Clusters comerciais: pesquisa exploratória acerca do cluster de essências localizado em São Paulo e sua vantagem competitiva local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Esdras da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: COSTA, Rogério Sarkis, FARINA, Milton Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1000
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo geral identificar as principais características de um modelo de cluster comercial (essências) localizado no bairro da Sé, região central de São Paulo. Seu objetivo secundário descreve acerca da competitividade percebida entre os atores do cluster no atual modelo de aglomeração com seu propósito final voltado para o contexto comercial, propondo aplicar as métricas criadas por Zaccarelli, Telles, Siqueira, Boaventura e Donaire (2008) envolvendo aspectos de competitividade entre as empresas localizadas no clusters e suas vantagens obtidas mediante o efeito da aglomeração. A pesquisa também se justifica por uma ausência de análise de concentrações geográficas de atividades varejistas comerciais, sendo explorados em sua grande maioria por aglomerações industriais com alto poder de impacto sobre seu território. A metodologia utilizada para a pesquisa parte de um estudo qualitativo exploratório, discorrendo acerca das características do fenômeno estudado e de seu universo amostral, constituído por 21 comerciantes do segmento de essências concentrados na região central da cidade de São Paulo. Os resultados observados estão de acordo com paradigma de que estar localizado em um modelo de cluster pode trazer vantagens competitivas para os atores locais, e que tal aglomeração pode ser interpretada como aspecto positivo, quando defrontado com modelos similares de comércios em condição locacionais isolada.
id USCS-1_40e0125c84043858bf9505f392311a70
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/1000
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleClusters comerciais: pesquisa exploratória acerca do cluster de essências localizado em São Paulo e sua vantagem competitiva local20162017-05-04T11:41:53Z2017-05-04T11:41:53ZO presente trabalho teve por objetivo geral identificar as principais características de um modelo de cluster comercial (essências) localizado no bairro da Sé, região central de São Paulo. Seu objetivo secundário descreve acerca da competitividade percebida entre os atores do cluster no atual modelo de aglomeração com seu propósito final voltado para o contexto comercial, propondo aplicar as métricas criadas por Zaccarelli, Telles, Siqueira, Boaventura e Donaire (2008) envolvendo aspectos de competitividade entre as empresas localizadas no clusters e suas vantagens obtidas mediante o efeito da aglomeração. A pesquisa também se justifica por uma ausência de análise de concentrações geográficas de atividades varejistas comerciais, sendo explorados em sua grande maioria por aglomerações industriais com alto poder de impacto sobre seu território. A metodologia utilizada para a pesquisa parte de um estudo qualitativo exploratório, discorrendo acerca das características do fenômeno estudado e de seu universo amostral, constituído por 21 comerciantes do segmento de essências concentrados na região central da cidade de São Paulo. Os resultados observados estão de acordo com paradigma de que estar localizado em um modelo de cluster pode trazer vantagens competitivas para os atores locais, e que tal aglomeração pode ser interpretada como aspecto positivo, quando defrontado com modelos similares de comércios em condição locacionais isolada.Submitted by TAIS ANDREOLI (tais_pa@hotmail.com) on 2017-03-28T17:37:05Z No. of bitstreams: 1 Revista ESPACIOS _ Vol.pdf: 477814 bytes, checksum: 4bbd040eb8de497c09b359495cd74ef8 (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2017-03-28T19:53:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Revista ESPACIOS _ Vol.pdf: 477814 bytes, checksum: 4bbd040eb8de497c09b359495cd74ef8 (MD5)Approved for entry into archive by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2017-05-04T11:41:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Revista ESPACIOS _ Vol.pdf: 477814 bytes, checksum: 4bbd040eb8de497c09b359495cd74ef8 (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-04T11:41:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Revista ESPACIOS _ Vol.pdf: 477814 bytes, checksum: 4bbd040eb8de497c09b359495cd74ef8 (MD5) Previous issue date: 2016Cluster ComercialCompetitividadeVantagem Competitiva Localhttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1000DMD_hdl_123456789/1000COSTA, Esdras da Silva; COSTA, Rogério Sarkis; FARINA, Milton Carlos. Clusters comerciais: pesquisa exploratória acerca do cluster de essências localizado em São Paulo e sua vantagem competitiva local. Revista ESPACIOS, v. 37, n. 25, 2016.COSTA, Esdras da SilvaCOSTA, Rogério SarkisFARINA, Milton Carlosporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessRevista%20ESPACIOS%20_%20Vol.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/1000/2/Revista%20ESPACIOS%20_%20Vol.pdfapplication/pdf477814http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/1000/2/Revista%20ESPACIOS%20_%20Vol.pdf4bbd040eb8de497c09b359495cd74ef8MD5123456789_1000_22020-07-22T15:45:37Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/1000Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:39.492Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Clusters comerciais: pesquisa exploratória acerca do cluster de essências localizado em São Paulo e sua vantagem competitiva local
title Clusters comerciais: pesquisa exploratória acerca do cluster de essências localizado em São Paulo e sua vantagem competitiva local
spellingShingle Clusters comerciais: pesquisa exploratória acerca do cluster de essências localizado em São Paulo e sua vantagem competitiva local
COSTA, Esdras da Silva
Cluster Comercial
Competitividade
Vantagem Competitiva Local
title_short Clusters comerciais: pesquisa exploratória acerca do cluster de essências localizado em São Paulo e sua vantagem competitiva local
title_full Clusters comerciais: pesquisa exploratória acerca do cluster de essências localizado em São Paulo e sua vantagem competitiva local
title_fullStr Clusters comerciais: pesquisa exploratória acerca do cluster de essências localizado em São Paulo e sua vantagem competitiva local
title_full_unstemmed Clusters comerciais: pesquisa exploratória acerca do cluster de essências localizado em São Paulo e sua vantagem competitiva local
title_sort Clusters comerciais: pesquisa exploratória acerca do cluster de essências localizado em São Paulo e sua vantagem competitiva local
author COSTA, Esdras da Silva
author_facet COSTA, Esdras da Silva
COSTA, Rogério Sarkis
FARINA, Milton Carlos
author_role author
author2 COSTA, Rogério Sarkis
FARINA, Milton Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Esdras da Silva
COSTA, Rogério Sarkis
FARINA, Milton Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Cluster Comercial
Competitividade
Vantagem Competitiva Local
topic Cluster Comercial
Competitividade
Vantagem Competitiva Local
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente trabalho teve por objetivo geral identificar as principais características de um modelo de cluster comercial (essências) localizado no bairro da Sé, região central de São Paulo. Seu objetivo secundário descreve acerca da competitividade percebida entre os atores do cluster no atual modelo de aglomeração com seu propósito final voltado para o contexto comercial, propondo aplicar as métricas criadas por Zaccarelli, Telles, Siqueira, Boaventura e Donaire (2008) envolvendo aspectos de competitividade entre as empresas localizadas no clusters e suas vantagens obtidas mediante o efeito da aglomeração. A pesquisa também se justifica por uma ausência de análise de concentrações geográficas de atividades varejistas comerciais, sendo explorados em sua grande maioria por aglomerações industriais com alto poder de impacto sobre seu território. A metodologia utilizada para a pesquisa parte de um estudo qualitativo exploratório, discorrendo acerca das características do fenômeno estudado e de seu universo amostral, constituído por 21 comerciantes do segmento de essências concentrados na região central da cidade de São Paulo. Os resultados observados estão de acordo com paradigma de que estar localizado em um modelo de cluster pode trazer vantagens competitivas para os atores locais, e que tal aglomeração pode ser interpretada como aspecto positivo, quando defrontado com modelos similares de comércios em condição locacionais isolada.
description O presente trabalho teve por objetivo geral identificar as principais características de um modelo de cluster comercial (essências) localizado no bairro da Sé, região central de São Paulo. Seu objetivo secundário descreve acerca da competitividade percebida entre os atores do cluster no atual modelo de aglomeração com seu propósito final voltado para o contexto comercial, propondo aplicar as métricas criadas por Zaccarelli, Telles, Siqueira, Boaventura e Donaire (2008) envolvendo aspectos de competitividade entre as empresas localizadas no clusters e suas vantagens obtidas mediante o efeito da aglomeração. A pesquisa também se justifica por uma ausência de análise de concentrações geográficas de atividades varejistas comerciais, sendo explorados em sua grande maioria por aglomerações industriais com alto poder de impacto sobre seu território. A metodologia utilizada para a pesquisa parte de um estudo qualitativo exploratório, discorrendo acerca das características do fenômeno estudado e de seu universo amostral, constituído por 21 comerciantes do segmento de essências concentrados na região central da cidade de São Paulo. Os resultados observados estão de acordo com paradigma de que estar localizado em um modelo de cluster pode trazer vantagens competitivas para os atores locais, e que tal aglomeração pode ser interpretada como aspecto positivo, quando defrontado com modelos similares de comércios em condição locacionais isolada.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2017-05-04T11:41:53Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-04T11:41:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1000
DMD_hdl_123456789/1000
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Esdras da Silva; COSTA, Rogério Sarkis; FARINA, Milton Carlos. Clusters comerciais: pesquisa exploratória acerca do cluster de essências localizado em São Paulo e sua vantagem competitiva local. Revista ESPACIOS, v. 37, n. 25, 2016.
url http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1000
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/1000
COSTA, Esdras da Silva; COSTA, Rogério Sarkis; FARINA, Milton Carlos. Clusters comerciais: pesquisa exploratória acerca do cluster de essências localizado em São Paulo e sua vantagem competitiva local. Revista ESPACIOS, v. 37, n. 25, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672951115146067968