PROCESSO DE ORIENTAÇÃO PARA AMAMENTAR: A DESARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO REALIZADA À BEIRA DO LEITO
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Atenção à Saúde |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/4759 |
Resumo: | Introdução: O leite materno é o primeiro alimento da criança e, portanto, é imprescindível a orientação educacional à beira-leito nesse âmbito. Objetivo: Compreender o processo de orientação necessário para amamentação da perspectiva dos enfermeiros e das mães. Métodos: Estudo descritivo exploratório, com abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevista semiestruturada gravada com quinze puérperas e quatro enfermeiros. Resultados: A percepção dos enfermeiros possibilitou identificar dois temas: o primeiro se refere às orientações realizadas para amamentar, a saber: o tempo em que o bebê deve permanecer mamando; a pega correta; o posicionamento correto; a necessidade de alternar a mama; o intervalo da mamada. As dificuldades envoltas nesse processo foram o segundo tema, configurando a falta de conhecimento e a insegurança da puérpera para amamentar; a necessidade de o enfermeiro apropriar-se da sua função de educador; a demanda de fortalecer o vínculo entre atenção primária e atenção terciária na saúde. A análise da percepção das puérperas também gerou dois temas: orientações recebidas beira-leito cujas referências corroboraram as realizadas pelos enfermeiros; contradições nas abordagens educacionais, evidenciando as diferentes formas de realizar as orientações pelos profissionais. Conclusões: Apesar de o processo de orientação realizado pelos enfermeiros configurar as mesmas instruções percebidas pelas puérperas, identificaram-se lacunas na educação realizada beira-leito quanto ao alinhamento da fala profissional, evidenciando a desarticulação do processo e dificultando a compreensão da puérpera, o que reforça ser necessária a adoção de protocolos. |
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PROCESSO DE ORIENTAÇÃO PARA AMAMENTAR: A DESARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO REALIZADA À BEIRA DO LEITOBREASTFEEDING ORIENTATION PROCESS: THE DISARTICULATION OF EDUCATION PROVIDED BEDSIDEBreast feedingeducationpostpartum periodAleitamento maternoeducaçãoperíodo pós-partoIntrodução: O leite materno é o primeiro alimento da criança e, portanto, é imprescindível a orientação educacional à beira-leito nesse âmbito. Objetivo: Compreender o processo de orientação necessário para amamentação da perspectiva dos enfermeiros e das mães. Métodos: Estudo descritivo exploratório, com abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevista semiestruturada gravada com quinze puérperas e quatro enfermeiros. Resultados: A percepção dos enfermeiros possibilitou identificar dois temas: o primeiro se refere às orientações realizadas para amamentar, a saber: o tempo em que o bebê deve permanecer mamando; a pega correta; o posicionamento correto; a necessidade de alternar a mama; o intervalo da mamada. As dificuldades envoltas nesse processo foram o segundo tema, configurando a falta de conhecimento e a insegurança da puérpera para amamentar; a necessidade de o enfermeiro apropriar-se da sua função de educador; a demanda de fortalecer o vínculo entre atenção primária e atenção terciária na saúde. A análise da percepção das puérperas também gerou dois temas: orientações recebidas beira-leito cujas referências corroboraram as realizadas pelos enfermeiros; contradições nas abordagens educacionais, evidenciando as diferentes formas de realizar as orientações pelos profissionais. Conclusões: Apesar de o processo de orientação realizado pelos enfermeiros configurar as mesmas instruções percebidas pelas puérperas, identificaram-se lacunas na educação realizada beira-leito quanto ao alinhamento da fala profissional, evidenciando a desarticulação do processo e dificultando a compreensão da puérpera, o que reforça ser necessária a adoção de protocolos.Introduction: Breastmilk is the child's first food, which makes educational guidance at bedside essential in this context. Objective: To understand the orientation process needed to breastfeed from the perspective of nurses and mothers. Methods: A descriptive, exploratory study with a qualitative approach, performed through a semi-structured interview with fifteen puerperal women and four nurses. Results: The nurses' perception made it possible to identify two themes: the first is related to the guidelines for breastfeeding, namely; the time the baby should remain nursing; the correct handle; the correct positioning; need to alternate breast; the feeding interval. The difficulties involved in this process were the second theme setting; the lack of knowledge and the insecurity of the puerperal woman to breastfeed; the need for nurses to take ownership of their role as educators; the need to strengthen the link between primary care and tertiary care in health. The analysis of the puerperal woman perception also generated two themes: received references to bedside, whose references corroborated those made by the nurses; contradictions in the educational approaches, showing the different ways of carrying out the orientations by the professionals. Conclusions: Despite the orientation process carried out by the nurses, the orientation perceived by the puerperal women have identified gaps in the education carried out on the bedside as to the alignment of professional speech, evidencing the disarticulation of this process and making it difficult for the puerperian to understand, which reinforces the need for adoption of protocols.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo descritivo exploratório, com abordagem qualitativaapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/475910.13037/ras.vol15n54.4759Journal of Health Care; Vol. 15 No. 54 (2017): Revista de Atenção à Saúde; 13-20Revista de Atenção à Saúde; v. 15 n. 54 (2017): Revista de Atenção à Saúde; 13-202359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/4759/pdfNascimento, Juliana da Silva GarciaPires, Fabiana CristinaPereira, Larissa AndradeBorges, Fernanda Cristina MoraesSilva, Thais Cristianne dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-27T19:02:45Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4759Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2017-12-27T19:02:45Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
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