APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA: O SMARTPHONE COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DESSA APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8122 |
Resumo: | O objetivo geral deste trabalho foi avaliar se atividades voltadas ao ensino de biologia quando articuladas entre grupos colaborativos e ao uso de aparelhos celulares, podem apresentar um potencial didático. A pesquisa de abordagem qualitativa através do estudo de caso contemplou um grupo de alunos de ensino médio utilizando uma sequência didática como instrumento metodológico abordando o tema reprodução humana. As etapas foram, introdução ao tema, objetivos dos estudos, exercícios e debates e por fim, a produção final do podcast, usando como recurso, o smartphone. A análise dos dados, realizada de forma subjetiva a partir dos registros do pesquisador de cada etapa, das produções escritas dos alunos e por meio do software Iramuteq mostrou que as atividades quando ocorrem de forma colaborativas entre os alunos e coadunadas com o celular, permitem maior interação e diálogo entre os pares, pois exercitaram domínio, criatividade, poder de síntese e desenvolvimento de habilidades técnicas. |
id |
USCS-2_ae92539dffe3886e55d020e1336de2c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8122 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA: O SMARTPHONE COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DESSA APRENDIZAGEMEducaçãoAprendizagem significativa.Telefone celular.EducationCollaborative learning.Cell phone.O objetivo geral deste trabalho foi avaliar se atividades voltadas ao ensino de biologia quando articuladas entre grupos colaborativos e ao uso de aparelhos celulares, podem apresentar um potencial didático. A pesquisa de abordagem qualitativa através do estudo de caso contemplou um grupo de alunos de ensino médio utilizando uma sequência didática como instrumento metodológico abordando o tema reprodução humana. As etapas foram, introdução ao tema, objetivos dos estudos, exercícios e debates e por fim, a produção final do podcast, usando como recurso, o smartphone. A análise dos dados, realizada de forma subjetiva a partir dos registros do pesquisador de cada etapa, das produções escritas dos alunos e por meio do software Iramuteq mostrou que as atividades quando ocorrem de forma colaborativas entre os alunos e coadunadas com o celular, permitem maior interação e diálogo entre os pares, pois exercitaram domínio, criatividade, poder de síntese e desenvolvimento de habilidades técnicas.In this work we bring the clipping of the dissertation that investigated the use of collaborative group activities in the discipline of biology enhanced using smartphones. The qualitative approach research took place with a group of students from four first-year classes of a high school in the interior of Ceará. A didactic sequence addressing human reproduction was used and a podcast production was requested, using the cell phone as an instrument for interaction and carrying out actions. Data analysis, carried out subjectively from the researcher's records and the students' texts related to research experience, and through the Iramuteq software, sought to understand the written productions. We found that collaborative activities combined with the cell phone allowed greater interaction and dialogue between students who exercised domain, creativity, synthesis power and development of technical skills.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2022-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/812210.13037/rea-e.vol6n12.8122Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8122/3637Copyright (c) 2022 Georgeliano Ferreira Inácio, Francisco Jarbas Santos de Sousa, Andréa Pereira Silveira, Isabel Cristina Higino Santanahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFERREIRA INÁCIO, GEORGELIANO Santos de Sousa, Francisco Jarbas Pereira Silveira, Andréa Higino Santana, Isabel Cristina2022-10-05T17:26:07Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8122Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-05T17:26:07Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA: O SMARTPHONE COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DESSA APRENDIZAGEM |
title |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA: O SMARTPHONE COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DESSA APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA: O SMARTPHONE COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DESSA APRENDIZAGEM FERREIRA INÁCIO, GEORGELIANO Educação Aprendizagem significativa. Telefone celular. Education Collaborative learning. Cell phone. |
title_short |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA: O SMARTPHONE COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DESSA APRENDIZAGEM |
title_full |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA: O SMARTPHONE COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DESSA APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA: O SMARTPHONE COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DESSA APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA: O SMARTPHONE COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DESSA APRENDIZAGEM |
title_sort |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA: O SMARTPHONE COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DESSA APRENDIZAGEM |
author |
FERREIRA INÁCIO, GEORGELIANO |
author_facet |
FERREIRA INÁCIO, GEORGELIANO Santos de Sousa, Francisco Jarbas Pereira Silveira, Andréa Higino Santana, Isabel Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Santos de Sousa, Francisco Jarbas Pereira Silveira, Andréa Higino Santana, Isabel Cristina |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERREIRA INÁCIO, GEORGELIANO Santos de Sousa, Francisco Jarbas Pereira Silveira, Andréa Higino Santana, Isabel Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Aprendizagem significativa. Telefone celular. Education Collaborative learning. Cell phone. |
topic |
Educação Aprendizagem significativa. Telefone celular. Education Collaborative learning. Cell phone. |
description |
O objetivo geral deste trabalho foi avaliar se atividades voltadas ao ensino de biologia quando articuladas entre grupos colaborativos e ao uso de aparelhos celulares, podem apresentar um potencial didático. A pesquisa de abordagem qualitativa através do estudo de caso contemplou um grupo de alunos de ensino médio utilizando uma sequência didática como instrumento metodológico abordando o tema reprodução humana. As etapas foram, introdução ao tema, objetivos dos estudos, exercícios e debates e por fim, a produção final do podcast, usando como recurso, o smartphone. A análise dos dados, realizada de forma subjetiva a partir dos registros do pesquisador de cada etapa, das produções escritas dos alunos e por meio do software Iramuteq mostrou que as atividades quando ocorrem de forma colaborativas entre os alunos e coadunadas com o celular, permitem maior interação e diálogo entre os pares, pois exercitaram domínio, criatividade, poder de síntese e desenvolvimento de habilidades técnicas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8122 10.13037/rea-e.vol6n12.8122 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8122 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol6n12.8122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8122/3637 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844971363532800 |