PRÁTICAS LEITORAS EM E-READERS: UM ESTUDO DO TIPO ETNOGRAFIA VIRTUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damasceno, Handherson Leyltton Costa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Neves, Barbara Coelho, Silva, Raphaelle Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6751
Resumo: As tecnologias se configuram como marcas históricas e culturais das sociedades ao longo do seu processo de desenvolvimento e, quando apropriadas pela cultura, delineiam novos comportamentos, bem como os comportamentos leitores ocasionados pela imersão na cultura digital e na cultura da mobilidade, como se pode observar com a ascensão de leitores digitais ou e-readers. Nesse sentido, o objetivo é compreender a constituição dos perfis dos sujeitos leitores e as práticas de leitura dos indivíduos que utilizam os leitores digitais como suportes de leitura, este trabalho foi realizado. Trata-se, pois, de uma pesquisa qualitativa, de cunho analítico e descritivo, materializado num estudo de caso com inspiração na etnografia virtual, onde as redes digitais se constituíram lócus de construção dos dados. Discute as transformações oriundas da cultura digital e como isso reverbera nas práticas de leitores e no seu comportamento diante do livro. O estudo conclui que os e-readers potencializam as experiências de leitura tanto no que tange aos comportamentos leitores quanto ao consumo de livros digitais.Palavras-chave: Leitura. Cultura digital. Leitores digitais. E-reader.
id USCS-2_d84256138d2c7c08fb84e51844829c1e
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6751
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling PRÁTICAS LEITORAS EM E-READERS: UM ESTUDO DO TIPO ETNOGRAFIA VIRTUALAs tecnologias se configuram como marcas históricas e culturais das sociedades ao longo do seu processo de desenvolvimento e, quando apropriadas pela cultura, delineiam novos comportamentos, bem como os comportamentos leitores ocasionados pela imersão na cultura digital e na cultura da mobilidade, como se pode observar com a ascensão de leitores digitais ou e-readers. Nesse sentido, o objetivo é compreender a constituição dos perfis dos sujeitos leitores e as práticas de leitura dos indivíduos que utilizam os leitores digitais como suportes de leitura, este trabalho foi realizado. Trata-se, pois, de uma pesquisa qualitativa, de cunho analítico e descritivo, materializado num estudo de caso com inspiração na etnografia virtual, onde as redes digitais se constituíram lócus de construção dos dados. Discute as transformações oriundas da cultura digital e como isso reverbera nas práticas de leitores e no seu comportamento diante do livro. O estudo conclui que os e-readers potencializam as experiências de leitura tanto no que tange aos comportamentos leitores quanto ao consumo de livros digitais.Palavras-chave: Leitura. Cultura digital. Leitores digitais. E-reader.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2020-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6751Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 5 n. 10 (2020): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6751/320210.13037/gr.vol29n87.283Copyright (c) 2020 Handherson Leyltton Costa Damasceno, Barbara Coelho Neves, Raphaelle Nascimento Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDamasceno, Handherson Leyltton CostaNeves, Barbara CoelhoSilva, Raphaelle Nascimento2022-10-04T19:04:52Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6751Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:52Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS LEITORAS EM E-READERS: UM ESTUDO DO TIPO ETNOGRAFIA VIRTUAL
title PRÁTICAS LEITORAS EM E-READERS: UM ESTUDO DO TIPO ETNOGRAFIA VIRTUAL
spellingShingle PRÁTICAS LEITORAS EM E-READERS: UM ESTUDO DO TIPO ETNOGRAFIA VIRTUAL
Damasceno, Handherson Leyltton Costa
title_short PRÁTICAS LEITORAS EM E-READERS: UM ESTUDO DO TIPO ETNOGRAFIA VIRTUAL
title_full PRÁTICAS LEITORAS EM E-READERS: UM ESTUDO DO TIPO ETNOGRAFIA VIRTUAL
title_fullStr PRÁTICAS LEITORAS EM E-READERS: UM ESTUDO DO TIPO ETNOGRAFIA VIRTUAL
title_full_unstemmed PRÁTICAS LEITORAS EM E-READERS: UM ESTUDO DO TIPO ETNOGRAFIA VIRTUAL
title_sort PRÁTICAS LEITORAS EM E-READERS: UM ESTUDO DO TIPO ETNOGRAFIA VIRTUAL
author Damasceno, Handherson Leyltton Costa
author_facet Damasceno, Handherson Leyltton Costa
Neves, Barbara Coelho
Silva, Raphaelle Nascimento
author_role author
author2 Neves, Barbara Coelho
Silva, Raphaelle Nascimento
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damasceno, Handherson Leyltton Costa
Neves, Barbara Coelho
Silva, Raphaelle Nascimento
description As tecnologias se configuram como marcas históricas e culturais das sociedades ao longo do seu processo de desenvolvimento e, quando apropriadas pela cultura, delineiam novos comportamentos, bem como os comportamentos leitores ocasionados pela imersão na cultura digital e na cultura da mobilidade, como se pode observar com a ascensão de leitores digitais ou e-readers. Nesse sentido, o objetivo é compreender a constituição dos perfis dos sujeitos leitores e as práticas de leitura dos indivíduos que utilizam os leitores digitais como suportes de leitura, este trabalho foi realizado. Trata-se, pois, de uma pesquisa qualitativa, de cunho analítico e descritivo, materializado num estudo de caso com inspiração na etnografia virtual, onde as redes digitais se constituíram lócus de construção dos dados. Discute as transformações oriundas da cultura digital e como isso reverbera nas práticas de leitores e no seu comportamento diante do livro. O estudo conclui que os e-readers potencializam as experiências de leitura tanto no que tange aos comportamentos leitores quanto ao consumo de livros digitais.Palavras-chave: Leitura. Cultura digital. Leitores digitais. E-reader.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6751
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6751/3202
10.13037/gr.vol29n87.283
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 5 n. 10 (2020): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844970490068992