Influência da idade e gênero na capacidade de crianças em incorporar hábitos de saúde bucal após atividades educativas nas escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista de Atenção à Saúde |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/6416 |
Resumo: | Introdução: A promoção da saúde bucal é um dos pilares de estratégias preventivas no surgimento de alterações dentárias nas crianças escolares, visto sua maior facilidade na incorporação de hábitos saudáveis e higiênicos nas escolas. Porém, até o momento pouco se compreende sobre a influência da idade e gênero sobre a capacidade das crianças na compreensão, melhora e aderência à saúde bucal após ações educativas nas escolas. Objetivo: Verificar a influência de diferentes faixas etárias e gênero na capacidade das crianças em incorporar hábitos de saúde bucal após atividades educativas nas escolas. Casuística e Métodos: Foram avaliadas 173 crianças de uma Escola Estadual do Município de São Paulo, os quais foram divididas, de acordo com a faixa etária, em três grupos: 6-7 anos (n=62); 8-9 anos (n=47) e 10-11 anos (n=27). Em seguida, foram aplicados questionários compondo os seguintes tópicos: dados demográficos e sócioeconômicos, hábitos alimentares e de higiene bucal, bem como o Índice de Higiene Oral Simplificado (IHOS). A estratégia educativa de deu com platestras, teatros, histórias sobre escovação e higiene bucal. Após duas e quatro semanas da ação educativa todos os dados foram reavaliados. Resultados: Houve uma diferença significativa entre a faixa etária dos 6 à 7 anos de idade em relação aos grupos de 8 à 9 anos e de 10 à 11 anos, sendo os mais jovens mais responsivos e efetivos na saúde e higiene bucal, após duas e quatro semanas da ação educativa na escola. Em relação aos gêneros, não observou-se diferenças intra e inter grupos. Conclusão: Crianças escolares de diferentes faixas etárias: 6 à 7, 8 à 9 e 10 à 11 anos, apresentaram melhoras efetivas de saúde bucal após duas e quatro semanas da ação educativa na escola, independente do gênero em cada faixa etária. A incorporação do hábito de saúde bucal foi melhor nos mais jovens com faixa etária dos 6 aos 7 anos de idade. |
id |
USCS-3_6293d666b6c0701c7a5d939652fa1a86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6416 |
network_acronym_str |
USCS-3 |
network_name_str |
Revista de Atenção à Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Influência da idade e gênero na capacidade de crianças em incorporar hábitos de saúde bucal após atividades educativas nas escolasInfluence of age and sex on children's ability to incorporate oral health habits after educational activities in schoolssaúde bucalcriançasescolaidadeIntrodução: A promoção da saúde bucal é um dos pilares de estratégias preventivas no surgimento de alterações dentárias nas crianças escolares, visto sua maior facilidade na incorporação de hábitos saudáveis e higiênicos nas escolas. Porém, até o momento pouco se compreende sobre a influência da idade e gênero sobre a capacidade das crianças na compreensão, melhora e aderência à saúde bucal após ações educativas nas escolas. Objetivo: Verificar a influência de diferentes faixas etárias e gênero na capacidade das crianças em incorporar hábitos de saúde bucal após atividades educativas nas escolas. Casuística e Métodos: Foram avaliadas 173 crianças de uma Escola Estadual do Município de São Paulo, os quais foram divididas, de acordo com a faixa etária, em três grupos: 6-7 anos (n=62); 8-9 anos (n=47) e 10-11 anos (n=27). Em seguida, foram aplicados questionários compondo os seguintes tópicos: dados demográficos e sócioeconômicos, hábitos alimentares e de higiene bucal, bem como o Índice de Higiene Oral Simplificado (IHOS). A estratégia educativa de deu com platestras, teatros, histórias sobre escovação e higiene bucal. Após duas e quatro semanas da ação educativa todos os dados foram reavaliados. Resultados: Houve uma diferença significativa entre a faixa etária dos 6 à 7 anos de idade em relação aos grupos de 8 à 9 anos e de 10 à 11 anos, sendo os mais jovens mais responsivos e efetivos na saúde e higiene bucal, após duas e quatro semanas da ação educativa na escola. Em relação aos gêneros, não observou-se diferenças intra e inter grupos. Conclusão: Crianças escolares de diferentes faixas etárias: 6 à 7, 8 à 9 e 10 à 11 anos, apresentaram melhoras efetivas de saúde bucal após duas e quatro semanas da ação educativa na escola, independente do gênero em cada faixa etária. A incorporação do hábito de saúde bucal foi melhor nos mais jovens com faixa etária dos 6 aos 7 anos de idade.The promotion of oral health is one of the pillars of preventive strategies in the emergence of dental changes in schoolchildren, as it is easier to incorporate health and hygienic habits in schools. However, to date, little is understood about the influence of age and sex on children's ability to understand, improve, and adhere to oral health habits after educational actions in schools. Objective: To verify the influence of different age groups and sex on children's ability to incorporate oral health habits after educational activities in schools. Materials and Methods: 173 children from a public State school, located in the South Region of the Capela do Socorro sub-prefecture of the city of São Paulo were evaluated and divided according to age into three groups: 6-7 years (n = 62), 8-9 years (n = 47), and 10-11 years (n = 27). Questionnaires were applied comprising the following topics: demographic and socioeconomic data, eating habits and oral hygiene, as well as the Simplified Oral Hygiene Index (SOHI). The educational strategy was performed with lectures, theater, and stories about brushing and oral hygiene. After two and four weeks of the educational action all data were reevaluated. Results: There was a significant difference between the 6 to 7 year age group compared to the 8 to 9 year and 10 to 11 year groups, with the youngest being more responsive and effective in oral health and hygiene, after two and four weeks of educational action at school. Regarding sex, there were no differences within and between groups. Conclusion: Schoolchildren of different age groups: 6 to 7, 8 to 9, and 10 to 11 years, showed effective improvements in oral health after two and four weeks of an educational action at school, regardless of sex. The incorporation of oral health habits was better in the 6 to 7 year age group.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2021-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Originalapplication/pdfapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/641610.13037/ras.vol19n69.6416Journal of Health Care; Vol. 19 No. 69 (2021): Revista de Atenção à Saúde - RAS Revista de Atenção à Saúde; v. 19 n. 69 (2021): Revista de Atenção à Saúde - RAS 2359-433010.13037/v.19n69reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporenghttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/6416/3521http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/6416/3522Copyright (c) 2021 Revista de Atenção à Saúde (antiga Rev. Bras. Ciên. Saúde)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Tauane RamaldesNovo, Neil FerreiraRibeiro, Ana PaulaRibeiro, Christiane Carvalho FonsecaJuliano, Yara2021-10-21T14:22:09Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6416Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2021-10-21T14:22:09Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência da idade e gênero na capacidade de crianças em incorporar hábitos de saúde bucal após atividades educativas nas escolas Influence of age and sex on children's ability to incorporate oral health habits after educational activities in schools |
title |
Influência da idade e gênero na capacidade de crianças em incorporar hábitos de saúde bucal após atividades educativas nas escolas |
spellingShingle |
Influência da idade e gênero na capacidade de crianças em incorporar hábitos de saúde bucal após atividades educativas nas escolas Martins, Tauane Ramaldes saúde bucal crianças escola idade |
title_short |
Influência da idade e gênero na capacidade de crianças em incorporar hábitos de saúde bucal após atividades educativas nas escolas |
title_full |
Influência da idade e gênero na capacidade de crianças em incorporar hábitos de saúde bucal após atividades educativas nas escolas |
title_fullStr |
Influência da idade e gênero na capacidade de crianças em incorporar hábitos de saúde bucal após atividades educativas nas escolas |
title_full_unstemmed |
Influência da idade e gênero na capacidade de crianças em incorporar hábitos de saúde bucal após atividades educativas nas escolas |
title_sort |
Influência da idade e gênero na capacidade de crianças em incorporar hábitos de saúde bucal após atividades educativas nas escolas |
author |
Martins, Tauane Ramaldes |
author_facet |
Martins, Tauane Ramaldes Novo, Neil Ferreira Ribeiro, Ana Paula Ribeiro, Christiane Carvalho Fonseca Juliano, Yara |
author_role |
author |
author2 |
Novo, Neil Ferreira Ribeiro, Ana Paula Ribeiro, Christiane Carvalho Fonseca Juliano, Yara |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Tauane Ramaldes Novo, Neil Ferreira Ribeiro, Ana Paula Ribeiro, Christiane Carvalho Fonseca Juliano, Yara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
saúde bucal crianças escola idade |
topic |
saúde bucal crianças escola idade |
description |
Introdução: A promoção da saúde bucal é um dos pilares de estratégias preventivas no surgimento de alterações dentárias nas crianças escolares, visto sua maior facilidade na incorporação de hábitos saudáveis e higiênicos nas escolas. Porém, até o momento pouco se compreende sobre a influência da idade e gênero sobre a capacidade das crianças na compreensão, melhora e aderência à saúde bucal após ações educativas nas escolas. Objetivo: Verificar a influência de diferentes faixas etárias e gênero na capacidade das crianças em incorporar hábitos de saúde bucal após atividades educativas nas escolas. Casuística e Métodos: Foram avaliadas 173 crianças de uma Escola Estadual do Município de São Paulo, os quais foram divididas, de acordo com a faixa etária, em três grupos: 6-7 anos (n=62); 8-9 anos (n=47) e 10-11 anos (n=27). Em seguida, foram aplicados questionários compondo os seguintes tópicos: dados demográficos e sócioeconômicos, hábitos alimentares e de higiene bucal, bem como o Índice de Higiene Oral Simplificado (IHOS). A estratégia educativa de deu com platestras, teatros, histórias sobre escovação e higiene bucal. Após duas e quatro semanas da ação educativa todos os dados foram reavaliados. Resultados: Houve uma diferença significativa entre a faixa etária dos 6 à 7 anos de idade em relação aos grupos de 8 à 9 anos e de 10 à 11 anos, sendo os mais jovens mais responsivos e efetivos na saúde e higiene bucal, após duas e quatro semanas da ação educativa na escola. Em relação aos gêneros, não observou-se diferenças intra e inter grupos. Conclusão: Crianças escolares de diferentes faixas etárias: 6 à 7, 8 à 9 e 10 à 11 anos, apresentaram melhoras efetivas de saúde bucal após duas e quatro semanas da ação educativa na escola, independente do gênero em cada faixa etária. A incorporação do hábito de saúde bucal foi melhor nos mais jovens com faixa etária dos 6 aos 7 anos de idade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Original |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/6416 10.13037/ras.vol19n69.6416 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/6416 |
identifier_str_mv |
10.13037/ras.vol19n69.6416 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/6416/3521 http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/6416/3522 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Atenção à Saúde (antiga Rev. Bras. Ciên. Saúde) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Atenção à Saúde (antiga Rev. Bras. Ciên. Saúde) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Health Care; Vol. 19 No. 69 (2021): Revista de Atenção à Saúde - RAS Revista de Atenção à Saúde; v. 19 n. 69 (2021): Revista de Atenção à Saúde - RAS 2359-4330 10.13037/v.19n69 reponame:Revista de Atenção à Saúde instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Atenção à Saúde |
collection |
Revista de Atenção à Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br |
_version_ |
1798042263246340096 |