Educação em Saúde e Parasitologia: uma experiência integradora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4655 |
Resumo: | O estudo da Parasitologia embasa a construção de conhecimentos e propicia o reconhecimento de determinantes sociais e ambientais na transmissão das doenças parasitárias. Práticas de ensino mediadas por procedimentos significativos podem impactar positivamente o aprendizado dos graduandos. Objetivou-se com esta pesquisa compartilhar metodologias que favoreçam a aprendizagem através da utilização de práticas investigativas e reflexivas. Nos procedimentos metodológicos, além das aulas teóricas e práticas, foram desenvolvidas atividades que envolveram visitas a laboratórios de análises clínicas e curso de capacitação em ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados demonstraram que as práticas docentes utilizadas atualmente se distanciam da abordagem contextualizada e problematizadora que a disciplina impõe. Esta pesquisa aponta a necessidade de (re)pensar o ensino de parasitologia sob o ponto de vista de uma aprendizagem bem-sucedida e oferece aos docentes pressupostos de uma educação contemporânea. |
id |
USCS-2_bd87ade3be767fdeb17b6b50de7b27fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4655 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação em Saúde e Parasitologia: uma experiência integradoraO estudo da Parasitologia embasa a construção de conhecimentos e propicia o reconhecimento de determinantes sociais e ambientais na transmissão das doenças parasitárias. Práticas de ensino mediadas por procedimentos significativos podem impactar positivamente o aprendizado dos graduandos. Objetivou-se com esta pesquisa compartilhar metodologias que favoreçam a aprendizagem através da utilização de práticas investigativas e reflexivas. Nos procedimentos metodológicos, além das aulas teóricas e práticas, foram desenvolvidas atividades que envolveram visitas a laboratórios de análises clínicas e curso de capacitação em ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados demonstraram que as práticas docentes utilizadas atualmente se distanciam da abordagem contextualizada e problematizadora que a disciplina impõe. Esta pesquisa aponta a necessidade de (re)pensar o ensino de parasitologia sob o ponto de vista de uma aprendizagem bem-sucedida e oferece aos docentes pressupostos de uma educação contemporânea.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2017-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/465510.13037/rea-e.vol2n3.4655Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 2 n. 3 (2017)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4655/2214Copyright (c) 2017 Eliana Anunciato Franco de Camargo, José Tarcísio Franco de Camargohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCamargo, Eliana Anunciato Franco deCamargo, José Tarcísio Franco de2022-10-04T19:04:44Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4655Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:44Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em Saúde e Parasitologia: uma experiência integradora |
title |
Educação em Saúde e Parasitologia: uma experiência integradora |
spellingShingle |
Educação em Saúde e Parasitologia: uma experiência integradora Camargo, Eliana Anunciato Franco de |
title_short |
Educação em Saúde e Parasitologia: uma experiência integradora |
title_full |
Educação em Saúde e Parasitologia: uma experiência integradora |
title_fullStr |
Educação em Saúde e Parasitologia: uma experiência integradora |
title_full_unstemmed |
Educação em Saúde e Parasitologia: uma experiência integradora |
title_sort |
Educação em Saúde e Parasitologia: uma experiência integradora |
author |
Camargo, Eliana Anunciato Franco de |
author_facet |
Camargo, Eliana Anunciato Franco de Camargo, José Tarcísio Franco de |
author_role |
author |
author2 |
Camargo, José Tarcísio Franco de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Eliana Anunciato Franco de Camargo, José Tarcísio Franco de |
description |
O estudo da Parasitologia embasa a construção de conhecimentos e propicia o reconhecimento de determinantes sociais e ambientais na transmissão das doenças parasitárias. Práticas de ensino mediadas por procedimentos significativos podem impactar positivamente o aprendizado dos graduandos. Objetivou-se com esta pesquisa compartilhar metodologias que favoreçam a aprendizagem através da utilização de práticas investigativas e reflexivas. Nos procedimentos metodológicos, além das aulas teóricas e práticas, foram desenvolvidas atividades que envolveram visitas a laboratórios de análises clínicas e curso de capacitação em ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados demonstraram que as práticas docentes utilizadas atualmente se distanciam da abordagem contextualizada e problematizadora que a disciplina impõe. Esta pesquisa aponta a necessidade de (re)pensar o ensino de parasitologia sob o ponto de vista de uma aprendizagem bem-sucedida e oferece aos docentes pressupostos de uma educação contemporânea. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4655 10.13037/rea-e.vol2n3.4655 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4655 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol2n3.4655 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4655/2214 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Eliana Anunciato Franco de Camargo, José Tarcísio Franco de Camargo https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Eliana Anunciato Franco de Camargo, José Tarcísio Franco de Camargo https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 2 n. 3 (2017) 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798045887234048000 |