Influência da idade e gênero na capacidade de crianças em incorporar hábitos de saúde bucal após atividades educativas nas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Tauane Ramaldes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Novo, Neil Ferreira, Ribeiro, Ana Paula, Ribeiro, Christiane Carvalho Fonseca, Juliano, Yara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/6416
Resumo: Introdução: A promoção da saúde bucal é um dos pilares de estratégias preventivas no surgimento de alterações dentárias nas crianças escolares, visto sua maior facilidade na incorporação de hábitos saudáveis e higiênicos nas escolas. Porém, até o momento pouco se compreende sobre a influência da idade e gênero sobre a capacidade das crianças na compreensão, melhora e aderência à saúde bucal após ações educativas nas escolas. Objetivo: Verificar a influência de diferentes faixas etárias e gênero na capacidade das crianças em incorporar hábitos de saúde bucal após atividades educativas nas escolas. Casuística e Métodos: Foram avaliadas 173 crianças de uma Escola Estadual do Município de São Paulo, os quais foram divididas, de acordo com a faixa etária, em três grupos: 6-7 anos (n=62); 8-9 anos (n=47) e 10-11 anos (n=27). Em seguida, foram aplicados questionários compondo os seguintes tópicos: dados demográficos e sócioeconômicos, hábitos alimentares e de higiene bucal, bem como o Índice de Higiene Oral Simplificado (IHOS). A estratégia educativa de deu com platestras, teatros, histórias sobre escovação e higiene bucal. Após duas e quatro semanas da ação educativa todos os dados foram reavaliados. Resultados: Houve uma diferença significativa entre a faixa etária dos 6 à 7 anos de idade em relação aos grupos de 8 à 9 anos e de 10 à 11 anos, sendo os mais jovens mais responsivos e efetivos na saúde e higiene bucal, após duas e quatro semanas da ação educativa na escola. Em relação aos gêneros, não observou-se diferenças intra e inter grupos. Conclusão: Crianças escolares de diferentes faixas etárias: 6 à 7, 8 à 9 e 10 à 11 anos, apresentaram melhoras efetivas de saúde bucal após duas e quatro semanas da ação educativa na escola, independente do gênero em cada faixa etária. A incorporação do hábito de saúde bucal foi melhor nos mais jovens com faixa etária dos 6 aos 7 anos de idade.
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Casuística e Métodos: Foram avaliadas 173 crianças de uma Escola Estadual do Município de São Paulo, os quais foram divididas, de acordo com a faixa etária, em três grupos: 6-7 anos (n=62); 8-9 anos (n=47) e 10-11 anos (n=27). Em seguida, foram aplicados questionários compondo os seguintes tópicos: dados demográficos e sócioeconômicos, hábitos alimentares e de higiene bucal, bem como o Índice de Higiene Oral Simplificado (IHOS). A estratégia educativa de deu com platestras, teatros, histórias sobre escovação e higiene bucal. Após duas e quatro semanas da ação educativa todos os dados foram reavaliados. Resultados: Houve uma diferença significativa entre a faixa etária dos 6 à 7 anos de idade em relação aos grupos de 8 à 9 anos e de 10 à 11 anos, sendo os mais jovens mais responsivos e efetivos na saúde e higiene bucal, após duas e quatro semanas da ação educativa na escola. Em relação aos gêneros, não observou-se diferenças intra e inter grupos. Conclusão: Crianças escolares de diferentes faixas etárias: 6 à 7, 8 à 9 e 10 à 11 anos, apresentaram melhoras efetivas de saúde bucal após duas e quatro semanas da ação educativa na escola, independente do gênero em cada faixa etária. A incorporação do hábito de saúde bucal foi melhor nos mais jovens com faixa etária dos 6 aos 7 anos de idade.The promotion of oral health is one of the pillars of preventive strategies in the emergence of dental changes in schoolchildren, as it is easier to incorporate health and hygienic habits in schools. However, to date, little is understood about the influence of age and sex on children's ability to understand, improve, and adhere to oral health habits after educational actions in schools. Objective: To verify the influence of different age groups and sex on children's ability to incorporate oral health habits after educational activities in schools. Materials and Methods: 173 children from a public State school, located in the South Region of the Capela do Socorro sub-prefecture of the city of São Paulo were evaluated and divided according to age into three groups: 6-7 years (n = 62), 8-9 years (n = 47), and 10-11 years (n = 27). Questionnaires were applied comprising the following topics: demographic and socioeconomic data, eating habits and oral hygiene, as well as the Simplified Oral Hygiene Index (SOHI). The educational strategy was performed with lectures, theater, and stories about brushing and oral hygiene. After two and four weeks of the educational action all data were reevaluated. Results: There was a significant difference between the 6 to 7 year age group compared to the 8 to 9 year and 10 to 11 year groups, with the youngest being more responsive and effective in oral health and hygiene, after two and four weeks of educational action at school. Regarding sex, there were no differences within and between groups. Conclusion: Schoolchildren of different age groups: 6 to 7, 8 to 9, and 10 to 11 years, showed effective improvements in oral health after two and four weeks of an educational action at school, regardless of sex. The incorporation of oral health habits was better in the 6 to 7 year age group.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2021-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Originalapplication/pdfapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/641610.13037/ras.vol19n69.6416Journal of Health Care; Vol. 19 No. 69 (2021): Revista de Atenção à Saúde - RAS Revista de Atenção à Saúde; v. 19 n. 69 (2021): Revista de Atenção à Saúde - RAS 2359-433010.13037/v.19n69reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporenghttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/6416/3521http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/6416/3522Copyright (c) 2021 Revista de Atenção à Saúde (antiga Rev. Bras. Ciên. 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