DIABETES: ADESÃO AO TRATAMENTO E O PAPEL DA FAMÍLIA A ESSA NOVA REALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maísa Mônica Flores
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rodrigues, Maina Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/5838
Resumo: Introdução: As limitações e mudanças de vida do diabético após o diagnóstico causa um choque emocional, interferindo na vida familiar. A presença da família durante o tratamento facilita a sua recuperação, garantindo um suporte no controle glicêmico e na qualidade de vida. Novos programas educacionais possibilitam o conhecimento na condução da diabetes, transformando suas atitudes durante o enfrentamento da doença. Objetivo: Compreender a participação dos familiares na adesão ao tratamento e qualidade de vida do indivíduo diabético. Material e Método: Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, descritiva. Realizada na Unidade de Fisioterapia (UNAFISIO) da Universidade Católica do Salvador, no Campus Pituaçu, em Salvador, Bahia. Foram entrevistados os usuários diabéticos que fazem acompanhamento na referida unidade. Resultados: Os resultados encontrados neste estudo representam a ideia de que uma doença crônica como a Diabetes Mellítus traz consigo problemas afetivos, psicológicos, econômicos e sociais, afetando o cotidiano da estrutura familiar. Considerações Finais: Conclui-se que a Diabetes Mellitus requer mudanças e novas atitudes tanto por partes dos portadores quanto dos seus familiares, buscando assim uma relação familiar mais ampla na qual esse paciente vai transformar os hábitos de vida, tendo em vista a promoção da saúde e qualidade de vida.  
id USCS-3_00e3bd30fc84a0ccac96281645b40d52
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5838
network_acronym_str USCS-3
network_name_str Revista de Atenção à Saúde
repository_id_str
spelling DIABETES: ADESÃO AO TRATAMENTO E O PAPEL DA FAMÍLIA A ESSA NOVA REALIDADECuidados de SaúdeDiabetes MellitusEducação NutricionalRelações Familiares.Introdução: As limitações e mudanças de vida do diabético após o diagnóstico causa um choque emocional, interferindo na vida familiar. A presença da família durante o tratamento facilita a sua recuperação, garantindo um suporte no controle glicêmico e na qualidade de vida. Novos programas educacionais possibilitam o conhecimento na condução da diabetes, transformando suas atitudes durante o enfrentamento da doença. Objetivo: Compreender a participação dos familiares na adesão ao tratamento e qualidade de vida do indivíduo diabético. Material e Método: Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, descritiva. Realizada na Unidade de Fisioterapia (UNAFISIO) da Universidade Católica do Salvador, no Campus Pituaçu, em Salvador, Bahia. Foram entrevistados os usuários diabéticos que fazem acompanhamento na referida unidade. Resultados: Os resultados encontrados neste estudo representam a ideia de que uma doença crônica como a Diabetes Mellítus traz consigo problemas afetivos, psicológicos, econômicos e sociais, afetando o cotidiano da estrutura familiar. Considerações Finais: Conclui-se que a Diabetes Mellitus requer mudanças e novas atitudes tanto por partes dos portadores quanto dos seus familiares, buscando assim uma relação familiar mais ampla na qual esse paciente vai transformar os hábitos de vida, tendo em vista a promoção da saúde e qualidade de vida.  Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2019-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigo originalapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/583810.13037/ras.vol17n59.5838Journal of Health Care; Vol. 17 No. 59 (2019): Revista de Atenção à Saúde - RasRevista de Atenção à Saúde; v. 17 n. 59 (2019): Revista de Atenção à Saúde - Ras2359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/5838/pdfCopyright (c) 2019 Revista de Atenção à Saúde (antiga Rev. Bras. Ciên. Saúde)info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Maísa Mônica FloresRodrigues, Maina Lima2019-06-03T17:59:56Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5838Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2019-06-03T17:59:56Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv DIABETES: ADESÃO AO TRATAMENTO E O PAPEL DA FAMÍLIA A ESSA NOVA REALIDADE
title DIABETES: ADESÃO AO TRATAMENTO E O PAPEL DA FAMÍLIA A ESSA NOVA REALIDADE
spellingShingle DIABETES: ADESÃO AO TRATAMENTO E O PAPEL DA FAMÍLIA A ESSA NOVA REALIDADE
Martins, Maísa Mônica Flores
Cuidados de Saúde
Diabetes Mellitus
Educação Nutricional
Relações Familiares.
title_short DIABETES: ADESÃO AO TRATAMENTO E O PAPEL DA FAMÍLIA A ESSA NOVA REALIDADE
title_full DIABETES: ADESÃO AO TRATAMENTO E O PAPEL DA FAMÍLIA A ESSA NOVA REALIDADE
title_fullStr DIABETES: ADESÃO AO TRATAMENTO E O PAPEL DA FAMÍLIA A ESSA NOVA REALIDADE
title_full_unstemmed DIABETES: ADESÃO AO TRATAMENTO E O PAPEL DA FAMÍLIA A ESSA NOVA REALIDADE
title_sort DIABETES: ADESÃO AO TRATAMENTO E O PAPEL DA FAMÍLIA A ESSA NOVA REALIDADE
author Martins, Maísa Mônica Flores
author_facet Martins, Maísa Mônica Flores
Rodrigues, Maina Lima
author_role author
author2 Rodrigues, Maina Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Maísa Mônica Flores
Rodrigues, Maina Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidados de Saúde
Diabetes Mellitus
Educação Nutricional
Relações Familiares.
topic Cuidados de Saúde
Diabetes Mellitus
Educação Nutricional
Relações Familiares.
description Introdução: As limitações e mudanças de vida do diabético após o diagnóstico causa um choque emocional, interferindo na vida familiar. A presença da família durante o tratamento facilita a sua recuperação, garantindo um suporte no controle glicêmico e na qualidade de vida. Novos programas educacionais possibilitam o conhecimento na condução da diabetes, transformando suas atitudes durante o enfrentamento da doença. Objetivo: Compreender a participação dos familiares na adesão ao tratamento e qualidade de vida do indivíduo diabético. Material e Método: Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, descritiva. Realizada na Unidade de Fisioterapia (UNAFISIO) da Universidade Católica do Salvador, no Campus Pituaçu, em Salvador, Bahia. Foram entrevistados os usuários diabéticos que fazem acompanhamento na referida unidade. Resultados: Os resultados encontrados neste estudo representam a ideia de que uma doença crônica como a Diabetes Mellítus traz consigo problemas afetivos, psicológicos, econômicos e sociais, afetando o cotidiano da estrutura familiar. Considerações Finais: Conclui-se que a Diabetes Mellitus requer mudanças e novas atitudes tanto por partes dos portadores quanto dos seus familiares, buscando assim uma relação familiar mais ampla na qual esse paciente vai transformar os hábitos de vida, tendo em vista a promoção da saúde e qualidade de vida.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
artigo original
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/5838
10.13037/ras.vol17n59.5838
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/5838
identifier_str_mv 10.13037/ras.vol17n59.5838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/5838/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Atenção à Saúde (antiga Rev. Bras. Ciên. Saúde)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Atenção à Saúde (antiga Rev. Bras. Ciên. Saúde)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Health Care; Vol. 17 No. 59 (2019): Revista de Atenção à Saúde - Ras
Revista de Atenção à Saúde; v. 17 n. 59 (2019): Revista de Atenção à Saúde - Ras
2359-4330
reponame:Revista de Atenção à Saúde
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Atenção à Saúde
collection Revista de Atenção à Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798042263153016832