INIQUIDADES SOCIAIS E SAÚDE BUCAL: REVISÃO INTEGRATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lamy, Renata de Lourdes Ribeiro Franco
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Andrade, Carla Lourenço Tavares de, Matta, Gustavo Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/6094
Resumo: Introdução: A produção de conhecimento sobre iniquidades sociais em saúde apresenta uma multiplicidade de perspectivas conceituais, teóricas e metodológicas, que se refletem no campo da saúde bucal, o que gera a necessidade de analisar os principais temas relacionados neste campo. Objetivo: Analisar a distribuição e os principais temas da literatura sobre iniquidades sociais no campo da saúde bucal com foco nos países da América Latina. Materiais e Métodos: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura sobre iniquidades sociais e saúde bucal, com a seleção de 282 estudos entre 1992 a 2017 nas bases de dados PubMed, SciELO e Lilacs.  Resultados: Observou-se um aumento significativo da produção científica ao longo das últimas décadas, com 2,48% na década de 1990, para 27,66% na década de 2000 e 69,86% no período de 2001- 2017, com uma tendência de triplicar o volume dos estudos até o final do ano de 2019 em relação à década anterior. A partir da análise emergiram oito categorias analíticas: (i) Epidemiologia em saúde bucal; (ii) Acesso e utilização dos serviços odontológicos; (iii) Qualidade de vida; (iv) Políticas de saúde; (v) Promoção e educação em saúde bucal; (vi) Saúde bucal coletiva; (vii) Iniquidades raciais do processo saúde-doença bucal, e; (viii) Bioética. Conclusão: A análise forneceu uma visão abrangente sobre a produção do conhecimento científico em relação ao tema; entretanto, torna-se necessário estudos prospectivos longitudinais que possam contribuir com o monitoramento e avaliação do impacto de políticas públicas na determinação do processo saúde-doença, para dar continuidade aos avanços já conquistados.
id USCS-3_5113a0ec3b4b6c06cb7b3b60207cea97
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6094
network_acronym_str USCS-3
network_name_str Revista de Atenção à Saúde
repository_id_str
spelling INIQUIDADES SOCIAIS E SAÚDE BUCAL: REVISÃO INTEGRATIVAIniquidade SocialSaúde BucalSaúde Pública.Introdução: A produção de conhecimento sobre iniquidades sociais em saúde apresenta uma multiplicidade de perspectivas conceituais, teóricas e metodológicas, que se refletem no campo da saúde bucal, o que gera a necessidade de analisar os principais temas relacionados neste campo. Objetivo: Analisar a distribuição e os principais temas da literatura sobre iniquidades sociais no campo da saúde bucal com foco nos países da América Latina. Materiais e Métodos: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura sobre iniquidades sociais e saúde bucal, com a seleção de 282 estudos entre 1992 a 2017 nas bases de dados PubMed, SciELO e Lilacs.  Resultados: Observou-se um aumento significativo da produção científica ao longo das últimas décadas, com 2,48% na década de 1990, para 27,66% na década de 2000 e 69,86% no período de 2001- 2017, com uma tendência de triplicar o volume dos estudos até o final do ano de 2019 em relação à década anterior. A partir da análise emergiram oito categorias analíticas: (i) Epidemiologia em saúde bucal; (ii) Acesso e utilização dos serviços odontológicos; (iii) Qualidade de vida; (iv) Políticas de saúde; (v) Promoção e educação em saúde bucal; (vi) Saúde bucal coletiva; (vii) Iniquidades raciais do processo saúde-doença bucal, e; (viii) Bioética. Conclusão: A análise forneceu uma visão abrangente sobre a produção do conhecimento científico em relação ao tema; entretanto, torna-se necessário estudos prospectivos longitudinais que possam contribuir com o monitoramento e avaliação do impacto de políticas públicas na determinação do processo saúde-doença, para dar continuidade aos avanços já conquistados.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2020-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de revisãoapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/6094Journal of Health Care; Vol. 18 No. 63 (2020): Revista de Atenção à Saúde - RASRevista de Atenção à Saúde; v. 18 n. 63 (2020): Revista de Atenção à Saúde - RAS2359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/6094/pdfCopyright (c) 2020 Revista de Atenção à Saúde (antiga Rev. Bras. Ciên. Saúde)info:eu-repo/semantics/openAccessLamy, Renata de Lourdes Ribeiro FrancoAndrade, Carla Lourenço Tavares deMatta, Gustavo Corrêa2020-03-24T21:07:39Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6094Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2020-03-24T21:07:39Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv INIQUIDADES SOCIAIS E SAÚDE BUCAL: REVISÃO INTEGRATIVA
title INIQUIDADES SOCIAIS E SAÚDE BUCAL: REVISÃO INTEGRATIVA
spellingShingle INIQUIDADES SOCIAIS E SAÚDE BUCAL: REVISÃO INTEGRATIVA
Lamy, Renata de Lourdes Ribeiro Franco
Iniquidade Social
Saúde Bucal
Saúde Pública.
title_short INIQUIDADES SOCIAIS E SAÚDE BUCAL: REVISÃO INTEGRATIVA
title_full INIQUIDADES SOCIAIS E SAÚDE BUCAL: REVISÃO INTEGRATIVA
title_fullStr INIQUIDADES SOCIAIS E SAÚDE BUCAL: REVISÃO INTEGRATIVA
title_full_unstemmed INIQUIDADES SOCIAIS E SAÚDE BUCAL: REVISÃO INTEGRATIVA
title_sort INIQUIDADES SOCIAIS E SAÚDE BUCAL: REVISÃO INTEGRATIVA
author Lamy, Renata de Lourdes Ribeiro Franco
author_facet Lamy, Renata de Lourdes Ribeiro Franco
Andrade, Carla Lourenço Tavares de
Matta, Gustavo Corrêa
author_role author
author2 Andrade, Carla Lourenço Tavares de
Matta, Gustavo Corrêa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lamy, Renata de Lourdes Ribeiro Franco
Andrade, Carla Lourenço Tavares de
Matta, Gustavo Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Iniquidade Social
Saúde Bucal
Saúde Pública.
topic Iniquidade Social
Saúde Bucal
Saúde Pública.
description Introdução: A produção de conhecimento sobre iniquidades sociais em saúde apresenta uma multiplicidade de perspectivas conceituais, teóricas e metodológicas, que se refletem no campo da saúde bucal, o que gera a necessidade de analisar os principais temas relacionados neste campo. Objetivo: Analisar a distribuição e os principais temas da literatura sobre iniquidades sociais no campo da saúde bucal com foco nos países da América Latina. Materiais e Métodos: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura sobre iniquidades sociais e saúde bucal, com a seleção de 282 estudos entre 1992 a 2017 nas bases de dados PubMed, SciELO e Lilacs.  Resultados: Observou-se um aumento significativo da produção científica ao longo das últimas décadas, com 2,48% na década de 1990, para 27,66% na década de 2000 e 69,86% no período de 2001- 2017, com uma tendência de triplicar o volume dos estudos até o final do ano de 2019 em relação à década anterior. A partir da análise emergiram oito categorias analíticas: (i) Epidemiologia em saúde bucal; (ii) Acesso e utilização dos serviços odontológicos; (iii) Qualidade de vida; (iv) Políticas de saúde; (v) Promoção e educação em saúde bucal; (vi) Saúde bucal coletiva; (vii) Iniquidades raciais do processo saúde-doença bucal, e; (viii) Bioética. Conclusão: A análise forneceu uma visão abrangente sobre a produção do conhecimento científico em relação ao tema; entretanto, torna-se necessário estudos prospectivos longitudinais que possam contribuir com o monitoramento e avaliação do impacto de políticas públicas na determinação do processo saúde-doença, para dar continuidade aos avanços já conquistados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/6094
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/6094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/6094/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Atenção à Saúde (antiga Rev. Bras. Ciên. Saúde)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Atenção à Saúde (antiga Rev. Bras. Ciên. Saúde)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Health Care; Vol. 18 No. 63 (2020): Revista de Atenção à Saúde - RAS
Revista de Atenção à Saúde; v. 18 n. 63 (2020): Revista de Atenção à Saúde - RAS
2359-4330
reponame:Revista de Atenção à Saúde
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Atenção à Saúde
collection Revista de Atenção à Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798042263192862720