Diálogos entre Gestão Educacional e Psicologia: reflexões para uma práxis possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Almeida, Alexandre Patricio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4374
Resumo: Este artigo parte de um estudo de caso apresentado pelo autor, baseado em sua prática como gestor educacional, atrelada à sua formação como psicopedagogo e psicanalista. A partir de uma revisão bibliográfica específica, e com metodologia de abordagem qualitativa, ilustrada por meio de fragmentos do cotidiano escolar, objetiva-se demonstrar a importância do entendimento da gestão como uma tarefa coletiva e comprometida com uma educação integradora, que seja capaz de compreender a complexidade das relações humanas, apresentada e desenvolvida pelos estudos da psicologia educacional. Propõe-se por fim, uma reflexão direcionada para uma possível práxis interligada por via desse diálogo teórico.
id USCS-2_8a3bfe157a8a1fe7a41936b75a52b052
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4374
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling Diálogos entre Gestão Educacional e Psicologia: reflexões para uma práxis possívelEste artigo parte de um estudo de caso apresentado pelo autor, baseado em sua prática como gestor educacional, atrelada à sua formação como psicopedagogo e psicanalista. A partir de uma revisão bibliográfica específica, e com metodologia de abordagem qualitativa, ilustrada por meio de fragmentos do cotidiano escolar, objetiva-se demonstrar a importância do entendimento da gestão como uma tarefa coletiva e comprometida com uma educação integradora, que seja capaz de compreender a complexidade das relações humanas, apresentada e desenvolvida pelos estudos da psicologia educacional. Propõe-se por fim, uma reflexão direcionada para uma possível práxis interligada por via desse diálogo teórico.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2016-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/437410.13037/rea-e.vol1n2.4374Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 1 n. 2 (2016)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4374/2061Copyright (c) 2016 Alexandre Patricio de Almeidahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Almeida, Alexandre Patricio2022-10-04T19:04:45Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4374Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:45Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos entre Gestão Educacional e Psicologia: reflexões para uma práxis possível
title Diálogos entre Gestão Educacional e Psicologia: reflexões para uma práxis possível
spellingShingle Diálogos entre Gestão Educacional e Psicologia: reflexões para uma práxis possível
de Almeida, Alexandre Patricio
title_short Diálogos entre Gestão Educacional e Psicologia: reflexões para uma práxis possível
title_full Diálogos entre Gestão Educacional e Psicologia: reflexões para uma práxis possível
title_fullStr Diálogos entre Gestão Educacional e Psicologia: reflexões para uma práxis possível
title_full_unstemmed Diálogos entre Gestão Educacional e Psicologia: reflexões para uma práxis possível
title_sort Diálogos entre Gestão Educacional e Psicologia: reflexões para uma práxis possível
author de Almeida, Alexandre Patricio
author_facet de Almeida, Alexandre Patricio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Almeida, Alexandre Patricio
description Este artigo parte de um estudo de caso apresentado pelo autor, baseado em sua prática como gestor educacional, atrelada à sua formação como psicopedagogo e psicanalista. A partir de uma revisão bibliográfica específica, e com metodologia de abordagem qualitativa, ilustrada por meio de fragmentos do cotidiano escolar, objetiva-se demonstrar a importância do entendimento da gestão como uma tarefa coletiva e comprometida com uma educação integradora, que seja capaz de compreender a complexidade das relações humanas, apresentada e desenvolvida pelos estudos da psicologia educacional. Propõe-se por fim, uma reflexão direcionada para uma possível práxis interligada por via desse diálogo teórico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4374
10.13037/rea-e.vol1n2.4374
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4374
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol1n2.4374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4374/2061
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Alexandre Patricio de Almeida
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Alexandre Patricio de Almeida
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 1 n. 2 (2016)
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844970495311872