BRINCAR NA CRECHE: UM OLHAR SOBRE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares de Araújo Sá, Fabrícia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Adriana Rodrigues, Sílvia, Alves de Souza Garcia, Rosemary
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7852
Resumo: Este texto é um recorte da pesquisa desenvolvida com objetivo geral de mapear e compreender as concepções do brincar na Educação Infantil, especificamente na creche, discutidas em teses e dissertações produzidas na área da Educação. A investigação, com abordagem quanti-qualitativa, do tipo Estado do Conhecimento, teve como fonte para obtenção dos dados a “Biblioteca Digital de Teses e Dissertações”. A busca, com delimitação temporal no período de 1999 a 2018, resultou em um número final de quatro produções, indicando claramente a quase inexistência de pesquisas envolvendo o brincar que tenha como contexto a creche. Acreditamos que o cenário revelado denuncia o descaso ainda sofrido por esse espaço quando se trata de uma abordagem educacional/pedagógica envolvendo suas práticas cotidianas também nos trabalhos acadêmicos; bem como, certa desvalorização do brincar no espaço de atendimento educativo.
id USCS-2_4de18d57d5f58d89e342867cdd731dfd
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7852
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling BRINCAR NA CRECHE: UM OLHAR SOBRE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRASimportância do brincar; estado do conhecimento, brincar na creche.Este texto é um recorte da pesquisa desenvolvida com objetivo geral de mapear e compreender as concepções do brincar na Educação Infantil, especificamente na creche, discutidas em teses e dissertações produzidas na área da Educação. A investigação, com abordagem quanti-qualitativa, do tipo Estado do Conhecimento, teve como fonte para obtenção dos dados a “Biblioteca Digital de Teses e Dissertações”. A busca, com delimitação temporal no período de 1999 a 2018, resultou em um número final de quatro produções, indicando claramente a quase inexistência de pesquisas envolvendo o brincar que tenha como contexto a creche. Acreditamos que o cenário revelado denuncia o descaso ainda sofrido por esse espaço quando se trata de uma abordagem educacional/pedagógica envolvendo suas práticas cotidianas também nos trabalhos acadêmicos; bem como, certa desvalorização do brincar no espaço de atendimento educativo.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/785210.13037/rea-e.vol6n11.7852Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 11 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7852/340910.13037/gr.vol35n106.937Copyright (c) 2021 Fabrícia Soares de Araújo Sá, Sílvia Adriana Rodrigues, Rosemary Alves de Souza Garciahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares de Araújo Sá, FabríciaAdriana Rodrigues, SílviaAlves de Souza Garcia, Rosemary 2022-10-05T17:26:51Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7852Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-05T17:26:51Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv BRINCAR NA CRECHE: UM OLHAR SOBRE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS
title BRINCAR NA CRECHE: UM OLHAR SOBRE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS
spellingShingle BRINCAR NA CRECHE: UM OLHAR SOBRE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS
Soares de Araújo Sá, Fabrícia
importância do brincar; estado do conhecimento, brincar na creche.
title_short BRINCAR NA CRECHE: UM OLHAR SOBRE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS
title_full BRINCAR NA CRECHE: UM OLHAR SOBRE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS
title_fullStr BRINCAR NA CRECHE: UM OLHAR SOBRE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS
title_full_unstemmed BRINCAR NA CRECHE: UM OLHAR SOBRE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS
title_sort BRINCAR NA CRECHE: UM OLHAR SOBRE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS
author Soares de Araújo Sá, Fabrícia
author_facet Soares de Araújo Sá, Fabrícia
Adriana Rodrigues, Sílvia
Alves de Souza Garcia, Rosemary
author_role author
author2 Adriana Rodrigues, Sílvia
Alves de Souza Garcia, Rosemary
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares de Araújo Sá, Fabrícia
Adriana Rodrigues, Sílvia
Alves de Souza Garcia, Rosemary
dc.subject.por.fl_str_mv importância do brincar; estado do conhecimento, brincar na creche.
topic importância do brincar; estado do conhecimento, brincar na creche.
description Este texto é um recorte da pesquisa desenvolvida com objetivo geral de mapear e compreender as concepções do brincar na Educação Infantil, especificamente na creche, discutidas em teses e dissertações produzidas na área da Educação. A investigação, com abordagem quanti-qualitativa, do tipo Estado do Conhecimento, teve como fonte para obtenção dos dados a “Biblioteca Digital de Teses e Dissertações”. A busca, com delimitação temporal no período de 1999 a 2018, resultou em um número final de quatro produções, indicando claramente a quase inexistência de pesquisas envolvendo o brincar que tenha como contexto a creche. Acreditamos que o cenário revelado denuncia o descaso ainda sofrido por esse espaço quando se trata de uma abordagem educacional/pedagógica envolvendo suas práticas cotidianas também nos trabalhos acadêmicos; bem como, certa desvalorização do brincar no espaço de atendimento educativo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7852
10.13037/rea-e.vol6n11.7852
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7852
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol6n11.7852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7852/3409
10.13037/gr.vol35n106.937
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 11 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844971342561280