FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5739 |
Resumo: | O artigo traz resultados de uma tese de doutorado que teve como objetivo investigar as implicações das condições de trabalho para o desenvolvimento profissional de professores iniciantes em uma Rede Municipal de Educação. Foram considerados iniciantes, os docentes com até três anos de exercício profissional e os com mais de três anos de experiência profissional, mas iniciantes na rede. Os dados foram produzidos por meio de uma pesquisa do tipo survey, que contou com a participação de 121 professores que responderam a um questionário. A análise indicou que o início da docência foi marcado por uma diversidade de fatores que ora podiam facilitar, ora dificultar o desenvolvimento profissional docente. Indica-se que os limites do tempo do que pode ser considerado “início da docência” dependem das condições de carreira e enquanto o professor não alcançar a estabilidade e continuar vivenciando suas experiências profissionais em condições de precariedade, poderá ser considerado iniciante. |
id |
USCS-2_85860f6230a727ff74ffa89e75d9612a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5739 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHOO artigo traz resultados de uma tese de doutorado que teve como objetivo investigar as implicações das condições de trabalho para o desenvolvimento profissional de professores iniciantes em uma Rede Municipal de Educação. Foram considerados iniciantes, os docentes com até três anos de exercício profissional e os com mais de três anos de experiência profissional, mas iniciantes na rede. Os dados foram produzidos por meio de uma pesquisa do tipo survey, que contou com a participação de 121 professores que responderam a um questionário. A análise indicou que o início da docência foi marcado por uma diversidade de fatores que ora podiam facilitar, ora dificultar o desenvolvimento profissional docente. Indica-se que os limites do tempo do que pode ser considerado “início da docência” dependem das condições de carreira e enquanto o professor não alcançar a estabilidade e continuar vivenciando suas experiências profissionais em condições de precariedade, poderá ser considerado iniciante.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2019-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/573910.13037/rea-e.vol3n6.5739Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 3 n. 6 (2018)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5739/2583Copyright (c) 2019 Lisandra Príncepe, Marli Andréhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPríncepe, LisandraAndré, Marli2022-10-04T19:04:49Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5739Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:49Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO |
title |
FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO |
spellingShingle |
FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO Príncepe, Lisandra |
title_short |
FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO |
title_full |
FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO |
title_fullStr |
FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO |
title_full_unstemmed |
FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO |
title_sort |
FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO |
author |
Príncepe, Lisandra |
author_facet |
Príncepe, Lisandra André, Marli |
author_role |
author |
author2 |
André, Marli |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Príncepe, Lisandra André, Marli |
description |
O artigo traz resultados de uma tese de doutorado que teve como objetivo investigar as implicações das condições de trabalho para o desenvolvimento profissional de professores iniciantes em uma Rede Municipal de Educação. Foram considerados iniciantes, os docentes com até três anos de exercício profissional e os com mais de três anos de experiência profissional, mas iniciantes na rede. Os dados foram produzidos por meio de uma pesquisa do tipo survey, que contou com a participação de 121 professores que responderam a um questionário. A análise indicou que o início da docência foi marcado por uma diversidade de fatores que ora podiam facilitar, ora dificultar o desenvolvimento profissional docente. Indica-se que os limites do tempo do que pode ser considerado “início da docência” dependem das condições de carreira e enquanto o professor não alcançar a estabilidade e continuar vivenciando suas experiências profissionais em condições de precariedade, poderá ser considerado iniciante. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5739 10.13037/rea-e.vol3n6.5739 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5739 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol3n6.5739 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5739/2583 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Lisandra Príncepe, Marli André https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Lisandra Príncepe, Marli André https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 3 n. 6 (2018) 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844970546692096 |