A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR “COM” A EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES COM PAULO FREIRE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7685 |
Resumo: | O objetivo desse estudo foi apresentar uma experiência político-pedagógica de Educação Física Escolar “COM” a Educação Infantil, que tematizou a ginástica se aproximando de elementos freirianos para dialogar “COM” as crianças. A organização apoiou-se na pesquisa qualitativa crítica. O projeto relatado aconteceu durante um trimestre em uma escola pública da cidade de Santo André – SP. O estudo evidenciou que, ao se tratar da Educação Infantil, somos convocados a brincar e criar “COM” as crianças. Como seres no mundo, as crianças, quando não oprimidas, se expressam politicamente, exigindo seus direitos. É a teimosia curiosa e criativa de falarem suas próprias palavras, ao ponto de convocarem seu ato de resistência por um mundo mais brincante, humano e amoroso. Aproximar a Educação Física das obras de Paulo Freire é reconhecer a possibilidade de um reposicionamento para a função social do componente curricular, além de um avanço epistemológico pautado na Educação Libertadora. |
id |
USCS-2_7593d3faed54f6fa53032fb727069dfa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7685 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR “COM” A EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES COM PAULO FREIREThe school’s Physical Education “WITH” Child Education: approximations with Paulo FreireEducação Física; Educação Infantil; Paulo Freire.Physical Education; Child Education; Paulo FreireO objetivo desse estudo foi apresentar uma experiência político-pedagógica de Educação Física Escolar “COM” a Educação Infantil, que tematizou a ginástica se aproximando de elementos freirianos para dialogar “COM” as crianças. A organização apoiou-se na pesquisa qualitativa crítica. O projeto relatado aconteceu durante um trimestre em uma escola pública da cidade de Santo André – SP. O estudo evidenciou que, ao se tratar da Educação Infantil, somos convocados a brincar e criar “COM” as crianças. Como seres no mundo, as crianças, quando não oprimidas, se expressam politicamente, exigindo seus direitos. É a teimosia curiosa e criativa de falarem suas próprias palavras, ao ponto de convocarem seu ato de resistência por um mundo mais brincante, humano e amoroso. Aproximar a Educação Física das obras de Paulo Freire é reconhecer a possibilidade de um reposicionamento para a função social do componente curricular, além de um avanço epistemológico pautado na Educação Libertadora.The goal of this study was to present a pedagogical-political experience of school’s Physical Education “WITH” Child Education, that themed gymnastics approaching itself of “freirean” elements to dialogue “WITH” the children. The organization leaned on critical qualitative research. The reported project happened during a trimester in a public school in Santo Andre. The study evidenced that, when dealing with Child Education, we are summoned to play and create “WITH” the children. As beings in the world, when children are not oppressed, they express themselves politically, demanding their rights. It’s curious and creative stubbornness in speaking their own words, to the point of convening their act of resistance for a more playable world, a more human and loving. Approximate Physical Education of the works of Paulo Freire is to recognize the possibility of a repositioning to the social function of this curricular component, beyond an epistemological advancement ruled in Liberating Education.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/768510.13037/rea-e.vol6n11.7685Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 11 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7685/3394Copyright (c) 2021 Uirá de Siqueira Farias, Daniel Teixeira Maldonado, Valdilene Aline Nogueira, Graciele Massoli Rodrigueshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Siqueira Farias, UiráTeixeira Maldonado, DanielAline Nogueira, ValdileneMassoli Rodrigues, Graciele2022-10-05T17:26:51Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7685Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-05T17:26:51Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR “COM” A EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES COM PAULO FREIRE The school’s Physical Education “WITH” Child Education: approximations with Paulo Freire |
title |
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR “COM” A EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES COM PAULO FREIRE |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR “COM” A EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES COM PAULO FREIRE de Siqueira Farias, Uirá Educação Física; Educação Infantil; Paulo Freire. Physical Education; Child Education; Paulo Freire |
title_short |
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR “COM” A EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES COM PAULO FREIRE |
title_full |
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR “COM” A EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES COM PAULO FREIRE |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR “COM” A EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES COM PAULO FREIRE |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR “COM” A EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES COM PAULO FREIRE |
title_sort |
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR “COM” A EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES COM PAULO FREIRE |
author |
de Siqueira Farias, Uirá |
author_facet |
de Siqueira Farias, Uirá Teixeira Maldonado, Daniel Aline Nogueira, Valdilene Massoli Rodrigues, Graciele |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira Maldonado, Daniel Aline Nogueira, Valdilene Massoli Rodrigues, Graciele |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Siqueira Farias, Uirá Teixeira Maldonado, Daniel Aline Nogueira, Valdilene Massoli Rodrigues, Graciele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física; Educação Infantil; Paulo Freire. Physical Education; Child Education; Paulo Freire |
topic |
Educação Física; Educação Infantil; Paulo Freire. Physical Education; Child Education; Paulo Freire |
description |
O objetivo desse estudo foi apresentar uma experiência político-pedagógica de Educação Física Escolar “COM” a Educação Infantil, que tematizou a ginástica se aproximando de elementos freirianos para dialogar “COM” as crianças. A organização apoiou-se na pesquisa qualitativa crítica. O projeto relatado aconteceu durante um trimestre em uma escola pública da cidade de Santo André – SP. O estudo evidenciou que, ao se tratar da Educação Infantil, somos convocados a brincar e criar “COM” as crianças. Como seres no mundo, as crianças, quando não oprimidas, se expressam politicamente, exigindo seus direitos. É a teimosia curiosa e criativa de falarem suas próprias palavras, ao ponto de convocarem seu ato de resistência por um mundo mais brincante, humano e amoroso. Aproximar a Educação Física das obras de Paulo Freire é reconhecer a possibilidade de um reposicionamento para a função social do componente curricular, além de um avanço epistemológico pautado na Educação Libertadora. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7685 10.13037/rea-e.vol6n11.7685 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7685 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol6n11.7685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7685/3394 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 11 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844971305861120 |