ANÁLISE ECOLÓGICA DO ENSINO INFANTIL E INTERFACES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borre, Leila Maira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Reverdito, Riller Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6193
Resumo: O estudo resulta da Inserção Ecológica no contexto do ensino infantil de Cáceres – MT. Propõe-se em analisar esse contexto em seus aspectos pedagógicos e estruturais, o perfil dos professores e as relações destes elementos com os conteúdos da Educação Física. Participaram coordenadoras e/ou diretoras e professores/as pedagogos/as de oito instituições públicas de Educação Infantil. Para obtenção dos dados foram realizadas observações dos espaços e infraestrutura das instituições, diário de campo nas entrevistas com os gestores e aplicação de questionários com os/as professores/as. Os dados foram analisados a partir da análise descritiva e temática. Enquanto conclusões destaca-se a influência das políticas públicas, as limitações nos espaços e infraestrutura das instituições e as fragilidades na formação inicial dos professores/as no que se refere ao trato pedagógico dos conteúdos da Educação Física na Educação Infantil.
id USCS-2_080b049f21a8ba9429c82ad408755c44
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6193
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling ANÁLISE ECOLÓGICA DO ENSINO INFANTIL E INTERFACES COM A EDUCAÇÃO FÍSICAO estudo resulta da Inserção Ecológica no contexto do ensino infantil de Cáceres – MT. Propõe-se em analisar esse contexto em seus aspectos pedagógicos e estruturais, o perfil dos professores e as relações destes elementos com os conteúdos da Educação Física. Participaram coordenadoras e/ou diretoras e professores/as pedagogos/as de oito instituições públicas de Educação Infantil. Para obtenção dos dados foram realizadas observações dos espaços e infraestrutura das instituições, diário de campo nas entrevistas com os gestores e aplicação de questionários com os/as professores/as. Os dados foram analisados a partir da análise descritiva e temática. Enquanto conclusões destaca-se a influência das políticas públicas, as limitações nos espaços e infraestrutura das instituições e as fragilidades na formação inicial dos professores/as no que se refere ao trato pedagógico dos conteúdos da Educação Física na Educação Infantil.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2020-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/619310.13037/rea-e.vol5n9.6193Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 5 n. 9 (2020)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6193/3087Copyright (c) 2020 Leila Maira Borre, Riller Silva Reverditohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorre, Leila MairaReverdito, Riller Silva2022-10-04T19:04:50Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6193Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:50Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE ECOLÓGICA DO ENSINO INFANTIL E INTERFACES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA
title ANÁLISE ECOLÓGICA DO ENSINO INFANTIL E INTERFACES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle ANÁLISE ECOLÓGICA DO ENSINO INFANTIL E INTERFACES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA
Borre, Leila Maira
title_short ANÁLISE ECOLÓGICA DO ENSINO INFANTIL E INTERFACES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full ANÁLISE ECOLÓGICA DO ENSINO INFANTIL E INTERFACES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr ANÁLISE ECOLÓGICA DO ENSINO INFANTIL E INTERFACES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed ANÁLISE ECOLÓGICA DO ENSINO INFANTIL E INTERFACES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort ANÁLISE ECOLÓGICA DO ENSINO INFANTIL E INTERFACES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA
author Borre, Leila Maira
author_facet Borre, Leila Maira
Reverdito, Riller Silva
author_role author
author2 Reverdito, Riller Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borre, Leila Maira
Reverdito, Riller Silva
description O estudo resulta da Inserção Ecológica no contexto do ensino infantil de Cáceres – MT. Propõe-se em analisar esse contexto em seus aspectos pedagógicos e estruturais, o perfil dos professores e as relações destes elementos com os conteúdos da Educação Física. Participaram coordenadoras e/ou diretoras e professores/as pedagogos/as de oito instituições públicas de Educação Infantil. Para obtenção dos dados foram realizadas observações dos espaços e infraestrutura das instituições, diário de campo nas entrevistas com os gestores e aplicação de questionários com os/as professores/as. Os dados foram analisados a partir da análise descritiva e temática. Enquanto conclusões destaca-se a influência das políticas públicas, as limitações nos espaços e infraestrutura das instituições e as fragilidades na formação inicial dos professores/as no que se refere ao trato pedagógico dos conteúdos da Educação Física na Educação Infantil.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6193
10.13037/rea-e.vol5n9.6193
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6193
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol5n9.6193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6193/3087
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Leila Maira Borre, Riller Silva Reverdito
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Leila Maira Borre, Riller Silva Reverdito
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 5 n. 9 (2020)
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844971241897984