BOAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA AO PARTO NORMAL: REVISÃO DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Carvalho, Silas
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: da Silva e Silva, Camila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/6290
Resumo: Introdução: O uso das boas práticas na assistência ao parto normal tem demonstrado impacto positivo no prognóstico materno e neonatal. Objetivo: O presente estudo objetivou refletir sobre as boas práticas de enfermagem na assistência ao parto normal por meio de uma revisão integrativa da literatura. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa da literatura, em que foram selecionadas e analisadas as publicações realizadas entre os anos de 2015 e 2019 disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) a respeito das boas práticas de enfermagem na assistência ao parto normal em consonância com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Procedeu-se a busca utilizando os descritores: “humanização da assistência”, “parto normal”, “cuidados de enfermagem” e “enfermagem obstétrica”, de forma isolada e combinada. Após a seleção segundo os critérios de inclusão 13 artigos compuseram a análise. Resultados: Compuseram a análise 14 artigos. Os estudos confirmam a importância do uso das boas práticas na assistência ao parto normal para um melhor prognóstico materno e neonatal, embora outros tenham evidenciado necessidade de implementação com conscientização e responsabilização de cada profissional devendo haver participação ativa das instituições de saúde. Conclusão: É primordial que os enfermeiros incorporem as boas práticas na assistência ao parto, bem como soluções efetivas dos entraves para sua implementação, baseando as políticas e as práticas de saúde nas melhores evidências disponíveis, promovendo a efetividade e a segurança das intervenções, implicando em mudança de comportamento, superação de barreiras e preenchimento de lacunas do conhecimento.
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