Comunicação e ateísmo: a alternativa do espaço virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GIACOMINI FILHO, Gino
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MARTIN, Sérgio Luís de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/749
Resumo: Apesar do crescimento do número de cidadãos brasileiros definidos como “Sem Religião”, nos quais estão incluídos os ateus, parece que os céticos religiosos não dispõem de meios de comunicação proporcionalmente à sua relevância. Assim, menciona-se como objetivo caracterizar valores e ações do ateísmo no campo da comunicação social, notadamente no espaço virtual. Trata-se de um estudo exploratório sobre religião, ateísmo e a comunicação nesse contexto, que incorpora estudo de caso com a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, dando ênfase aos seus aspectos institucionais e comunicacionais. Os resultados mostram que o movimento ateísta utiliza procedimentos alternativos de comunicação, como eventos, encontros e, principalmente, websites e mídias sociais virtuais para se expressar, de forma que o espaço virtual é estratégico para a comunicação ateísta no Brasil.
id USCS-1_7f4e13a5521e31f1a71a50af99f0025b
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/749
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleComunicação e ateísmo: a alternativa do espaço virtual2015-122016-06-10T18:11:31Z2016-06-10T18:11:31ZApesar do crescimento do número de cidadãos brasileiros definidos como “Sem Religião”, nos quais estão incluídos os ateus, parece que os céticos religiosos não dispõem de meios de comunicação proporcionalmente à sua relevância. Assim, menciona-se como objetivo caracterizar valores e ações do ateísmo no campo da comunicação social, notadamente no espaço virtual. Trata-se de um estudo exploratório sobre religião, ateísmo e a comunicação nesse contexto, que incorpora estudo de caso com a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, dando ênfase aos seus aspectos institucionais e comunicacionais. Os resultados mostram que o movimento ateísta utiliza procedimentos alternativos de comunicação, como eventos, encontros e, principalmente, websites e mídias sociais virtuais para se expressar, de forma que o espaço virtual é estratégico para a comunicação ateísta no Brasil.Submitted by Regilania Cupertino (regilania.correia@hotmail.com) on 2016-06-10T18:10:52Z No. of bitstreams: 1 2015_4_Comunicação e ateísmo a alternativa do espaço virtual.PDF: 367736 bytes, checksum: 80ead524262c6066d2068b07b25180e5 (MD5)Approved for entry into archive by Regilania Cupertino(regilania.correia@hotmail.com) on 2016-06-10T18:11:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_4_Comunicação e ateísmo a alternativa do espaço virtual.PDF: 367736 bytes, checksum: 80ead524262c6066d2068b07b25180e5 (MD5)Approved for entry into archive by Regilania Cupertino(regilania.correia@hotmail.com) on 2016-06-10T18:11:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_4_Comunicação e ateísmo a alternativa do espaço virtual.PDF: 367736 bytes, checksum: 80ead524262c6066d2068b07b25180e5 (MD5)Made available in DSpace on 2016-06-10T18:11:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_4_Comunicação e ateísmo a alternativa do espaço virtual.PDF: 367736 bytes, checksum: 80ead524262c6066d2068b07b25180e5 (MD5) Previous issue date: 2015-12ComunicaçãoAteísmoReligiãohttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/749DMD_hdl_123456789/749Estudos de ReligiãoGIACOMINI FILHO, GinoMARTIN, Sérgio Luís deporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015_4_Comunica%c3%a7%c3%a3o%20e%20ate%c3%adsmo%20a%20alternativa%20do%20espa%c3%a7o%20virtual.PDFhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/749/2/2015_4_Comunica%c3%a7%c3%a3o%20e%20ate%c3%adsmo%20a%20alternativa%20do%20espa%c3%a7o%20virtual.PDFapplication/pdf367736http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/749/2/2015_4_Comunica%c3%a7%c3%a3o%20e%20ate%c3%adsmo%20a%20alternativa%20do%20espa%c3%a7o%20virtual.PDF80ead524262c6066d2068b07b25180e5MD5123456789_749_22020-07-22T15:45:03Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/749Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:11.34Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação e ateísmo: a alternativa do espaço virtual
title Comunicação e ateísmo: a alternativa do espaço virtual
spellingShingle Comunicação e ateísmo: a alternativa do espaço virtual
GIACOMINI FILHO, Gino
Comunicação
Ateísmo
Religião
title_short Comunicação e ateísmo: a alternativa do espaço virtual
title_full Comunicação e ateísmo: a alternativa do espaço virtual
title_fullStr Comunicação e ateísmo: a alternativa do espaço virtual
title_full_unstemmed Comunicação e ateísmo: a alternativa do espaço virtual
title_sort Comunicação e ateísmo: a alternativa do espaço virtual
author GIACOMINI FILHO, Gino
author_facet GIACOMINI FILHO, Gino
MARTIN, Sérgio Luís de
author_role author
author2 MARTIN, Sérgio Luís de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GIACOMINI FILHO, Gino
MARTIN, Sérgio Luís de
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Ateísmo
Religião
topic Comunicação
Ateísmo
Religião
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Apesar do crescimento do número de cidadãos brasileiros definidos como “Sem Religião”, nos quais estão incluídos os ateus, parece que os céticos religiosos não dispõem de meios de comunicação proporcionalmente à sua relevância. Assim, menciona-se como objetivo caracterizar valores e ações do ateísmo no campo da comunicação social, notadamente no espaço virtual. Trata-se de um estudo exploratório sobre religião, ateísmo e a comunicação nesse contexto, que incorpora estudo de caso com a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, dando ênfase aos seus aspectos institucionais e comunicacionais. Os resultados mostram que o movimento ateísta utiliza procedimentos alternativos de comunicação, como eventos, encontros e, principalmente, websites e mídias sociais virtuais para se expressar, de forma que o espaço virtual é estratégico para a comunicação ateísta no Brasil.
description Apesar do crescimento do número de cidadãos brasileiros definidos como “Sem Religião”, nos quais estão incluídos os ateus, parece que os céticos religiosos não dispõem de meios de comunicação proporcionalmente à sua relevância. Assim, menciona-se como objetivo caracterizar valores e ações do ateísmo no campo da comunicação social, notadamente no espaço virtual. Trata-se de um estudo exploratório sobre religião, ateísmo e a comunicação nesse contexto, que incorpora estudo de caso com a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, dando ênfase aos seus aspectos institucionais e comunicacionais. Os resultados mostram que o movimento ateísta utiliza procedimentos alternativos de comunicação, como eventos, encontros e, principalmente, websites e mídias sociais virtuais para se expressar, de forma que o espaço virtual é estratégico para a comunicação ateísta no Brasil.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12
dc.date.available.fl_str_mv 2016-06-10T18:11:31Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-10T18:11:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/749
DMD_hdl_123456789/749
dc.identifier.citation.fl_str_mv Estudos de Religião
url http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/749
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/749
Estudos de Religião
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672950812779741184