Estratégias de posicionamento: as alianças e as negociações empregadas pelos agentes fomentadores no processo de implantação da TV digital no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da USCS |
Texto Completo: | http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/910 |
Resumo: | As estratégias de posicionamento são essenciais para o alcance de vantagem competitiva nos diferentes setores das atividades concorrenciais. O objetivo do trabalho está em investigar os discursos empregados pelos seis principais agentes envolvidos no processo de implantação da TV digital no Brasil e, concomitantemente, analisar e discutir os interesses de cada um desses agentes como participativos da decisão técnica/política da escolha do padrão de TV digital. Por intermédio de pesquisa exploratória de natureza qualitativa, análise pós-factum, com emprego da técnica de entrevista embasada na fusão de três referenciais teóricos relacionados ao posicionamento estratégico, especificamente, a Estratégia Decidida Continuamente, Nova Retórica e Análise Retórica, buscou-se delinear as diferentes etapas do processo que culminaram na outorga do padrão digital da TV brasileira em 02 de dezembro de 2007. A análise dos resultados da pesquisa aponta que a adoção do padrão japonês ocorreu em perfeita consonância com os interesses formados pela aliança dos Radiodifusores e do Governo Federal, em detrimento dos interesses do Coletivo Intervozes, da Indústria de Telecom e da Academia, sendo que, para a Indústria de Eletro-eletrônicos não houve interferências significativas no seu modelo de negócio. Esse caso constitui um instrutivo exemplo do processo de negociação no emprego das estratégias por parte dos executivos atuando como agentes retóricos na defesa dos interesses de suas respectivas organizações. |
id |
USCS-1_d14794be794a4e5e528cb0f684a2828c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/910 |
network_acronym_str |
USCS-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da USCS |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEstratégias de posicionamento: as alianças e as negociações empregadas pelos agentes fomentadores no processo de implantação da TV digital no Brasil2011-072016-09-30T00:41:41Z2016-09-30T00:41:41ZAs estratégias de posicionamento são essenciais para o alcance de vantagem competitiva nos diferentes setores das atividades concorrenciais. O objetivo do trabalho está em investigar os discursos empregados pelos seis principais agentes envolvidos no processo de implantação da TV digital no Brasil e, concomitantemente, analisar e discutir os interesses de cada um desses agentes como participativos da decisão técnica/política da escolha do padrão de TV digital. Por intermédio de pesquisa exploratória de natureza qualitativa, análise pós-factum, com emprego da técnica de entrevista embasada na fusão de três referenciais teóricos relacionados ao posicionamento estratégico, especificamente, a Estratégia Decidida Continuamente, Nova Retórica e Análise Retórica, buscou-se delinear as diferentes etapas do processo que culminaram na outorga do padrão digital da TV brasileira em 02 de dezembro de 2007. A análise dos resultados da pesquisa aponta que a adoção do padrão japonês ocorreu em perfeita consonância com os interesses formados pela aliança dos Radiodifusores e do Governo Federal, em detrimento dos interesses do Coletivo Intervozes, da Indústria de Telecom e da Academia, sendo que, para a Indústria de Eletro-eletrônicos não houve interferências significativas no seu modelo de negócio. Esse caso constitui um instrutivo exemplo do processo de negociação no emprego das estratégias por parte dos executivos atuando como agentes retóricos na defesa dos interesses de suas respectivas organizações.Submitted by TAIS ANDREOLI (tais_pa@hotmail.com) on 2016-09-20T13:36:06Z No. of bitstreams: 1 1567-9938-1-PB.pdf: 371044 bytes, checksum: f0671d1b65d13d48645b803456dea5c6 (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2016-09-20T14:02:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1567-9938-1-PB.pdf: 371044 bytes, checksum: f0671d1b65d13d48645b803456dea5c6 (MD5)Approved for entry into archive by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2016-09-30T00:41:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1567-9938-1-PB.pdf: 371044 bytes, checksum: f0671d1b65d13d48645b803456dea5c6 (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-30T00:41:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 1567-9938-1-PB.pdf: 371044 bytes, checksum: f0671d1b65d13d48645b803456dea5c6 (MD5) Previous issue date: 2011-07EstratégiaAnálise RetóricaTv Digitalhttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/910DMD_hdl_123456789/910BAZANINI, Roberto; DONAIRE, Denis; DONATO, Mauricio. Estratégias de posicionamento: as alianças e as negociações empregadas pelos agentes fomentadores no processo de implantação da TV digital no Brasil. Revista de Negócios (Online), v. 16, n. 3, p. 53-78, Jul./Set., 2012.BAZANINI, RobertoDONAIRE, DenisDONATO, Mauricioporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess1567-9938-1-PB.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/910/2/1567-9938-1-PB.pdfapplication/pdf371044http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/910/2/1567-9938-1-PB.pdff0671d1b65d13d48645b803456dea5c6MD5123456789_910_22020-07-22T15:45:25Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/910Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:31.266Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de posicionamento: as alianças e as negociações empregadas pelos agentes fomentadores no processo de implantação da TV digital no Brasil |
title |
Estratégias de posicionamento: as alianças e as negociações empregadas pelos agentes fomentadores no processo de implantação da TV digital no Brasil |
spellingShingle |
Estratégias de posicionamento: as alianças e as negociações empregadas pelos agentes fomentadores no processo de implantação da TV digital no Brasil BAZANINI, Roberto Estratégia Análise Retórica Tv Digital |
title_short |
Estratégias de posicionamento: as alianças e as negociações empregadas pelos agentes fomentadores no processo de implantação da TV digital no Brasil |
title_full |
Estratégias de posicionamento: as alianças e as negociações empregadas pelos agentes fomentadores no processo de implantação da TV digital no Brasil |
title_fullStr |
Estratégias de posicionamento: as alianças e as negociações empregadas pelos agentes fomentadores no processo de implantação da TV digital no Brasil |
title_full_unstemmed |
Estratégias de posicionamento: as alianças e as negociações empregadas pelos agentes fomentadores no processo de implantação da TV digital no Brasil |
title_sort |
Estratégias de posicionamento: as alianças e as negociações empregadas pelos agentes fomentadores no processo de implantação da TV digital no Brasil |
author |
BAZANINI, Roberto |
author_facet |
BAZANINI, Roberto DONAIRE, Denis DONATO, Mauricio |
author_role |
author |
author2 |
DONAIRE, Denis DONATO, Mauricio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BAZANINI, Roberto DONAIRE, Denis DONATO, Mauricio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia Análise Retórica Tv Digital |
topic |
Estratégia Análise Retórica Tv Digital |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
As estratégias de posicionamento são essenciais para o alcance de vantagem competitiva nos diferentes setores das atividades concorrenciais. O objetivo do trabalho está em investigar os discursos empregados pelos seis principais agentes envolvidos no processo de implantação da TV digital no Brasil e, concomitantemente, analisar e discutir os interesses de cada um desses agentes como participativos da decisão técnica/política da escolha do padrão de TV digital. Por intermédio de pesquisa exploratória de natureza qualitativa, análise pós-factum, com emprego da técnica de entrevista embasada na fusão de três referenciais teóricos relacionados ao posicionamento estratégico, especificamente, a Estratégia Decidida Continuamente, Nova Retórica e Análise Retórica, buscou-se delinear as diferentes etapas do processo que culminaram na outorga do padrão digital da TV brasileira em 02 de dezembro de 2007. A análise dos resultados da pesquisa aponta que a adoção do padrão japonês ocorreu em perfeita consonância com os interesses formados pela aliança dos Radiodifusores e do Governo Federal, em detrimento dos interesses do Coletivo Intervozes, da Indústria de Telecom e da Academia, sendo que, para a Indústria de Eletro-eletrônicos não houve interferências significativas no seu modelo de negócio. Esse caso constitui um instrutivo exemplo do processo de negociação no emprego das estratégias por parte dos executivos atuando como agentes retóricos na defesa dos interesses de suas respectivas organizações. |
description |
As estratégias de posicionamento são essenciais para o alcance de vantagem competitiva nos diferentes setores das atividades concorrenciais. O objetivo do trabalho está em investigar os discursos empregados pelos seis principais agentes envolvidos no processo de implantação da TV digital no Brasil e, concomitantemente, analisar e discutir os interesses de cada um desses agentes como participativos da decisão técnica/política da escolha do padrão de TV digital. Por intermédio de pesquisa exploratória de natureza qualitativa, análise pós-factum, com emprego da técnica de entrevista embasada na fusão de três referenciais teóricos relacionados ao posicionamento estratégico, especificamente, a Estratégia Decidida Continuamente, Nova Retórica e Análise Retórica, buscou-se delinear as diferentes etapas do processo que culminaram na outorga do padrão digital da TV brasileira em 02 de dezembro de 2007. A análise dos resultados da pesquisa aponta que a adoção do padrão japonês ocorreu em perfeita consonância com os interesses formados pela aliança dos Radiodifusores e do Governo Federal, em detrimento dos interesses do Coletivo Intervozes, da Indústria de Telecom e da Academia, sendo que, para a Indústria de Eletro-eletrônicos não houve interferências significativas no seu modelo de negócio. Esse caso constitui um instrutivo exemplo do processo de negociação no emprego das estratégias por parte dos executivos atuando como agentes retóricos na defesa dos interesses de suas respectivas organizações. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-07 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-09-30T00:41:41Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-30T00:41:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/910 DMD_hdl_123456789/910 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BAZANINI, Roberto; DONAIRE, Denis; DONATO, Mauricio. Estratégias de posicionamento: as alianças e as negociações empregadas pelos agentes fomentadores no processo de implantação da TV digital no Brasil. Revista de Negócios (Online), v. 16, n. 3, p. 53-78, Jul./Set., 2012. |
url |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/910 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/910 BAZANINI, Roberto; DONAIRE, Denis; DONATO, Mauricio. Estratégias de posicionamento: as alianças e as negociações empregadas pelos agentes fomentadores no processo de implantação da TV digital no Brasil. Revista de Negócios (Online), v. 16, n. 3, p. 53-78, Jul./Set., 2012. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da USCS instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da USCS |
collection |
Repositório Institucional da USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1672951115009753088 |