A RELEVÂNCIA DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS NA MODALIDADE EJA PROFISSIONALIZANTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galhardo Oliva Sanches, Beatriz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gemignani Peterossi , Helena, Avella Ramirez, Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7830
Resumo: A Educação Profissional, mais especificamente a de nível médio integrada à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), é um campo marcado pela falta de regularidade, carente de estudos em que muitas questões surgem e se fazem necessárias. Neste cenário, o presente trabalho surgiu como uma reflexão sobre a Educação Profissional e Tecnológica, o papel dos docentes e da escola na formação dos sujeitos tendo em vista seus marcos legais em nosso país, em especial as iniciativas e programas para o Ensino Técnico Integrado ao Médio na modalidade EJA, no contexto do Centro Paula Souza. Outro aspecto examinado é a percepção discente sobre o componente curricular “Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação Profissional” proposto no itinerário formativo em questão. Assim, este artigo pretende analisar a experiência de uma Escola Técnica Estadual para investigar como os alunos percebem a importância da disciplina e sobre como compreendem a aquisição das habilidades linguísticas.
id USCS-2_9beeae52aae53105ac245522a406c831
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7830
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling A RELEVÂNCIA DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS NA MODALIDADE EJA PROFISSIONALIZANTEEducational Public Policies; Youth and Adult Education; Vocational Education.Políticas Públicas em Educação; Educação de Jovens e Adultos; Educação Profissional.A Educação Profissional, mais especificamente a de nível médio integrada à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), é um campo marcado pela falta de regularidade, carente de estudos em que muitas questões surgem e se fazem necessárias. Neste cenário, o presente trabalho surgiu como uma reflexão sobre a Educação Profissional e Tecnológica, o papel dos docentes e da escola na formação dos sujeitos tendo em vista seus marcos legais em nosso país, em especial as iniciativas e programas para o Ensino Técnico Integrado ao Médio na modalidade EJA, no contexto do Centro Paula Souza. Outro aspecto examinado é a percepção discente sobre o componente curricular “Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação Profissional” proposto no itinerário formativo em questão. Assim, este artigo pretende analisar a experiência de uma Escola Técnica Estadual para investigar como os alunos percebem a importância da disciplina e sobre como compreendem a aquisição das habilidades linguísticas.Vocational Education, more specifically the secondary level integrated to the Youth and Adult Education (EJA), is a field marked by lack of regularity, lacking studies in which many issues arise and become necessary. In this scenario, the present paper emerged as a reflection on Vocational and Technological Education, the role of teachers and schools in the training of individuals in view of the legal frameworks in Brazil, in particular initiatives and programs for Integrated Technical Education, EJA modality, in Centro Paula Souza’s context. Another key fact is the student’s’ perception of the curriculum component "Portuguese Language, Literature and Professional Communication" proposed in the mentioned formative journey. To that end, the experience of a State Technical School is investigated through questionnaires with students in order to observe their perceptions toward the importance of the curriculum subject in question and how they understand the language skills acquisition.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/783010.13037/rea-e.vol6n11.7830Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 11 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7830/3411Copyright (c) 2021 Beatriz Galhardo Oliva Sanches, Helena Gemignani Peterossi , Rodrigo Avella Ramirezhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGalhardo Oliva Sanches, BeatrizGemignani Peterossi , HelenaAvella Ramirez, Rodrigo2022-10-05T17:26:51Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7830Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-05T17:26:51Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv A RELEVÂNCIA DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS NA MODALIDADE EJA PROFISSIONALIZANTE
title A RELEVÂNCIA DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS NA MODALIDADE EJA PROFISSIONALIZANTE
spellingShingle A RELEVÂNCIA DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS NA MODALIDADE EJA PROFISSIONALIZANTE
Galhardo Oliva Sanches, Beatriz
Educational Public Policies; Youth and Adult Education; Vocational Education.
Políticas Públicas em Educação; Educação de Jovens e Adultos; Educação Profissional.
title_short A RELEVÂNCIA DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS NA MODALIDADE EJA PROFISSIONALIZANTE
title_full A RELEVÂNCIA DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS NA MODALIDADE EJA PROFISSIONALIZANTE
title_fullStr A RELEVÂNCIA DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS NA MODALIDADE EJA PROFISSIONALIZANTE
title_full_unstemmed A RELEVÂNCIA DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS NA MODALIDADE EJA PROFISSIONALIZANTE
title_sort A RELEVÂNCIA DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS NA MODALIDADE EJA PROFISSIONALIZANTE
author Galhardo Oliva Sanches, Beatriz
author_facet Galhardo Oliva Sanches, Beatriz
Gemignani Peterossi , Helena
Avella Ramirez, Rodrigo
author_role author
author2 Gemignani Peterossi , Helena
Avella Ramirez, Rodrigo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galhardo Oliva Sanches, Beatriz
Gemignani Peterossi , Helena
Avella Ramirez, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Educational Public Policies; Youth and Adult Education; Vocational Education.
Políticas Públicas em Educação; Educação de Jovens e Adultos; Educação Profissional.
topic Educational Public Policies; Youth and Adult Education; Vocational Education.
Políticas Públicas em Educação; Educação de Jovens e Adultos; Educação Profissional.
description A Educação Profissional, mais especificamente a de nível médio integrada à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), é um campo marcado pela falta de regularidade, carente de estudos em que muitas questões surgem e se fazem necessárias. Neste cenário, o presente trabalho surgiu como uma reflexão sobre a Educação Profissional e Tecnológica, o papel dos docentes e da escola na formação dos sujeitos tendo em vista seus marcos legais em nosso país, em especial as iniciativas e programas para o Ensino Técnico Integrado ao Médio na modalidade EJA, no contexto do Centro Paula Souza. Outro aspecto examinado é a percepção discente sobre o componente curricular “Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação Profissional” proposto no itinerário formativo em questão. Assim, este artigo pretende analisar a experiência de uma Escola Técnica Estadual para investigar como os alunos percebem a importância da disciplina e sobre como compreendem a aquisição das habilidades linguísticas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7830
10.13037/rea-e.vol6n11.7830
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7830
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol6n11.7830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7830/3411
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 11 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844971340464128