12:32:42.228168Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Generalização do modelo computacional de tráfego veicular IDM (Intelligent Driver Model) |
title |
Generalização do modelo computacional de tráfego veicular IDM (Intelligent Driver Model) |
spellingShingle |
Generalização do modelo computacional de tráfego veicular IDM (Intelligent Driver Model) SANTOS, Luiz José Rodrigues dos Tráfego urbano Simulação Estatística aplicada Intelligent Driver Model IDM CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA |
title_short |
Generalização do modelo computacional de tráfego veicular IDM (Intelligent Driver Model) |
title_full |
Generalização do modelo computacional de tráfego veicular IDM (Intelligent Driver Model) |
title_fullStr |
Generalização do modelo computacional de tráfego veicular IDM (Intelligent Driver Model) |
title_full_unstemmed |
Generalização do modelo computacional de tráfego veicular IDM (Intelligent Driver Model) |
title_sort |
Generalização do modelo computacional de tráfego veicular IDM (Intelligent Driver Model) |
author |
SANTOS, Luiz José Rodrigues dos |
author_facet |
SANTOS, Luiz José Rodrigues dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
STOSIC, Borko |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
SOUZA, Adauto José Ferreira de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
CAMPOS, Paulo Roberto de Araújo |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
CYSNEIROS, Francisco José de Azevedo |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3239051871599064 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Luiz José Rodrigues dos |
contributor_str_mv |
STOSIC, Borko SOUZA, Adauto José Ferreira de CAMPOS, Paulo Roberto de Araújo CYSNEIROS, Francisco José de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tráfego urbano Simulação Estatística aplicada |
topic |
Tráfego urbano Simulação Estatística aplicada Intelligent Driver Model IDM CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Intelligent Driver Model IDM |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA |
description |
Urban traffic represents a phenomenon of great socioeconomic importance,whose modeling from the point of view of prevision on the basis of initial conditions, still represents a challenge for modern science. Computational methods (computer simulations) represent a powerful tool for modeling and prediction of a number of effects, where systems of coupled differential equations may be used to simulate different phenomena observed in traffic systems. In particular, a quantity of high importance for maintenance and planning of road systems is the vehicular capacity which can be supported without traffic jams, whose description and prevision is still not well understood. In this work, a generalization of an existing microscopic traffic model, the Intelligent Driver Model (IDM), is proposed by implementing a distribution of desired velocities, where it is shown that vehicle capacity of multiple lane roads can be measured in a rather realistic manner, as a function of model parameters,which may be adjusted to real observations. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-02-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-03T14:07:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Luiz José Rodrigues dos. Generalização do modelo computacional de tráfego veicular IDM (Intelligent Driver Model). 2008. 61 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Biometria e Estatística Aplicada) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5172 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Luiz José Rodrigues dos. Generalização do modelo computacional de tráfego veicular IDM (Intelligent Driver Model). 2008. 61 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Biometria e Estatística Aplicada) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
url |
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
768382242446187918 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 600 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-6774555140396120501 |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
-5836407828185143517 |
dc.relation.sponsorship.fl_str_mv |
2075167498588264571 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Biometria e Estatística Aplicada |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Estatística e Informática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/bitstream/tede2/5172/1/license.txt http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/bitstream/tede2/5172/2/Luiz+Jose+Rodrigues+dos+Santos.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468 435fc2cb438881b9c3905e16b4b41ed0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@ufrpe.br ||bdtd@ufrpe.br |
_version_ |
1810102223219195904 |