Efeito da reabilitação virtual em diferentes tipos de tratamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Atenção à Saúde |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1331 |
Resumo: | Introdução - Vários são os métodos de tratamentos utilizados pelos profissionais da área de saúde para diferentes níveis de reabilitação, em que destacamos a fisioterapia, o treinamento funcional e core training, além do treinamento com realidade virtual. Um dos sistemas de realidade virtual mais utilizado na atualidade é o Nintendo Wii, o qual possui softwares aplicados que simulam gestual motor muito similar aos movimentos dos mais variados esportes, exercícios físicos e/ou atividades da vida diária, sendo utilizados para reabilitação neuromotora, equilíbrio corporal e prevenção de quedas em idosos. Objetivo - reunir algumas evidências sobre as diferentes aplicações da realidade virtual na reabilitação, publicadas nos últimos anos, a fim de atualizar as informações para a prática clínica em relação ao uso dessa tecnologia no campo da saúde. Métodos – Foram utilizadas as bases de dados Medline, BVS e SciELO. Conclusão - Há uma aparente eficácia na utilização da realidade virtual em distintas formas de reabilitação. É importante ressaltar que por ser uma área de pesquisa relativamente nova, a consistência das evidências ainda não são tão fortes. Apesar da aparente eficácia, novos estudos devem ser realizados para aumentar a consistência das informações. |
id |
USCS-3_302b592084ce23d662b2c7b721beedfe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1331 |
network_acronym_str |
USCS-3 |
network_name_str |
Revista de Atenção à Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeito da reabilitação virtual em diferentes tipos de tratamentoatividade físicarecuperaçãohabilidade locomotoraIntrodução - Vários são os métodos de tratamentos utilizados pelos profissionais da área de saúde para diferentes níveis de reabilitação, em que destacamos a fisioterapia, o treinamento funcional e core training, além do treinamento com realidade virtual. Um dos sistemas de realidade virtual mais utilizado na atualidade é o Nintendo Wii, o qual possui softwares aplicados que simulam gestual motor muito similar aos movimentos dos mais variados esportes, exercícios físicos e/ou atividades da vida diária, sendo utilizados para reabilitação neuromotora, equilíbrio corporal e prevenção de quedas em idosos. Objetivo - reunir algumas evidências sobre as diferentes aplicações da realidade virtual na reabilitação, publicadas nos últimos anos, a fim de atualizar as informações para a prática clínica em relação ao uso dessa tecnologia no campo da saúde. Métodos – Foram utilizadas as bases de dados Medline, BVS e SciELO. Conclusão - Há uma aparente eficácia na utilização da realidade virtual em distintas formas de reabilitação. É importante ressaltar que por ser uma área de pesquisa relativamente nova, a consistência das evidências ainda não são tão fortes. Apesar da aparente eficácia, novos estudos devem ser realizados para aumentar a consistência das informações.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2012-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de revisãoapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/133110.13037/rbcs.vol9n29.1331Journal of Health Care; Vol. 9 No. 29 (2011): Julho - Setembro / 2011Revista de Atenção à Saúde; v. 9 n. 29 (2011): Julho - Setembro / 20112359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1331/1065Monteiro Junior, Renato SobralPaiva Carvalho, Roberto JunotSilva, Elirez Bezerra daBastos, Fábio Ganimeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-13T19:43:14Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1331Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2012-02-13T19:43:14Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeito da reabilitação virtual em diferentes tipos de tratamento |
title |
Efeito da reabilitação virtual em diferentes tipos de tratamento |
spellingShingle |
Efeito da reabilitação virtual em diferentes tipos de tratamento Monteiro Junior, Renato Sobral atividade física recuperação habilidade locomotora |
title_short |
Efeito da reabilitação virtual em diferentes tipos de tratamento |
title_full |
Efeito da reabilitação virtual em diferentes tipos de tratamento |
title_fullStr |
Efeito da reabilitação virtual em diferentes tipos de tratamento |
title_full_unstemmed |
Efeito da reabilitação virtual em diferentes tipos de tratamento |
title_sort |
Efeito da reabilitação virtual em diferentes tipos de tratamento |
author |
Monteiro Junior, Renato Sobral |
author_facet |
Monteiro Junior, Renato Sobral Paiva Carvalho, Roberto Junot Silva, Elirez Bezerra da Bastos, Fábio Ganime |
author_role |
author |
author2 |
Paiva Carvalho, Roberto Junot Silva, Elirez Bezerra da Bastos, Fábio Ganime |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro Junior, Renato Sobral Paiva Carvalho, Roberto Junot Silva, Elirez Bezerra da Bastos, Fábio Ganime |
dc.subject.por.fl_str_mv |
atividade física recuperação habilidade locomotora |
topic |
atividade física recuperação habilidade locomotora |
description |
Introdução - Vários são os métodos de tratamentos utilizados pelos profissionais da área de saúde para diferentes níveis de reabilitação, em que destacamos a fisioterapia, o treinamento funcional e core training, além do treinamento com realidade virtual. Um dos sistemas de realidade virtual mais utilizado na atualidade é o Nintendo Wii, o qual possui softwares aplicados que simulam gestual motor muito similar aos movimentos dos mais variados esportes, exercícios físicos e/ou atividades da vida diária, sendo utilizados para reabilitação neuromotora, equilíbrio corporal e prevenção de quedas em idosos. Objetivo - reunir algumas evidências sobre as diferentes aplicações da realidade virtual na reabilitação, publicadas nos últimos anos, a fim de atualizar as informações para a prática clínica em relação ao uso dessa tecnologia no campo da saúde. Métodos – Foram utilizadas as bases de dados Medline, BVS e SciELO. Conclusão - Há uma aparente eficácia na utilização da realidade virtual em distintas formas de reabilitação. É importante ressaltar que por ser uma área de pesquisa relativamente nova, a consistência das evidências ainda não são tão fortes. Apesar da aparente eficácia, novos estudos devem ser realizados para aumentar a consistência das informações. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos de revisão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1331 10.13037/rbcs.vol9n29.1331 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1331 |
identifier_str_mv |
10.13037/rbcs.vol9n29.1331 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1331/1065 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Health Care; Vol. 9 No. 29 (2011): Julho - Setembro / 2011 Revista de Atenção à Saúde; v. 9 n. 29 (2011): Julho - Setembro / 2011 2359-4330 reponame:Revista de Atenção à Saúde instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Atenção à Saúde |
collection |
Revista de Atenção à Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br |
_version_ |
1798042260212809728 |