Marketing de localidades: uma abordagem ampliada sobre o desenvolvimento da cidade ou região
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da USCS |
Texto Completo: | http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/812 |
Resumo: | Muito poucas localidades buscam seu desenvolvimento através de um sério planejamento estratégico voltado para o mercado. Estamos falando de Marketing, a atividade que tem por fi nalidade administrar processos de troca, visando sempre maximizar a satisfação das partes envolvidas. Na realidade, a essência da questão do desenvolvimento de uma localidade reside em gerenciar bem um processo de troca entre a cidade ou região e seus diversos públicos ou mercados-alvo. Essa troca é, em tudo e por tudo, comparável ao que acontece, por exemplo, com as empresas que trocam os benefícios que seus produtos ou serviços possam oferecer a um determinado segmento de mercado, pela remuneração decorrente da venda do mesmo. Neste ensaio objetiva-se apresentar um modelo desenvolvido pelos autores a partir de uma revisão bibliográfi ca, no qual se identifi cam os diferentes públicos-alvo que devem ser considerados no Planejamento de Marketing aplicado a uma localidade e o contexto da aplicação de Marketing às localidades. A revisão da literatura possibilita uma interessante discussão conceitual acerca dessa aplicação de Marketing, inclusive abordando os cuidados para sua implementação. |
id |
USCS-1_c46eb58a540289f19c78db8b81ea870b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/812 |
network_acronym_str |
USCS-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da USCS |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleMarketing de localidades: uma abordagem ampliada sobre o desenvolvimento da cidade ou região2011-092016-08-25T01:28:12Z2016-08-25T01:28:12ZMuito poucas localidades buscam seu desenvolvimento através de um sério planejamento estratégico voltado para o mercado. Estamos falando de Marketing, a atividade que tem por fi nalidade administrar processos de troca, visando sempre maximizar a satisfação das partes envolvidas. Na realidade, a essência da questão do desenvolvimento de uma localidade reside em gerenciar bem um processo de troca entre a cidade ou região e seus diversos públicos ou mercados-alvo. Essa troca é, em tudo e por tudo, comparável ao que acontece, por exemplo, com as empresas que trocam os benefícios que seus produtos ou serviços possam oferecer a um determinado segmento de mercado, pela remuneração decorrente da venda do mesmo. Neste ensaio objetiva-se apresentar um modelo desenvolvido pelos autores a partir de uma revisão bibliográfi ca, no qual se identifi cam os diferentes públicos-alvo que devem ser considerados no Planejamento de Marketing aplicado a uma localidade e o contexto da aplicação de Marketing às localidades. A revisão da literatura possibilita uma interessante discussão conceitual acerca dessa aplicação de Marketing, inclusive abordando os cuidados para sua implementação.Submitted by TAIS ANDREOLI (tais_pa@hotmail.com) on 2016-08-02T12:45:31Z No. of bitstreams: 1 Paper_[Marketing_de_Localidades].pdf: 488312 bytes, checksum: f79bc13d0c997a8d798b4e392a9792ea (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2016-08-09T12:48:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Paper_[Marketing_de_Localidades].pdf: 488312 bytes, checksum: f79bc13d0c997a8d798b4e392a9792ea (MD5)Rejected by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br), reason: Corrigir citação on 2016-08-09T13:05:34Z (GMT)Submitted by TAIS ANDREOLI (tais_pa@hotmail.com) on 2016-08-09T13:30:45Z No. of bitstreams: 1 Paper_[Marketing_de_Localidades].pdf: 488312 bytes, checksum: f79bc13d0c997a8d798b4e392a9792ea (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2016-08-10T13:03:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Paper_[Marketing_de_Localidades].pdf: 488312 bytes, checksum: f79bc13d0c997a8d798b4e392a9792ea (MD5)Approved for entry into archive by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2016-08-25T01:28:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Paper_[Marketing_de_Localidades].pdf: 488312 bytes, checksum: f79bc13d0c997a8d798b4e392a9792ea (MD5)Made available in DSpace on 2016-08-25T01:28:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Paper_[Marketing_de_Localidades].pdf: 488312 bytes, checksum: f79bc13d0c997a8d798b4e392a9792ea (MD5) Previous issue date: 2011-09Marketing de LocalidadeMarketing de CidadesMarketing Territorialhttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/812DMD_hdl_123456789/812MINCIOTTI, Silvio Augusto; SILVA, Edson Coutinho. Marketing de localidades: uma abordagem ampliada sobre o desenvolvimento da cidade ou região. Turismo: Visão e Ação (Online), v. 1, n.3, p. 329-346, Set-Dez 2011.MINCIOTTI, Silvio AugustoSILVA, Edson Coutinhoporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaper_%5bMarketing_de_Localidades%5d.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/812/2/Paper_%5bMarketing_de_Localidades%5d.pdfapplication/pdf488312http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/812/2/Paper_%5bMarketing_de_Localidades%5d.pdff79bc13d0c997a8d798b4e392a9792eaMD5123456789_812_22020-07-22T15:45:13Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/812Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:20.045Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing de localidades: uma abordagem ampliada sobre o desenvolvimento da cidade ou região |
title |
Marketing de localidades: uma abordagem ampliada sobre o desenvolvimento da cidade ou região |
spellingShingle |
Marketing de localidades: uma abordagem ampliada sobre o desenvolvimento da cidade ou região MINCIOTTI, Silvio Augusto Marketing de Localidade Marketing de Cidades Marketing Territorial |
title_short |
Marketing de localidades: uma abordagem ampliada sobre o desenvolvimento da cidade ou região |
title_full |
Marketing de localidades: uma abordagem ampliada sobre o desenvolvimento da cidade ou região |
title_fullStr |
Marketing de localidades: uma abordagem ampliada sobre o desenvolvimento da cidade ou região |
title_full_unstemmed |
Marketing de localidades: uma abordagem ampliada sobre o desenvolvimento da cidade ou região |
title_sort |
Marketing de localidades: uma abordagem ampliada sobre o desenvolvimento da cidade ou região |
author |
MINCIOTTI, Silvio Augusto |
author_facet |
MINCIOTTI, Silvio Augusto SILVA, Edson Coutinho |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, Edson Coutinho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MINCIOTTI, Silvio Augusto SILVA, Edson Coutinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de Localidade Marketing de Cidades Marketing Territorial |
topic |
Marketing de Localidade Marketing de Cidades Marketing Territorial |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Muito poucas localidades buscam seu desenvolvimento através de um sério planejamento estratégico voltado para o mercado. Estamos falando de Marketing, a atividade que tem por fi nalidade administrar processos de troca, visando sempre maximizar a satisfação das partes envolvidas. Na realidade, a essência da questão do desenvolvimento de uma localidade reside em gerenciar bem um processo de troca entre a cidade ou região e seus diversos públicos ou mercados-alvo. Essa troca é, em tudo e por tudo, comparável ao que acontece, por exemplo, com as empresas que trocam os benefícios que seus produtos ou serviços possam oferecer a um determinado segmento de mercado, pela remuneração decorrente da venda do mesmo. Neste ensaio objetiva-se apresentar um modelo desenvolvido pelos autores a partir de uma revisão bibliográfi ca, no qual se identifi cam os diferentes públicos-alvo que devem ser considerados no Planejamento de Marketing aplicado a uma localidade e o contexto da aplicação de Marketing às localidades. A revisão da literatura possibilita uma interessante discussão conceitual acerca dessa aplicação de Marketing, inclusive abordando os cuidados para sua implementação. |
description |
Muito poucas localidades buscam seu desenvolvimento através de um sério planejamento estratégico voltado para o mercado. Estamos falando de Marketing, a atividade que tem por fi nalidade administrar processos de troca, visando sempre maximizar a satisfação das partes envolvidas. Na realidade, a essência da questão do desenvolvimento de uma localidade reside em gerenciar bem um processo de troca entre a cidade ou região e seus diversos públicos ou mercados-alvo. Essa troca é, em tudo e por tudo, comparável ao que acontece, por exemplo, com as empresas que trocam os benefícios que seus produtos ou serviços possam oferecer a um determinado segmento de mercado, pela remuneração decorrente da venda do mesmo. Neste ensaio objetiva-se apresentar um modelo desenvolvido pelos autores a partir de uma revisão bibliográfi ca, no qual se identifi cam os diferentes públicos-alvo que devem ser considerados no Planejamento de Marketing aplicado a uma localidade e o contexto da aplicação de Marketing às localidades. A revisão da literatura possibilita uma interessante discussão conceitual acerca dessa aplicação de Marketing, inclusive abordando os cuidados para sua implementação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-09 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-08-25T01:28:12Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-25T01:28:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/812 DMD_hdl_123456789/812 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MINCIOTTI, Silvio Augusto; SILVA, Edson Coutinho. Marketing de localidades: uma abordagem ampliada sobre o desenvolvimento da cidade ou região. Turismo: Visão e Ação (Online), v. 1, n.3, p. 329-346, Set-Dez 2011. |
url |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/812 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/812 MINCIOTTI, Silvio Augusto; SILVA, Edson Coutinho. Marketing de localidades: uma abordagem ampliada sobre o desenvolvimento da cidade ou região. Turismo: Visão e Ação (Online), v. 1, n.3, p. 329-346, Set-Dez 2011. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da USCS instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da USCS |
collection |
Repositório Institucional da USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1672950959370665984 |