Formação Permanente Mediada por Tecnologias na Atenção Primária em Saúde: Revisão Sistemática
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista de Atenção à Saúde |
DOI: | 10.13037/ras.vol19n69.7577 |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/7577 |
Resumo: | Cada vez mais a tecnologia aliada ao ensino tem demonstrado ganhos significados no desenvolvimento de novas abordagens para aprendizagem. Para os profissionais da saúde, o ensino continuado é um relevante fator transformador, tanto em esferas coletivas quanto na comunidade. Com o objetivo de identificar modelos de aprendizagem aplicados na atenção primária em saúde visando a educação permanente, os elementos/diretrizes de um processo de formação permanente de profissionais de enfermagem na atenção primária e considerando o uso de tecnologias digitais foi desenvolvida uma revisão sistemática de literatura. Para a construção do protocolo, foi aplicado o método de Petersen1, realizando a busca em 4 bases de pesquisa direcionadas à área de interesse. É apresentada a condução do estudo e respectivos resultados bem como uma discussão crítica dos estudos analisados. |
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Formação Permanente Mediada por Tecnologias na Atenção Primária em Saúde: Revisão SistemáticaOngoing Training Mediated by Technologies in Primary Health Care: Systematic ReviewTeachings models. Technologies. Training. Primary health careMétodo de ensino. Tecnologias. Capacitação. Atenção primária em saúdeCada vez mais a tecnologia aliada ao ensino tem demonstrado ganhos significados no desenvolvimento de novas abordagens para aprendizagem. Para os profissionais da saúde, o ensino continuado é um relevante fator transformador, tanto em esferas coletivas quanto na comunidade. Com o objetivo de identificar modelos de aprendizagem aplicados na atenção primária em saúde visando a educação permanente, os elementos/diretrizes de um processo de formação permanente de profissionais de enfermagem na atenção primária e considerando o uso de tecnologias digitais foi desenvolvida uma revisão sistemática de literatura. Para a construção do protocolo, foi aplicado o método de Petersen1, realizando a busca em 4 bases de pesquisa direcionadas à área de interesse. É apresentada a condução do estudo e respectivos resultados bem como uma discussão crítica dos estudos analisados.Increasingly, technology combined with teaching has demonstrated significant gains in the development of new learning approaches. For health professionals, continuing education is an important transforming factor, both in collective spheres and in the community. In order to identify learning models applied in primary health care aiming at permanent education, the elements/guidelines of a permanent training process of nursing professionals in primary care and considering the use of digital technologies, a systematic literature review was developed. The protocol developed was based on the method of Petersen¹, performing the search in 4 research bases directed to the interest area. Follows, the study was conducted and its results are presented, as well as a critical discussion of the studies analyzed.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2021-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/757710.13037/ras.vol19n69.7577Journal of Health Care; Vol. 19 No. 69 (2021): Revista de Atenção à Saúde - RAS Revista de Atenção à Saúde; v. 19 n. 69 (2021): Revista de Atenção à Saúde - RAS 2359-433010.13037/v.19n69reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporenghttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/7577/3515http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/7577/3516Copyright (c) 2021 Luana Daniela de Souza Rockenback, Débora Nice Ferrari Barbosa, Marta Bezhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza Rockenback, Luana Daniela deBarbosa, Débora Nice FerrariBez, Marta Rosecler2021-10-21T14:22:09Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7577Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2021-10-21T14:22:09Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
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Cada vez mais a tecnologia aliada ao ensino tem demonstrado ganhos significados no desenvolvimento de novas abordagens para aprendizagem. Para os profissionais da saúde, o ensino continuado é um relevante fator transformador, tanto em esferas coletivas quanto na comunidade. Com o objetivo de identificar modelos de aprendizagem aplicados na atenção primária em saúde visando a educação permanente, os elementos/diretrizes de um processo de formação permanente de profissionais de enfermagem na atenção primária e considerando o uso de tecnologias digitais foi desenvolvida uma revisão sistemática de literatura. Para a construção do protocolo, foi aplicado o método de Petersen1, realizando a busca em 4 bases de pesquisa direcionadas à área de interesse. É apresentada a condução do estudo e respectivos resultados bem como uma discussão crítica dos estudos analisados. |
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