Diálogos entre Gestão Educacional e Psicologia: reflexões para uma práxis possível
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4374 |
Resumo: | Este artigo parte de um estudo de caso apresentado pelo autor, baseado em sua prática como gestor educacional, atrelada à sua formação como psicopedagogo e psicanalista. A partir de uma revisão bibliográfica específica, e com metodologia de abordagem qualitativa, ilustrada por meio de fragmentos do cotidiano escolar, objetiva-se demonstrar a importância do entendimento da gestão como uma tarefa coletiva e comprometida com uma educação integradora, que seja capaz de compreender a complexidade das relações humanas, apresentada e desenvolvida pelos estudos da psicologia educacional. Propõe-se por fim, uma reflexão direcionada para uma possível práxis interligada por via desse diálogo teórico. |
id |
USCS-2_8a3bfe157a8a1fe7a41936b75a52b052 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4374 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Diálogos entre Gestão Educacional e Psicologia: reflexões para uma práxis possívelEste artigo parte de um estudo de caso apresentado pelo autor, baseado em sua prática como gestor educacional, atrelada à sua formação como psicopedagogo e psicanalista. A partir de uma revisão bibliográfica específica, e com metodologia de abordagem qualitativa, ilustrada por meio de fragmentos do cotidiano escolar, objetiva-se demonstrar a importância do entendimento da gestão como uma tarefa coletiva e comprometida com uma educação integradora, que seja capaz de compreender a complexidade das relações humanas, apresentada e desenvolvida pelos estudos da psicologia educacional. Propõe-se por fim, uma reflexão direcionada para uma possível práxis interligada por via desse diálogo teórico.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2016-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/437410.13037/rea-e.vol1n2.4374Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 1 n. 2 (2016)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4374/2061Copyright (c) 2016 Alexandre Patricio de Almeidahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Almeida, Alexandre Patricio2022-10-04T19:04:45Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4374Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:45Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogos entre Gestão Educacional e Psicologia: reflexões para uma práxis possível |
title |
Diálogos entre Gestão Educacional e Psicologia: reflexões para uma práxis possível |
spellingShingle |
Diálogos entre Gestão Educacional e Psicologia: reflexões para uma práxis possível de Almeida, Alexandre Patricio |
title_short |
Diálogos entre Gestão Educacional e Psicologia: reflexões para uma práxis possível |
title_full |
Diálogos entre Gestão Educacional e Psicologia: reflexões para uma práxis possível |
title_fullStr |
Diálogos entre Gestão Educacional e Psicologia: reflexões para uma práxis possível |
title_full_unstemmed |
Diálogos entre Gestão Educacional e Psicologia: reflexões para uma práxis possível |
title_sort |
Diálogos entre Gestão Educacional e Psicologia: reflexões para uma práxis possível |
author |
de Almeida, Alexandre Patricio |
author_facet |
de Almeida, Alexandre Patricio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Almeida, Alexandre Patricio |
description |
Este artigo parte de um estudo de caso apresentado pelo autor, baseado em sua prática como gestor educacional, atrelada à sua formação como psicopedagogo e psicanalista. A partir de uma revisão bibliográfica específica, e com metodologia de abordagem qualitativa, ilustrada por meio de fragmentos do cotidiano escolar, objetiva-se demonstrar a importância do entendimento da gestão como uma tarefa coletiva e comprometida com uma educação integradora, que seja capaz de compreender a complexidade das relações humanas, apresentada e desenvolvida pelos estudos da psicologia educacional. Propõe-se por fim, uma reflexão direcionada para uma possível práxis interligada por via desse diálogo teórico. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4374 10.13037/rea-e.vol1n2.4374 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4374 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol1n2.4374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4374/2061 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Alexandre Patricio de Almeida https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Alexandre Patricio de Almeida https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 1 n. 2 (2016) 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844970495311872 |