A ATUAÇÃO DO SUPERVISOR DE ENSINO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE SUAS LIMITAÇÕES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Neto, Osório Augusto de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Veraszto, Estéfano Vizconde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5839
Resumo: Esta pesquisa, de cunho qualitativo, realizada mediante Análise Textual Discursiva, mostrou as limitações de atuação do Supervisor de Ensino da Rede Pública Estadual do Estado de São Paulo em questões pertinentes à oferta/matrícula no AEE (Atendimento Educacional Especializado) de alunos com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), gerando restrições e o cerceamento de direitos de uma educação plena aos alunos com a deficiência já apontada. Foi possível verificar que a emissão de pareceres para a oferta e matrícula de alunos com TEA no AEE se restringe somente para aqueles alunos que possuem diagnóstico clínico/médico, em total descompasso com os referencias teóricos da área, bem como em relação às orientações técnicas do Ministério da Educação. Evidenciou-se ainda a necessidade de uma reavaliação de elementos normativos internos, pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE/SP), no tocante aos critérios para oferta e matrícula no AEE de alunos com TEA.
id USCS-2_1ec8c0232cb5ca1a6e2b180689695f03
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5839
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling A ATUAÇÃO DO SUPERVISOR DE ENSINO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE SUAS LIMITAÇÕES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEAEsta pesquisa, de cunho qualitativo, realizada mediante Análise Textual Discursiva, mostrou as limitações de atuação do Supervisor de Ensino da Rede Pública Estadual do Estado de São Paulo em questões pertinentes à oferta/matrícula no AEE (Atendimento Educacional Especializado) de alunos com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), gerando restrições e o cerceamento de direitos de uma educação plena aos alunos com a deficiência já apontada. Foi possível verificar que a emissão de pareceres para a oferta e matrícula de alunos com TEA no AEE se restringe somente para aqueles alunos que possuem diagnóstico clínico/médico, em total descompasso com os referencias teóricos da área, bem como em relação às orientações técnicas do Ministério da Educação. Evidenciou-se ainda a necessidade de uma reavaliação de elementos normativos internos, pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE/SP), no tocante aos critérios para oferta e matrícula no AEE de alunos com TEA.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2019-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/583910.13037/rea-e.vol4n7.5839Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 7 (2019)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5839/2777Copyright (c) 2019 Osório Augusto de Souza Neto, Estéfano Vizconde Verasztohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza Neto, Osório Augusto deVeraszto, Estéfano Vizconde2022-10-04T19:04:49Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5839Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:49Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv A ATUAÇÃO DO SUPERVISOR DE ENSINO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE SUAS LIMITAÇÕES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA
title A ATUAÇÃO DO SUPERVISOR DE ENSINO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE SUAS LIMITAÇÕES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA
spellingShingle A ATUAÇÃO DO SUPERVISOR DE ENSINO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE SUAS LIMITAÇÕES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA
Souza Neto, Osório Augusto de
title_short A ATUAÇÃO DO SUPERVISOR DE ENSINO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE SUAS LIMITAÇÕES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA
title_full A ATUAÇÃO DO SUPERVISOR DE ENSINO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE SUAS LIMITAÇÕES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA
title_fullStr A ATUAÇÃO DO SUPERVISOR DE ENSINO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE SUAS LIMITAÇÕES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA
title_full_unstemmed A ATUAÇÃO DO SUPERVISOR DE ENSINO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE SUAS LIMITAÇÕES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA
title_sort A ATUAÇÃO DO SUPERVISOR DE ENSINO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE SUAS LIMITAÇÕES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA
author Souza Neto, Osório Augusto de
author_facet Souza Neto, Osório Augusto de
Veraszto, Estéfano Vizconde
author_role author
author2 Veraszto, Estéfano Vizconde
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Neto, Osório Augusto de
Veraszto, Estéfano Vizconde
description Esta pesquisa, de cunho qualitativo, realizada mediante Análise Textual Discursiva, mostrou as limitações de atuação do Supervisor de Ensino da Rede Pública Estadual do Estado de São Paulo em questões pertinentes à oferta/matrícula no AEE (Atendimento Educacional Especializado) de alunos com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), gerando restrições e o cerceamento de direitos de uma educação plena aos alunos com a deficiência já apontada. Foi possível verificar que a emissão de pareceres para a oferta e matrícula de alunos com TEA no AEE se restringe somente para aqueles alunos que possuem diagnóstico clínico/médico, em total descompasso com os referencias teóricos da área, bem como em relação às orientações técnicas do Ministério da Educação. Evidenciou-se ainda a necessidade de uma reavaliação de elementos normativos internos, pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE/SP), no tocante aos critérios para oferta e matrícula no AEE de alunos com TEA.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5839
10.13037/rea-e.vol4n7.5839
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5839
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol4n7.5839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5839/2777
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Osório Augusto de Souza Neto, Estéfano Vizconde Veraszto
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Osório Augusto de Souza Neto, Estéfano Vizconde Veraszto
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 7 (2019)
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798045887284379648