INATIVIDADE FÍSICA EM UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Thiago Ferreira de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1293
Resumo: Introdução: A inatividade física tem crescido ao longo dos anos em diferentes populações. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo descrever o nível de inatividade física em estudantes universitários, por meio de revisão sistemática da literatura. Métodos: As buscas foram realizadas na base de dados SciELO e nas listas de referências dos artigos. Os artigos foram selecionados em três fases, sendo a 1ª etapa referente à leitura dos títulos; 2ª etapa relativa à leitura dos resumos selecionados na etapa anterior; e, por fim, a 3ª etapa, referente à leitura na íntegra dos artigos selecionados na 2ª etapa. A busca inicial resultou em 384 manuscritos e ao final foram selecionados para compor esta revisão 14 artigos, sendo quatro obtidos nas listas das referências. Resultados: As prevalências de inatividade física observadas nos estudos variaram de zero a 78,9%. Observou-se um crescimento de publicações a partir do ano de 2006, com predomínio de pesquisas realizadas com estudantes universitários das regiões Nordeste e Sudeste. Conclusão: Estudantes universitários demonstram baixos níveis de atividades físicas, tanto quando mensurando os níveis de prática no lazer como em todos os domínios (lazer, deslocamento, atividades domésticas e ocupacionais).
id USCS-3_51b48fbc5b567e6f57144f80b9a099ff
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1293
network_acronym_str USCS-3
network_name_str Revista de Atenção à Saúde
repository_id_str
spelling INATIVIDADE FÍSICA EM UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICAAtividade físicaEstudantesRevisãoIntrodução: A inatividade física tem crescido ao longo dos anos em diferentes populações. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo descrever o nível de inatividade física em estudantes universitários, por meio de revisão sistemática da literatura. Métodos: As buscas foram realizadas na base de dados SciELO e nas listas de referências dos artigos. Os artigos foram selecionados em três fases, sendo a 1ª etapa referente à leitura dos títulos; 2ª etapa relativa à leitura dos resumos selecionados na etapa anterior; e, por fim, a 3ª etapa, referente à leitura na íntegra dos artigos selecionados na 2ª etapa. A busca inicial resultou em 384 manuscritos e ao final foram selecionados para compor esta revisão 14 artigos, sendo quatro obtidos nas listas das referências. Resultados: As prevalências de inatividade física observadas nos estudos variaram de zero a 78,9%. Observou-se um crescimento de publicações a partir do ano de 2006, com predomínio de pesquisas realizadas com estudantes universitários das regiões Nordeste e Sudeste. Conclusão: Estudantes universitários demonstram baixos níveis de atividades físicas, tanto quando mensurando os níveis de prática no lazer como em todos os domínios (lazer, deslocamento, atividades domésticas e ocupacionais).Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2012-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisãoapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/129310.13037/rbcs.vol9n29.1293Journal of Health Care; Vol. 9 No. 29 (2011): Julho - Setembro / 2011Revista de Atenção à Saúde; v. 9 n. 29 (2011): Julho - Setembro / 20112359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1293/1064Sousa, Thiago Ferreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-13T19:43:14Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1293Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2012-02-13T19:43:14Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv INATIVIDADE FÍSICA EM UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
title INATIVIDADE FÍSICA EM UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
spellingShingle INATIVIDADE FÍSICA EM UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Sousa, Thiago Ferreira de
Atividade física
Estudantes
Revisão
title_short INATIVIDADE FÍSICA EM UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
title_full INATIVIDADE FÍSICA EM UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
title_fullStr INATIVIDADE FÍSICA EM UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
title_full_unstemmed INATIVIDADE FÍSICA EM UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
title_sort INATIVIDADE FÍSICA EM UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
author Sousa, Thiago Ferreira de
author_facet Sousa, Thiago Ferreira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Thiago Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade física
Estudantes
Revisão
topic Atividade física
Estudantes
Revisão
description Introdução: A inatividade física tem crescido ao longo dos anos em diferentes populações. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo descrever o nível de inatividade física em estudantes universitários, por meio de revisão sistemática da literatura. Métodos: As buscas foram realizadas na base de dados SciELO e nas listas de referências dos artigos. Os artigos foram selecionados em três fases, sendo a 1ª etapa referente à leitura dos títulos; 2ª etapa relativa à leitura dos resumos selecionados na etapa anterior; e, por fim, a 3ª etapa, referente à leitura na íntegra dos artigos selecionados na 2ª etapa. A busca inicial resultou em 384 manuscritos e ao final foram selecionados para compor esta revisão 14 artigos, sendo quatro obtidos nas listas das referências. Resultados: As prevalências de inatividade física observadas nos estudos variaram de zero a 78,9%. Observou-se um crescimento de publicações a partir do ano de 2006, com predomínio de pesquisas realizadas com estudantes universitários das regiões Nordeste e Sudeste. Conclusão: Estudantes universitários demonstram baixos níveis de atividades físicas, tanto quando mensurando os níveis de prática no lazer como em todos os domínios (lazer, deslocamento, atividades domésticas e ocupacionais).
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1293
10.13037/rbcs.vol9n29.1293
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1293
identifier_str_mv 10.13037/rbcs.vol9n29.1293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1293/1064
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Health Care; Vol. 9 No. 29 (2011): Julho - Setembro / 2011
Revista de Atenção à Saúde; v. 9 n. 29 (2011): Julho - Setembro / 2011
2359-4330
reponame:Revista de Atenção à Saúde
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Atenção à Saúde
collection Revista de Atenção à Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798042260204421120