O TEMPO DE PRÁTICA E A PRÁTICA DE OUTRO EXERCÍCIO FÍSICO INFLUENCIAM NA APTIDÃO FÍSICA DE IDOSOS PRATICANTES DO MÉTODO PILATES?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicentini de Oliveira, Daniel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Amarante do Nascimento, Matheus, Mendes Arantes Alves, Geisa Luiza, Merim Santos, Rafaela, Morais Freire, Gabriel Lucas, dos Santos, Stevan Ricardo, Andrade do Nascimento Júnior, José Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/6023
Resumo: OBJETIVO: Verificar se o tempo de prática no Pilates e a prática adicional de outro exercício físico influenciam na aptidão física de idosos praticantes de Pilates. MATERIAIS E MÉTODOS: O estudo transversal foi composto por 60 idosos praticantes de Pilates de estúdios e academias da cidade de Maringá- Paraná, Brasil em 2019. Todas as análises foram realizadas nas próprias academias, sendo as variáveis sóciodemográficas analisadas por meio de um questionário semiestruturado e as capacidades físicas aferidas pela bateria Senior Fitness Test. As análises de dados foram conduzidas por meio da Anova One-Way e do teste t de student independente (p < 0,05). RESULTADOS: Idosos que praticam o Pilates há mais de três anos apresentaram melhor desempenho no teste de alcançar atrás das costas (x = -4,96) em comparação aos idosos que praticam a modalidade entre três e 12 meses (x= -14,43 cm). Ainda, os idosos que praticam apenas o Pilates apresentaram aptidão física semelhante aos idosos que também praticam outro exercício. CONCLUSÃO: Não houve diferenças significantes entre quem pratica outro tipo de exercício físico associado ao Pilates nos diferentes componentes da aptidão física. Porém, o maior volume total de tempo de prática do Pilates, aparentemente, proporciona melhores resultados sobre a flexibilidade de membros superiores de idosos.
id USCS-3_209300f420e48916ae6b0c32e3ef790d
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6023
network_acronym_str USCS-3
network_name_str Revista de Atenção à Saúde
repository_id_str
spelling O TEMPO DE PRÁTICA E A PRÁTICA DE OUTRO EXERCÍCIO FÍSICO INFLUENCIAM NA APTIDÃO FÍSICA DE IDOSOS PRATICANTES DO MÉTODO PILATES?OBJETIVO: Verificar se o tempo de prática no Pilates e a prática adicional de outro exercício físico influenciam na aptidão física de idosos praticantes de Pilates. MATERIAIS E MÉTODOS: O estudo transversal foi composto por 60 idosos praticantes de Pilates de estúdios e academias da cidade de Maringá- Paraná, Brasil em 2019. Todas as análises foram realizadas nas próprias academias, sendo as variáveis sóciodemográficas analisadas por meio de um questionário semiestruturado e as capacidades físicas aferidas pela bateria Senior Fitness Test. As análises de dados foram conduzidas por meio da Anova One-Way e do teste t de student independente (p < 0,05). RESULTADOS: Idosos que praticam o Pilates há mais de três anos apresentaram melhor desempenho no teste de alcançar atrás das costas (x = -4,96) em comparação aos idosos que praticam a modalidade entre três e 12 meses (x= -14,43 cm). Ainda, os idosos que praticam apenas o Pilates apresentaram aptidão física semelhante aos idosos que também praticam outro exercício. CONCLUSÃO: Não houve diferenças significantes entre quem pratica outro tipo de exercício físico associado ao Pilates nos diferentes componentes da aptidão física. Porém, o maior volume total de tempo de prática do Pilates, aparentemente, proporciona melhores resultados sobre a flexibilidade de membros superiores de idosos.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2020-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/602310.13037/ras.vol17n62.6023Journal of Health Care; Vol. 17 No. 62 (2019): Revista de Atenção à Saúde - RASRevista de Atenção à Saúde; v. 17 n. 62 (2019): Revista de Atenção à Saúde - RAS2359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/6023/pdfCopyright (c) 2020 Revista de Atenção à Saúde (antiga Rev. Bras. Ciên. Saúde)info:eu-repo/semantics/openAccessVicentini de Oliveira, DanielAmarante do Nascimento, MatheusMendes Arantes Alves, Geisa LuizaMerim Santos, RafaelaMorais Freire, Gabriel Lucasdos Santos, Stevan RicardoAndrade do Nascimento Júnior, José Roberto2020-01-21T16:03:33Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6023Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2020-01-21T16:03:33Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv O TEMPO DE PRÁTICA E A PRÁTICA DE OUTRO EXERCÍCIO FÍSICO INFLUENCIAM NA APTIDÃO FÍSICA DE IDOSOS PRATICANTES DO MÉTODO PILATES?
title O TEMPO DE PRÁTICA E A PRÁTICA DE OUTRO EXERCÍCIO FÍSICO INFLUENCIAM NA APTIDÃO FÍSICA DE IDOSOS PRATICANTES DO MÉTODO PILATES?
spellingShingle O TEMPO DE PRÁTICA E A PRÁTICA DE OUTRO EXERCÍCIO FÍSICO INFLUENCIAM NA APTIDÃO FÍSICA DE IDOSOS PRATICANTES DO MÉTODO PILATES?
Vicentini de Oliveira, Daniel
title_short O TEMPO DE PRÁTICA E A PRÁTICA DE OUTRO EXERCÍCIO FÍSICO INFLUENCIAM NA APTIDÃO FÍSICA DE IDOSOS PRATICANTES DO MÉTODO PILATES?
title_full O TEMPO DE PRÁTICA E A PRÁTICA DE OUTRO EXERCÍCIO FÍSICO INFLUENCIAM NA APTIDÃO FÍSICA DE IDOSOS PRATICANTES DO MÉTODO PILATES?
title_fullStr O TEMPO DE PRÁTICA E A PRÁTICA DE OUTRO EXERCÍCIO FÍSICO INFLUENCIAM NA APTIDÃO FÍSICA DE IDOSOS PRATICANTES DO MÉTODO PILATES?
title_full_unstemmed O TEMPO DE PRÁTICA E A PRÁTICA DE OUTRO EXERCÍCIO FÍSICO INFLUENCIAM NA APTIDÃO FÍSICA DE IDOSOS PRATICANTES DO MÉTODO PILATES?
title_sort O TEMPO DE PRÁTICA E A PRÁTICA DE OUTRO EXERCÍCIO FÍSICO INFLUENCIAM NA APTIDÃO FÍSICA DE IDOSOS PRATICANTES DO MÉTODO PILATES?
author Vicentini de Oliveira, Daniel
author_facet Vicentini de Oliveira, Daniel
Amarante do Nascimento, Matheus
Mendes Arantes Alves, Geisa Luiza
Merim Santos, Rafaela
Morais Freire, Gabriel Lucas
dos Santos, Stevan Ricardo
Andrade do Nascimento Júnior, José Roberto
author_role author
author2 Amarante do Nascimento, Matheus
Mendes Arantes Alves, Geisa Luiza
Merim Santos, Rafaela
Morais Freire, Gabriel Lucas
dos Santos, Stevan Ricardo
Andrade do Nascimento Júnior, José Roberto
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicentini de Oliveira, Daniel
Amarante do Nascimento, Matheus
Mendes Arantes Alves, Geisa Luiza
Merim Santos, Rafaela
Morais Freire, Gabriel Lucas
dos Santos, Stevan Ricardo
Andrade do Nascimento Júnior, José Roberto
description OBJETIVO: Verificar se o tempo de prática no Pilates e a prática adicional de outro exercício físico influenciam na aptidão física de idosos praticantes de Pilates. MATERIAIS E MÉTODOS: O estudo transversal foi composto por 60 idosos praticantes de Pilates de estúdios e academias da cidade de Maringá- Paraná, Brasil em 2019. Todas as análises foram realizadas nas próprias academias, sendo as variáveis sóciodemográficas analisadas por meio de um questionário semiestruturado e as capacidades físicas aferidas pela bateria Senior Fitness Test. As análises de dados foram conduzidas por meio da Anova One-Way e do teste t de student independente (p < 0,05). RESULTADOS: Idosos que praticam o Pilates há mais de três anos apresentaram melhor desempenho no teste de alcançar atrás das costas (x = -4,96) em comparação aos idosos que praticam a modalidade entre três e 12 meses (x= -14,43 cm). Ainda, os idosos que praticam apenas o Pilates apresentaram aptidão física semelhante aos idosos que também praticam outro exercício. CONCLUSÃO: Não houve diferenças significantes entre quem pratica outro tipo de exercício físico associado ao Pilates nos diferentes componentes da aptidão física. Porém, o maior volume total de tempo de prática do Pilates, aparentemente, proporciona melhores resultados sobre a flexibilidade de membros superiores de idosos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/6023
10.13037/ras.vol17n62.6023
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/6023
identifier_str_mv 10.13037/ras.vol17n62.6023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/6023/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Atenção à Saúde (antiga Rev. Bras. Ciên. Saúde)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Atenção à Saúde (antiga Rev. Bras. Ciên. Saúde)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Health Care; Vol. 17 No. 62 (2019): Revista de Atenção à Saúde - RAS
Revista de Atenção à Saúde; v. 17 n. 62 (2019): Revista de Atenção à Saúde - RAS
2359-4330
reponame:Revista de Atenção à Saúde
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Atenção à Saúde
collection Revista de Atenção à Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798042263181328384