A ATUAÇÃO DO SUPERVISOR DE ENSINO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE SUAS LIMITAÇÕES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5839 |
Resumo: | Esta pesquisa, de cunho qualitativo, realizada mediante Análise Textual Discursiva, mostrou as limitações de atuação do Supervisor de Ensino da Rede Pública Estadual do Estado de São Paulo em questões pertinentes à oferta/matrícula no AEE (Atendimento Educacional Especializado) de alunos com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), gerando restrições e o cerceamento de direitos de uma educação plena aos alunos com a deficiência já apontada. Foi possível verificar que a emissão de pareceres para a oferta e matrícula de alunos com TEA no AEE se restringe somente para aqueles alunos que possuem diagnóstico clínico/médico, em total descompasso com os referencias teóricos da área, bem como em relação às orientações técnicas do Ministério da Educação. Evidenciou-se ainda a necessidade de uma reavaliação de elementos normativos internos, pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE/SP), no tocante aos critérios para oferta e matrícula no AEE de alunos com TEA. |
id |
USCS-2_1ec8c0232cb5ca1a6e2b180689695f03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5839 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A ATUAÇÃO DO SUPERVISOR DE ENSINO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE SUAS LIMITAÇÕES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEAEsta pesquisa, de cunho qualitativo, realizada mediante Análise Textual Discursiva, mostrou as limitações de atuação do Supervisor de Ensino da Rede Pública Estadual do Estado de São Paulo em questões pertinentes à oferta/matrícula no AEE (Atendimento Educacional Especializado) de alunos com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), gerando restrições e o cerceamento de direitos de uma educação plena aos alunos com a deficiência já apontada. Foi possível verificar que a emissão de pareceres para a oferta e matrícula de alunos com TEA no AEE se restringe somente para aqueles alunos que possuem diagnóstico clínico/médico, em total descompasso com os referencias teóricos da área, bem como em relação às orientações técnicas do Ministério da Educação. Evidenciou-se ainda a necessidade de uma reavaliação de elementos normativos internos, pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE/SP), no tocante aos critérios para oferta e matrícula no AEE de alunos com TEA.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2019-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/583910.13037/rea-e.vol4n7.5839Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 7 (2019)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5839/2777Copyright (c) 2019 Osório Augusto de Souza Neto, Estéfano Vizconde Verasztohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza Neto, Osório Augusto deVeraszto, Estéfano Vizconde2022-10-04T19:04:49Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5839Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:49Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ATUAÇÃO DO SUPERVISOR DE ENSINO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE SUAS LIMITAÇÕES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA |
title |
A ATUAÇÃO DO SUPERVISOR DE ENSINO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE SUAS LIMITAÇÕES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA |
spellingShingle |
A ATUAÇÃO DO SUPERVISOR DE ENSINO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE SUAS LIMITAÇÕES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA Souza Neto, Osório Augusto de |
title_short |
A ATUAÇÃO DO SUPERVISOR DE ENSINO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE SUAS LIMITAÇÕES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA |
title_full |
A ATUAÇÃO DO SUPERVISOR DE ENSINO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE SUAS LIMITAÇÕES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA |
title_fullStr |
A ATUAÇÃO DO SUPERVISOR DE ENSINO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE SUAS LIMITAÇÕES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA |
title_full_unstemmed |
A ATUAÇÃO DO SUPERVISOR DE ENSINO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE SUAS LIMITAÇÕES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA |
title_sort |
A ATUAÇÃO DO SUPERVISOR DE ENSINO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE SUAS LIMITAÇÕES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA |
author |
Souza Neto, Osório Augusto de |
author_facet |
Souza Neto, Osório Augusto de Veraszto, Estéfano Vizconde |
author_role |
author |
author2 |
Veraszto, Estéfano Vizconde |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza Neto, Osório Augusto de Veraszto, Estéfano Vizconde |
description |
Esta pesquisa, de cunho qualitativo, realizada mediante Análise Textual Discursiva, mostrou as limitações de atuação do Supervisor de Ensino da Rede Pública Estadual do Estado de São Paulo em questões pertinentes à oferta/matrícula no AEE (Atendimento Educacional Especializado) de alunos com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), gerando restrições e o cerceamento de direitos de uma educação plena aos alunos com a deficiência já apontada. Foi possível verificar que a emissão de pareceres para a oferta e matrícula de alunos com TEA no AEE se restringe somente para aqueles alunos que possuem diagnóstico clínico/médico, em total descompasso com os referencias teóricos da área, bem como em relação às orientações técnicas do Ministério da Educação. Evidenciou-se ainda a necessidade de uma reavaliação de elementos normativos internos, pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE/SP), no tocante aos critérios para oferta e matrícula no AEE de alunos com TEA. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5839 10.13037/rea-e.vol4n7.5839 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5839 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol4n7.5839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5839/2777 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Osório Augusto de Souza Neto, Estéfano Vizconde Veraszto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Osório Augusto de Souza Neto, Estéfano Vizconde Veraszto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 7 (2019) 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798045887284379648 |