A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POSSIBILIDADES EM PESQUISA-AÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sodré Sousa, Lizandra
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Sousa Carvalho, Herli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8125
Resumo: O presente artigo visa apresentar as contribuições da pesquisa-ação na Educação para as Relações Étnico-Raciais na Educação Superior. A pesquisa-ação caracteriza-se por ser uma pesquisa em ação. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico sob o olhar qualitativo. A partir da apresentação das características e fundamentos da pesquisa-ação, busca-se refletir sobre suas possibilidades como prática investigativa no âmbito do combate ao racismo no contexto universitário. Para isso, utilizou-se da pesquisa qualitativa por meio da revisão bibliográfica, com destaque para os estudos de René Barbier (2007), Thiollent (1986),  entre outros. Identificou-se que a pesquisa-ação enquanto metodologia de caráter colaborativo e interventivo na realidade investigada busca incitar reflexões que conduzem a mudanças efetivas na prática. Desse modo, apresenta-se como uma estratégia necessária à área educacional, pois permite o aprofundamento na temática das relações étnico-raciais e o desenvolvimento de ações que promovam a igualdade étnico-racial na universidade.
id USCS-2_de1f6933cffe34dd45f021b34ae65f2e
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8125
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POSSIBILIDADES EM PESQUISA-AÇÃOPesquisa-açãoRelações étnico-raciaisEducaçãoAction researchEthnic-racial relationsEducationO presente artigo visa apresentar as contribuições da pesquisa-ação na Educação para as Relações Étnico-Raciais na Educação Superior. A pesquisa-ação caracteriza-se por ser uma pesquisa em ação. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico sob o olhar qualitativo. A partir da apresentação das características e fundamentos da pesquisa-ação, busca-se refletir sobre suas possibilidades como prática investigativa no âmbito do combate ao racismo no contexto universitário. Para isso, utilizou-se da pesquisa qualitativa por meio da revisão bibliográfica, com destaque para os estudos de René Barbier (2007), Thiollent (1986),  entre outros. Identificou-se que a pesquisa-ação enquanto metodologia de caráter colaborativo e interventivo na realidade investigada busca incitar reflexões que conduzem a mudanças efetivas na prática. Desse modo, apresenta-se como uma estratégia necessária à área educacional, pois permite o aprofundamento na temática das relações étnico-raciais e o desenvolvimento de ações que promovam a igualdade étnico-racial na universidade.This paper aims to present the contributions of action research in education to ethnic-racial relations in the context of Higher Education. Action research is characterized by acting and researching simultaneously. It is a bibliographic research under a qualitative perspective. From the presentation of the characteristics and foundations of action research, we seek to reflect on its potential as an investigative practice for fighting racism in the University context. Therefore, we used qualitative research through literature review, highlighting the studies conducted by René Barbier (2007), Thiollent (1986), among others. We found out that action research, as a collaborative and interventional methodology to investigated reality, seeks to encourage reflections that lead to effective changes in practice. Thus, it presents itself as a necessary strategy in the educational area, as it allows the deepening of ethnic-racial relations theme and the development of actions that promote ethnic-racial equality in the University. Keywords: Action research. Ethnic-racial relations. EducationUniversidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2022-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/812510.13037/rea-e.vol6n12.8125Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8125/3635Copyright (c) 2022 Lizandra Sodré, Herli de Sousa Carvalhohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSodré Sousa, Lizandrade Sousa Carvalho, Herli 2022-10-05T17:26:06Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8125Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-05T17:26:06Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POSSIBILIDADES EM PESQUISA-AÇÃO
title A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POSSIBILIDADES EM PESQUISA-AÇÃO
spellingShingle A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POSSIBILIDADES EM PESQUISA-AÇÃO
Sodré Sousa, Lizandra
Pesquisa-ação
Relações étnico-raciais
Educação
Action research
Ethnic-racial relations
Education
title_short A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POSSIBILIDADES EM PESQUISA-AÇÃO
title_full A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POSSIBILIDADES EM PESQUISA-AÇÃO
title_fullStr A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POSSIBILIDADES EM PESQUISA-AÇÃO
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POSSIBILIDADES EM PESQUISA-AÇÃO
title_sort A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POSSIBILIDADES EM PESQUISA-AÇÃO
author Sodré Sousa, Lizandra
author_facet Sodré Sousa, Lizandra
de Sousa Carvalho, Herli
author_role author
author2 de Sousa Carvalho, Herli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sodré Sousa, Lizandra
de Sousa Carvalho, Herli
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa-ação
Relações étnico-raciais
Educação
Action research
Ethnic-racial relations
Education
topic Pesquisa-ação
Relações étnico-raciais
Educação
Action research
Ethnic-racial relations
Education
description O presente artigo visa apresentar as contribuições da pesquisa-ação na Educação para as Relações Étnico-Raciais na Educação Superior. A pesquisa-ação caracteriza-se por ser uma pesquisa em ação. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico sob o olhar qualitativo. A partir da apresentação das características e fundamentos da pesquisa-ação, busca-se refletir sobre suas possibilidades como prática investigativa no âmbito do combate ao racismo no contexto universitário. Para isso, utilizou-se da pesquisa qualitativa por meio da revisão bibliográfica, com destaque para os estudos de René Barbier (2007), Thiollent (1986),  entre outros. Identificou-se que a pesquisa-ação enquanto metodologia de caráter colaborativo e interventivo na realidade investigada busca incitar reflexões que conduzem a mudanças efetivas na prática. Desse modo, apresenta-se como uma estratégia necessária à área educacional, pois permite o aprofundamento na temática das relações étnico-raciais e o desenvolvimento de ações que promovam a igualdade étnico-racial na universidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8125
10.13037/rea-e.vol6n12.8125
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8125
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol6n12.8125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8125/3635
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Lizandra Sodré, Herli de Sousa Carvalho
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Lizandra Sodré, Herli de Sousa Carvalho
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844971367727104