CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE FRENTE O COTIDIANO MIDIÁTICO DISCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tietsche Reis, Claudia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ramos de Azevedo, Maria Antonia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7703
Resumo: Este artigo investiga a capacidade de adaptação dos princípios pedagógicos de Paulo Freire diante das constantes mudanças na realidade discente por meio das mídias. A partir de uma abordagem qualitativa analisou-se o projeto político pedagógico de uma escola freireana e foram entrevistadas, semiestruturalmente, sua equipe gestora e três professoras do ensino fundamental. Utilizou-se o método paradigma indiciário proposto por Carlo Ginzburg (1989) para discussão. Concluiu-se que os princípios pedagógicos freireanos se adaptam a novas realidades ao incentivar a autonomia dos professores e considerar o contexto social como base formativa para a construção do indivíduo. Ao promover a interdisciplinaridade dos conteúdos praticados em forma de projetos que se modificam ano a ano, possibilita-se estar atento aos interesses dos alunos. Freire (2014a, p. 133), ao propor que o sujeito deva reconhecer sua inconclusão em permanente movimento na história, viabiliza a abertura ao mundo e aos outros em uma relação dialógica constante.
id USCS-2_3cfacad9af84e606115accd3112990e2
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7703
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE FRENTE O COTIDIANO MIDIÁTICO DISCENTEFreire, adaptação, discente.Este artigo investiga a capacidade de adaptação dos princípios pedagógicos de Paulo Freire diante das constantes mudanças na realidade discente por meio das mídias. A partir de uma abordagem qualitativa analisou-se o projeto político pedagógico de uma escola freireana e foram entrevistadas, semiestruturalmente, sua equipe gestora e três professoras do ensino fundamental. Utilizou-se o método paradigma indiciário proposto por Carlo Ginzburg (1989) para discussão. Concluiu-se que os princípios pedagógicos freireanos se adaptam a novas realidades ao incentivar a autonomia dos professores e considerar o contexto social como base formativa para a construção do indivíduo. Ao promover a interdisciplinaridade dos conteúdos praticados em forma de projetos que se modificam ano a ano, possibilita-se estar atento aos interesses dos alunos. Freire (2014a, p. 133), ao propor que o sujeito deva reconhecer sua inconclusão em permanente movimento na história, viabiliza a abertura ao mundo e aos outros em uma relação dialógica constante.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/770310.13037/rea-e.vol6n11.7703Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 11 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7703/3399Copyright (c) 2021 Claudia Tietsche Reis, Maria Antonia Ramos de Azevedohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTietsche Reis, Claudia Ramos de Azevedo, Maria Antonia2022-10-05T17:26:51Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7703Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-05T17:26:51Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE FRENTE O COTIDIANO MIDIÁTICO DISCENTE
title CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE FRENTE O COTIDIANO MIDIÁTICO DISCENTE
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE FRENTE O COTIDIANO MIDIÁTICO DISCENTE
Tietsche Reis, Claudia
Freire, adaptação, discente.
title_short CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE FRENTE O COTIDIANO MIDIÁTICO DISCENTE
title_full CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE FRENTE O COTIDIANO MIDIÁTICO DISCENTE
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE FRENTE O COTIDIANO MIDIÁTICO DISCENTE
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE FRENTE O COTIDIANO MIDIÁTICO DISCENTE
title_sort CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE FRENTE O COTIDIANO MIDIÁTICO DISCENTE
author Tietsche Reis, Claudia
author_facet Tietsche Reis, Claudia
Ramos de Azevedo, Maria Antonia
author_role author
author2 Ramos de Azevedo, Maria Antonia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tietsche Reis, Claudia
Ramos de Azevedo, Maria Antonia
dc.subject.por.fl_str_mv Freire, adaptação, discente.
topic Freire, adaptação, discente.
description Este artigo investiga a capacidade de adaptação dos princípios pedagógicos de Paulo Freire diante das constantes mudanças na realidade discente por meio das mídias. A partir de uma abordagem qualitativa analisou-se o projeto político pedagógico de uma escola freireana e foram entrevistadas, semiestruturalmente, sua equipe gestora e três professoras do ensino fundamental. Utilizou-se o método paradigma indiciário proposto por Carlo Ginzburg (1989) para discussão. Concluiu-se que os princípios pedagógicos freireanos se adaptam a novas realidades ao incentivar a autonomia dos professores e considerar o contexto social como base formativa para a construção do indivíduo. Ao promover a interdisciplinaridade dos conteúdos praticados em forma de projetos que se modificam ano a ano, possibilita-se estar atento aos interesses dos alunos. Freire (2014a, p. 133), ao propor que o sujeito deva reconhecer sua inconclusão em permanente movimento na história, viabiliza a abertura ao mundo e aos outros em uma relação dialógica constante.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7703
10.13037/rea-e.vol6n11.7703
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7703
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol6n11.7703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7703/3399
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Claudia Tietsche Reis, Maria Antonia Ramos de Azevedo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Claudia Tietsche Reis, Maria Antonia Ramos de Azevedo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 11 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844971311104000