Educação em Saúde e Parasitologia: uma experiência integradora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Eliana Anunciato Franco de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Camargo, José Tarcísio Franco de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4655
Resumo: O estudo da Parasitologia embasa a construção de conhecimentos e propicia o reconhecimento de determinantes sociais e ambientais na transmissão das doenças parasitárias. Práticas de ensino mediadas por procedimentos significativos podem impactar positivamente o aprendizado dos graduandos. Objetivou-se com esta pesquisa compartilhar metodologias que favoreçam a aprendizagem através da utilização de práticas investigativas e reflexivas. Nos procedimentos metodológicos, além das aulas teóricas e práticas, foram desenvolvidas atividades que envolveram visitas a laboratórios de análises clínicas e curso de capacitação em ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados demonstraram que as práticas docentes utilizadas atualmente se distanciam da abordagem contextualizada e problematizadora que a disciplina impõe. Esta pesquisa aponta a necessidade de (re)pensar o ensino de parasitologia sob o ponto de vista de uma aprendizagem bem-sucedida e oferece aos docentes pressupostos de uma educação contemporânea.
id USCS-2_bd87ade3be767fdeb17b6b50de7b27fb
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4655
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling Educação em Saúde e Parasitologia: uma experiência integradoraO estudo da Parasitologia embasa a construção de conhecimentos e propicia o reconhecimento de determinantes sociais e ambientais na transmissão das doenças parasitárias. Práticas de ensino mediadas por procedimentos significativos podem impactar positivamente o aprendizado dos graduandos. Objetivou-se com esta pesquisa compartilhar metodologias que favoreçam a aprendizagem através da utilização de práticas investigativas e reflexivas. Nos procedimentos metodológicos, além das aulas teóricas e práticas, foram desenvolvidas atividades que envolveram visitas a laboratórios de análises clínicas e curso de capacitação em ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados demonstraram que as práticas docentes utilizadas atualmente se distanciam da abordagem contextualizada e problematizadora que a disciplina impõe. Esta pesquisa aponta a necessidade de (re)pensar o ensino de parasitologia sob o ponto de vista de uma aprendizagem bem-sucedida e oferece aos docentes pressupostos de uma educação contemporânea.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2017-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/465510.13037/rea-e.vol2n3.4655Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 2 n. 3 (2017)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4655/2214Copyright (c) 2017 Eliana Anunciato Franco de Camargo, José Tarcísio Franco de Camargohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCamargo, Eliana Anunciato Franco deCamargo, José Tarcísio Franco de2022-10-04T19:04:44Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4655Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:44Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em Saúde e Parasitologia: uma experiência integradora
title Educação em Saúde e Parasitologia: uma experiência integradora
spellingShingle Educação em Saúde e Parasitologia: uma experiência integradora
Camargo, Eliana Anunciato Franco de
title_short Educação em Saúde e Parasitologia: uma experiência integradora
title_full Educação em Saúde e Parasitologia: uma experiência integradora
title_fullStr Educação em Saúde e Parasitologia: uma experiência integradora
title_full_unstemmed Educação em Saúde e Parasitologia: uma experiência integradora
title_sort Educação em Saúde e Parasitologia: uma experiência integradora
author Camargo, Eliana Anunciato Franco de
author_facet Camargo, Eliana Anunciato Franco de
Camargo, José Tarcísio Franco de
author_role author
author2 Camargo, José Tarcísio Franco de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Eliana Anunciato Franco de
Camargo, José Tarcísio Franco de
description O estudo da Parasitologia embasa a construção de conhecimentos e propicia o reconhecimento de determinantes sociais e ambientais na transmissão das doenças parasitárias. Práticas de ensino mediadas por procedimentos significativos podem impactar positivamente o aprendizado dos graduandos. Objetivou-se com esta pesquisa compartilhar metodologias que favoreçam a aprendizagem através da utilização de práticas investigativas e reflexivas. Nos procedimentos metodológicos, além das aulas teóricas e práticas, foram desenvolvidas atividades que envolveram visitas a laboratórios de análises clínicas e curso de capacitação em ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados demonstraram que as práticas docentes utilizadas atualmente se distanciam da abordagem contextualizada e problematizadora que a disciplina impõe. Esta pesquisa aponta a necessidade de (re)pensar o ensino de parasitologia sob o ponto de vista de uma aprendizagem bem-sucedida e oferece aos docentes pressupostos de uma educação contemporânea.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4655
10.13037/rea-e.vol2n3.4655
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4655
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol2n3.4655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4655/2214
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Eliana Anunciato Franco de Camargo, José Tarcísio Franco de Camargo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Eliana Anunciato Franco de Camargo, José Tarcísio Franco de Camargo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 2 n. 3 (2017)
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798045887234048000