Marketing Político e Redes Sociais: reflexos nas eleições 2010 à presidência da República

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PESSONI, Arquimedes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: AMORIS, Valéria Camargo, GOLLNER, André Petris, GOULART, Elias Estevão
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/448
Resumo: O artigo aborda os conceitos e a importância do marketing político e das redes sociais nas campanhas eleitorais, de 2010, dos principais candidatos à Presidência da República, de acordo com as pesquisas eleitorais. Foram analisados os dispositivos de interação da Internet dos candidatos - Orkut, Twitter e Youtube - como ferramenta de marketing político e o impacto que podem causar numa campanha presidencial. A pesquisa utilizou a metodologia exploratória e a pesquisa quantitativa para identificar o conteúdo das novas ferramentas. Entre os principais resultados, identificamos que o uso das novas ferramentas de marketing ainda carece de políticas de visibilidade por parte das equipes de comunicação e que seu impacto nas urnas necessita de estudos qualitativos para ser mensurado.
id USCS-1_61fdcd86fc57efe13717490864206d2c
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/448
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartMarketing Político e Redes Sociais: reflexos nas eleições 2010 à presidência da República20122014-09-02T00:19:26Z2014-09-02T00:19:26ZSociedade Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Comunicação e Marketing Político – POLITICOMO artigo aborda os conceitos e a importância do marketing político e das redes sociais nas campanhas eleitorais, de 2010, dos principais candidatos à Presidência da República, de acordo com as pesquisas eleitorais. Foram analisados os dispositivos de interação da Internet dos candidatos - Orkut, Twitter e Youtube - como ferramenta de marketing político e o impacto que podem causar numa campanha presidencial. A pesquisa utilizou a metodologia exploratória e a pesquisa quantitativa para identificar o conteúdo das novas ferramentas. Entre os principais resultados, identificamos que o uso das novas ferramentas de marketing ainda carece de políticas de visibilidade por parte das equipes de comunicação e que seu impacto nas urnas necessita de estudos qualitativos para ser mensurado.E-book disponível na íntegra em: http://politicom.com.br/wp-content/uploads/2012/02/ebookpoliticomunisal.pdf#page=64Submitted by Arquimedes Pessoni (pessoni@uscs.edu.br) on 2014-07-23T18:08:44Z No. of bitstreams: 1 ebookpoliticomunisal.pdf: 2735666 bytes, checksum: 6ef6ac58582b54c83792a27f9e6f3c85 (MD5)Approved for entry into archive by Herom Vargas(herom.vargas@uscs.edu.br) on 2014-07-30T14:33:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ebookpoliticomunisal.pdf: 2735666 bytes, checksum: 6ef6ac58582b54c83792a27f9e6f3c85 (MD5)Approved for entry into archive by Vania Santos(biblioteca.centro@uscs.edu.br) on 2014-09-02T00:19:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ebookpoliticomunisal.pdf: 2735666 bytes, checksum: 6ef6ac58582b54c83792a27f9e6f3c85 (MD5)Made available in DSpace on 2014-09-02T00:19:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ebookpoliticomunisal.pdf: 2735666 bytes, checksum: 6ef6ac58582b54c83792a27f9e6f3c85 (MD5) Previous issue date: 2012InternetMarketing PolíticoRedes SociaisEleição 2010Presidente do Brasilhttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/448DMD_hdl_123456789/448PESSONI, Arquimedes; AMORIS, Valéria Camargo; GOLLNER, André Pétris; GOULART, Elias Estevão. Marketing Político e Redes Sociais: reflexos nas eleições 2010 à presidência da República. In: QUEIROZ, Adolpho Carlos Françoso; TOMAZIELLO, Paulo Sérgio; MACEDO, Roberto Gondo (orgs.).Comunicação Política e eleitoral no Brasil: Perspectivas e limitações no dinamismo político. Americana | SP | Brasil 2012. p.140-157.PESSONI, ArquimedesAMORIS, Valéria CamargoGOLLNER, André PetrisGOULART, Elias Estevãoporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessebookpoliticomunisal.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/448/2/ebookpoliticomunisal.pdfapplication/pdf2735666http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/448/2/ebookpoliticomunisal.pdf6ef6ac58582b54c83792a27f9e6f3c85MD5123456789_448_22020-07-22T15:44:39Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/448Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:44:41.482Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing Político e Redes Sociais: reflexos nas eleições 2010 à presidência da República
title Marketing Político e Redes Sociais: reflexos nas eleições 2010 à presidência da República
spellingShingle Marketing Político e Redes Sociais: reflexos nas eleições 2010 à presidência da República
PESSONI, Arquimedes
Internet
Marketing Político
Redes Sociais
Eleição 2010
Presidente do Brasil
title_short Marketing Político e Redes Sociais: reflexos nas eleições 2010 à presidência da República
title_full Marketing Político e Redes Sociais: reflexos nas eleições 2010 à presidência da República
title_fullStr Marketing Político e Redes Sociais: reflexos nas eleições 2010 à presidência da República
title_full_unstemmed Marketing Político e Redes Sociais: reflexos nas eleições 2010 à presidência da República
title_sort Marketing Político e Redes Sociais: reflexos nas eleições 2010 à presidência da República
author PESSONI, Arquimedes
author_facet PESSONI, Arquimedes
AMORIS, Valéria Camargo
GOLLNER, André Petris
GOULART, Elias Estevão
author_role author
author2 AMORIS, Valéria Camargo
GOLLNER, André Petris
GOULART, Elias Estevão
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PESSONI, Arquimedes
AMORIS, Valéria Camargo
GOLLNER, André Petris
GOULART, Elias Estevão
dc.subject.por.fl_str_mv Internet
Marketing Político
Redes Sociais
Eleição 2010
Presidente do Brasil
topic Internet
Marketing Político
Redes Sociais
Eleição 2010
Presidente do Brasil
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O artigo aborda os conceitos e a importância do marketing político e das redes sociais nas campanhas eleitorais, de 2010, dos principais candidatos à Presidência da República, de acordo com as pesquisas eleitorais. Foram analisados os dispositivos de interação da Internet dos candidatos - Orkut, Twitter e Youtube - como ferramenta de marketing político e o impacto que podem causar numa campanha presidencial. A pesquisa utilizou a metodologia exploratória e a pesquisa quantitativa para identificar o conteúdo das novas ferramentas. Entre os principais resultados, identificamos que o uso das novas ferramentas de marketing ainda carece de políticas de visibilidade por parte das equipes de comunicação e que seu impacto nas urnas necessita de estudos qualitativos para ser mensurado.
E-book disponível na íntegra em: http://politicom.com.br/wp-content/uploads/2012/02/ebookpoliticomunisal.pdf#page=64
description O artigo aborda os conceitos e a importância do marketing político e das redes sociais nas campanhas eleitorais, de 2010, dos principais candidatos à Presidência da República, de acordo com as pesquisas eleitorais. Foram analisados os dispositivos de interação da Internet dos candidatos - Orkut, Twitter e Youtube - como ferramenta de marketing político e o impacto que podem causar numa campanha presidencial. A pesquisa utilizou a metodologia exploratória e a pesquisa quantitativa para identificar o conteúdo das novas ferramentas. Entre os principais resultados, identificamos que o uso das novas ferramentas de marketing ainda carece de políticas de visibilidade por parte das equipes de comunicação e que seu impacto nas urnas necessita de estudos qualitativos para ser mensurado.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2014-09-02T00:19:26Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-02T00:19:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
status_str publishedVersion
format bookPart
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/448
DMD_hdl_123456789/448
dc.identifier.citation.fl_str_mv PESSONI, Arquimedes; AMORIS, Valéria Camargo; GOLLNER, André Pétris; GOULART, Elias Estevão. Marketing Político e Redes Sociais: reflexos nas eleições 2010 à presidência da República. In: QUEIROZ, Adolpho Carlos Françoso; TOMAZIELLO, Paulo Sérgio; MACEDO, Roberto Gondo (orgs.).Comunicação Política e eleitoral no Brasil: Perspectivas e limitações no dinamismo político. Americana | SP | Brasil 2012. p.140-157.
url http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/448
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/448
PESSONI, Arquimedes; AMORIS, Valéria Camargo; GOLLNER, André Pétris; GOULART, Elias Estevão. Marketing Político e Redes Sociais: reflexos nas eleições 2010 à presidência da República. In: QUEIROZ, Adolpho Carlos Françoso; TOMAZIELLO, Paulo Sérgio; MACEDO, Roberto Gondo (orgs.).Comunicação Política e eleitoral no Brasil: Perspectivas e limitações no dinamismo político. Americana | SP | Brasil 2012. p.140-157.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Comunicação e Marketing Político – POLITICOM
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Comunicação e Marketing Político – POLITICOM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672950380587122688