Formação Permanente Mediada por Tecnologias na Atenção Primária em Saúde: Revisão Sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Rockenback, Luana Daniela de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barbosa, Débora Nice Ferrari, Bez, Marta Rosecler
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/7577
Resumo: Cada vez mais a tecnologia aliada ao ensino tem demonstrado ganhos significados no desenvolvimento de novas abordagens para aprendizagem. Para os profissionais da saúde, o ensino continuado é um relevante fator transformador, tanto em esferas coletivas quanto na comunidade. Com o objetivo de identificar modelos de aprendizagem aplicados na atenção primária em saúde visando a educação permanente, os elementos/diretrizes de um processo de formação permanente de profissionais de enfermagem na atenção primária e considerando o uso de tecnologias digitais foi desenvolvida uma revisão sistemática de literatura. Para a construção do protocolo, foi aplicado o método de Petersen1, realizando a busca em 4 bases de pesquisa direcionadas à área de interesse. É apresentada a condução do estudo e respectivos resultados bem como uma discussão crítica dos estudos analisados.
id USCS-3_61d74d6040f09b2401ff790cea250164
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7577
network_acronym_str USCS-3
network_name_str Revista de Atenção à Saúde
repository_id_str
spelling Formação Permanente Mediada por Tecnologias na Atenção Primária em Saúde: Revisão SistemáticaOngoing Training Mediated by Technologies in Primary Health Care: Systematic ReviewTeachings models. Technologies. Training. Primary health careMétodo de ensino. Tecnologias. Capacitação. Atenção primária em saúdeCada vez mais a tecnologia aliada ao ensino tem demonstrado ganhos significados no desenvolvimento de novas abordagens para aprendizagem. Para os profissionais da saúde, o ensino continuado é um relevante fator transformador, tanto em esferas coletivas quanto na comunidade. Com o objetivo de identificar modelos de aprendizagem aplicados na atenção primária em saúde visando a educação permanente, os elementos/diretrizes de um processo de formação permanente de profissionais de enfermagem na atenção primária e considerando o uso de tecnologias digitais foi desenvolvida uma revisão sistemática de literatura. Para a construção do protocolo, foi aplicado o método de Petersen1, realizando a busca em 4 bases de pesquisa direcionadas à área de interesse. É apresentada a condução do estudo e respectivos resultados bem como uma discussão crítica dos estudos analisados.Increasingly, technology combined with teaching has demonstrated significant gains in the development of new learning approaches.  For health professionals, continuing education is an important transforming factor, both in collective spheres and in the community.  In order to identify learning models applied in primary health care aiming at permanent education, the elements/guidelines of a permanent training process of nursing professionals in primary care and considering the use of digital technologies, a systematic literature review was developed. The protocol developed was based on the method of Petersen¹, performing the search in 4 research bases directed to the interest area. Follows, the study was conducted and its results are presented, as well as a critical discussion of the studies analyzed.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2021-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/757710.13037/ras.vol19n69.7577Journal of Health Care; Vol. 19 No. 69 (2021): Revista de Atenção à Saúde - RAS Revista de Atenção à Saúde; v. 19 n. 69 (2021): Revista de Atenção à Saúde - RAS 2359-433010.13037/v.19n69reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporenghttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/7577/3515http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/7577/3516Copyright (c) 2021 Luana Daniela de Souza Rockenback, Débora Nice Ferrari Barbosa, Marta Bezhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza Rockenback, Luana Daniela deBarbosa, Débora Nice FerrariBez, Marta Rosecler2021-10-21T14:22:09Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7577Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2021-10-21T14:22:09Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação Permanente Mediada por Tecnologias na Atenção Primária em Saúde: Revisão Sistemática
Ongoing Training Mediated by Technologies in Primary Health Care: Systematic Review
title Formação Permanente Mediada por Tecnologias na Atenção Primária em Saúde: Revisão Sistemática
spellingShingle Formação Permanente Mediada por Tecnologias na Atenção Primária em Saúde: Revisão Sistemática
Souza Rockenback, Luana Daniela de
Teachings models. Technologies. Training. Primary health care
Método de ensino. Tecnologias. Capacitação. Atenção primária em saúde
title_short Formação Permanente Mediada por Tecnologias na Atenção Primária em Saúde: Revisão Sistemática
title_full Formação Permanente Mediada por Tecnologias na Atenção Primária em Saúde: Revisão Sistemática
title_fullStr Formação Permanente Mediada por Tecnologias na Atenção Primária em Saúde: Revisão Sistemática
title_full_unstemmed Formação Permanente Mediada por Tecnologias na Atenção Primária em Saúde: Revisão Sistemática
title_sort Formação Permanente Mediada por Tecnologias na Atenção Primária em Saúde: Revisão Sistemática
author Souza Rockenback, Luana Daniela de
author_facet Souza Rockenback, Luana Daniela de
Barbosa, Débora Nice Ferrari
Bez, Marta Rosecler
author_role author
author2 Barbosa, Débora Nice Ferrari
Bez, Marta Rosecler
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Rockenback, Luana Daniela de
Barbosa, Débora Nice Ferrari
Bez, Marta Rosecler
dc.subject.por.fl_str_mv Teachings models. Technologies. Training. Primary health care
Método de ensino. Tecnologias. Capacitação. Atenção primária em saúde
topic Teachings models. Technologies. Training. Primary health care
Método de ensino. Tecnologias. Capacitação. Atenção primária em saúde
description Cada vez mais a tecnologia aliada ao ensino tem demonstrado ganhos significados no desenvolvimento de novas abordagens para aprendizagem. Para os profissionais da saúde, o ensino continuado é um relevante fator transformador, tanto em esferas coletivas quanto na comunidade. Com o objetivo de identificar modelos de aprendizagem aplicados na atenção primária em saúde visando a educação permanente, os elementos/diretrizes de um processo de formação permanente de profissionais de enfermagem na atenção primária e considerando o uso de tecnologias digitais foi desenvolvida uma revisão sistemática de literatura. Para a construção do protocolo, foi aplicado o método de Petersen1, realizando a busca em 4 bases de pesquisa direcionadas à área de interesse. É apresentada a condução do estudo e respectivos resultados bem como uma discussão crítica dos estudos analisados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/7577
10.13037/ras.vol19n69.7577
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/7577
identifier_str_mv 10.13037/ras.vol19n69.7577
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/7577/3515
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/7577/3516
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Luana Daniela de Souza Rockenback, Débora Nice Ferrari Barbosa, Marta Bez
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Luana Daniela de Souza Rockenback, Débora Nice Ferrari Barbosa, Marta Bez
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Health Care; Vol. 19 No. 69 (2021): Revista de Atenção à Saúde - RAS
Revista de Atenção à Saúde; v. 19 n. 69 (2021): Revista de Atenção à Saúde - RAS
2359-4330
10.13037/v.19n69
reponame:Revista de Atenção à Saúde
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Atenção à Saúde
collection Revista de Atenção à Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798042263614390272