CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE FRENTE O COTIDIANO MIDIÁTICO DISCENTE
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7703 |
Resumo: | Este artigo investiga a capacidade de adaptação dos princípios pedagógicos de Paulo Freire diante das constantes mudanças na realidade discente por meio das mídias. A partir de uma abordagem qualitativa analisou-se o projeto político pedagógico de uma escola freireana e foram entrevistadas, semiestruturalmente, sua equipe gestora e três professoras do ensino fundamental. Utilizou-se o método paradigma indiciário proposto por Carlo Ginzburg (1989) para discussão. Concluiu-se que os princípios pedagógicos freireanos se adaptam a novas realidades ao incentivar a autonomia dos professores e considerar o contexto social como base formativa para a construção do indivíduo. Ao promover a interdisciplinaridade dos conteúdos praticados em forma de projetos que se modificam ano a ano, possibilita-se estar atento aos interesses dos alunos. Freire (2014a, p. 133), ao propor que o sujeito deva reconhecer sua inconclusão em permanente movimento na história, viabiliza a abertura ao mundo e aos outros em uma relação dialógica constante. |
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CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE FRENTE O COTIDIANO MIDIÁTICO DISCENTEFreire, adaptação, discente.Este artigo investiga a capacidade de adaptação dos princípios pedagógicos de Paulo Freire diante das constantes mudanças na realidade discente por meio das mídias. A partir de uma abordagem qualitativa analisou-se o projeto político pedagógico de uma escola freireana e foram entrevistadas, semiestruturalmente, sua equipe gestora e três professoras do ensino fundamental. Utilizou-se o método paradigma indiciário proposto por Carlo Ginzburg (1989) para discussão. Concluiu-se que os princípios pedagógicos freireanos se adaptam a novas realidades ao incentivar a autonomia dos professores e considerar o contexto social como base formativa para a construção do indivíduo. Ao promover a interdisciplinaridade dos conteúdos praticados em forma de projetos que se modificam ano a ano, possibilita-se estar atento aos interesses dos alunos. Freire (2014a, p. 133), ao propor que o sujeito deva reconhecer sua inconclusão em permanente movimento na história, viabiliza a abertura ao mundo e aos outros em uma relação dialógica constante.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/770310.13037/rea-e.vol6n11.7703Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 11 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7703/3399Copyright (c) 2021 Claudia Tietsche Reis, Maria Antonia Ramos de Azevedohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTietsche Reis, Claudia Ramos de Azevedo, Maria Antonia2022-10-05T17:26:51Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7703Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-05T17:26:51Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
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