Team - Based Learning - TBL: Estratégia educacional para agente comunitário de saúde sobre anomalias craniofaciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galdino, Taise Ferreira de Lima
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/7210
Resumo: Introdução: O Agente Comunitário de Saúde possui vínculo direto com a comunidade e o serviço de saúde. Desse modo, constantes atualizações sobre novas temáticas para atuarem na promoção e prevenção de saúde é fundamental, sendo uma delas a anomalia craniofacial. Objetivo: Verificar a efetividade do Team-Based Learning-TBL num programa de aprimoramento com Agente Comunitário de Saúde sobre anomalia craniofacial. Método: Trata-se de um aprimoramento na temática de anomalia craniofacial, com pré e pós teste em grupo único. Realizado dois encontros com uso da metodologia TBL e com suporte do material virtual disponibilizado pelo Projeto Crânio-face Brasil de Bauru/SP. Os temas abordados foram: conceito sobre anomalia craniofacial, as causas, condutas de prevenção e tratamento. Para análise dos foi aplicado um questionário individual pré e pós com perguntas sobre o conteúdo apresentado. Resultados: A casuística constou de 27 Agentes Comunitário de Saúde correspondente as Estratégias de Saúde da Família vinculadas ao Hospital do IMIP. Os cursistas eram de ambos os gêneros, com idade média de 41,7anos, nível de formação prevalente ao ensino médio e média de 17anos de experiência. No período prévio ao aprimoramento houve um baixo percentual de acertos, enquanto no período pós, uma elevação acima de 70%. Quanto a utilização do TBL, observado quase 90% e 100% de acertos individualmente e grupal, respectivamente. Conclusões: Os resultados deste estudo comprovam êxito no aprimoramento com utilização do TBL proposto para os ACS sobre a temática da anomalia craniofacial.
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