Estratégias de posicionamento: as alianças e as negociações empregadas pelos agentes fomentadores no processo de implantação da TV digital no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BAZANINI, Roberto
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: DONAIRE, Denis, DONATO, Mauricio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/910
Resumo: As estratégias de posicionamento são essenciais para o alcance de vantagem competitiva nos diferentes setores das atividades concorrenciais. O objetivo do trabalho está em investigar os discursos empregados pelos seis principais agentes envolvidos no processo de implantação da TV digital no Brasil e, concomitantemente, analisar e discutir os interesses de cada um desses agentes como participativos da decisão técnica/política da escolha do padrão de TV digital. Por intermédio de pesquisa exploratória de natureza qualitativa, análise pós-factum, com emprego da técnica de entrevista embasada na fusão de três referenciais teóricos relacionados ao posicionamento estratégico, especificamente, a Estratégia Decidida Continuamente, Nova Retórica e Análise Retórica, buscou-se delinear as diferentes etapas do processo que culminaram na outorga do padrão digital da TV brasileira em 02 de dezembro de 2007. A análise dos resultados da pesquisa aponta que a adoção do padrão japonês ocorreu em perfeita consonância com os interesses formados pela aliança dos Radiodifusores e do Governo Federal, em detrimento dos interesses do Coletivo Intervozes, da Indústria de Telecom e da Academia, sendo que, para a Indústria de Eletro-eletrônicos não houve interferências significativas no seu modelo de negócio. Esse caso constitui um instrutivo exemplo do processo de negociação no emprego das estratégias por parte dos executivos atuando como agentes retóricos na defesa dos interesses de suas respectivas organizações.
id USCS-1_d14794be794a4e5e528cb0f684a2828c
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/910
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEstratégias de posicionamento: as alianças e as negociações empregadas pelos agentes fomentadores no processo de implantação da TV digital no Brasil2011-072016-09-30T00:41:41Z2016-09-30T00:41:41ZAs estratégias de posicionamento são essenciais para o alcance de vantagem competitiva nos diferentes setores das atividades concorrenciais. O objetivo do trabalho está em investigar os discursos empregados pelos seis principais agentes envolvidos no processo de implantação da TV digital no Brasil e, concomitantemente, analisar e discutir os interesses de cada um desses agentes como participativos da decisão técnica/política da escolha do padrão de TV digital. Por intermédio de pesquisa exploratória de natureza qualitativa, análise pós-factum, com emprego da técnica de entrevista embasada na fusão de três referenciais teóricos relacionados ao posicionamento estratégico, especificamente, a Estratégia Decidida Continuamente, Nova Retórica e Análise Retórica, buscou-se delinear as diferentes etapas do processo que culminaram na outorga do padrão digital da TV brasileira em 02 de dezembro de 2007. A análise dos resultados da pesquisa aponta que a adoção do padrão japonês ocorreu em perfeita consonância com os interesses formados pela aliança dos Radiodifusores e do Governo Federal, em detrimento dos interesses do Coletivo Intervozes, da Indústria de Telecom e da Academia, sendo que, para a Indústria de Eletro-eletrônicos não houve interferências significativas no seu modelo de negócio. Esse caso constitui um instrutivo exemplo do processo de negociação no emprego das estratégias por parte dos executivos atuando como agentes retóricos na defesa dos interesses de suas respectivas organizações.Submitted by TAIS ANDREOLI (tais_pa@hotmail.com) on 2016-09-20T13:36:06Z No. of bitstreams: 1 1567-9938-1-PB.pdf: 371044 bytes, checksum: f0671d1b65d13d48645b803456dea5c6 (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2016-09-20T14:02:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1567-9938-1-PB.pdf: 371044 bytes, checksum: f0671d1b65d13d48645b803456dea5c6 (MD5)Approved for entry into archive by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2016-09-30T00:41:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1567-9938-1-PB.pdf: 371044 bytes, checksum: f0671d1b65d13d48645b803456dea5c6 (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-30T00:41:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 1567-9938-1-PB.pdf: 371044 bytes, checksum: f0671d1b65d13d48645b803456dea5c6 (MD5) Previous issue date: 2011-07EstratégiaAnálise RetóricaTv Digitalhttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/910DMD_hdl_123456789/910BAZANINI, Roberto; DONAIRE, Denis; DONATO, Mauricio. Estratégias de posicionamento: as alianças e as negociações empregadas pelos agentes fomentadores no processo de implantação da TV digital no Brasil. Revista de Negócios (Online), v. 16, n. 3, p. 53-78, Jul./Set., 2012.BAZANINI, RobertoDONAIRE, DenisDONATO, Mauricioporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess1567-9938-1-PB.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/910/2/1567-9938-1-PB.pdfapplication/pdf371044http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/910/2/1567-9938-1-PB.pdff0671d1b65d13d48645b803456dea5c6MD5123456789_910_22020-07-22T15:45:25Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/910Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:31.266Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de posicionamento: as alianças e as negociações empregadas pelos agentes fomentadores no processo de implantação da TV digital no Brasil
title Estratégias de posicionamento: as alianças e as negociações empregadas pelos agentes fomentadores no processo de implantação da TV digital no Brasil
spellingShingle Estratégias de posicionamento: as alianças e as negociações empregadas pelos agentes fomentadores no processo de implantação da TV digital no Brasil
BAZANINI, Roberto
Estratégia
Análise Retórica
Tv Digital
title_short Estratégias de posicionamento: as alianças e as negociações empregadas pelos agentes fomentadores no processo de implantação da TV digital no Brasil
title_full Estratégias de posicionamento: as alianças e as negociações empregadas pelos agentes fomentadores no processo de implantação da TV digital no Brasil
title_fullStr Estratégias de posicionamento: as alianças e as negociações empregadas pelos agentes fomentadores no processo de implantação da TV digital no Brasil
title_full_unstemmed Estratégias de posicionamento: as alianças e as negociações empregadas pelos agentes fomentadores no processo de implantação da TV digital no Brasil
title_sort Estratégias de posicionamento: as alianças e as negociações empregadas pelos agentes fomentadores no processo de implantação da TV digital no Brasil
author BAZANINI, Roberto
author_facet BAZANINI, Roberto
DONAIRE, Denis
DONATO, Mauricio
author_role author
author2 DONAIRE, Denis
DONATO, Mauricio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BAZANINI, Roberto
DONAIRE, Denis
DONATO, Mauricio
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Análise Retórica
Tv Digital
topic Estratégia
Análise Retórica
Tv Digital
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv As estratégias de posicionamento são essenciais para o alcance de vantagem competitiva nos diferentes setores das atividades concorrenciais. O objetivo do trabalho está em investigar os discursos empregados pelos seis principais agentes envolvidos no processo de implantação da TV digital no Brasil e, concomitantemente, analisar e discutir os interesses de cada um desses agentes como participativos da decisão técnica/política da escolha do padrão de TV digital. Por intermédio de pesquisa exploratória de natureza qualitativa, análise pós-factum, com emprego da técnica de entrevista embasada na fusão de três referenciais teóricos relacionados ao posicionamento estratégico, especificamente, a Estratégia Decidida Continuamente, Nova Retórica e Análise Retórica, buscou-se delinear as diferentes etapas do processo que culminaram na outorga do padrão digital da TV brasileira em 02 de dezembro de 2007. A análise dos resultados da pesquisa aponta que a adoção do padrão japonês ocorreu em perfeita consonância com os interesses formados pela aliança dos Radiodifusores e do Governo Federal, em detrimento dos interesses do Coletivo Intervozes, da Indústria de Telecom e da Academia, sendo que, para a Indústria de Eletro-eletrônicos não houve interferências significativas no seu modelo de negócio. Esse caso constitui um instrutivo exemplo do processo de negociação no emprego das estratégias por parte dos executivos atuando como agentes retóricos na defesa dos interesses de suas respectivas organizações.
description As estratégias de posicionamento são essenciais para o alcance de vantagem competitiva nos diferentes setores das atividades concorrenciais. O objetivo do trabalho está em investigar os discursos empregados pelos seis principais agentes envolvidos no processo de implantação da TV digital no Brasil e, concomitantemente, analisar e discutir os interesses de cada um desses agentes como participativos da decisão técnica/política da escolha do padrão de TV digital. Por intermédio de pesquisa exploratória de natureza qualitativa, análise pós-factum, com emprego da técnica de entrevista embasada na fusão de três referenciais teóricos relacionados ao posicionamento estratégico, especificamente, a Estratégia Decidida Continuamente, Nova Retórica e Análise Retórica, buscou-se delinear as diferentes etapas do processo que culminaram na outorga do padrão digital da TV brasileira em 02 de dezembro de 2007. A análise dos resultados da pesquisa aponta que a adoção do padrão japonês ocorreu em perfeita consonância com os interesses formados pela aliança dos Radiodifusores e do Governo Federal, em detrimento dos interesses do Coletivo Intervozes, da Indústria de Telecom e da Academia, sendo que, para a Indústria de Eletro-eletrônicos não houve interferências significativas no seu modelo de negócio. Esse caso constitui um instrutivo exemplo do processo de negociação no emprego das estratégias por parte dos executivos atuando como agentes retóricos na defesa dos interesses de suas respectivas organizações.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-07
dc.date.available.fl_str_mv 2016-09-30T00:41:41Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-30T00:41:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/910
DMD_hdl_123456789/910
dc.identifier.citation.fl_str_mv BAZANINI, Roberto; DONAIRE, Denis; DONATO, Mauricio. Estratégias de posicionamento: as alianças e as negociações empregadas pelos agentes fomentadores no processo de implantação da TV digital no Brasil. Revista de Negócios (Online), v. 16, n. 3, p. 53-78, Jul./Set., 2012.
url http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/910
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/910
BAZANINI, Roberto; DONAIRE, Denis; DONATO, Mauricio. Estratégias de posicionamento: as alianças e as negociações empregadas pelos agentes fomentadores no processo de implantação da TV digital no Brasil. Revista de Negócios (Online), v. 16, n. 3, p. 53-78, Jul./Set., 2012.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672951115009753088