A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR “COM” A EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES COM PAULO FREIRE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Siqueira Farias, Uirá
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Teixeira Maldonado, Daniel, Aline Nogueira, Valdilene, Massoli Rodrigues, Graciele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7685
Resumo: O objetivo desse estudo foi apresentar uma experiência político-pedagógica de Educação Física Escolar “COM” a Educação Infantil, que tematizou a ginástica se aproximando de elementos freirianos para dialogar “COM” as crianças. A organização apoiou-se na pesquisa qualitativa crítica. O projeto relatado aconteceu durante um trimestre em uma escola pública da cidade de Santo André – SP. O estudo evidenciou que, ao se tratar da Educação Infantil, somos convocados a brincar e criar “COM” as crianças. Como seres no mundo, as crianças, quando não oprimidas, se expressam politicamente, exigindo seus direitos. É a teimosia curiosa e criativa de falarem suas próprias palavras, ao ponto de convocarem seu ato de resistência por um mundo mais brincante, humano e amoroso. Aproximar a Educação Física das obras de Paulo Freire é reconhecer a possibilidade de um reposicionamento para a função social do componente curricular, além de um avanço epistemológico pautado na Educação Libertadora.
id USCS-2_7593d3faed54f6fa53032fb727069dfa
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7685
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR “COM” A EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES COM PAULO FREIREThe school’s Physical Education “WITH” Child Education: approximations with Paulo FreireEducação Física; Educação Infantil; Paulo Freire.Physical Education; Child Education; Paulo FreireO objetivo desse estudo foi apresentar uma experiência político-pedagógica de Educação Física Escolar “COM” a Educação Infantil, que tematizou a ginástica se aproximando de elementos freirianos para dialogar “COM” as crianças. A organização apoiou-se na pesquisa qualitativa crítica. O projeto relatado aconteceu durante um trimestre em uma escola pública da cidade de Santo André – SP. O estudo evidenciou que, ao se tratar da Educação Infantil, somos convocados a brincar e criar “COM” as crianças. Como seres no mundo, as crianças, quando não oprimidas, se expressam politicamente, exigindo seus direitos. É a teimosia curiosa e criativa de falarem suas próprias palavras, ao ponto de convocarem seu ato de resistência por um mundo mais brincante, humano e amoroso. Aproximar a Educação Física das obras de Paulo Freire é reconhecer a possibilidade de um reposicionamento para a função social do componente curricular, além de um avanço epistemológico pautado na Educação Libertadora.The goal of this study was to present a pedagogical-political experience of school’s Physical Education “WITH” Child Education, that themed gymnastics approaching itself of “freirean” elements to dialogue “WITH” the children. The organization leaned on critical qualitative research. The reported project happened during a trimester in a public school in Santo Andre. The study evidenced that, when dealing with Child Education, we are summoned to play and create “WITH” the children. As beings in the world, when children are not oppressed, they express themselves politically, demanding their rights. It’s curious and creative stubbornness in speaking their own words, to the point of convening their act of resistance for a more playable world, a more human and loving. Approximate Physical Education of the works of Paulo Freire is to recognize the possibility of a repositioning to the social function of this curricular component, beyond an epistemological advancement ruled in Liberating Education.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/768510.13037/rea-e.vol6n11.7685Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 11 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7685/3394Copyright (c) 2021 Uirá de Siqueira Farias, Daniel Teixeira Maldonado, Valdilene Aline Nogueira, Graciele Massoli Rodrigueshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Siqueira Farias, UiráTeixeira Maldonado, DanielAline Nogueira, ValdileneMassoli Rodrigues, Graciele2022-10-05T17:26:51Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7685Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-05T17:26:51Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR “COM” A EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES COM PAULO FREIRE
The school’s Physical Education “WITH” Child Education: approximations with Paulo Freire
title A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR “COM” A EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES COM PAULO FREIRE
spellingShingle A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR “COM” A EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES COM PAULO FREIRE
de Siqueira Farias, Uirá
Educação Física; Educação Infantil; Paulo Freire.
Physical Education; Child Education; Paulo Freire
title_short A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR “COM” A EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES COM PAULO FREIRE
title_full A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR “COM” A EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES COM PAULO FREIRE
title_fullStr A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR “COM” A EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES COM PAULO FREIRE
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR “COM” A EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES COM PAULO FREIRE
title_sort A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR “COM” A EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES COM PAULO FREIRE
author de Siqueira Farias, Uirá
author_facet de Siqueira Farias, Uirá
Teixeira Maldonado, Daniel
Aline Nogueira, Valdilene
Massoli Rodrigues, Graciele
author_role author
author2 Teixeira Maldonado, Daniel
Aline Nogueira, Valdilene
Massoli Rodrigues, Graciele
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Siqueira Farias, Uirá
Teixeira Maldonado, Daniel
Aline Nogueira, Valdilene
Massoli Rodrigues, Graciele
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física; Educação Infantil; Paulo Freire.
Physical Education; Child Education; Paulo Freire
topic Educação Física; Educação Infantil; Paulo Freire.
Physical Education; Child Education; Paulo Freire
description O objetivo desse estudo foi apresentar uma experiência político-pedagógica de Educação Física Escolar “COM” a Educação Infantil, que tematizou a ginástica se aproximando de elementos freirianos para dialogar “COM” as crianças. A organização apoiou-se na pesquisa qualitativa crítica. O projeto relatado aconteceu durante um trimestre em uma escola pública da cidade de Santo André – SP. O estudo evidenciou que, ao se tratar da Educação Infantil, somos convocados a brincar e criar “COM” as crianças. Como seres no mundo, as crianças, quando não oprimidas, se expressam politicamente, exigindo seus direitos. É a teimosia curiosa e criativa de falarem suas próprias palavras, ao ponto de convocarem seu ato de resistência por um mundo mais brincante, humano e amoroso. Aproximar a Educação Física das obras de Paulo Freire é reconhecer a possibilidade de um reposicionamento para a função social do componente curricular, além de um avanço epistemológico pautado na Educação Libertadora.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7685
10.13037/rea-e.vol6n11.7685
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7685
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol6n11.7685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7685/3394
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 11 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844971305861120