FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Príncepe, Lisandra
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: André, Marli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5739
Resumo: O artigo traz  resultados de uma tese de doutorado que teve como objetivo investigar as implicações das condições de trabalho para o desenvolvimento profissional de professores iniciantes em uma Rede Municipal de Educação. Foram considerados iniciantes, os docentes  com até três anos de exercício profissional e os com mais de três anos de experiência profissional, mas iniciantes na rede. Os dados foram produzidos por meio de  uma pesquisa do tipo survey,  que contou com a participação de 121 professores que responderam a um questionário. A análise indicou que o início da docência foi marcado por uma diversidade de fatores que ora podiam facilitar, ora dificultar o desenvolvimento profissional docente. Indica-se que os limites do tempo do que pode ser considerado “início da docência” dependem das condições de carreira e  enquanto o professor não alcançar a estabilidade e continuar vivenciando suas experiências profissionais em condições de precariedade, poderá ser considerado iniciante.
id USCS-2_85860f6230a727ff74ffa89e75d9612a
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5739
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHOO artigo traz  resultados de uma tese de doutorado que teve como objetivo investigar as implicações das condições de trabalho para o desenvolvimento profissional de professores iniciantes em uma Rede Municipal de Educação. Foram considerados iniciantes, os docentes  com até três anos de exercício profissional e os com mais de três anos de experiência profissional, mas iniciantes na rede. Os dados foram produzidos por meio de  uma pesquisa do tipo survey,  que contou com a participação de 121 professores que responderam a um questionário. A análise indicou que o início da docência foi marcado por uma diversidade de fatores que ora podiam facilitar, ora dificultar o desenvolvimento profissional docente. Indica-se que os limites do tempo do que pode ser considerado “início da docência” dependem das condições de carreira e  enquanto o professor não alcançar a estabilidade e continuar vivenciando suas experiências profissionais em condições de precariedade, poderá ser considerado iniciante.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2019-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/573910.13037/rea-e.vol3n6.5739Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 3 n. 6 (2018)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5739/2583Copyright (c) 2019 Lisandra Príncepe, Marli Andréhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPríncepe, LisandraAndré, Marli2022-10-04T19:04:49Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5739Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:49Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO
title FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO
spellingShingle FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO
Príncepe, Lisandra
title_short FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO
title_full FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO
title_fullStr FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO
title_full_unstemmed FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO
title_sort FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO
author Príncepe, Lisandra
author_facet Príncepe, Lisandra
André, Marli
author_role author
author2 André, Marli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Príncepe, Lisandra
André, Marli
description O artigo traz  resultados de uma tese de doutorado que teve como objetivo investigar as implicações das condições de trabalho para o desenvolvimento profissional de professores iniciantes em uma Rede Municipal de Educação. Foram considerados iniciantes, os docentes  com até três anos de exercício profissional e os com mais de três anos de experiência profissional, mas iniciantes na rede. Os dados foram produzidos por meio de  uma pesquisa do tipo survey,  que contou com a participação de 121 professores que responderam a um questionário. A análise indicou que o início da docência foi marcado por uma diversidade de fatores que ora podiam facilitar, ora dificultar o desenvolvimento profissional docente. Indica-se que os limites do tempo do que pode ser considerado “início da docência” dependem das condições de carreira e  enquanto o professor não alcançar a estabilidade e continuar vivenciando suas experiências profissionais em condições de precariedade, poderá ser considerado iniciante.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5739
10.13037/rea-e.vol3n6.5739
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5739
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol3n6.5739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5739/2583
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Lisandra Príncepe, Marli André
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Lisandra Príncepe, Marli André
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 3 n. 6 (2018)
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844970546692096