Clusters comerciais: pesquisa exploratória acerca do cluster de essências localizado em São Paulo e sua vantagem competitiva local
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da USCS |
Texto Completo: | http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1000 |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo geral identificar as principais características de um modelo de cluster comercial (essências) localizado no bairro da Sé, região central de São Paulo. Seu objetivo secundário descreve acerca da competitividade percebida entre os atores do cluster no atual modelo de aglomeração com seu propósito final voltado para o contexto comercial, propondo aplicar as métricas criadas por Zaccarelli, Telles, Siqueira, Boaventura e Donaire (2008) envolvendo aspectos de competitividade entre as empresas localizadas no clusters e suas vantagens obtidas mediante o efeito da aglomeração. A pesquisa também se justifica por uma ausência de análise de concentrações geográficas de atividades varejistas comerciais, sendo explorados em sua grande maioria por aglomerações industriais com alto poder de impacto sobre seu território. A metodologia utilizada para a pesquisa parte de um estudo qualitativo exploratório, discorrendo acerca das características do fenômeno estudado e de seu universo amostral, constituído por 21 comerciantes do segmento de essências concentrados na região central da cidade de São Paulo. Os resultados observados estão de acordo com paradigma de que estar localizado em um modelo de cluster pode trazer vantagens competitivas para os atores locais, e que tal aglomeração pode ser interpretada como aspecto positivo, quando defrontado com modelos similares de comércios em condição locacionais isolada. |
id |
USCS-1_40e0125c84043858bf9505f392311a70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/1000 |
network_acronym_str |
USCS-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da USCS |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleClusters comerciais: pesquisa exploratória acerca do cluster de essências localizado em São Paulo e sua vantagem competitiva local20162017-05-04T11:41:53Z2017-05-04T11:41:53ZO presente trabalho teve por objetivo geral identificar as principais características de um modelo de cluster comercial (essências) localizado no bairro da Sé, região central de São Paulo. Seu objetivo secundário descreve acerca da competitividade percebida entre os atores do cluster no atual modelo de aglomeração com seu propósito final voltado para o contexto comercial, propondo aplicar as métricas criadas por Zaccarelli, Telles, Siqueira, Boaventura e Donaire (2008) envolvendo aspectos de competitividade entre as empresas localizadas no clusters e suas vantagens obtidas mediante o efeito da aglomeração. A pesquisa também se justifica por uma ausência de análise de concentrações geográficas de atividades varejistas comerciais, sendo explorados em sua grande maioria por aglomerações industriais com alto poder de impacto sobre seu território. A metodologia utilizada para a pesquisa parte de um estudo qualitativo exploratório, discorrendo acerca das características do fenômeno estudado e de seu universo amostral, constituído por 21 comerciantes do segmento de essências concentrados na região central da cidade de São Paulo. Os resultados observados estão de acordo com paradigma de que estar localizado em um modelo de cluster pode trazer vantagens competitivas para os atores locais, e que tal aglomeração pode ser interpretada como aspecto positivo, quando defrontado com modelos similares de comércios em condição locacionais isolada.Submitted by TAIS ANDREOLI (tais_pa@hotmail.com) on 2017-03-28T17:37:05Z No. of bitstreams: 1 Revista ESPACIOS _ Vol.pdf: 477814 bytes, checksum: 4bbd040eb8de497c09b359495cd74ef8 (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2017-03-28T19:53:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Revista ESPACIOS _ Vol.pdf: 477814 bytes, checksum: 4bbd040eb8de497c09b359495cd74ef8 (MD5)Approved for entry into archive by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2017-05-04T11:41:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Revista ESPACIOS _ Vol.pdf: 477814 bytes, checksum: 4bbd040eb8de497c09b359495cd74ef8 (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-04T11:41:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Revista ESPACIOS _ Vol.pdf: 477814 bytes, checksum: 4bbd040eb8de497c09b359495cd74ef8 (MD5) Previous issue date: 2016Cluster ComercialCompetitividadeVantagem Competitiva Localhttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1000DMD_hdl_123456789/1000COSTA, Esdras da Silva; COSTA, Rogério Sarkis; FARINA, Milton Carlos. Clusters comerciais: pesquisa exploratória acerca do cluster de essências localizado em São Paulo e sua vantagem competitiva local. Revista ESPACIOS, v. 37, n. 25, 2016.COSTA, Esdras da SilvaCOSTA, Rogério SarkisFARINA, Milton Carlosporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessRevista%20ESPACIOS%20_%20Vol.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/1000/2/Revista%20ESPACIOS%20_%20Vol.pdfapplication/pdf477814http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/1000/2/Revista%20ESPACIOS%20_%20Vol.pdf4bbd040eb8de497c09b359495cd74ef8MD5123456789_1000_22020-07-22T15:45:37Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/1000Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:39.492Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Clusters comerciais: pesquisa exploratória acerca do cluster de essências localizado em São Paulo e sua vantagem competitiva local |
title |
Clusters comerciais: pesquisa exploratória acerca do cluster de essências localizado em São Paulo e sua vantagem competitiva local |
spellingShingle |
Clusters comerciais: pesquisa exploratória acerca do cluster de essências localizado em São Paulo e sua vantagem competitiva local COSTA, Esdras da Silva Cluster Comercial Competitividade Vantagem Competitiva Local |
title_short |
Clusters comerciais: pesquisa exploratória acerca do cluster de essências localizado em São Paulo e sua vantagem competitiva local |
title_full |
Clusters comerciais: pesquisa exploratória acerca do cluster de essências localizado em São Paulo e sua vantagem competitiva local |
title_fullStr |
Clusters comerciais: pesquisa exploratória acerca do cluster de essências localizado em São Paulo e sua vantagem competitiva local |
title_full_unstemmed |
Clusters comerciais: pesquisa exploratória acerca do cluster de essências localizado em São Paulo e sua vantagem competitiva local |
title_sort |
Clusters comerciais: pesquisa exploratória acerca do cluster de essências localizado em São Paulo e sua vantagem competitiva local |
author |
COSTA, Esdras da Silva |
author_facet |
COSTA, Esdras da Silva COSTA, Rogério Sarkis FARINA, Milton Carlos |
author_role |
author |
author2 |
COSTA, Rogério Sarkis FARINA, Milton Carlos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA, Esdras da Silva COSTA, Rogério Sarkis FARINA, Milton Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cluster Comercial Competitividade Vantagem Competitiva Local |
topic |
Cluster Comercial Competitividade Vantagem Competitiva Local |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho teve por objetivo geral identificar as principais características de um modelo de cluster comercial (essências) localizado no bairro da Sé, região central de São Paulo. Seu objetivo secundário descreve acerca da competitividade percebida entre os atores do cluster no atual modelo de aglomeração com seu propósito final voltado para o contexto comercial, propondo aplicar as métricas criadas por Zaccarelli, Telles, Siqueira, Boaventura e Donaire (2008) envolvendo aspectos de competitividade entre as empresas localizadas no clusters e suas vantagens obtidas mediante o efeito da aglomeração. A pesquisa também se justifica por uma ausência de análise de concentrações geográficas de atividades varejistas comerciais, sendo explorados em sua grande maioria por aglomerações industriais com alto poder de impacto sobre seu território. A metodologia utilizada para a pesquisa parte de um estudo qualitativo exploratório, discorrendo acerca das características do fenômeno estudado e de seu universo amostral, constituído por 21 comerciantes do segmento de essências concentrados na região central da cidade de São Paulo. Os resultados observados estão de acordo com paradigma de que estar localizado em um modelo de cluster pode trazer vantagens competitivas para os atores locais, e que tal aglomeração pode ser interpretada como aspecto positivo, quando defrontado com modelos similares de comércios em condição locacionais isolada. |
description |
O presente trabalho teve por objetivo geral identificar as principais características de um modelo de cluster comercial (essências) localizado no bairro da Sé, região central de São Paulo. Seu objetivo secundário descreve acerca da competitividade percebida entre os atores do cluster no atual modelo de aglomeração com seu propósito final voltado para o contexto comercial, propondo aplicar as métricas criadas por Zaccarelli, Telles, Siqueira, Boaventura e Donaire (2008) envolvendo aspectos de competitividade entre as empresas localizadas no clusters e suas vantagens obtidas mediante o efeito da aglomeração. A pesquisa também se justifica por uma ausência de análise de concentrações geográficas de atividades varejistas comerciais, sendo explorados em sua grande maioria por aglomerações industriais com alto poder de impacto sobre seu território. A metodologia utilizada para a pesquisa parte de um estudo qualitativo exploratório, discorrendo acerca das características do fenômeno estudado e de seu universo amostral, constituído por 21 comerciantes do segmento de essências concentrados na região central da cidade de São Paulo. Os resultados observados estão de acordo com paradigma de que estar localizado em um modelo de cluster pode trazer vantagens competitivas para os atores locais, e que tal aglomeração pode ser interpretada como aspecto positivo, quando defrontado com modelos similares de comércios em condição locacionais isolada. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-05-04T11:41:53Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-04T11:41:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1000 DMD_hdl_123456789/1000 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Esdras da Silva; COSTA, Rogério Sarkis; FARINA, Milton Carlos. Clusters comerciais: pesquisa exploratória acerca do cluster de essências localizado em São Paulo e sua vantagem competitiva local. Revista ESPACIOS, v. 37, n. 25, 2016. |
url |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1000 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/1000 COSTA, Esdras da Silva; COSTA, Rogério Sarkis; FARINA, Milton Carlos. Clusters comerciais: pesquisa exploratória acerca do cluster de essências localizado em São Paulo e sua vantagem competitiva local. Revista ESPACIOS, v. 37, n. 25, 2016. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da USCS instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da USCS |
collection |
Repositório Institucional da USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1672951115146067968 |