Comunicação corporativa: atividades do profissional de media training na perspectiva da teoria dos stakeholders

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BAZANINI, Roberto
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: DONAIRE, Denis, RIBEIRO, Hewdy Lobo, BAZANINI, Homero Leoni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/690
Resumo: Desde seu surgimento, em 1963, a teoria dos stakeholders considera a organização inserida num sistema aberto com múltiplas relações e influências condicionadas às demandas do ambiente e, nesse sentido, a comunicação com os grupos que influenciam o contexto organizacional é de fundamental importância para o empreendimento e, dessa necessidade, surgiu o profissional de media training. O problema da pesquisa está em identificar, numa perspectiva fenomenológica, quais as técnicas utilizadas pelos media training para fazer do agente “persona grata” perante os diferentes stakeholders na visão dos próprios profissionais, numa sociedade midiatizada por tecnologias da comunicação. Por meio de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, foram realizadas entrevistas com dez media trainings atuantes na cidade de São Paulo, com o objetivo de identificar a visão que esses profissionais manifestam em relação às técnicas utilizadas junto aos stakeholders no universo corporativo. Os resultados da pesquisa apontam, com base no Modelo Stakeholder Salience, que as atividades dos profissionais de media training se tornaram imprescindíveis para reputação das organizações pela sua característica estratégica de permitir ações personalizadas para a organização alcançar comunicação eficaz junto aos seus stakeholders.
id USCS-1_c6e47660cd8799fbbd754e38c4abe683
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/690
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleComunicação corporativa: atividades do profissional de media training na perspectiva da teoria dos stakeholders2013-062016-04-07T15:17:24Z2016-04-07T15:17:24ZDesde seu surgimento, em 1963, a teoria dos stakeholders considera a organização inserida num sistema aberto com múltiplas relações e influências condicionadas às demandas do ambiente e, nesse sentido, a comunicação com os grupos que influenciam o contexto organizacional é de fundamental importância para o empreendimento e, dessa necessidade, surgiu o profissional de media training. O problema da pesquisa está em identificar, numa perspectiva fenomenológica, quais as técnicas utilizadas pelos media training para fazer do agente “persona grata” perante os diferentes stakeholders na visão dos próprios profissionais, numa sociedade midiatizada por tecnologias da comunicação. Por meio de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, foram realizadas entrevistas com dez media trainings atuantes na cidade de São Paulo, com o objetivo de identificar a visão que esses profissionais manifestam em relação às técnicas utilizadas junto aos stakeholders no universo corporativo. Os resultados da pesquisa apontam, com base no Modelo Stakeholder Salience, que as atividades dos profissionais de media training se tornaram imprescindíveis para reputação das organizações pela sua característica estratégica de permitir ações personalizadas para a organização alcançar comunicação eficaz junto aos seus stakeholders.Submitted by Regilania Cupertino (regilania.correia@hotmail.com) on 2016-04-05T18:30:08Z No. of bitstreams: 1 2013_Comunicação corporativa atividades do profissional de media training.pdf: 327893 bytes, checksum: 20d080cd11787ccb52dc90b869c30b00 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Campus II(biblioteca.centro@uscs.edu.br) on 2016-04-06T21:01:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_Comunicação corporativa atividades do profissional de media training.pdf: 327893 bytes, checksum: 20d080cd11787ccb52dc90b869c30b00 (MD5)Approved for entry into archive by Regilania Cupertino(regilania.correia@hotmail.com) on 2016-04-07T15:11:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_Comunicação corporativa atividades do profissional de media training.pdf: 327893 bytes, checksum: 20d080cd11787ccb52dc90b869c30b00 (MD5)Made available in DSpace on 2016-04-07T15:17:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_Comunicação corporativa atividades do profissional de media training.pdf: 327893 bytes, checksum: 20d080cd11787ccb52dc90b869c30b00 (MD5) Previous issue date: 2013-06Comunicação corporativaMedia trainingStakeholdershttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/690DMD_hdl_123456789/690Gestão & SociedadeBAZANINI, RobertoDONAIRE, DenisRIBEIRO, Hewdy LoboBAZANINI, Homero Leoniporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013_Comunica%c3%a7%c3%a3o%20corporativa%20atividades%20do%20profissional%20de%20media%20training.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/690/2/2013_Comunica%c3%a7%c3%a3o%20corporativa%20atividades%20do%20profissional%20de%20media%20training.pdfapplication/pdf327893http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/690/2/2013_Comunica%c3%a7%c3%a3o%20corporativa%20atividades%20do%20profissional%20de%20media%20training.pdf20d080cd11787ccb52dc90b869c30b00MD5123456789_690_22020-07-22T15:45:02Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/690Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:06.27Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação corporativa: atividades do profissional de media training na perspectiva da teoria dos stakeholders
title Comunicação corporativa: atividades do profissional de media training na perspectiva da teoria dos stakeholders
spellingShingle Comunicação corporativa: atividades do profissional de media training na perspectiva da teoria dos stakeholders
BAZANINI, Roberto
Comunicação corporativa
Media training
Stakeholders
title_short Comunicação corporativa: atividades do profissional de media training na perspectiva da teoria dos stakeholders
title_full Comunicação corporativa: atividades do profissional de media training na perspectiva da teoria dos stakeholders
title_fullStr Comunicação corporativa: atividades do profissional de media training na perspectiva da teoria dos stakeholders
title_full_unstemmed Comunicação corporativa: atividades do profissional de media training na perspectiva da teoria dos stakeholders
title_sort Comunicação corporativa: atividades do profissional de media training na perspectiva da teoria dos stakeholders
author BAZANINI, Roberto
author_facet BAZANINI, Roberto
DONAIRE, Denis
RIBEIRO, Hewdy Lobo
BAZANINI, Homero Leoni
author_role author
author2 DONAIRE, Denis
RIBEIRO, Hewdy Lobo
BAZANINI, Homero Leoni
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BAZANINI, Roberto
DONAIRE, Denis
RIBEIRO, Hewdy Lobo
BAZANINI, Homero Leoni
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação corporativa
Media training
Stakeholders
topic Comunicação corporativa
Media training
Stakeholders
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Desde seu surgimento, em 1963, a teoria dos stakeholders considera a organização inserida num sistema aberto com múltiplas relações e influências condicionadas às demandas do ambiente e, nesse sentido, a comunicação com os grupos que influenciam o contexto organizacional é de fundamental importância para o empreendimento e, dessa necessidade, surgiu o profissional de media training. O problema da pesquisa está em identificar, numa perspectiva fenomenológica, quais as técnicas utilizadas pelos media training para fazer do agente “persona grata” perante os diferentes stakeholders na visão dos próprios profissionais, numa sociedade midiatizada por tecnologias da comunicação. Por meio de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, foram realizadas entrevistas com dez media trainings atuantes na cidade de São Paulo, com o objetivo de identificar a visão que esses profissionais manifestam em relação às técnicas utilizadas junto aos stakeholders no universo corporativo. Os resultados da pesquisa apontam, com base no Modelo Stakeholder Salience, que as atividades dos profissionais de media training se tornaram imprescindíveis para reputação das organizações pela sua característica estratégica de permitir ações personalizadas para a organização alcançar comunicação eficaz junto aos seus stakeholders.
description Desde seu surgimento, em 1963, a teoria dos stakeholders considera a organização inserida num sistema aberto com múltiplas relações e influências condicionadas às demandas do ambiente e, nesse sentido, a comunicação com os grupos que influenciam o contexto organizacional é de fundamental importância para o empreendimento e, dessa necessidade, surgiu o profissional de media training. O problema da pesquisa está em identificar, numa perspectiva fenomenológica, quais as técnicas utilizadas pelos media training para fazer do agente “persona grata” perante os diferentes stakeholders na visão dos próprios profissionais, numa sociedade midiatizada por tecnologias da comunicação. Por meio de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, foram realizadas entrevistas com dez media trainings atuantes na cidade de São Paulo, com o objetivo de identificar a visão que esses profissionais manifestam em relação às técnicas utilizadas junto aos stakeholders no universo corporativo. Os resultados da pesquisa apontam, com base no Modelo Stakeholder Salience, que as atividades dos profissionais de media training se tornaram imprescindíveis para reputação das organizações pela sua característica estratégica de permitir ações personalizadas para a organização alcançar comunicação eficaz junto aos seus stakeholders.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-07T15:17:24Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-07T15:17:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/690
DMD_hdl_123456789/690
dc.identifier.citation.fl_str_mv Gestão & Sociedade
url http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/690
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/690
Gestão & Sociedade
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672950812678029312