IMPACTOS À SAÚDE BUCAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA NA CIDADE DE BELÉM DO PARÁ – BRASIL.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Euclides, Kelly Lene Lopes Calderaro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Conde Barros, Wallace Rafael, Branco, Dimitra Castelo, Campos, Ana Cristina, Pontes, Flávia Sirotheau, do Nascimento, Liliane Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/5668
Resumo: Introdução: a violência destaca-se pelo impacto e ameaça à vida; tem merecido lugar de destaque entre as preocupações cotidianas, gerando necessidade de atençaõ e políticas públicas. Objetivo: caracterizar os impactos à saúde bucal de crianças e adolescentes vítimas de violência na cidade de Belém do Pará, Brasil. Materiais e Métodos: A amostra foi de 129 participantes atendidos no Pró-Paz Integrado do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. O exame clínico foi realizado individualmente em sala específica do Pró-Paz. Foi utilizada ficha de coleta validada com questões de identificação, condições da violência e avaliação da saúde bucal utilizando o índice CPO-D/ceo-d. Resultados: a maior parte da amostra sofreu violência sexual (89,9%), o estupro foi o principal subtipo encontrado (50,4%) e a penetração vaginal foi a mais prevalente (51%). O CPO-D médio dos analisados foi de 2,5. Observou-se a formação de três grupos com perfis para os episódios de violência. Crianças de 2-6 anos, sem cárie, vítimas de outros tipos de violência. Meninos, brancos, de 7-12 anos com cárie dentária vítimas de violência sexual associada a outros tipos de violência no ambiente extrafamiliar. Meninas pardas e negras de 13-17 anos, vítimas de violência sexual no ambiente intrafamiliar. Conclusões: o profissional de Odontologia encontra-se em uma posição única para detectar e relatar sobre o abuso, este profissional pode contribuir para que medidas de prevenção da violência sejam adotadas pelas autoridades afim de que a vítima não sofra outros tipos de violência associadas à cárie dentária.
id USCS-3_3a050e8e7a8ece2a627fda200f46a1ab
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5668
network_acronym_str USCS-3
network_name_str Revista de Atenção à Saúde
repository_id_str
spelling IMPACTOS À SAÚDE BUCAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA NA CIDADE DE BELÉM DO PARÁ – BRASIL.Saúde bucalMaus-Tratos infantisViolênciaIntrodução: a violência destaca-se pelo impacto e ameaça à vida; tem merecido lugar de destaque entre as preocupações cotidianas, gerando necessidade de atençaõ e políticas públicas. Objetivo: caracterizar os impactos à saúde bucal de crianças e adolescentes vítimas de violência na cidade de Belém do Pará, Brasil. Materiais e Métodos: A amostra foi de 129 participantes atendidos no Pró-Paz Integrado do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. O exame clínico foi realizado individualmente em sala específica do Pró-Paz. Foi utilizada ficha de coleta validada com questões de identificação, condições da violência e avaliação da saúde bucal utilizando o índice CPO-D/ceo-d. Resultados: a maior parte da amostra sofreu violência sexual (89,9%), o estupro foi o principal subtipo encontrado (50,4%) e a penetração vaginal foi a mais prevalente (51%). O CPO-D médio dos analisados foi de 2,5. Observou-se a formação de três grupos com perfis para os episódios de violência. Crianças de 2-6 anos, sem cárie, vítimas de outros tipos de violência. Meninos, brancos, de 7-12 anos com cárie dentária vítimas de violência sexual associada a outros tipos de violência no ambiente extrafamiliar. Meninas pardas e negras de 13-17 anos, vítimas de violência sexual no ambiente intrafamiliar. Conclusões: o profissional de Odontologia encontra-se em uma posição única para detectar e relatar sobre o abuso, este profissional pode contribuir para que medidas de prevenção da violência sejam adotadas pelas autoridades afim de que a vítima não sofra outros tipos de violência associadas à cárie dentária. Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2019-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Originalapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/566810.13037/ras.vol17n61.5668Journal of Health Care; Vol. 17 No. 61 (2019): Revista de Atenção à Saúde - RASRevista de Atenção à Saúde; v. 17 n. 61 (2019): Revista de Atenção à Saúde - RAS2359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/5668/pdfCopyright (c) 2019 Revista de Atenção à Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessEuclides, Kelly Lene Lopes CalderaroConde Barros, Wallace RafaelBranco, Dimitra CasteloCampos, Ana CristinaPontes, Flávia Sirotheaudo Nascimento, Liliane Silva2019-12-09T22:54:35Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5668Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2019-12-09T22:54:35Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPACTOS À SAÚDE BUCAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA NA CIDADE DE BELÉM DO PARÁ – BRASIL.
title IMPACTOS À SAÚDE BUCAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA NA CIDADE DE BELÉM DO PARÁ – BRASIL.
spellingShingle IMPACTOS À SAÚDE BUCAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA NA CIDADE DE BELÉM DO PARÁ – BRASIL.
Euclides, Kelly Lene Lopes Calderaro
Saúde bucal
Maus-Tratos infantis
Violência
title_short IMPACTOS À SAÚDE BUCAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA NA CIDADE DE BELÉM DO PARÁ – BRASIL.
title_full IMPACTOS À SAÚDE BUCAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA NA CIDADE DE BELÉM DO PARÁ – BRASIL.
title_fullStr IMPACTOS À SAÚDE BUCAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA NA CIDADE DE BELÉM DO PARÁ – BRASIL.
title_full_unstemmed IMPACTOS À SAÚDE BUCAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA NA CIDADE DE BELÉM DO PARÁ – BRASIL.
title_sort IMPACTOS À SAÚDE BUCAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA NA CIDADE DE BELÉM DO PARÁ – BRASIL.
author Euclides, Kelly Lene Lopes Calderaro
author_facet Euclides, Kelly Lene Lopes Calderaro
Conde Barros, Wallace Rafael
Branco, Dimitra Castelo
Campos, Ana Cristina
Pontes, Flávia Sirotheau
do Nascimento, Liliane Silva
author_role author
author2 Conde Barros, Wallace Rafael
Branco, Dimitra Castelo
Campos, Ana Cristina
Pontes, Flávia Sirotheau
do Nascimento, Liliane Silva
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Euclides, Kelly Lene Lopes Calderaro
Conde Barros, Wallace Rafael
Branco, Dimitra Castelo
Campos, Ana Cristina
Pontes, Flávia Sirotheau
do Nascimento, Liliane Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde bucal
Maus-Tratos infantis
Violência
topic Saúde bucal
Maus-Tratos infantis
Violência
description Introdução: a violência destaca-se pelo impacto e ameaça à vida; tem merecido lugar de destaque entre as preocupações cotidianas, gerando necessidade de atençaõ e políticas públicas. Objetivo: caracterizar os impactos à saúde bucal de crianças e adolescentes vítimas de violência na cidade de Belém do Pará, Brasil. Materiais e Métodos: A amostra foi de 129 participantes atendidos no Pró-Paz Integrado do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. O exame clínico foi realizado individualmente em sala específica do Pró-Paz. Foi utilizada ficha de coleta validada com questões de identificação, condições da violência e avaliação da saúde bucal utilizando o índice CPO-D/ceo-d. Resultados: a maior parte da amostra sofreu violência sexual (89,9%), o estupro foi o principal subtipo encontrado (50,4%) e a penetração vaginal foi a mais prevalente (51%). O CPO-D médio dos analisados foi de 2,5. Observou-se a formação de três grupos com perfis para os episódios de violência. Crianças de 2-6 anos, sem cárie, vítimas de outros tipos de violência. Meninos, brancos, de 7-12 anos com cárie dentária vítimas de violência sexual associada a outros tipos de violência no ambiente extrafamiliar. Meninas pardas e negras de 13-17 anos, vítimas de violência sexual no ambiente intrafamiliar. Conclusões: o profissional de Odontologia encontra-se em uma posição única para detectar e relatar sobre o abuso, este profissional pode contribuir para que medidas de prevenção da violência sejam adotadas pelas autoridades afim de que a vítima não sofra outros tipos de violência associadas à cárie dentária.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Original
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/5668
10.13037/ras.vol17n61.5668
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/5668
identifier_str_mv 10.13037/ras.vol17n61.5668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/5668/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Atenção à Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Atenção à Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Health Care; Vol. 17 No. 61 (2019): Revista de Atenção à Saúde - RAS
Revista de Atenção à Saúde; v. 17 n. 61 (2019): Revista de Atenção à Saúde - RAS
2359-4330
reponame:Revista de Atenção à Saúde
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Atenção à Saúde
collection Revista de Atenção à Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798042262748266496