EFEITOS DA REALIDADE VIRTUAL EM HEMIPARÉTICOS CRÔNICOS PÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sardi, Marcelo Durigon
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Schuster, Rodrigo Costa, Calage Alvarenga, Luiz Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1584
Resumo: Introdução: A hemiparesia é um comprometimento parcial do hemicorpo, acarretando em seqüelas sensitivas, motoras e cognitivas causando incapacidade funcional, dependência e diminuição da qualidade de vida, afetando a integração social dos indivíduos. Objetivo: Avaliar os efeitos da utilização da realidade virtual na força muscular, grau de recuperação do membro superior e qualidade de vida de hemiparéticos crônicos pós AVE. Método: Foram selecionados 6 pacientes, de forma intencional, com diagnóstico funcional de hemiparesia por AVE. Todos foram submetidos a avaliação fisioterapêutica e submetidos a um treinamento funcional com auxílio do programa interativo do videogame Nintendo Wii®, ao final desse período todos foram reavaliados por um avaliador independente. Resultados: houve significância estatística em quase todos os movimentos avaliados, sendo que somente os movimentos de extensão de ombro, flexão de cotovelo, flexão de punho, extensão de punho e desvio radial não obtiveram significância estatística quanto à amplitude de movimento; na análise dos desfechos qualidade de vida, força muscular e grau de recuperação motora, pode-se observar significância estatística (valor de p). Quanto à destreza manual, pôde-se observar um incremento na média de cubos transportados de uma caixa a outra, sendo que no membro afetado, que foi realizado a intervenção, teve uma média pré-intervenção de 2,3 cubos transportados e pós intervenção de 3,6 cubos transportados.Conclusão: Pôde-se observar que a intervenção por meio da realidade virtual proporcionou aumento na força muscular, grau de recuperação do membro superior e qualidade de vida hemiparéticos crônicos pós AVE, obtendo, assim, mais um recurso terapêutico na fisioterapia.
id USCS-3_4bbc5d425f0916baec83bccd1fe30dbd
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1584
network_acronym_str USCS-3
network_name_str Revista de Atenção à Saúde
repository_id_str
spelling EFEITOS DA REALIDADE VIRTUAL EM HEMIPARÉTICOS CRÔNICOS PÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICORealidade VirtualAcidente Vascular EncefálicoHemiparesia.Introdução: A hemiparesia é um comprometimento parcial do hemicorpo, acarretando em seqüelas sensitivas, motoras e cognitivas causando incapacidade funcional, dependência e diminuição da qualidade de vida, afetando a integração social dos indivíduos. Objetivo: Avaliar os efeitos da utilização da realidade virtual na força muscular, grau de recuperação do membro superior e qualidade de vida de hemiparéticos crônicos pós AVE. Método: Foram selecionados 6 pacientes, de forma intencional, com diagnóstico funcional de hemiparesia por AVE. Todos foram submetidos a avaliação fisioterapêutica e submetidos a um treinamento funcional com auxílio do programa interativo do videogame Nintendo Wii®, ao final desse período todos foram reavaliados por um avaliador independente. Resultados: houve significância estatística em quase todos os movimentos avaliados, sendo que somente os movimentos de extensão de ombro, flexão de cotovelo, flexão de punho, extensão de punho e desvio radial não obtiveram significância estatística quanto à amplitude de movimento; na análise dos desfechos qualidade de vida, força muscular e grau de recuperação motora, pode-se observar significância estatística (valor de p). Quanto à destreza manual, pôde-se observar um incremento na média de cubos transportados de uma caixa a outra, sendo que no membro afetado, que foi realizado a intervenção, teve uma média pré-intervenção de 2,3 cubos transportados e pós intervenção de 3,6 cubos transportados.Conclusão: Pôde-se observar que a intervenção por meio da realidade virtual proporcionou aumento na força muscular, grau de recuperação do membro superior e qualidade de vida hemiparéticos crônicos pós AVE, obtendo, assim, mais um recurso terapêutico na fisioterapia.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2012-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Originalapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/158410.13037/rbcs.vol10n32.1584Journal of Health Care; Vol. 10 No. 32 (2012): Abril - Junho / 2012Revista de Atenção à Saúde; v. 10 n. 32 (2012): Abril - Junho / 20122359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1584/1252Sardi, Marcelo DurigonSchuster, Rodrigo CostaCalage Alvarenga, Luiz Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-04T14:11:47Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1584Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2012-10-04T14:11:47Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv EFEITOS DA REALIDADE VIRTUAL EM HEMIPARÉTICOS CRÔNICOS PÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO
title EFEITOS DA REALIDADE VIRTUAL EM HEMIPARÉTICOS CRÔNICOS PÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO
spellingShingle EFEITOS DA REALIDADE VIRTUAL EM HEMIPARÉTICOS CRÔNICOS PÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO
Sardi, Marcelo Durigon
Realidade Virtual
Acidente Vascular Encefálico
Hemiparesia.
title_short EFEITOS DA REALIDADE VIRTUAL EM HEMIPARÉTICOS CRÔNICOS PÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO
title_full EFEITOS DA REALIDADE VIRTUAL EM HEMIPARÉTICOS CRÔNICOS PÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO
title_fullStr EFEITOS DA REALIDADE VIRTUAL EM HEMIPARÉTICOS CRÔNICOS PÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO
title_full_unstemmed EFEITOS DA REALIDADE VIRTUAL EM HEMIPARÉTICOS CRÔNICOS PÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO
title_sort EFEITOS DA REALIDADE VIRTUAL EM HEMIPARÉTICOS CRÔNICOS PÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO
author Sardi, Marcelo Durigon
author_facet Sardi, Marcelo Durigon
Schuster, Rodrigo Costa
Calage Alvarenga, Luiz Fernando
author_role author
author2 Schuster, Rodrigo Costa
Calage Alvarenga, Luiz Fernando
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sardi, Marcelo Durigon
Schuster, Rodrigo Costa
Calage Alvarenga, Luiz Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade Virtual
Acidente Vascular Encefálico
Hemiparesia.
topic Realidade Virtual
Acidente Vascular Encefálico
Hemiparesia.
description Introdução: A hemiparesia é um comprometimento parcial do hemicorpo, acarretando em seqüelas sensitivas, motoras e cognitivas causando incapacidade funcional, dependência e diminuição da qualidade de vida, afetando a integração social dos indivíduos. Objetivo: Avaliar os efeitos da utilização da realidade virtual na força muscular, grau de recuperação do membro superior e qualidade de vida de hemiparéticos crônicos pós AVE. Método: Foram selecionados 6 pacientes, de forma intencional, com diagnóstico funcional de hemiparesia por AVE. Todos foram submetidos a avaliação fisioterapêutica e submetidos a um treinamento funcional com auxílio do programa interativo do videogame Nintendo Wii®, ao final desse período todos foram reavaliados por um avaliador independente. Resultados: houve significância estatística em quase todos os movimentos avaliados, sendo que somente os movimentos de extensão de ombro, flexão de cotovelo, flexão de punho, extensão de punho e desvio radial não obtiveram significância estatística quanto à amplitude de movimento; na análise dos desfechos qualidade de vida, força muscular e grau de recuperação motora, pode-se observar significância estatística (valor de p). Quanto à destreza manual, pôde-se observar um incremento na média de cubos transportados de uma caixa a outra, sendo que no membro afetado, que foi realizado a intervenção, teve uma média pré-intervenção de 2,3 cubos transportados e pós intervenção de 3,6 cubos transportados.Conclusão: Pôde-se observar que a intervenção por meio da realidade virtual proporcionou aumento na força muscular, grau de recuperação do membro superior e qualidade de vida hemiparéticos crônicos pós AVE, obtendo, assim, mais um recurso terapêutico na fisioterapia.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Original
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1584
10.13037/rbcs.vol10n32.1584
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1584
identifier_str_mv 10.13037/rbcs.vol10n32.1584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1584/1252
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Health Care; Vol. 10 No. 32 (2012): Abril - Junho / 2012
Revista de Atenção à Saúde; v. 10 n. 32 (2012): Abril - Junho / 2012
2359-4330
reponame:Revista de Atenção à Saúde
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Atenção à Saúde
collection Revista de Atenção à Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798042260597637120