PRÁTICAS LEITORAS EM E-READERS: UM ESTUDO DO TIPO ETNOGRAFIA VIRTUAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6751 |
Resumo: | As tecnologias se configuram como marcas históricas e culturais das sociedades ao longo do seu processo de desenvolvimento e, quando apropriadas pela cultura, delineiam novos comportamentos, bem como os comportamentos leitores ocasionados pela imersão na cultura digital e na cultura da mobilidade, como se pode observar com a ascensão de leitores digitais ou e-readers. Nesse sentido, o objetivo é compreender a constituição dos perfis dos sujeitos leitores e as práticas de leitura dos indivíduos que utilizam os leitores digitais como suportes de leitura, este trabalho foi realizado. Trata-se, pois, de uma pesquisa qualitativa, de cunho analítico e descritivo, materializado num estudo de caso com inspiração na etnografia virtual, onde as redes digitais se constituíram lócus de construção dos dados. Discute as transformações oriundas da cultura digital e como isso reverbera nas práticas de leitores e no seu comportamento diante do livro. O estudo conclui que os e-readers potencializam as experiências de leitura tanto no que tange aos comportamentos leitores quanto ao consumo de livros digitais.Palavras-chave: Leitura. Cultura digital. Leitores digitais. E-reader. |
id |
USCS-2_d84256138d2c7c08fb84e51844829c1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6751 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICAS LEITORAS EM E-READERS: UM ESTUDO DO TIPO ETNOGRAFIA VIRTUALAs tecnologias se configuram como marcas históricas e culturais das sociedades ao longo do seu processo de desenvolvimento e, quando apropriadas pela cultura, delineiam novos comportamentos, bem como os comportamentos leitores ocasionados pela imersão na cultura digital e na cultura da mobilidade, como se pode observar com a ascensão de leitores digitais ou e-readers. Nesse sentido, o objetivo é compreender a constituição dos perfis dos sujeitos leitores e as práticas de leitura dos indivíduos que utilizam os leitores digitais como suportes de leitura, este trabalho foi realizado. Trata-se, pois, de uma pesquisa qualitativa, de cunho analítico e descritivo, materializado num estudo de caso com inspiração na etnografia virtual, onde as redes digitais se constituíram lócus de construção dos dados. Discute as transformações oriundas da cultura digital e como isso reverbera nas práticas de leitores e no seu comportamento diante do livro. O estudo conclui que os e-readers potencializam as experiências de leitura tanto no que tange aos comportamentos leitores quanto ao consumo de livros digitais.Palavras-chave: Leitura. Cultura digital. Leitores digitais. E-reader.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2020-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6751Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 5 n. 10 (2020): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6751/320210.13037/gr.vol29n87.283Copyright (c) 2020 Handherson Leyltton Costa Damasceno, Barbara Coelho Neves, Raphaelle Nascimento Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDamasceno, Handherson Leyltton CostaNeves, Barbara CoelhoSilva, Raphaelle Nascimento2022-10-04T19:04:52Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6751Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:52Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS LEITORAS EM E-READERS: UM ESTUDO DO TIPO ETNOGRAFIA VIRTUAL |
title |
PRÁTICAS LEITORAS EM E-READERS: UM ESTUDO DO TIPO ETNOGRAFIA VIRTUAL |
spellingShingle |
PRÁTICAS LEITORAS EM E-READERS: UM ESTUDO DO TIPO ETNOGRAFIA VIRTUAL Damasceno, Handherson Leyltton Costa |
title_short |
PRÁTICAS LEITORAS EM E-READERS: UM ESTUDO DO TIPO ETNOGRAFIA VIRTUAL |
title_full |
PRÁTICAS LEITORAS EM E-READERS: UM ESTUDO DO TIPO ETNOGRAFIA VIRTUAL |
title_fullStr |
PRÁTICAS LEITORAS EM E-READERS: UM ESTUDO DO TIPO ETNOGRAFIA VIRTUAL |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS LEITORAS EM E-READERS: UM ESTUDO DO TIPO ETNOGRAFIA VIRTUAL |
title_sort |
PRÁTICAS LEITORAS EM E-READERS: UM ESTUDO DO TIPO ETNOGRAFIA VIRTUAL |
author |
Damasceno, Handherson Leyltton Costa |
author_facet |
Damasceno, Handherson Leyltton Costa Neves, Barbara Coelho Silva, Raphaelle Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Barbara Coelho Silva, Raphaelle Nascimento |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damasceno, Handherson Leyltton Costa Neves, Barbara Coelho Silva, Raphaelle Nascimento |
description |
As tecnologias se configuram como marcas históricas e culturais das sociedades ao longo do seu processo de desenvolvimento e, quando apropriadas pela cultura, delineiam novos comportamentos, bem como os comportamentos leitores ocasionados pela imersão na cultura digital e na cultura da mobilidade, como se pode observar com a ascensão de leitores digitais ou e-readers. Nesse sentido, o objetivo é compreender a constituição dos perfis dos sujeitos leitores e as práticas de leitura dos indivíduos que utilizam os leitores digitais como suportes de leitura, este trabalho foi realizado. Trata-se, pois, de uma pesquisa qualitativa, de cunho analítico e descritivo, materializado num estudo de caso com inspiração na etnografia virtual, onde as redes digitais se constituíram lócus de construção dos dados. Discute as transformações oriundas da cultura digital e como isso reverbera nas práticas de leitores e no seu comportamento diante do livro. O estudo conclui que os e-readers potencializam as experiências de leitura tanto no que tange aos comportamentos leitores quanto ao consumo de livros digitais.Palavras-chave: Leitura. Cultura digital. Leitores digitais. E-reader. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6751 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6751 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6751/3202 10.13037/gr.vol29n87.283 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 5 n. 10 (2020): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844970490068992 |