PEDAGOGIA DA PAZ: UMA PROPOSTA DIALÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaidargi, Alessandra Martins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7788
Resumo: O presente artigo traz a proposta da Pedagogia da Paz alicerçada nos conceitos de Paulo Freire sobre o diálogo e a justipaz, resultante de pesquisa de pós-doutorado acerca de culturas de paz e educação a partir dos princípios freirianos, realizada entre 2019 e 2020. A Pedagogia da Paz é composta pelas exigências nas relações entre homens e mulheres no mundo e na escola para que possam alcançar um estado de paz em movimento permanente, capaz de transformação de sujeitos no caminho da emancipação, conscientização e libertação. Dividido entre o conceito das relações de paz, as relações de paz na escola e as relações de paz entre os educadores, este estudo busca lançar luz sobre as possibilidades de promoção de paz dialógica na educação, onde meninos e meninas, homens e mulheres, possam estar sendo em paz enquanto, em comunhão, recriam o mundo a partir da educação.
id USCS-2_d5178b1e5309ea4f983ed887e8119682
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7788
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling PEDAGOGIA DA PAZ: UMA PROPOSTA DIALÓGICAEducationPeaceDialogicityEducaçãoPazDialogicidadeO presente artigo traz a proposta da Pedagogia da Paz alicerçada nos conceitos de Paulo Freire sobre o diálogo e a justipaz, resultante de pesquisa de pós-doutorado acerca de culturas de paz e educação a partir dos princípios freirianos, realizada entre 2019 e 2020. A Pedagogia da Paz é composta pelas exigências nas relações entre homens e mulheres no mundo e na escola para que possam alcançar um estado de paz em movimento permanente, capaz de transformação de sujeitos no caminho da emancipação, conscientização e libertação. Dividido entre o conceito das relações de paz, as relações de paz na escola e as relações de paz entre os educadores, este estudo busca lançar luz sobre as possibilidades de promoção de paz dialógica na educação, onde meninos e meninas, homens e mulheres, possam estar sendo em paz enquanto, em comunhão, recriam o mundo a partir da educação.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/778810.13037/rea-e.vol6n11.7788Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 11 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7788/3419Copyright (c) 2021 Alessandra Martins Gaidargihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGaidargi, Alessandra Martins2022-10-05T17:26:51Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7788Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-05T17:26:51Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv PEDAGOGIA DA PAZ: UMA PROPOSTA DIALÓGICA
title PEDAGOGIA DA PAZ: UMA PROPOSTA DIALÓGICA
spellingShingle PEDAGOGIA DA PAZ: UMA PROPOSTA DIALÓGICA
Gaidargi, Alessandra Martins
Education
Peace
Dialogicity
Educação
Paz
Dialogicidade
title_short PEDAGOGIA DA PAZ: UMA PROPOSTA DIALÓGICA
title_full PEDAGOGIA DA PAZ: UMA PROPOSTA DIALÓGICA
title_fullStr PEDAGOGIA DA PAZ: UMA PROPOSTA DIALÓGICA
title_full_unstemmed PEDAGOGIA DA PAZ: UMA PROPOSTA DIALÓGICA
title_sort PEDAGOGIA DA PAZ: UMA PROPOSTA DIALÓGICA
author Gaidargi, Alessandra Martins
author_facet Gaidargi, Alessandra Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaidargi, Alessandra Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Education
Peace
Dialogicity
Educação
Paz
Dialogicidade
topic Education
Peace
Dialogicity
Educação
Paz
Dialogicidade
description O presente artigo traz a proposta da Pedagogia da Paz alicerçada nos conceitos de Paulo Freire sobre o diálogo e a justipaz, resultante de pesquisa de pós-doutorado acerca de culturas de paz e educação a partir dos princípios freirianos, realizada entre 2019 e 2020. A Pedagogia da Paz é composta pelas exigências nas relações entre homens e mulheres no mundo e na escola para que possam alcançar um estado de paz em movimento permanente, capaz de transformação de sujeitos no caminho da emancipação, conscientização e libertação. Dividido entre o conceito das relações de paz, as relações de paz na escola e as relações de paz entre os educadores, este estudo busca lançar luz sobre as possibilidades de promoção de paz dialógica na educação, onde meninos e meninas, homens e mulheres, possam estar sendo em paz enquanto, em comunhão, recriam o mundo a partir da educação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7788
10.13037/rea-e.vol6n11.7788
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7788
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol6n11.7788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7788/3419
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Alessandra Martins Gaidargi
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Alessandra Martins Gaidargi
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 11 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844971333124096