A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POSSIBILIDADES EM PESQUISA-AÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8125 |
Resumo: | O presente artigo visa apresentar as contribuições da pesquisa-ação na Educação para as Relações Étnico-Raciais na Educação Superior. A pesquisa-ação caracteriza-se por ser uma pesquisa em ação. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico sob o olhar qualitativo. A partir da apresentação das características e fundamentos da pesquisa-ação, busca-se refletir sobre suas possibilidades como prática investigativa no âmbito do combate ao racismo no contexto universitário. Para isso, utilizou-se da pesquisa qualitativa por meio da revisão bibliográfica, com destaque para os estudos de René Barbier (2007), Thiollent (1986), entre outros. Identificou-se que a pesquisa-ação enquanto metodologia de caráter colaborativo e interventivo na realidade investigada busca incitar reflexões que conduzem a mudanças efetivas na prática. Desse modo, apresenta-se como uma estratégia necessária à área educacional, pois permite o aprofundamento na temática das relações étnico-raciais e o desenvolvimento de ações que promovam a igualdade étnico-racial na universidade. |
id |
USCS-2_de1f6933cffe34dd45f021b34ae65f2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8125 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POSSIBILIDADES EM PESQUISA-AÇÃOPesquisa-açãoRelações étnico-raciaisEducaçãoAction researchEthnic-racial relationsEducationO presente artigo visa apresentar as contribuições da pesquisa-ação na Educação para as Relações Étnico-Raciais na Educação Superior. A pesquisa-ação caracteriza-se por ser uma pesquisa em ação. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico sob o olhar qualitativo. A partir da apresentação das características e fundamentos da pesquisa-ação, busca-se refletir sobre suas possibilidades como prática investigativa no âmbito do combate ao racismo no contexto universitário. Para isso, utilizou-se da pesquisa qualitativa por meio da revisão bibliográfica, com destaque para os estudos de René Barbier (2007), Thiollent (1986), entre outros. Identificou-se que a pesquisa-ação enquanto metodologia de caráter colaborativo e interventivo na realidade investigada busca incitar reflexões que conduzem a mudanças efetivas na prática. Desse modo, apresenta-se como uma estratégia necessária à área educacional, pois permite o aprofundamento na temática das relações étnico-raciais e o desenvolvimento de ações que promovam a igualdade étnico-racial na universidade.This paper aims to present the contributions of action research in education to ethnic-racial relations in the context of Higher Education. Action research is characterized by acting and researching simultaneously. It is a bibliographic research under a qualitative perspective. From the presentation of the characteristics and foundations of action research, we seek to reflect on its potential as an investigative practice for fighting racism in the University context. Therefore, we used qualitative research through literature review, highlighting the studies conducted by René Barbier (2007), Thiollent (1986), among others. We found out that action research, as a collaborative and interventional methodology to investigated reality, seeks to encourage reflections that lead to effective changes in practice. Thus, it presents itself as a necessary strategy in the educational area, as it allows the deepening of ethnic-racial relations theme and the development of actions that promote ethnic-racial equality in the University. Keywords: Action research. Ethnic-racial relations. EducationUniversidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2022-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/812510.13037/rea-e.vol6n12.8125Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8125/3635Copyright (c) 2022 Lizandra Sodré, Herli de Sousa Carvalhohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSodré Sousa, Lizandrade Sousa Carvalho, Herli 2022-10-05T17:26:06Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8125Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-05T17:26:06Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POSSIBILIDADES EM PESQUISA-AÇÃO |
title |
A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POSSIBILIDADES EM PESQUISA-AÇÃO |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POSSIBILIDADES EM PESQUISA-AÇÃO Sodré Sousa, Lizandra Pesquisa-ação Relações étnico-raciais Educação Action research Ethnic-racial relations Education |
title_short |
A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POSSIBILIDADES EM PESQUISA-AÇÃO |
title_full |
A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POSSIBILIDADES EM PESQUISA-AÇÃO |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POSSIBILIDADES EM PESQUISA-AÇÃO |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POSSIBILIDADES EM PESQUISA-AÇÃO |
title_sort |
A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POSSIBILIDADES EM PESQUISA-AÇÃO |
author |
Sodré Sousa, Lizandra |
author_facet |
Sodré Sousa, Lizandra de Sousa Carvalho, Herli |
author_role |
author |
author2 |
de Sousa Carvalho, Herli |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sodré Sousa, Lizandra de Sousa Carvalho, Herli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa-ação Relações étnico-raciais Educação Action research Ethnic-racial relations Education |
topic |
Pesquisa-ação Relações étnico-raciais Educação Action research Ethnic-racial relations Education |
description |
O presente artigo visa apresentar as contribuições da pesquisa-ação na Educação para as Relações Étnico-Raciais na Educação Superior. A pesquisa-ação caracteriza-se por ser uma pesquisa em ação. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico sob o olhar qualitativo. A partir da apresentação das características e fundamentos da pesquisa-ação, busca-se refletir sobre suas possibilidades como prática investigativa no âmbito do combate ao racismo no contexto universitário. Para isso, utilizou-se da pesquisa qualitativa por meio da revisão bibliográfica, com destaque para os estudos de René Barbier (2007), Thiollent (1986), entre outros. Identificou-se que a pesquisa-ação enquanto metodologia de caráter colaborativo e interventivo na realidade investigada busca incitar reflexões que conduzem a mudanças efetivas na prática. Desse modo, apresenta-se como uma estratégia necessária à área educacional, pois permite o aprofundamento na temática das relações étnico-raciais e o desenvolvimento de ações que promovam a igualdade étnico-racial na universidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8125 10.13037/rea-e.vol6n12.8125 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8125 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol6n12.8125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8125/3635 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Lizandra Sodré, Herli de Sousa Carvalho https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Lizandra Sodré, Herli de Sousa Carvalho https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844971367727104 |