O Ensino Médio nos Municípios do Grande ABC Paulista: Análise e Interpretação de alguns Indicadores de Desempenho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da USCS |
Texto Completo: | http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1004 |
Resumo: | O Ensino Médio (EM) no Brasil se caracteriza pelo nível de ensino onde ocorrem as maiores discussões em virtude dos constantes problemas em relação ao acesso, à permanência, às altas taxas de reprovação e à qualidade do ensino. Este estudo, utilizando métodos mistos, revela e analisa a situação do EM das escolas estaduais do grande ABC Paulista. O foco da pesquisa está relacionado aos índices de reprovação, distorção idade-série, abandono escolar e ao desempenho das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os resultados encontrados mostraram altas taxas de reprovação, de distorção e de abandono escolar, centralizados, sobretudo no primeiro ano escolar. Na região, a cada hora um aluno abandona o EM, revelando uma realidade empobrecida. A contextualização desses resultados indicou uma demanda que responsabiliza alunos, famílias, professores e gestores escolares. Paralelamente, os dados do ENEM revelaram que o pior desempenho ocorreu na área de Ciências da Natureza e que em todas as cidades analisadas o nível socioeconômico interferiu no desempenho das escolas, sinalizando que mesmo em uma das regiões mais ricas do país a condição social, econômica e cultural dos familiares interfere, em grande medida, nas aquisições cognitivas dos alunos. Esses resultados podem ser utilizados pelas autoridades políticas e educacionais para fomentar discussões sobre a melhoria deste nível de ensino. |
id |
USCS-1_7d4de7e2a5d9e89207894857b11c8c59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/1004 |
network_acronym_str |
USCS-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da USCS |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleO Ensino Médio nos Municípios do Grande ABC Paulista: Análise e Interpretação de alguns Indicadores de Desempenho2016-112017-05-04T14:33:32Z2017-05-04T14:33:32ZO Ensino Médio (EM) no Brasil se caracteriza pelo nível de ensino onde ocorrem as maiores discussões em virtude dos constantes problemas em relação ao acesso, à permanência, às altas taxas de reprovação e à qualidade do ensino. Este estudo, utilizando métodos mistos, revela e analisa a situação do EM das escolas estaduais do grande ABC Paulista. O foco da pesquisa está relacionado aos índices de reprovação, distorção idade-série, abandono escolar e ao desempenho das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os resultados encontrados mostraram altas taxas de reprovação, de distorção e de abandono escolar, centralizados, sobretudo no primeiro ano escolar. Na região, a cada hora um aluno abandona o EM, revelando uma realidade empobrecida. A contextualização desses resultados indicou uma demanda que responsabiliza alunos, famílias, professores e gestores escolares. Paralelamente, os dados do ENEM revelaram que o pior desempenho ocorreu na área de Ciências da Natureza e que em todas as cidades analisadas o nível socioeconômico interferiu no desempenho das escolas, sinalizando que mesmo em uma das regiões mais ricas do país a condição social, econômica e cultural dos familiares interfere, em grande medida, nas aquisições cognitivas dos alunos. Esses resultados podem ser utilizados pelas autoridades políticas e educacionais para fomentar discussões sobre a melhoria deste nível de ensino.Submitted by TAIS ANDREOLI (tais_pa@hotmail.com) on 2017-03-29T17:20:10Z No. of bitstreams: 1 6673-13436-3-PB.pdf: 386500 bytes, checksum: 83c008bfe9183bb5150bfdbf4a06da38 (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2017-03-30T11:11:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 6673-13436-3-PB.pdf: 386500 bytes, checksum: 83c008bfe9183bb5150bfdbf4a06da38 (MD5)Approved for entry into archive by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2017-05-04T14:33:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 6673-13436-3-PB.pdf: 386500 bytes, checksum: 83c008bfe9183bb5150bfdbf4a06da38 (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-04T14:33:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 6673-13436-3-PB.pdf: 386500 bytes, checksum: 83c008bfe9183bb5150bfdbf4a06da38 (MD5) Previous issue date: 2016-11Avaliação escolarEnsino médioDesempenho escolarENEMhttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1004DMD_hdl_123456789/1004GARCIA, Paulo Sérgio; PREARO, Leandro Campi; ROMEIRO, Maria do Carmo; BASSI, Marcos Sidnei. O Ensino Médio nos Municípios do Grande ABC Paulista: Análise e Interpretação de alguns Indicadores de Desempenho. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, v. 9, n. 2, p. 1-25, nov. 2016.GARCIA, Paulo SérgioPREARO, Leandro CampiROMEIRO, Maria do CarmoBASSI, Marcos Sidneiporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess6673-13436-3-PB.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/1004/2/6673-13436-3-PB.pdfapplication/pdf386500http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/1004/2/6673-13436-3-PB.pdf83c008bfe9183bb5150bfdbf4a06da38MD5123456789_1004_22020-07-22T15:45:37Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/1004Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:41.525Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino Médio nos Municípios do Grande ABC Paulista: Análise e Interpretação de alguns Indicadores de Desempenho |
title |
O Ensino Médio nos Municípios do Grande ABC Paulista: Análise e Interpretação de alguns Indicadores de Desempenho |
spellingShingle |
O Ensino Médio nos Municípios do Grande ABC Paulista: Análise e Interpretação de alguns Indicadores de Desempenho GARCIA, Paulo Sérgio Avaliação escolar Ensino médio Desempenho escolar ENEM |
title_short |
O Ensino Médio nos Municípios do Grande ABC Paulista: Análise e Interpretação de alguns Indicadores de Desempenho |
title_full |
O Ensino Médio nos Municípios do Grande ABC Paulista: Análise e Interpretação de alguns Indicadores de Desempenho |
title_fullStr |
O Ensino Médio nos Municípios do Grande ABC Paulista: Análise e Interpretação de alguns Indicadores de Desempenho |
title_full_unstemmed |
O Ensino Médio nos Municípios do Grande ABC Paulista: Análise e Interpretação de alguns Indicadores de Desempenho |
title_sort |
O Ensino Médio nos Municípios do Grande ABC Paulista: Análise e Interpretação de alguns Indicadores de Desempenho |
author |
GARCIA, Paulo Sérgio |
author_facet |
GARCIA, Paulo Sérgio PREARO, Leandro Campi ROMEIRO, Maria do Carmo BASSI, Marcos Sidnei |
author_role |
author |
author2 |
PREARO, Leandro Campi ROMEIRO, Maria do Carmo BASSI, Marcos Sidnei |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GARCIA, Paulo Sérgio PREARO, Leandro Campi ROMEIRO, Maria do Carmo BASSI, Marcos Sidnei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação escolar Ensino médio Desempenho escolar ENEM |
topic |
Avaliação escolar Ensino médio Desempenho escolar ENEM |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O Ensino Médio (EM) no Brasil se caracteriza pelo nível de ensino onde ocorrem as maiores discussões em virtude dos constantes problemas em relação ao acesso, à permanência, às altas taxas de reprovação e à qualidade do ensino. Este estudo, utilizando métodos mistos, revela e analisa a situação do EM das escolas estaduais do grande ABC Paulista. O foco da pesquisa está relacionado aos índices de reprovação, distorção idade-série, abandono escolar e ao desempenho das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os resultados encontrados mostraram altas taxas de reprovação, de distorção e de abandono escolar, centralizados, sobretudo no primeiro ano escolar. Na região, a cada hora um aluno abandona o EM, revelando uma realidade empobrecida. A contextualização desses resultados indicou uma demanda que responsabiliza alunos, famílias, professores e gestores escolares. Paralelamente, os dados do ENEM revelaram que o pior desempenho ocorreu na área de Ciências da Natureza e que em todas as cidades analisadas o nível socioeconômico interferiu no desempenho das escolas, sinalizando que mesmo em uma das regiões mais ricas do país a condição social, econômica e cultural dos familiares interfere, em grande medida, nas aquisições cognitivas dos alunos. Esses resultados podem ser utilizados pelas autoridades políticas e educacionais para fomentar discussões sobre a melhoria deste nível de ensino. |
description |
O Ensino Médio (EM) no Brasil se caracteriza pelo nível de ensino onde ocorrem as maiores discussões em virtude dos constantes problemas em relação ao acesso, à permanência, às altas taxas de reprovação e à qualidade do ensino. Este estudo, utilizando métodos mistos, revela e analisa a situação do EM das escolas estaduais do grande ABC Paulista. O foco da pesquisa está relacionado aos índices de reprovação, distorção idade-série, abandono escolar e ao desempenho das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os resultados encontrados mostraram altas taxas de reprovação, de distorção e de abandono escolar, centralizados, sobretudo no primeiro ano escolar. Na região, a cada hora um aluno abandona o EM, revelando uma realidade empobrecida. A contextualização desses resultados indicou uma demanda que responsabiliza alunos, famílias, professores e gestores escolares. Paralelamente, os dados do ENEM revelaram que o pior desempenho ocorreu na área de Ciências da Natureza e que em todas as cidades analisadas o nível socioeconômico interferiu no desempenho das escolas, sinalizando que mesmo em uma das regiões mais ricas do país a condição social, econômica e cultural dos familiares interfere, em grande medida, nas aquisições cognitivas dos alunos. Esses resultados podem ser utilizados pelas autoridades políticas e educacionais para fomentar discussões sobre a melhoria deste nível de ensino. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-11 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-05-04T14:33:32Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-04T14:33:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1004 DMD_hdl_123456789/1004 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GARCIA, Paulo Sérgio; PREARO, Leandro Campi; ROMEIRO, Maria do Carmo; BASSI, Marcos Sidnei. O Ensino Médio nos Municípios do Grande ABC Paulista: Análise e Interpretação de alguns Indicadores de Desempenho. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, v. 9, n. 2, p. 1-25, nov. 2016. |
url |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1004 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/1004 GARCIA, Paulo Sérgio; PREARO, Leandro Campi; ROMEIRO, Maria do Carmo; BASSI, Marcos Sidnei. O Ensino Médio nos Municípios do Grande ABC Paulista: Análise e Interpretação de alguns Indicadores de Desempenho. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, v. 9, n. 2, p. 1-25, nov. 2016. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da USCS instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da USCS |
collection |
Repositório Institucional da USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1672951270399279104 |