CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA CARTILHA FISIOTERAPÊUTICA PARA O AUTOCUIDADO DE MULHERES NO PÓS-PARTO IMEDIATO
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Atenção à Saúde |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/6424 |
Resumo: | RESUMO Introdução: A educação em saúde pressupõe uma combinação de oportunidades que favorecem a manutenção da saúde e sua promoção, e dentro dela se inserem as tecnologias educacionais empregadas no autocuidado, permitindo ao seu usuário a possibilidade de aprender como modificar sua realidade por méritos próprios. Objetivo: elaborar e validar uma tecnologia educativa, no formato de cartilha, para mediar os cuidados fisioterapêuticos que a puérpera terá consigo no período do puerpério imediato. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, de construção de Cartilha através de pesquisa bibliográfica, autorização e validação por meio de profissionais especialistas e puérperas através de questionário estruturado de avaliação da Cartilha. A pesquisa com as puérperas foi realizada no setor da Obstetrícia do Hospital Municipal de Santarém – PA. Para a análise de dados, foram utilizados graus de critérios de valorização como representados na escala de Likert, com grau de concordância maior que 80%. Resultados: O processo de validação contou com 28 avaliadores, sendo 13 juízes-especialistas e 15 público-alvo: puérperas. A avaliação dos juízes resultou em 98% de concordância quanto aos objetivos, 96% quanto à estrutura e 100% quanto à relevância da Cartilha. Já a avaliação das puérperas resultou em 97% quanto aos objetivos, 98% quanto ao estilo da escrita e 100% quanto aos itens organização, aparência e motivação. Conclusão: A Cartilha Educativa mostrou-se válida após avaliação dos juízes-especialistas e das puérperas como um meio de propagação de informações, transmissão de conhecimentos e promoção de ações que ajudam na integridade, na saúde e no bem-estar do público-alvo. |
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CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA CARTILHA FISIOTERAPÊUTICA PARA O AUTOCUIDADO DE MULHERES NO PÓS-PARTO IMEDIATOFisioterapiaRESUMO Introdução: A educação em saúde pressupõe uma combinação de oportunidades que favorecem a manutenção da saúde e sua promoção, e dentro dela se inserem as tecnologias educacionais empregadas no autocuidado, permitindo ao seu usuário a possibilidade de aprender como modificar sua realidade por méritos próprios. Objetivo: elaborar e validar uma tecnologia educativa, no formato de cartilha, para mediar os cuidados fisioterapêuticos que a puérpera terá consigo no período do puerpério imediato. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, de construção de Cartilha através de pesquisa bibliográfica, autorização e validação por meio de profissionais especialistas e puérperas através de questionário estruturado de avaliação da Cartilha. A pesquisa com as puérperas foi realizada no setor da Obstetrícia do Hospital Municipal de Santarém – PA. Para a análise de dados, foram utilizados graus de critérios de valorização como representados na escala de Likert, com grau de concordância maior que 80%. Resultados: O processo de validação contou com 28 avaliadores, sendo 13 juízes-especialistas e 15 público-alvo: puérperas. A avaliação dos juízes resultou em 98% de concordância quanto aos objetivos, 96% quanto à estrutura e 100% quanto à relevância da Cartilha. Já a avaliação das puérperas resultou em 97% quanto aos objetivos, 98% quanto ao estilo da escrita e 100% quanto aos itens organização, aparência e motivação. Conclusão: A Cartilha Educativa mostrou-se válida após avaliação dos juízes-especialistas e das puérperas como um meio de propagação de informações, transmissão de conhecimentos e promoção de ações que ajudam na integridade, na saúde e no bem-estar do público-alvo.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2020-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos originaisapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/6424Journal of Health Care; Vol. 18 No. 65 (2020): Revista de Atenção à SaúdeRevista de Atenção à Saúde; v. 18 n. 65 (2020): Revista de Atenção à Saúde2359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/6424/3168Copyright (c) 2020 Revista de Atenção à Saúde (antiga Rev. Bras. Ciên. Saúde)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdo Vale, Marcela Godinho Mirandade Sousa, Mírian Gabriela LaranjeiraMiranda, Jamyle LopesVale, John Henry de Oliveira2020-10-26T14:23:41Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6424Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2020-10-26T14:23:41Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
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