PEDAGOGIA DA PAZ: UMA PROPOSTA DIALÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7788 |
Resumo: | O presente artigo traz a proposta da Pedagogia da Paz alicerçada nos conceitos de Paulo Freire sobre o diálogo e a justipaz, resultante de pesquisa de pós-doutorado acerca de culturas de paz e educação a partir dos princípios freirianos, realizada entre 2019 e 2020. A Pedagogia da Paz é composta pelas exigências nas relações entre homens e mulheres no mundo e na escola para que possam alcançar um estado de paz em movimento permanente, capaz de transformação de sujeitos no caminho da emancipação, conscientização e libertação. Dividido entre o conceito das relações de paz, as relações de paz na escola e as relações de paz entre os educadores, este estudo busca lançar luz sobre as possibilidades de promoção de paz dialógica na educação, onde meninos e meninas, homens e mulheres, possam estar sendo em paz enquanto, em comunhão, recriam o mundo a partir da educação. |
id |
USCS-2_d5178b1e5309ea4f983ed887e8119682 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7788 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
PEDAGOGIA DA PAZ: UMA PROPOSTA DIALÓGICAEducationPeaceDialogicityEducaçãoPazDialogicidadeO presente artigo traz a proposta da Pedagogia da Paz alicerçada nos conceitos de Paulo Freire sobre o diálogo e a justipaz, resultante de pesquisa de pós-doutorado acerca de culturas de paz e educação a partir dos princípios freirianos, realizada entre 2019 e 2020. A Pedagogia da Paz é composta pelas exigências nas relações entre homens e mulheres no mundo e na escola para que possam alcançar um estado de paz em movimento permanente, capaz de transformação de sujeitos no caminho da emancipação, conscientização e libertação. Dividido entre o conceito das relações de paz, as relações de paz na escola e as relações de paz entre os educadores, este estudo busca lançar luz sobre as possibilidades de promoção de paz dialógica na educação, onde meninos e meninas, homens e mulheres, possam estar sendo em paz enquanto, em comunhão, recriam o mundo a partir da educação.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/778810.13037/rea-e.vol6n11.7788Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 11 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7788/3419Copyright (c) 2021 Alessandra Martins Gaidargihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGaidargi, Alessandra Martins2022-10-05T17:26:51Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7788Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-05T17:26:51Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PEDAGOGIA DA PAZ: UMA PROPOSTA DIALÓGICA |
title |
PEDAGOGIA DA PAZ: UMA PROPOSTA DIALÓGICA |
spellingShingle |
PEDAGOGIA DA PAZ: UMA PROPOSTA DIALÓGICA Gaidargi, Alessandra Martins Education Peace Dialogicity Educação Paz Dialogicidade |
title_short |
PEDAGOGIA DA PAZ: UMA PROPOSTA DIALÓGICA |
title_full |
PEDAGOGIA DA PAZ: UMA PROPOSTA DIALÓGICA |
title_fullStr |
PEDAGOGIA DA PAZ: UMA PROPOSTA DIALÓGICA |
title_full_unstemmed |
PEDAGOGIA DA PAZ: UMA PROPOSTA DIALÓGICA |
title_sort |
PEDAGOGIA DA PAZ: UMA PROPOSTA DIALÓGICA |
author |
Gaidargi, Alessandra Martins |
author_facet |
Gaidargi, Alessandra Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gaidargi, Alessandra Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Education Peace Dialogicity Educação Paz Dialogicidade |
topic |
Education Peace Dialogicity Educação Paz Dialogicidade |
description |
O presente artigo traz a proposta da Pedagogia da Paz alicerçada nos conceitos de Paulo Freire sobre o diálogo e a justipaz, resultante de pesquisa de pós-doutorado acerca de culturas de paz e educação a partir dos princípios freirianos, realizada entre 2019 e 2020. A Pedagogia da Paz é composta pelas exigências nas relações entre homens e mulheres no mundo e na escola para que possam alcançar um estado de paz em movimento permanente, capaz de transformação de sujeitos no caminho da emancipação, conscientização e libertação. Dividido entre o conceito das relações de paz, as relações de paz na escola e as relações de paz entre os educadores, este estudo busca lançar luz sobre as possibilidades de promoção de paz dialógica na educação, onde meninos e meninas, homens e mulheres, possam estar sendo em paz enquanto, em comunhão, recriam o mundo a partir da educação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7788 10.13037/rea-e.vol6n11.7788 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7788 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol6n11.7788 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7788/3419 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Alessandra Martins Gaidargi https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Alessandra Martins Gaidargi https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 11 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844971333124096 |