Comunicação e ateísmo: a alternativa do espaço virtual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da USCS |
Texto Completo: | http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/749 |
Resumo: | Apesar do crescimento do número de cidadãos brasileiros definidos como “Sem Religião”, nos quais estão incluídos os ateus, parece que os céticos religiosos não dispõem de meios de comunicação proporcionalmente à sua relevância. Assim, menciona-se como objetivo caracterizar valores e ações do ateísmo no campo da comunicação social, notadamente no espaço virtual. Trata-se de um estudo exploratório sobre religião, ateísmo e a comunicação nesse contexto, que incorpora estudo de caso com a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, dando ênfase aos seus aspectos institucionais e comunicacionais. Os resultados mostram que o movimento ateísta utiliza procedimentos alternativos de comunicação, como eventos, encontros e, principalmente, websites e mídias sociais virtuais para se expressar, de forma que o espaço virtual é estratégico para a comunicação ateísta no Brasil. |
id |
USCS-1_7f4e13a5521e31f1a71a50af99f0025b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/749 |
network_acronym_str |
USCS-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da USCS |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleComunicação e ateísmo: a alternativa do espaço virtual2015-122016-06-10T18:11:31Z2016-06-10T18:11:31ZApesar do crescimento do número de cidadãos brasileiros definidos como “Sem Religião”, nos quais estão incluídos os ateus, parece que os céticos religiosos não dispõem de meios de comunicação proporcionalmente à sua relevância. Assim, menciona-se como objetivo caracterizar valores e ações do ateísmo no campo da comunicação social, notadamente no espaço virtual. Trata-se de um estudo exploratório sobre religião, ateísmo e a comunicação nesse contexto, que incorpora estudo de caso com a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, dando ênfase aos seus aspectos institucionais e comunicacionais. Os resultados mostram que o movimento ateísta utiliza procedimentos alternativos de comunicação, como eventos, encontros e, principalmente, websites e mídias sociais virtuais para se expressar, de forma que o espaço virtual é estratégico para a comunicação ateísta no Brasil.Submitted by Regilania Cupertino (regilania.correia@hotmail.com) on 2016-06-10T18:10:52Z No. of bitstreams: 1 2015_4_Comunicação e ateísmo a alternativa do espaço virtual.PDF: 367736 bytes, checksum: 80ead524262c6066d2068b07b25180e5 (MD5)Approved for entry into archive by Regilania Cupertino(regilania.correia@hotmail.com) on 2016-06-10T18:11:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_4_Comunicação e ateísmo a alternativa do espaço virtual.PDF: 367736 bytes, checksum: 80ead524262c6066d2068b07b25180e5 (MD5)Approved for entry into archive by Regilania Cupertino(regilania.correia@hotmail.com) on 2016-06-10T18:11:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_4_Comunicação e ateísmo a alternativa do espaço virtual.PDF: 367736 bytes, checksum: 80ead524262c6066d2068b07b25180e5 (MD5)Made available in DSpace on 2016-06-10T18:11:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_4_Comunicação e ateísmo a alternativa do espaço virtual.PDF: 367736 bytes, checksum: 80ead524262c6066d2068b07b25180e5 (MD5) Previous issue date: 2015-12ComunicaçãoAteísmoReligiãohttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/749DMD_hdl_123456789/749Estudos de ReligiãoGIACOMINI FILHO, GinoMARTIN, Sérgio Luís deporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015_4_Comunica%c3%a7%c3%a3o%20e%20ate%c3%adsmo%20a%20alternativa%20do%20espa%c3%a7o%20virtual.PDFhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/749/2/2015_4_Comunica%c3%a7%c3%a3o%20e%20ate%c3%adsmo%20a%20alternativa%20do%20espa%c3%a7o%20virtual.PDFapplication/pdf367736http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/749/2/2015_4_Comunica%c3%a7%c3%a3o%20e%20ate%c3%adsmo%20a%20alternativa%20do%20espa%c3%a7o%20virtual.PDF80ead524262c6066d2068b07b25180e5MD5123456789_749_22020-07-22T15:45:03Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/749Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:11.34Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação e ateísmo: a alternativa do espaço virtual |
title |
Comunicação e ateísmo: a alternativa do espaço virtual |
spellingShingle |
Comunicação e ateísmo: a alternativa do espaço virtual GIACOMINI FILHO, Gino Comunicação Ateísmo Religião |
title_short |
Comunicação e ateísmo: a alternativa do espaço virtual |
title_full |
Comunicação e ateísmo: a alternativa do espaço virtual |
title_fullStr |
Comunicação e ateísmo: a alternativa do espaço virtual |
title_full_unstemmed |
Comunicação e ateísmo: a alternativa do espaço virtual |
title_sort |
Comunicação e ateísmo: a alternativa do espaço virtual |
author |
GIACOMINI FILHO, Gino |
author_facet |
GIACOMINI FILHO, Gino MARTIN, Sérgio Luís de |
author_role |
author |
author2 |
MARTIN, Sérgio Luís de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GIACOMINI FILHO, Gino MARTIN, Sérgio Luís de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Ateísmo Religião |
topic |
Comunicação Ateísmo Religião |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Apesar do crescimento do número de cidadãos brasileiros definidos como “Sem Religião”, nos quais estão incluídos os ateus, parece que os céticos religiosos não dispõem de meios de comunicação proporcionalmente à sua relevância. Assim, menciona-se como objetivo caracterizar valores e ações do ateísmo no campo da comunicação social, notadamente no espaço virtual. Trata-se de um estudo exploratório sobre religião, ateísmo e a comunicação nesse contexto, que incorpora estudo de caso com a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, dando ênfase aos seus aspectos institucionais e comunicacionais. Os resultados mostram que o movimento ateísta utiliza procedimentos alternativos de comunicação, como eventos, encontros e, principalmente, websites e mídias sociais virtuais para se expressar, de forma que o espaço virtual é estratégico para a comunicação ateísta no Brasil. |
description |
Apesar do crescimento do número de cidadãos brasileiros definidos como “Sem Religião”, nos quais estão incluídos os ateus, parece que os céticos religiosos não dispõem de meios de comunicação proporcionalmente à sua relevância. Assim, menciona-se como objetivo caracterizar valores e ações do ateísmo no campo da comunicação social, notadamente no espaço virtual. Trata-se de um estudo exploratório sobre religião, ateísmo e a comunicação nesse contexto, que incorpora estudo de caso com a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, dando ênfase aos seus aspectos institucionais e comunicacionais. Os resultados mostram que o movimento ateísta utiliza procedimentos alternativos de comunicação, como eventos, encontros e, principalmente, websites e mídias sociais virtuais para se expressar, de forma que o espaço virtual é estratégico para a comunicação ateísta no Brasil. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-12 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-06-10T18:11:31Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-10T18:11:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/749 DMD_hdl_123456789/749 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Estudos de Religião |
url |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/749 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/749 Estudos de Religião |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da USCS instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da USCS |
collection |
Repositório Institucional da USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1672950812779741184 |