Comparação da temperatura local após diferentes métodos de resfriamento tecidual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Cerqueira, Mikhail
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Thiebaut, Andréa, Pereira, Rafael, Garcia Pereira, Luciano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1877
Resumo: INTRODUÇÃO: O resfriamento tecidual com fins terapêuticos tem sido referenciado como crioterapia, e seu uso no campo esportivo amplamente difundido. É descrito na literatura que a forma e o local de aplicação podem influenciar o nível de resfriamento. OBJETIVOS: Comparar o resfriamento cutâneo obtido pela aplicação de duas modalidades de crioterapia, bolsa de gelo e bolsa de gel. MÉTODOS: Dez voluntários foram submetidos a três procedimentos com duração de 20 minutos cada: bolsa de gel (GEL), bolsa de gelo (GELO) e exposição à temperatura ambiente (CONTROLE). O resfriamento foi realizado na região anterolateral da perna e em três dias distintos, sendo a ordem de execução randômica. A temperatura superficial foi mensurada na região anterolateral da perna com um termômetro infravermelho previamente (PRE) e imediatamente após cada procedimento (POS). Para comparação dos valores da temperatura superficial local das medidas PRE e POS de cada procedimento foi utilizado ANOVA com medidas repetidas (três grupos x duas medidas). Foi adotado o nível de significância de p<0,05. RESULTADOS: Houve diferença significativa da temperatura local entre as medidas PRE e POS para os procedimentos GEL e GELO (p<0,05). A comparação da variação da temperatura mostrou maior queda da temperatura na condição GELO, alcançando temperaturas dentro da fixa de resfriamento terapêutica (i.e., < 13oC). A condição GEL também causou queda significativa da temperatura superficial quando comparado à condição CONTROLE, no entanto, não alcançou temperaturas dentro da faixa terapêutica. CONCLUSÕES: O resfriamento tecidual através de bolsa de gelo é mais eficaz quando comparado à bolsa de gel.
id USCS-3_349319255882b9390cae3e6b2700e917
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1877
network_acronym_str USCS-3
network_name_str Revista de Atenção à Saúde
repository_id_str
spelling Comparação da temperatura local após diferentes métodos de resfriamento tecidualFisioterapiaINTRODUÇÃO: O resfriamento tecidual com fins terapêuticos tem sido referenciado como crioterapia, e seu uso no campo esportivo amplamente difundido. É descrito na literatura que a forma e o local de aplicação podem influenciar o nível de resfriamento. OBJETIVOS: Comparar o resfriamento cutâneo obtido pela aplicação de duas modalidades de crioterapia, bolsa de gelo e bolsa de gel. MÉTODOS: Dez voluntários foram submetidos a três procedimentos com duração de 20 minutos cada: bolsa de gel (GEL), bolsa de gelo (GELO) e exposição à temperatura ambiente (CONTROLE). O resfriamento foi realizado na região anterolateral da perna e em três dias distintos, sendo a ordem de execução randômica. A temperatura superficial foi mensurada na região anterolateral da perna com um termômetro infravermelho previamente (PRE) e imediatamente após cada procedimento (POS). Para comparação dos valores da temperatura superficial local das medidas PRE e POS de cada procedimento foi utilizado ANOVA com medidas repetidas (três grupos x duas medidas). Foi adotado o nível de significância de p<0,05. RESULTADOS: Houve diferença significativa da temperatura local entre as medidas PRE e POS para os procedimentos GEL e GELO (p<0,05). A comparação da variação da temperatura mostrou maior queda da temperatura na condição GELO, alcançando temperaturas dentro da fixa de resfriamento terapêutica (i.e., < 13oC). A condição GEL também causou queda significativa da temperatura superficial quando comparado à condição CONTROLE, no entanto, não alcançou temperaturas dentro da faixa terapêutica. CONCLUSÕES: O resfriamento tecidual através de bolsa de gelo é mais eficaz quando comparado à bolsa de gel.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2013-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/187710.13037/rbcs.vol11n36.1877Journal of Health Care; Vol. 11 No. 36 (2013): Revista Brasileira de Ciências da Saúde; 45-49Revista de Atenção à Saúde; v. 11 n. 36 (2013): Revista Brasileira de Ciências da Saúde; 45-492359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1877/1407Santos Cerqueira, MikhailThiebaut, AndréaPereira, RafaelGarcia Pereira, Lucianoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-22T17:42:46Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1877Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2014-05-22T17:42:46Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Comparação da temperatura local após diferentes métodos de resfriamento tecidual
title Comparação da temperatura local após diferentes métodos de resfriamento tecidual
spellingShingle Comparação da temperatura local após diferentes métodos de resfriamento tecidual
Santos Cerqueira, Mikhail
Fisioterapia
title_short Comparação da temperatura local após diferentes métodos de resfriamento tecidual
title_full Comparação da temperatura local após diferentes métodos de resfriamento tecidual
title_fullStr Comparação da temperatura local após diferentes métodos de resfriamento tecidual
title_full_unstemmed Comparação da temperatura local após diferentes métodos de resfriamento tecidual
title_sort Comparação da temperatura local após diferentes métodos de resfriamento tecidual
author Santos Cerqueira, Mikhail
author_facet Santos Cerqueira, Mikhail
Thiebaut, Andréa
Pereira, Rafael
Garcia Pereira, Luciano
author_role author
author2 Thiebaut, Andréa
Pereira, Rafael
Garcia Pereira, Luciano
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Cerqueira, Mikhail
Thiebaut, Andréa
Pereira, Rafael
Garcia Pereira, Luciano
dc.subject.por.fl_str_mv Fisioterapia
topic Fisioterapia
description INTRODUÇÃO: O resfriamento tecidual com fins terapêuticos tem sido referenciado como crioterapia, e seu uso no campo esportivo amplamente difundido. É descrito na literatura que a forma e o local de aplicação podem influenciar o nível de resfriamento. OBJETIVOS: Comparar o resfriamento cutâneo obtido pela aplicação de duas modalidades de crioterapia, bolsa de gelo e bolsa de gel. MÉTODOS: Dez voluntários foram submetidos a três procedimentos com duração de 20 minutos cada: bolsa de gel (GEL), bolsa de gelo (GELO) e exposição à temperatura ambiente (CONTROLE). O resfriamento foi realizado na região anterolateral da perna e em três dias distintos, sendo a ordem de execução randômica. A temperatura superficial foi mensurada na região anterolateral da perna com um termômetro infravermelho previamente (PRE) e imediatamente após cada procedimento (POS). Para comparação dos valores da temperatura superficial local das medidas PRE e POS de cada procedimento foi utilizado ANOVA com medidas repetidas (três grupos x duas medidas). Foi adotado o nível de significância de p<0,05. RESULTADOS: Houve diferença significativa da temperatura local entre as medidas PRE e POS para os procedimentos GEL e GELO (p<0,05). A comparação da variação da temperatura mostrou maior queda da temperatura na condição GELO, alcançando temperaturas dentro da fixa de resfriamento terapêutica (i.e., < 13oC). A condição GEL também causou queda significativa da temperatura superficial quando comparado à condição CONTROLE, no entanto, não alcançou temperaturas dentro da faixa terapêutica. CONCLUSÕES: O resfriamento tecidual através de bolsa de gelo é mais eficaz quando comparado à bolsa de gel.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos Originais
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1877
10.13037/rbcs.vol11n36.1877
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1877
identifier_str_mv 10.13037/rbcs.vol11n36.1877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1877/1407
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Health Care; Vol. 11 No. 36 (2013): Revista Brasileira de Ciências da Saúde; 45-49
Revista de Atenção à Saúde; v. 11 n. 36 (2013): Revista Brasileira de Ciências da Saúde; 45-49
2359-4330
reponame:Revista de Atenção à Saúde
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Atenção à Saúde
collection Revista de Atenção à Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798042260745486336