O IMPACTO DAS ALTERAÇÕES DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO NA NUTRIÇÃO DO IDOSO”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catão, Maria Helena Chaves de Vaconcelos
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Xavier, Alidianne Fábia Cabral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
DOI: 10.13037/rbcs.vol9n29.1349
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1349
Resumo: O envelhecimento é um processo caracterizado por alterações fisiológicas, bioquímicas e psicológicas que levam a uma diminuição da capacidade de adaptação do indivíduo ao meio ambiente.  Mediante a ocorrência destas modificações, fatores como alterações no sistema estomatognático devem ser passíveis de avaliação devido aos transtornos que ocasionam no estado de nutrição do paciente idoso. Pois, os efeitos da alimentação inadequada, tanto por excesso como por déficit de nutrientes, acarretam danos que podem ser observados em virtude da redução da capacidade de mastigação, digestão e absorção dos nutrientes, bem como pelo funcionamento ineficiente dos diversos órgãos e sistemas que compõem o organismo. Nesse contexto, está cada vez mais claro que é preciso compreender as mudanças que ocorrem no envelhecimento e os demais fatores que afetam o consumo alimentar de indivíduo idoso, para que assim seja possível intervir adequadamente nos fatores que interferem no apetite e na mudança do hábito alimentar do idoso, proporcionando a estes pacientes a possibilidade de ingestão de uma alimentação adequada nos seus aspectos dietéticos e nutritivos e, portanto, uma melhor qualidade de vida.PALAVRAS-CHAVE: sistema estomatognático, idoso, nutrição.
id USCS-3_13bdfe744856dc6bf330f455ab3917e7
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1349
network_acronym_str USCS-3
network_name_str Revista de Atenção à Saúde
spelling O IMPACTO DAS ALTERAÇÕES DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO NA NUTRIÇÃO DO IDOSO”OdontologiaNutriçãoEnfermagemO envelhecimento é um processo caracterizado por alterações fisiológicas, bioquímicas e psicológicas que levam a uma diminuição da capacidade de adaptação do indivíduo ao meio ambiente.  Mediante a ocorrência destas modificações, fatores como alterações no sistema estomatognático devem ser passíveis de avaliação devido aos transtornos que ocasionam no estado de nutrição do paciente idoso. Pois, os efeitos da alimentação inadequada, tanto por excesso como por déficit de nutrientes, acarretam danos que podem ser observados em virtude da redução da capacidade de mastigação, digestão e absorção dos nutrientes, bem como pelo funcionamento ineficiente dos diversos órgãos e sistemas que compõem o organismo. Nesse contexto, está cada vez mais claro que é preciso compreender as mudanças que ocorrem no envelhecimento e os demais fatores que afetam o consumo alimentar de indivíduo idoso, para que assim seja possível intervir adequadamente nos fatores que interferem no apetite e na mudança do hábito alimentar do idoso, proporcionando a estes pacientes a possibilidade de ingestão de uma alimentação adequada nos seus aspectos dietéticos e nutritivos e, portanto, uma melhor qualidade de vida.PALAVRAS-CHAVE: sistema estomatognático, idoso, nutrição. Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2012-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Revisãoapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/134910.13037/rbcs.vol9n29.1349Journal of Health Care; Vol. 9 No. 29 (2011): Julho - Setembro / 2011Revista de Atenção à Saúde; v. 9 n. 29 (2011): Julho - Setembro / 20112359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1349/1067Catão, Maria Helena Chaves de VaconcelosXavier, Alidianne Fábia CabralXavier, Alidianne Fábia Cabralinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-13T19:43:14Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1349Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2012-02-13T19:43:14Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv O IMPACTO DAS ALTERAÇÕES DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO NA NUTRIÇÃO DO IDOSO”
title O IMPACTO DAS ALTERAÇÕES DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO NA NUTRIÇÃO DO IDOSO”
spellingShingle O IMPACTO DAS ALTERAÇÕES DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO NA NUTRIÇÃO DO IDOSO”
O IMPACTO DAS ALTERAÇÕES DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO NA NUTRIÇÃO DO IDOSO”
Catão, Maria Helena Chaves de Vaconcelos
Odontologia
Nutrição
Enfermagem
Catão, Maria Helena Chaves de Vaconcelos
Odontologia
Nutrição
Enfermagem
title_short O IMPACTO DAS ALTERAÇÕES DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO NA NUTRIÇÃO DO IDOSO”
title_full O IMPACTO DAS ALTERAÇÕES DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO NA NUTRIÇÃO DO IDOSO”
title_fullStr O IMPACTO DAS ALTERAÇÕES DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO NA NUTRIÇÃO DO IDOSO”
O IMPACTO DAS ALTERAÇÕES DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO NA NUTRIÇÃO DO IDOSO”
title_full_unstemmed O IMPACTO DAS ALTERAÇÕES DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO NA NUTRIÇÃO DO IDOSO”
O IMPACTO DAS ALTERAÇÕES DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO NA NUTRIÇÃO DO IDOSO”
title_sort O IMPACTO DAS ALTERAÇÕES DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO NA NUTRIÇÃO DO IDOSO”
author Catão, Maria Helena Chaves de Vaconcelos
author_facet Catão, Maria Helena Chaves de Vaconcelos
Catão, Maria Helena Chaves de Vaconcelos
Xavier, Alidianne Fábia Cabral
Xavier, Alidianne Fábia Cabral
author_role author
author2 Xavier, Alidianne Fábia Cabral
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Catão, Maria Helena Chaves de Vaconcelos
Xavier, Alidianne Fábia Cabral
Xavier, Alidianne Fábia Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv Odontologia
Nutrição
Enfermagem
topic Odontologia
Nutrição
Enfermagem
description O envelhecimento é um processo caracterizado por alterações fisiológicas, bioquímicas e psicológicas que levam a uma diminuição da capacidade de adaptação do indivíduo ao meio ambiente.  Mediante a ocorrência destas modificações, fatores como alterações no sistema estomatognático devem ser passíveis de avaliação devido aos transtornos que ocasionam no estado de nutrição do paciente idoso. Pois, os efeitos da alimentação inadequada, tanto por excesso como por déficit de nutrientes, acarretam danos que podem ser observados em virtude da redução da capacidade de mastigação, digestão e absorção dos nutrientes, bem como pelo funcionamento ineficiente dos diversos órgãos e sistemas que compõem o organismo. Nesse contexto, está cada vez mais claro que é preciso compreender as mudanças que ocorrem no envelhecimento e os demais fatores que afetam o consumo alimentar de indivíduo idoso, para que assim seja possível intervir adequadamente nos fatores que interferem no apetite e na mudança do hábito alimentar do idoso, proporcionando a estes pacientes a possibilidade de ingestão de uma alimentação adequada nos seus aspectos dietéticos e nutritivos e, portanto, uma melhor qualidade de vida.PALAVRAS-CHAVE: sistema estomatognático, idoso, nutrição.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1349
10.13037/rbcs.vol9n29.1349
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1349
identifier_str_mv 10.13037/rbcs.vol9n29.1349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1349/1067
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Health Care; Vol. 9 No. 29 (2011): Julho - Setembro / 2011
Revista de Atenção à Saúde; v. 9 n. 29 (2011): Julho - Setembro / 2011
2359-4330
reponame:Revista de Atenção à Saúde
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Atenção à Saúde
collection Revista de Atenção à Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1822181356253216768
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.13037/rbcs.vol9n29.1349