O Ensino Médio nos Municípios do Grande ABC Paulista: Análise e Interpretação de alguns Indicadores de Desempenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GARCIA, Paulo Sérgio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: PREARO, Leandro Campi, ROMEIRO, Maria do Carmo, BASSI, Marcos Sidnei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1004
Resumo: O Ensino Médio (EM) no Brasil se caracteriza pelo nível de ensino onde ocorrem as maiores discussões em virtude dos constantes problemas em relação ao acesso, à permanência, às altas taxas de reprovação e à qualidade do ensino. Este estudo, utilizando métodos mistos, revela e analisa a situação do EM das escolas estaduais do grande ABC Paulista. O foco da pesquisa está relacionado aos índices de reprovação, distorção idade-série, abandono escolar e ao desempenho das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os resultados encontrados mostraram altas taxas de reprovação, de distorção e de abandono escolar, centralizados, sobretudo no primeiro ano escolar. Na região, a cada hora um aluno abandona o EM, revelando uma realidade empobrecida. A contextualização desses resultados indicou uma demanda que responsabiliza alunos, famílias, professores e gestores escolares. Paralelamente, os dados do ENEM revelaram que o pior desempenho ocorreu na área de Ciências da Natureza e que em todas as cidades analisadas o nível socioeconômico interferiu no desempenho das escolas, sinalizando que mesmo em uma das regiões mais ricas do país a condição social, econômica e cultural dos familiares interfere, em grande medida, nas aquisições cognitivas dos alunos. Esses resultados podem ser utilizados pelas autoridades políticas e educacionais para fomentar discussões sobre a melhoria deste nível de ensino.
id USCS-1_7d4de7e2a5d9e89207894857b11c8c59
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/1004
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleO Ensino Médio nos Municípios do Grande ABC Paulista: Análise e Interpretação de alguns Indicadores de Desempenho2016-112017-05-04T14:33:32Z2017-05-04T14:33:32ZO Ensino Médio (EM) no Brasil se caracteriza pelo nível de ensino onde ocorrem as maiores discussões em virtude dos constantes problemas em relação ao acesso, à permanência, às altas taxas de reprovação e à qualidade do ensino. Este estudo, utilizando métodos mistos, revela e analisa a situação do EM das escolas estaduais do grande ABC Paulista. O foco da pesquisa está relacionado aos índices de reprovação, distorção idade-série, abandono escolar e ao desempenho das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os resultados encontrados mostraram altas taxas de reprovação, de distorção e de abandono escolar, centralizados, sobretudo no primeiro ano escolar. Na região, a cada hora um aluno abandona o EM, revelando uma realidade empobrecida. A contextualização desses resultados indicou uma demanda que responsabiliza alunos, famílias, professores e gestores escolares. Paralelamente, os dados do ENEM revelaram que o pior desempenho ocorreu na área de Ciências da Natureza e que em todas as cidades analisadas o nível socioeconômico interferiu no desempenho das escolas, sinalizando que mesmo em uma das regiões mais ricas do país a condição social, econômica e cultural dos familiares interfere, em grande medida, nas aquisições cognitivas dos alunos. Esses resultados podem ser utilizados pelas autoridades políticas e educacionais para fomentar discussões sobre a melhoria deste nível de ensino.Submitted by TAIS ANDREOLI (tais_pa@hotmail.com) on 2017-03-29T17:20:10Z No. of bitstreams: 1 6673-13436-3-PB.pdf: 386500 bytes, checksum: 83c008bfe9183bb5150bfdbf4a06da38 (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2017-03-30T11:11:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 6673-13436-3-PB.pdf: 386500 bytes, checksum: 83c008bfe9183bb5150bfdbf4a06da38 (MD5)Approved for entry into archive by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2017-05-04T14:33:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 6673-13436-3-PB.pdf: 386500 bytes, checksum: 83c008bfe9183bb5150bfdbf4a06da38 (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-04T14:33:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 6673-13436-3-PB.pdf: 386500 bytes, checksum: 83c008bfe9183bb5150bfdbf4a06da38 (MD5) Previous issue date: 2016-11Avaliação escolarEnsino médioDesempenho escolarENEMhttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1004DMD_hdl_123456789/1004GARCIA, Paulo Sérgio; PREARO, Leandro Campi; ROMEIRO, Maria do Carmo; BASSI, Marcos Sidnei. O Ensino Médio nos Municípios do Grande ABC Paulista: Análise e Interpretação de alguns Indicadores de Desempenho. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, v. 9, n. 2, p. 1-25, nov. 2016.GARCIA, Paulo SérgioPREARO, Leandro CampiROMEIRO, Maria do CarmoBASSI, Marcos Sidneiporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess6673-13436-3-PB.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/1004/2/6673-13436-3-PB.pdfapplication/pdf386500http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/1004/2/6673-13436-3-PB.pdf83c008bfe9183bb5150bfdbf4a06da38MD5123456789_1004_22020-07-22T15:45:37Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/1004Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:41.525Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino Médio nos Municípios do Grande ABC Paulista: Análise e Interpretação de alguns Indicadores de Desempenho
title O Ensino Médio nos Municípios do Grande ABC Paulista: Análise e Interpretação de alguns Indicadores de Desempenho
spellingShingle O Ensino Médio nos Municípios do Grande ABC Paulista: Análise e Interpretação de alguns Indicadores de Desempenho
GARCIA, Paulo Sérgio
Avaliação escolar
Ensino médio
Desempenho escolar
ENEM
title_short O Ensino Médio nos Municípios do Grande ABC Paulista: Análise e Interpretação de alguns Indicadores de Desempenho
title_full O Ensino Médio nos Municípios do Grande ABC Paulista: Análise e Interpretação de alguns Indicadores de Desempenho
title_fullStr O Ensino Médio nos Municípios do Grande ABC Paulista: Análise e Interpretação de alguns Indicadores de Desempenho
title_full_unstemmed O Ensino Médio nos Municípios do Grande ABC Paulista: Análise e Interpretação de alguns Indicadores de Desempenho
title_sort O Ensino Médio nos Municípios do Grande ABC Paulista: Análise e Interpretação de alguns Indicadores de Desempenho
author GARCIA, Paulo Sérgio
author_facet GARCIA, Paulo Sérgio
PREARO, Leandro Campi
ROMEIRO, Maria do Carmo
BASSI, Marcos Sidnei
author_role author
author2 PREARO, Leandro Campi
ROMEIRO, Maria do Carmo
BASSI, Marcos Sidnei
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GARCIA, Paulo Sérgio
PREARO, Leandro Campi
ROMEIRO, Maria do Carmo
BASSI, Marcos Sidnei
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação escolar
Ensino médio
Desempenho escolar
ENEM
topic Avaliação escolar
Ensino médio
Desempenho escolar
ENEM
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O Ensino Médio (EM) no Brasil se caracteriza pelo nível de ensino onde ocorrem as maiores discussões em virtude dos constantes problemas em relação ao acesso, à permanência, às altas taxas de reprovação e à qualidade do ensino. Este estudo, utilizando métodos mistos, revela e analisa a situação do EM das escolas estaduais do grande ABC Paulista. O foco da pesquisa está relacionado aos índices de reprovação, distorção idade-série, abandono escolar e ao desempenho das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os resultados encontrados mostraram altas taxas de reprovação, de distorção e de abandono escolar, centralizados, sobretudo no primeiro ano escolar. Na região, a cada hora um aluno abandona o EM, revelando uma realidade empobrecida. A contextualização desses resultados indicou uma demanda que responsabiliza alunos, famílias, professores e gestores escolares. Paralelamente, os dados do ENEM revelaram que o pior desempenho ocorreu na área de Ciências da Natureza e que em todas as cidades analisadas o nível socioeconômico interferiu no desempenho das escolas, sinalizando que mesmo em uma das regiões mais ricas do país a condição social, econômica e cultural dos familiares interfere, em grande medida, nas aquisições cognitivas dos alunos. Esses resultados podem ser utilizados pelas autoridades políticas e educacionais para fomentar discussões sobre a melhoria deste nível de ensino.
description O Ensino Médio (EM) no Brasil se caracteriza pelo nível de ensino onde ocorrem as maiores discussões em virtude dos constantes problemas em relação ao acesso, à permanência, às altas taxas de reprovação e à qualidade do ensino. Este estudo, utilizando métodos mistos, revela e analisa a situação do EM das escolas estaduais do grande ABC Paulista. O foco da pesquisa está relacionado aos índices de reprovação, distorção idade-série, abandono escolar e ao desempenho das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os resultados encontrados mostraram altas taxas de reprovação, de distorção e de abandono escolar, centralizados, sobretudo no primeiro ano escolar. Na região, a cada hora um aluno abandona o EM, revelando uma realidade empobrecida. A contextualização desses resultados indicou uma demanda que responsabiliza alunos, famílias, professores e gestores escolares. Paralelamente, os dados do ENEM revelaram que o pior desempenho ocorreu na área de Ciências da Natureza e que em todas as cidades analisadas o nível socioeconômico interferiu no desempenho das escolas, sinalizando que mesmo em uma das regiões mais ricas do país a condição social, econômica e cultural dos familiares interfere, em grande medida, nas aquisições cognitivas dos alunos. Esses resultados podem ser utilizados pelas autoridades políticas e educacionais para fomentar discussões sobre a melhoria deste nível de ensino.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11
dc.date.available.fl_str_mv 2017-05-04T14:33:32Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-04T14:33:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1004
DMD_hdl_123456789/1004
dc.identifier.citation.fl_str_mv GARCIA, Paulo Sérgio; PREARO, Leandro Campi; ROMEIRO, Maria do Carmo; BASSI, Marcos Sidnei. O Ensino Médio nos Municípios do Grande ABC Paulista: Análise e Interpretação de alguns Indicadores de Desempenho. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, v. 9, n. 2, p. 1-25, nov. 2016.
url http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/1004
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/1004
GARCIA, Paulo Sérgio; PREARO, Leandro Campi; ROMEIRO, Maria do Carmo; BASSI, Marcos Sidnei. O Ensino Médio nos Municípios do Grande ABC Paulista: Análise e Interpretação de alguns Indicadores de Desempenho. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, v. 9, n. 2, p. 1-25, nov. 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672951270399279104