Ações educativas como estratégias de redução para pé diabético
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Atenção à Saúde |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/3788 |
Resumo: | Objetivo: Caracterizar as ações educativas utilizadas na prática clínica com paciente de pé diabético a partir de produções científicas. Métodos: Revisão integrativa realizada em julho de 2015, nas bases de dados eletrônicas Medline, PubMed, Cumed e SciELO a partir da associação dos descritores: diabetes mellitus, neuropatias diabéticas, atenção à saúde, úlcera do pé e prevenção primária. Foram incluídos os estudos publicados no período de 2010 a 2015 e excluídos os artigos que tratavam do cuidado com as úlceras já estabelecidas, artigos com metodologia relacionada a editoriais sobre o tema e os artigos repetidos. Resultados: Localizaram-se 88 artigos científicos, dos quais foram selecionados oito estudos, que evidenciaram a educação em saúde e a adesão dos pacientes às intervenções propostas como os pontos fundamentais a serem trabalhados na prática ambulatorial. Conclusão: Nota-se que o acompanhamento especializado para prevenir complicações nos membros inferiores dos pacientes, bem como o incentivo ao autocuidado/autocontrole são essenciais para as estratégias envolvidas. Os pacientes devem ser motivados a participarem ativamente do tratamento, por meio de orientações e conscientização sobre a doença, como promoção, prevenção e recuperação da saúde. |
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Ações educativas como estratégias de redução para pé diabéticoEducational actions as reduction strategies for diabetic footdiabetes mellitusdiabetic neuropathieshealth carefoot ulcerprimary preventiondiabetes mellitusneuropatias diabéticasatenção à saúdeúlcera do péprevenção primáriaObjetivo: Caracterizar as ações educativas utilizadas na prática clínica com paciente de pé diabético a partir de produções científicas. Métodos: Revisão integrativa realizada em julho de 2015, nas bases de dados eletrônicas Medline, PubMed, Cumed e SciELO a partir da associação dos descritores: diabetes mellitus, neuropatias diabéticas, atenção à saúde, úlcera do pé e prevenção primária. Foram incluídos os estudos publicados no período de 2010 a 2015 e excluídos os artigos que tratavam do cuidado com as úlceras já estabelecidas, artigos com metodologia relacionada a editoriais sobre o tema e os artigos repetidos. Resultados: Localizaram-se 88 artigos científicos, dos quais foram selecionados oito estudos, que evidenciaram a educação em saúde e a adesão dos pacientes às intervenções propostas como os pontos fundamentais a serem trabalhados na prática ambulatorial. Conclusão: Nota-se que o acompanhamento especializado para prevenir complicações nos membros inferiores dos pacientes, bem como o incentivo ao autocuidado/autocontrole são essenciais para as estratégias envolvidas. Os pacientes devem ser motivados a participarem ativamente do tratamento, por meio de orientações e conscientização sobre a doença, como promoção, prevenção e recuperação da saúde. Objective: To characterize the educational actions used in clinical practice for patients with diabetic foot based on scientific productions. Method: An integrativereview was carried out in July 2015 in the electronic databases Medline, PubMed, Cumed, and SciELO using the association of descriptors: diabetes mellitus, diabetic neuropathies, health care, foot ulcer, primary prevention. Studies published between 2010 and 2015 were included, while the criteria for exclusionwas based on articles concerning the care of ulcers that were already established, articles whose methodology was related to editorials about the issue, and repeated articles. Results: A total of 88 scientific papers were found. After selection, eight studies were included. All of them showed health education and patient adherence to interventions proposed as the key points to be worked in ambulatory practice. Conclusion: The specialized treatment to prevent complications in the lower limbs of patients as well as encouraging self-care/self-control are essential for the strategies involved. The patient should be encouraged to actively participate in treatment, being guided for awareness about the disease as well as for the promotion, prevention and recovery of health.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2016-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão integrativaapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/378810.13037/ras.vol14n50.3788Journal of Health Care; Vol. 14 No. 50 (2016); 79-84Revista de Atenção à Saúde; v. 14 n. 50 (2016); 79-842359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/3788/pdfSchulz, Renata da Silvade Moura, Brisa Alves PereiraBarreto, Ana Samira Madureira LordeloSantana, Monique SantosRabêlo, Júlia Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-13T15:40:46Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/3788Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2017-02-13T15:40:46Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
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