APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA: O SMARTPHONE COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DESSA APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA INÁCIO, GEORGELIANO
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos de Sousa, Francisco Jarbas, Pereira Silveira, Andréa, Higino Santana, Isabel Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8122
Resumo: O objetivo geral deste trabalho foi avaliar se atividades voltadas ao ensino de biologia quando articuladas entre grupos colaborativos e ao uso de aparelhos celulares, podem apresentar um potencial didático. A pesquisa de abordagem qualitativa através do estudo de caso contemplou um grupo de alunos de ensino médio utilizando uma sequência didática como instrumento metodológico abordando o tema reprodução humana. As etapas foram, introdução ao tema, objetivos dos estudos, exercícios e debates e por fim, a produção final do podcast, usando como recurso, o smartphone. A análise dos dados, realizada de forma subjetiva a partir dos registros do pesquisador de cada etapa, das produções escritas dos alunos e por meio do software Iramuteq mostrou que as atividades quando ocorrem de forma colaborativas entre os alunos e coadunadas com o celular, permitem maior interação e diálogo entre os pares, pois exercitaram domínio, criatividade, poder de síntese e desenvolvimento de habilidades técnicas.
id USCS-2_ae92539dffe3886e55d020e1336de2c1
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8122
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA: O SMARTPHONE COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DESSA APRENDIZAGEMEducaçãoAprendizagem significativa.Telefone celular.EducationCollaborative learning.Cell phone.O objetivo geral deste trabalho foi avaliar se atividades voltadas ao ensino de biologia quando articuladas entre grupos colaborativos e ao uso de aparelhos celulares, podem apresentar um potencial didático. A pesquisa de abordagem qualitativa através do estudo de caso contemplou um grupo de alunos de ensino médio utilizando uma sequência didática como instrumento metodológico abordando o tema reprodução humana. As etapas foram, introdução ao tema, objetivos dos estudos, exercícios e debates e por fim, a produção final do podcast, usando como recurso, o smartphone. A análise dos dados, realizada de forma subjetiva a partir dos registros do pesquisador de cada etapa, das produções escritas dos alunos e por meio do software Iramuteq mostrou que as atividades quando ocorrem de forma colaborativas entre os alunos e coadunadas com o celular, permitem maior interação e diálogo entre os pares, pois exercitaram domínio, criatividade, poder de síntese e desenvolvimento de habilidades técnicas.In this work we bring the clipping of the dissertation that investigated the use of collaborative group activities in the discipline of biology enhanced using smartphones. The qualitative approach research took place with a group of students from four first-year classes of a high school in the interior of Ceará. A didactic sequence addressing human reproduction was used and a podcast production was requested, using the cell phone as an instrument for interaction and carrying out actions. Data analysis, carried out subjectively from the researcher's records and the students' texts related to research experience, and through the Iramuteq software, sought to understand the written productions. We found that collaborative activities combined with the cell phone allowed greater interaction and dialogue between students who exercised domain, creativity, synthesis power and development of technical skills.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2022-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/812210.13037/rea-e.vol6n12.8122Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8122/3637Copyright (c) 2022 Georgeliano Ferreira Inácio, Francisco Jarbas Santos de Sousa, Andréa Pereira Silveira, Isabel Cristina Higino Santanahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFERREIRA INÁCIO, GEORGELIANO Santos de Sousa, Francisco Jarbas Pereira Silveira, Andréa Higino Santana, Isabel Cristina2022-10-05T17:26:07Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8122Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-05T17:26:07Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA: O SMARTPHONE COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DESSA APRENDIZAGEM
title APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA: O SMARTPHONE COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DESSA APRENDIZAGEM
spellingShingle APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA: O SMARTPHONE COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DESSA APRENDIZAGEM
FERREIRA INÁCIO, GEORGELIANO
Educação
Aprendizagem significativa.
Telefone celular.
Education
Collaborative learning.
Cell phone.
title_short APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA: O SMARTPHONE COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DESSA APRENDIZAGEM
title_full APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA: O SMARTPHONE COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DESSA APRENDIZAGEM
title_fullStr APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA: O SMARTPHONE COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DESSA APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA: O SMARTPHONE COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DESSA APRENDIZAGEM
title_sort APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA: O SMARTPHONE COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DESSA APRENDIZAGEM
author FERREIRA INÁCIO, GEORGELIANO
author_facet FERREIRA INÁCIO, GEORGELIANO
Santos de Sousa, Francisco Jarbas
Pereira Silveira, Andréa
Higino Santana, Isabel Cristina
author_role author
author2 Santos de Sousa, Francisco Jarbas
Pereira Silveira, Andréa
Higino Santana, Isabel Cristina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA INÁCIO, GEORGELIANO
Santos de Sousa, Francisco Jarbas
Pereira Silveira, Andréa
Higino Santana, Isabel Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Aprendizagem significativa.
Telefone celular.
Education
Collaborative learning.
Cell phone.
topic Educação
Aprendizagem significativa.
Telefone celular.
Education
Collaborative learning.
Cell phone.
description O objetivo geral deste trabalho foi avaliar se atividades voltadas ao ensino de biologia quando articuladas entre grupos colaborativos e ao uso de aparelhos celulares, podem apresentar um potencial didático. A pesquisa de abordagem qualitativa através do estudo de caso contemplou um grupo de alunos de ensino médio utilizando uma sequência didática como instrumento metodológico abordando o tema reprodução humana. As etapas foram, introdução ao tema, objetivos dos estudos, exercícios e debates e por fim, a produção final do podcast, usando como recurso, o smartphone. A análise dos dados, realizada de forma subjetiva a partir dos registros do pesquisador de cada etapa, das produções escritas dos alunos e por meio do software Iramuteq mostrou que as atividades quando ocorrem de forma colaborativas entre os alunos e coadunadas com o celular, permitem maior interação e diálogo entre os pares, pois exercitaram domínio, criatividade, poder de síntese e desenvolvimento de habilidades técnicas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8122
10.13037/rea-e.vol6n12.8122
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8122
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol6n12.8122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8122/3637
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844971363532800