HIDROCINESIOTERAPIA EM PORTADORES DE ARTRITE REUMATÓIDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wibelinger, Lia Mara
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Morás Borges, Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1546
Resumo: Introdução: A artrite reumatóide (AR) é uma doença auto-imune de etiologia desconhecida, caracterizada por poliartrite simétrica podendo ocorrer manifestações sistêmicas. Leva à deformidade e à destruição das articulações em virtude da erosão óssea e da cartilagem. Afeta mulheres duas a três vezes mais do que homens e sua prevalência aumenta com a idade. Objetivo: Revisar os estudos da literatura que avaliassem o papel hidrocinesioterapia no tratamento de indivíduos portadores de AR. Materiais e métodos: O presente artigo baseou-se nos resultados encontrados em ensaios clínicos randomizados, estudos de caso e em outros materiais complementares. Resultados: Foram selecionados oito artigos científicos, cinco utilizaram a hidrocinesioterapia como forma de tratamento em pacientes portadores de artrite reumatóide e três em pacientes com artrite reumatóide juvenil (ARJ), no período de 2001 a 2011. Conclusão: A hidrocinesioterapia é um método de tratamento que traz benefícios ao paciente com AR ou ARJ. Apesar disso, não há estabelecido um protocolo de exercício ideal para esses pacientes. É reduzida a quantidade de estudos publicados sobre o assunto, o que nos faz sugerir que novas pesquisas sejam realizadas.
id USCS-3_273b10d2f2e261ec113b975c678fdbb1
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1546
network_acronym_str USCS-3
network_name_str Revista de Atenção à Saúde
repository_id_str
spelling HIDROCINESIOTERAPIA EM PORTADORES DE ARTRITE REUMATÓIDEFisioterapiaIntrodução: A artrite reumatóide (AR) é uma doença auto-imune de etiologia desconhecida, caracterizada por poliartrite simétrica podendo ocorrer manifestações sistêmicas. Leva à deformidade e à destruição das articulações em virtude da erosão óssea e da cartilagem. Afeta mulheres duas a três vezes mais do que homens e sua prevalência aumenta com a idade. Objetivo: Revisar os estudos da literatura que avaliassem o papel hidrocinesioterapia no tratamento de indivíduos portadores de AR. Materiais e métodos: O presente artigo baseou-se nos resultados encontrados em ensaios clínicos randomizados, estudos de caso e em outros materiais complementares. Resultados: Foram selecionados oito artigos científicos, cinco utilizaram a hidrocinesioterapia como forma de tratamento em pacientes portadores de artrite reumatóide e três em pacientes com artrite reumatóide juvenil (ARJ), no período de 2001 a 2011. Conclusão: A hidrocinesioterapia é um método de tratamento que traz benefícios ao paciente com AR ou ARJ. Apesar disso, não há estabelecido um protocolo de exercício ideal para esses pacientes. É reduzida a quantidade de estudos publicados sobre o assunto, o que nos faz sugerir que novas pesquisas sejam realizadas.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2012-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Revisãoapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/154610.13037/rbcs.vol10n31.1546Journal of Health Care; Vol. 10 No. 31 (2012): Janeiro - Março / 2012Revista de Atenção à Saúde; v. 10 n. 31 (2012): Janeiro - Março / 20122359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1546/1212Wibelinger, Lia MaraMorás Borges, Alineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-08-13T18:44:04Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1546Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2012-08-13T18:44:04Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv HIDROCINESIOTERAPIA EM PORTADORES DE ARTRITE REUMATÓIDE
title HIDROCINESIOTERAPIA EM PORTADORES DE ARTRITE REUMATÓIDE
spellingShingle HIDROCINESIOTERAPIA EM PORTADORES DE ARTRITE REUMATÓIDE
Wibelinger, Lia Mara
Fisioterapia
title_short HIDROCINESIOTERAPIA EM PORTADORES DE ARTRITE REUMATÓIDE
title_full HIDROCINESIOTERAPIA EM PORTADORES DE ARTRITE REUMATÓIDE
title_fullStr HIDROCINESIOTERAPIA EM PORTADORES DE ARTRITE REUMATÓIDE
title_full_unstemmed HIDROCINESIOTERAPIA EM PORTADORES DE ARTRITE REUMATÓIDE
title_sort HIDROCINESIOTERAPIA EM PORTADORES DE ARTRITE REUMATÓIDE
author Wibelinger, Lia Mara
author_facet Wibelinger, Lia Mara
Morás Borges, Aline
author_role author
author2 Morás Borges, Aline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wibelinger, Lia Mara
Morás Borges, Aline
dc.subject.por.fl_str_mv Fisioterapia
topic Fisioterapia
description Introdução: A artrite reumatóide (AR) é uma doença auto-imune de etiologia desconhecida, caracterizada por poliartrite simétrica podendo ocorrer manifestações sistêmicas. Leva à deformidade e à destruição das articulações em virtude da erosão óssea e da cartilagem. Afeta mulheres duas a três vezes mais do que homens e sua prevalência aumenta com a idade. Objetivo: Revisar os estudos da literatura que avaliassem o papel hidrocinesioterapia no tratamento de indivíduos portadores de AR. Materiais e métodos: O presente artigo baseou-se nos resultados encontrados em ensaios clínicos randomizados, estudos de caso e em outros materiais complementares. Resultados: Foram selecionados oito artigos científicos, cinco utilizaram a hidrocinesioterapia como forma de tratamento em pacientes portadores de artrite reumatóide e três em pacientes com artrite reumatóide juvenil (ARJ), no período de 2001 a 2011. Conclusão: A hidrocinesioterapia é um método de tratamento que traz benefícios ao paciente com AR ou ARJ. Apesar disso, não há estabelecido um protocolo de exercício ideal para esses pacientes. É reduzida a quantidade de estudos publicados sobre o assunto, o que nos faz sugerir que novas pesquisas sejam realizadas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1546
10.13037/rbcs.vol10n31.1546
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1546
identifier_str_mv 10.13037/rbcs.vol10n31.1546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1546/1212
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Health Care; Vol. 10 No. 31 (2012): Janeiro - Março / 2012
Revista de Atenção à Saúde; v. 10 n. 31 (2012): Janeiro - Março / 2012
2359-4330
reponame:Revista de Atenção à Saúde
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Atenção à Saúde
collection Revista de Atenção à Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798042260588199936